Transcrição de casamento - Consulado do RJ

1131416181947

Comentários

  • rjtmorjtmo Member

    @Rita Cardoso não sei informar sobre o valor de €120.

    Sendo que no consulado do Rio de Janeiro, tem na porta uma tabela de preços para cada serviço.

    Vou colocar ela aqui em anexo.


  • @rjtmo obrigada, por responder e mandar o link dos valores! Achei estranho pq eles tem valor fixo em real e as Conservatória o valor é afixado em 120 euros.

  • @Rita Cardoso

    Os consulados são regulados por uma tabela diferente das conservatórias (que têm o preço fixado por decreto, €120).

    Nos consulados eles incluem uma taxa consular, e frequentemente calculam com o câmbio um pouco mais alto. Tem revisões mais frequentes, baseada na flutuação do câmbio. Variam de um consulado para outro.

    SP = R$855,70 | RJ = R$834,05 | BH = R$869,38

    https://consuladoportugalsp.org.br/tabela-de-precos/

    https://riodejaneiro.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/informacao-geral/pagamentos-e-tabela-de-emolumentos

    https://consuladoportugalbh.org.br/documentos/TabeladeEmolumentos.pdf

  • @gandalf obrigada pelo esclarecimentos! Fazendo duas transcrições da avó eu preciso colocar alguma certidão minha ? Se afirmativo pode ser de 2017 ou tenho que tirar outra?

  • editado June 2021

    @Rita Cardoso

    As duas, somente se ambas ocorreram no BR.

    Se o primeiro casamento foi em PT, não há transcrição a fazer. ( conversa estava longa e fragmentada e eu fiquei com preguiça de olhar)

  • rjtmorjtmo Member

    Prezados, Boa tarde.


    Alguém sabe informar se os documentos entregues para transcrição de casamento (Certidões de Inteiro Teor) ficam retiradas ou são devolvidas na correspondência ?


    Desde já obrigado.

  • Pessoal, boa tarde.

    Estou juntando os documentos para a transcrição do casamento da minha mãe, que farei pelo consulado do RJ.

    Não recebi a certidão de nascimento de Tondela (achei que enviassem depois do processo finalizado), então pedi o número do registro por e-mail e me enviaram, porém, liguei agora para o consulado do RJ e eles informaram que preciso da certidão impressa. Sabem onde consigo?

    Consigo por esse site, ele é seguro? https://www.civilonline.mj.pt/CivilOnline/

    Tem alguma outra maneira?

  • @rjtmo , depende para onde você mandou os documentos. Os Consulados do Rio e de Santos devolvem. Ponta Delgada, não.

  • rjtmorjtmo Member

    @Leticialele, Novamente Obrigado pela resposta.

    O meu foi entregue pessoalmente no consulado do Rio de Janeiro, Contudo precisarei das certidões para dar entrada na cidadania da minha filha. Então irei aguardar o sedex.


    Muito obrigado.

  • @rjtmo , para a devolução eles pedem o envelope plástico do SEDEX!!

  • rjtmorjtmo Member

    Dando continuidade ao processo de transcrição de casamento.

    20/05/2021 - Entrega dos documentos no consulado

    31/05/2021 - E-mail informando os dados para pagamento e Valor R$ 825,75.

    31/05/2021 - Pagamento feito por TED e envio do comprovante pelo mesmo e-mail.

    14/06/2021 - Transcrição de Casamento.

    15/06/2021 - Recebimento do Sedex com todos os originais entregues e a Transcrição.


    @Leticialele , Entreguei no consulado em envelope A4 normal e recebi em envelope A6 pardo com carimbo do sedex.

  • Mauro PortoMauro Porto Member
    editado June 2021

    Boa noite, tenho duas dúvidas...Documentos enviados para o Consulado do Rj enviado dia 12.05 é recebido dia 13.05 e-mail para pagamento dia 25.05 e pago no mesmo dia e não devolvido até o presente momento...poderia informar se há uma alternativa para resgatar os documentos enviados para o Consulado do RJ para transcrição de Casamento e que por algum motivo não puderam devolver via correio?

    Tem como consultar se a transcrição de casamento foi feita?

    Aguardo resposta é muitíssimo obrigado.

  • alpcrjalpcrj Member

    @Leticialele , boa noite!

