Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1100810091011101310141445

Comentários

  • Boa tarde,

    Estou tentando fazer o pagamento no site mas não consigo com o cartão virtual do meu banco e do nunbank https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1D

    É assim mesmo, tem que ficar várias vezes tentando?

    Obrigada

  • editado July 2021

    @sue_morga

    Se você sempre fizer a mesma coisa, por que esperar um resultado diferente? :-)

    Opções de quem tem conseguido:

    • pagar com cartão VISA do Banco do Brasil (depois de ligar para o setor anti-fraude e pedir para liberarem)
    • pagar com app do Nubank (grande número teve sucesso assim, mas alguns precisaram creditar um valor no cartão suficiente para cobrir a taxa e algum extra para o IOF e ter uma folga, usando como um "cartão pré-pago")
    • pagar com app way do Santander (somente depois de ligar para o setor anti-fraude 2-3 vezes até liberarem)
    • pagar com cartão VISA de outra pessoa

    Eu estou mencionando especificamente VISA porque eles estão mais adiantados na ativação da nova tecnologia.

    No caso do NuBank, o app tem que estar aberto no celular no momento do pagamento. Haverá uma última etapa de confirmação ao final.

  • @gandalf , vou seguir as suas recomendações. Quando conseguir dou retorno.

    Muito obrigada!

  • @Isabelle Almeida qual certidão você enviou digitada? A da requerente ?

  • @gandalf , no Way, agora, tem uma última verificação - vc lê o QRCode com o celular e ele libera o pagamento. Não precisa mais ligar para o setor antifraudes do Santander.

  • @SandraP obrigada pela informação, mas infelizmente somente agora estou lendo a sua resposta e acabei postando os docs nos correios mesmo... Que pena.... Mas se Deus quiser vai dar tudo certo, assim como deu nas outras vezes.

  • @Leticialele consegui fazer o pagamento via cartão, mas precisei ligar pro banco pra desbloquear, pq mesmo usando o QR code do aplicativo Santander, o pagamento foi bloqueado nas primeiras tentativas. Só consegui pagar depois de receber uma ligação do banco pra confirmar se eu mesma havia ligado para o setor de fraudes solicitando desbloqueio.

  • Atualizando

    processo do meu filho chegou dia 28/06 e senha recebida 29/06.

    Hoje, 24/07, verifiquei que já foi aprovado. Bolinha 6: O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português.

    Mais uma vez, obrigada @gandalf pela ajuda.

    Bom fim de semana para todos do fórum.

  • Boa tarde, pessoal. Tudobem?

    Tô ajudando minha madrinha fazer a cidadania do pai dela. Precisamos da certidão de casamento do português, que é nascido em 1889. Consigo pedir a certidão dele pelo civilonline mesmo? (Pergunto por conta do ano de nascimento).


    Agradeço de antemão quem puder ajudar!

  • @MariaHernandes , se o casamento ocorreu após 1911, pode pedir a certidão pelo civil online

  • ZinhoZinho Member

    Pra qual email solicito a senha pela acp?

  • editado July 2021

    @Zinho

    Eles mandam automaticamente. Verifique antes sua caixa de Spam.

    Se pelo rastreio do DHL (ou correios) o pacote foi entregue há mais de 10 dias, tente esse: rcentrais.cnai.porto@irn.mj.pt

    Depende da conservatória e do tipo de processo. Algumas demoram 45 dias.

    Outra opção é ligar na Linha de Registos de 9:00 as 17:00 horário de Lisboa (de 5:00 a 12:00 horário do BR). Demora 90 minutos em espera pra ser atendido, mas a resposta é garantida. (+351 211 950 500 em seguida disque 1 e 1),

  • Carla_RibeiroCarla_Ribeiro Member
    editado July 2021

    Bom dia, pessoal! Estou ajudando minha irmã com o processo dela e estou um pouco perdida, pois fiz o meu na Embaixada de Portugal em Brasília, antes da pandemia. Gostaria de saber sobre a DHL. Eu devo levar todos os documentos quando prontos para eles enviarem? É melhor do que mandar pelo Correios? O valor de 175 Euros é pago por ali? Muito obrigada pela ajuda!

  • Bom dia!

    Já possuo a nacionalidade e gostaria de passar para meu filho de 1 ano e 8 meses. O valor a ser pago é quanto? O processo demora quanto tempo para ser finalizado,já que ele é de menor? O valor pago pelo cartão cidadão e passaporte é o mesmo para quem é de maior?

