Transcrição de casamento - Consulado do RJ

1141517192047

Comentários

  • Bom dia para todos!

    Estou com algumas dúvidas em relação a transcrição de casamento da minha mãe para prosseguir no meu processo de atribuição da Nacionalidade .

    Vou solicitar a certidão de nascimento do meu pai que já faleceu. A minha dúvida é se tenho que averbar o óbito dele nesta certidão ou não precisa. Já está averbado o casamento. No site eles pedem que seja emitida há menos de um ano, com assinatura do escrevente reconhecida e apostilada (não precisa ser de inteiro teor). Obrigada.

  • Vou fazer pelo Consulado do RJ onde o processo da minha mãe foi feito.

  • Oi pessoal, está sendo rápido o processo de transcrição de casamento pelo Consulado do Rio? estou em dúvida se mando pro consulado ou para Ponta Delgada.

    Outra dúvida: o nubente estrangeiro pode ser o requerente da transcrição?

  • @sue_morga acredito que não seja necessário para a sua atribuição mas é sempre preferível você atualizar o óbito do seu pai para fazer o seu processo de nacionalidade

  • Oi anailuj95,

    Acho que vou pedir de inteiro teor e solicitar para averbar o óbito. Já fica para o meu processo de nacionalidade que vou pedir em seguida. Pelo que eu li no site, parece que é rápido o processo de transcrição. Obrigada.

  • Tenho outra dúvida em relação ao preenchimento do requerimento . Sendo eu filha sei que posso solicitar porém moro em Porto Alegre, e no final do requerimento tem o local sendo Rio de Janeiro para assinar. Sou natural do Rio e minha mãe mora no RJ. Posso alterar o local?

    Tem alguém que já solicitou de outro estado?

  • @sue_morga apenas residentes no RJ ou ES podem utilizar os serviços do consulado do RJ. Você terá que informar o endereço da sua mãe para devolução dos documentos

  • gsilvestre Você sabe se eu posso assinar o documento em Porto Alegre e enviar daqui?

    Para a devolução colocarei então o endereço dela.

  • Bom dia pessoal!

    Eu tenho que apostilar o requerimento para fazer a transcrição do meu casamento no consulado de PT no RJ ?

    Eu tenho que assinar o requerimento no cartório por autenticidade?

    Obrigado.

    @gandalf @leticia

  • @guilhermepaiva1958

    NÃO precisa apostilar.

    O requerimento é apenas assinado presencialmente no cartório e certificado por AUTENTICIDADE.

  • @gandalf obrigado.

    Eu encontrei no site do Consulado de PT no RJ em "Transcrição de Casamento":

    "Requerimento para transcrição do casamento devidamente preenchido e sem rasuras. O requerimento deverá ser datado e assinado pelo(a) interessado(a) em Cartório, e a assinatura do requerente deve ser reconhecida por autenticidade e apostilhada."

    Registo Civil / Nacionalidade - Lista de atos Consulares - Informação geral - Assuntos consulares - Consulado Geral de Portugal No Rio de Janeiro (mne.gov.pt)

  • @guilhermepaiva1958 , sim, para o Consulado do Rio, o requerimento tem que ser apostilado.

  • UTILIZAÇÃO ABUSIVA DA "OUVIDORIA"

    O canal da Ouvidoria foi criado com a missão específica e exclusiva de atender casos urgentes diretamente remetidos por utentes, e devidamente comprovados. Implica um esforço muito significativo por parte dos serviços mas tem permitido apoiar mensalmente centenas de cidadãos portugueses e brasileiros.

    Infelizmente, através de denúncias de vários utentes (que muito agradecemos e incentivamos) têm-se vindo a repetir com demasiada regularidade acessos abusivos de terceiros/despachantes fazendo-se passar pelos próprios utentes e vendendo as vagas conseguidas, incluindo através de "empresas" montadas para o efeito e que anunciam na internet o "negócio" sem qualquer vergonha, como a "consuladorápido".

    Na defesa do interesse dos utentes, a partir de segunda-feira dia 28 de junho, este Consulado-Geral RECUSARÁ o atendimento a qualquer encaixe obtido pela Ouvidoria e ao qual se apresente um terceiro/despachante, ainda que munido de procuração para o efeito. Despachantes que exerçam com legitimidade a sua profissão, por meio de encaixes através da nossa plataforma eletrónica regular, serão naturalmente atendidos.