    Vou dar entrada no pedido de nacionalidade para o meu pai. Meu avô era português e casou com brasileira aqui no Brasil. Ele foi o declarante do nascimento do meu pai, mesmo assim preciso fazer a transcrição de casamento? Se eu tentar fazer a nacionalidade do meu pai sem a transcrição e cair em exigência perco o valor que paguei para a nacionalidade ou entra em exigência e consigo resolver? Soube de casos de pessoas que conseguiram sem fazer a transcrição.

  • @alpcrj nao precisa transcrever se o pai foi declarante do nascimento do filho antes de completar 1 ano de idade. mande para ACP.

  • @Mauro Porto , aguarde um pouco mais, às vezes os Correios demoram para entregar. Seus documentos devem estar chegando!

  • Leticialele Obrigado.

    Poderia me informar se há como consultar se a transcrição de casamento foi feito?

  • @rjtmo eu e minhas dúvidas! Entregou pessoalmente no consulado... Gostaria de saber se escreveu no envelope para entrega Transcrição de Casamento e se colocou dentro o envelope para devolução dos documentos tbm com o destinatário escrito! São pequenos detalhes que nos ajudam na hra de tantas dúvidas para não cometer erros!

  • @Mauro Porto , mande um email para ouvidoria.cgrio@mne.pt e pergunte pelo processo.

  • alpcrjalpcrj Member

    Obrigada, @gsilvestre

  • PauloNPauloN Member

    Pessoal, finalizado o processo de transcrição do meu casamento:

    19/05/2021 - Entrega dos documentos pessoalmente no consulado

    31/05/2021 - E-mail informando os dados para pagamento

    31/05/2021 - Pagamento efetuado e envio do comprovante por e-mail

    17/06/2021 - Recebimento do Sedex com todos os originais entregues e a transcrição

  • Bom dia.

    Estou com uma dúvida e espero que alguém possa me ajudar.

    Acabei de receber a transcrição do casamento dos meus avós pelo consulado do RJ, foram muito rápidos e organizados.

    Minhas dúvidas agora são as seguintes:

    • esse documento que recebi já é uma certidão?
    • devo juntar o original no pedido de atribuição de nacionalidade para neto ou basta cópia?
    • devo juntar no pedido de nacionalidade (para neto) a certidão do casamento brasileira que utilizei para transcrição do casamento no consulado ou basta apenas esse novo registro?
    • como faço para solicitar a emissão de nova certidão desse registro de casamento caso seja necessário?

    Sei que algumas dessas perguntas parecem meio óbvias mas achei melhor confirmar com os mais experientes aqui do forum.

  • @caioarezende , sim, o documento recebido é a certidão de casamento. Tire uma cópia e mande em seu processo;

    Não precisa mandar a certidão de casamento brasileira!

    Guarde o original e faça quantas cópias desejar. A certidão já está informatizada.

    Se perder todas as vias, poderá solicitar ao civil online.

  • @Leticialele

    Muito obrigado pela ajuda!!

  • Boa tarde Pessoa! Ontem minha esposa entregou os documento para transcrição do casamento dos meus avos pessoalmente no consulado do Rj.

    Ja temos a certidão por copia reprográfica da minha mãe, estamos aguardando o RG atualizado que solicitamos no detran e ja baixei a declaração para preencher, no caso os docs solicitados pelo consulado. Temos algumas duvidas:

    Estamos seguindo o passo a passo certinho? é realmente o próximo passo?

    Já podemos tentar o agendamento devido a dificuldade de conseguir vaga ou aguarda a chegada da certidão?

    Muito obrigada a todos nesse forum pela ajuda

  • @ThiagoFernandes87 , já pode tentar o agendamento, porque é o mais demorado e difícil.

  • @Leticialele Obrigada mais uma vez

  • rjtmorjtmo Member

    @Rita Cardoso Boa Noite.

    No meu caso, eu entreguei pessoalmente só envelope pardo com todos os documentos nas mãos ao funcionário da Recepção do Consulado do RJ.

    Em envelope pardo, Na face frontal colooquei escrito Transcrição de casamento e o endereço do consulado, no verso coloquei o meu Nome e endereço completo.

    Não coloquei o envelope plástico do sedex. Vi algumas pessoas informando isso aqui no grupo, contudo não fiz isso.

  • editado June 2021

    @rjtmo tranquilo, eu tbm qnd fiz, enviei outro envelope pardo dentro para devolução e não o transparente dos correios e recebi normalmente os documentos em casa. N é um obrigatoriedade, somente uma orientação

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.