    Dede já agradeço!

  • @Carla_Ribeiro voce pode fazer o pagamento por cartão de crédito https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1D 1D

    https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C 1C

    DHL não faz vale postal. La vc apenas faz o envio. A assinatura no formulário tem que ser reconhecida por autenticidade no cartório.

    @Carlos79 os processos de menores são gratuitos. No ACP parece estar demorando 2 meses. O CC sei que é um pouco mais barato, PEP não me recordo. Você pode olhar no site do consulado da sua região para confirmar os valores

  • @Carla_Ribeiro

    Quando você fez seu processo foi como neta. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/249156/#Comment_249156

    Imagino que sua irmã também será como neta. Em caso positivo, use o link de pagamento 1D fornecido acima, e o processo deverá ser enviado para o endereço da CRCentrais que consta nas instruções de preenchimento. Esse tópico do ACP é somente para filhos. ACP não faz de netos. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9702/atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-decreto-37-81-de-2020-novo-processos-e-acompanhamento#latest

  • @Carlos79

    Se seu processo foi por atribuição (filho ou neto), o processo de seu filho será art-1C. Como é grátis, baixe o form-1C aqui: https://irn.justica.gov.pt/Portals/33/Impressos/Nacionalidade/Modelo%201C%20-%20Menor%20de%2018%20anos.pdf?ver=2019-06-06-151615-410

    Se seu processo foi por aquisição (residência, sefardita, etc), seu filho será art-2 e seria outro formulário, e não vou listar porque não faz no ACP.

  • @gandalf entendi! Sim, o meu foi como neta e vou fazer o da minha irmã como vc me indicou. Muito obrigada!

  • Olá, boa tarde!

    Meu processo foi finalizado hoje (bolinha 7 verde), ja atualizado na planilha.

    Qual próximo passo para obtenção do CC e passaporte, considerando que moro em Portugal (Porto)?

    Pelo que entendi, amanhã consigo obter a certidão online. E depois disso?

    Obrigado.

  • editado July 2021

    Pessoal, bom dia.

    Eu e minha irmã estamos na expectativa do assento de nascimento da minha mãe pelo processo de neto. Porém já estamos agilizando algumas questões para os nossos processos e gostaria da opinião de vocês quanto ao processo dela.

    Ela mora fora do Brasil, em uma cidade que tem embaixada portuguesa, vocês acham que vale a pena ela dar entrada pela própria embaixada ou remeter para o ACP?

    Sei que a embaixada remete os processos para a CRC, porém não sei quanto aos prazos, se processos em outros países que não sejam o Brasil são mais rápidos e tal ... alguém tem alguma experiência?

    Se a recomendação for enviar para o ACP, gostaria de tirar essas duas dúvidas pontuais:

    • O formulário 1C ela poderia reconhecer a assinatura na própria embaixada portuguesa?
    • A cópia do rg ou passaporte ela poderia fazer uma cópia certificada na embaixada também? Dispensando o apostilamento? Visto que ela não vai conseguir apostilar um documento brasileiro em território estrangeiro ... (vi em algum outro tópico o @gandalf comentando um caso assim)

    Obs: Todos os documentos dela são brasileiros.

    Obrigado!!

  • @ericpt

    Não faz diferença de onde o processo chegou pelo DHL. Ele é numerado o processo passa a existir e começa a seguir seu curso normal. Seja enviado de qualquer lugar do mundo. Somente se for entregue pessoalmente em PT, é que pode atrasar porque vai gerar uma consulta automática ao SEF sobre o status migratório (pula a fase 3 se enviado do exterior).

    Se entregar na Embaixada depende. Se for processo de filhos, eles mesmos processam, e tipicamente demora bastante. Não tem o acompanhamento online, porque é outro tipo de andamento. Somente para netos ou cônjuges (entre outros), a embaixada atrasa pq não tem competência para fazê-lo, e então vai juntando vários processos até formar um montão, para remeter a Lisboa para o processamento normal.

    Raramente vale a pena mandar processos pelo consulado (ou embaixada). Exigem mais documentos, e em geral demora muito mais. Já a certificação sim, vale a pena fazer no consulado, principalmente se estiver no exterior.