    Utentes e terceiros envolvidos neste esquema abusivo sujeitam-se, ainda, à proibição de acesso ao Consulado-Geral e denúncia junto das autoridades locais por envolvimento em atividade ilícita de venda de vagas para agendamento, que são gratuitas e continuaremos a lutar para que assim permaneçam.

    A Ouvidoria não é um mecanismo de agendamento regular (disponível pelo nosso site) mas antes um canal de atendimento excecional, exclusivo para utentes com urgências comprovadas, e sujeito às condições que o Consulado-Geral bem entenda impor, a bem dos utentes e da transparência dos serviços.

    Referência: página no facebook do Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro.

  • Tenho a transcrição de casamento da minha mãe portuguesa em andamento, poderiam me informar quanto leva isto e se há alguma forma de acompanhar o trâmite? obrigado!

  • @Rangelicojr , para que Consulado você mandou os documentos? Santos ou Rio? https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/250752/#Comment_250752

    No Rio, leva uns 30 dias para o recebimento da certidão de casamento.

  • @guilhermepaiva1958 Boa noite, vi seu comentário acima sobre o requerimento e tem 1 semana que minha esposa foi ao consulado do Rj e nao aceitaram, ela teve que apostilar e autenticar o requerimento para a transcrição do casamento

  • Tenho assento dos avós de 2017,agora que consegui (4 anos de busca) o assento do 1⁰ marido da avó! O registro chegou do Arquivo da Guarda, só que esse vem com uma marca e os antigos não. A pergunta é: preciso pedir outros novos assentos para a transcrição ou os de 2017 dos avós servem???

  • gsilvestregsilvestre Member
    editado June 2021

    @Rita Cardoso as certidões portuguesas não têm validade. se você se refere a assentos do arquivo distrital e pediu as cópias certificadas em 2017, não terá problema

  • @Leticia54 Boa tarde! Rio, tem alguma forma onde posso consultar em que pé está?

  • @Rangelicojr , para onde você mandou a transcrição???

  • RangelicojrRangelicojr Member
    editado June 2021

    @Leticialele Meu caso é um pouco chato, pois quem mandou foi minha irmã e nos não temos contato, mas acredito que está fazendo o trâmite no Rio De Janeiro, por isso estou perdido se este doc está concluído para a partir dai continuar com minha cidadania

  • @Rangelicojr , tem ideia da época em que foi mandado o processo de transcrição?

    Pode pedir, se for o caso, uma certidão de casamento pelo civil online.

  • Boa noite!

    Fiz minha transcrição de casamento no consulado do RJ e foi rápido.

    Entreguei todos os documentos, em um envelope na recepção, no dia 19/05/2021.

    No dia 31/05/2021, recebi um e-mail com todos os dados para realizar a transferência bancária.

    No dia 17/06/2021, recebei por Sedex a devolução de todos os documentos entregues e o assento transcrição de casamento.

    Gostei porque foi rápido, não gastei com envio pela DHL para Portugal e ainda recebi todos os documentos de volta, podendo usar na aquisição pelo casamento.

    Mais uma etapa concluída, com a ajuda de vocês do Fórum.

    Gratidão!

  • Oi pessoal,

    só dividindo com vocês o tempo para recebimento da transcrição no Consulado do Rio:

    31/05 - Envelope entregue ao Consulado via Sedex

    15/06 - Recebimento do e-mail para pagamento

    28/06 - Certidão entregue no meu endereço

    Obrigada pela ajuda de todos nessa etapa.

    Abs

  • @Leticialele foi no primeira semestre do ano passado 2020, tem o link de onde posso pesquisar?

    obrigado

  • Prezados, boa noite!

    Solicito ajuda dos amigos/as do grupo, com as orientações a seguir:

    1) Minha mãe, nascida no Rio de Janeiro, já tem o número do registro e ainda não tem o Cartão Cidadão. É possível de iniciar o processo de transcrição do Casamento ?

    2) Meu Pai já é falecido e a Certidão de Nascimento é de outro Estado. Para a transcrição do Casamento, basta que a Certidão de Nascimento seja de Inteiro Teor ?

    3) Consigo em algum site, um modelo do Requerimento para a transcrição já preenchido ?

    Desde já lhes agradeço.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.