    Sendo processo de filho (1C), ela pode fazer a certificação no consulado, junto com a certificação do RG ou passaporte. Essa certificação quando feita no consulado, dispensa apostilamento.

    Já a certidão de nascimento reprográfica, como é emitida no BR, tem que ser apostilada no BR. Cada país apostila seus próprios documentos oficiais, pq o país é signatário da Convenção de Haia, ou não.

  • @gandalf

    obrigado pela resposta, fiquei com uma dúvida apenas, no processo de filho o consulado/embaixada tem competência para fazer ou remete para Lisboa?

    As certidões brasileiras eu vou emitir e apostilar no cartório aqui no Brasil e enviar para ela. (está no mesmo cartório que as minhas).

    E o formulário 1C reconhece assinatura na embaixada, e cópia do RG/passaporte também. E dessa maneira fica apta a enviar o processo para o ACP, correto?

    Obrigado!!

  • @ericpt

    Se for um Consulado Geral, ele tem competência. Nem todos fazem. Consulados Honorários, e outros podem preferir mandar para Lisboa.

    Ter a competência (o direito de fazer) não quer dizer que sempre farão. O cônsul decide. Alguns consulados têm somente um sub-conjunto das atribuições de um consulado pleno.

    Já Embaixada, todas têm competência, mas nem todas têm anexo um escritório consular (de atendimento ao público). Pode ser somente uma representação oficial. Tem que consultar caso a caso pra ter certeza. Ligue ou consulte no site. No seu caso você quer na seção de Serviços se aparece Notarização.



  • SteveSteve Member

    Olá a todos, para onde posso enviar email e verificar o status do meu processo? Ele foi recebido no ACP dia 13/07 e até agora não recebi a chave por email, acompanhando a planilha, vi que a senha é enviada rapidamente, na grande maioria, poucos dias após o recebimento da documentação.

    Enviei 2 pedidos de cidadania para filhos menores, processo gratuito.

    Atenciosamente,

  • @Steve

    Mande para rcentrais.cnai.porto@irn.mj.pt

    Se preferir pode ligar na Linha de Registos, demora 90 minutos na espera, mas a resposta com a chave de acesso online é na hora.

    Verifique seu e-mail na caixa de Spam. É comum a senha ir parar ali.

  • @gandalf , tentei várias vezes com o cartão do Nubank, de várias maneiras, usei 2 cartões diferentes. O cartão Visa da meu banco Itaú também sem sucesso, até mesmo ligando. Vou então pagar o meu processo de atribuição via vale postal para o ACP . Tem como me dar uma orientação como fazer esse tipo de pagamento pelo correio?

    Desde já agradeço a sua ajuda.

  • SteveSteve Member

    Obrigado Gandalf, mas 90 minutos na espera é muito tempo, vou mandar o email.

    Neste email, devo incluir o nome completo dos meus filhos, data de recebimento?

    Chequei a caixa de SPAM e não recebi nada até o momento, eles enviam a chave para o email fornecido no campo:

    Identificação do interessado (Quadro 1)

    Campo 7: E-mail


    Obrigado!

  • @Steve

    Ahhh, essa nova geração do click click click... :-)

    Até julho/2019 tudo o que existia era a LR, e a espera de 90 minutos. Você acordava, liga pelo Skype, e deixava rolando.

    Vai tomar banho, tomar o café, se veste e prepara para o trabalho. De vez em quando volta e escuta quanto falta. Quando der 5 minutos, você senta do lado e espera a sua vez. Eu fazia pelo celular, e ia dirigindo para o trabalho. Quando chegava em 5 minutos, eu encostava o carro tomava papel e lápis e ficava esperando. Já sabia até onde ia estacionar.

    Agora se liga até pra saber quando pode começar a fazer o click click click... Hehehe

    O processo de seu filho vai sair entre 17 e 24/09/2021. Pode nunca ligar, e apenas fazer o pedido do assento pelo civilonline nessa data, ou esperar que chegue pelo correio um mês depois. Quer fazer "uma fezinha"? Eu vou ganhar... :-)

  • SteveSteve Member

    @gandalf você com sua sabedoria e experiência, jamais apostaria contra seu palpite, rsrsrrssr.

    você me convenceu, vou ligar lá e enfrentar os 90 minutos, o telefone é este aqui: +351 211 950 500 (https://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/linha-registos/index/)?

    Obrigado,

    Steve

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.