Transcrição de casamento - Consulado do RJ

1111214161747

Comentários

  • Obrigado Letícia.

    Vou tentar deixar a documentação lá, se não conseguir envio pelos Correios.

  • dlagedlage Member

    Bom dia,

    Minha avó nasceu em 1889 e por isso a certidão dela está no Arquivo Distrital do Porto. Vocês sabem dizer se vou precisar da certidão de nascimento certificada pelo Arquivo Distrital para o processo de transcrição do casamento e outra cópia também certificada para o processo de nacionalidade?

    Vi em alguns comentários que seria necessária apenas uma cópia simples da certidão mas não sei se isso também vale para certidões antigas que estão arquivos distritais.

  • @dlage , precisa da certidão certificada tanto para a transcrição do casamento quanto para o processo de nacionalidade. A cópia simples da certidão só serve se ela estiver informatizada, o que não é o caso das certidões que estão nos Arquivos Distritais.

  • dlagedlage Member

    Obrigado pela ajuda @Leticialele.

    Aproveito para perguntar também se é necessário que a minha certidão de nascimento (neto) precisa ser de inteiro teor e estar apostilada para provar que sou o neto ao realizar o pedido de transcrição de casamento.

  • Prezados @gandalf , @Vlad Pen @Leticialele tive meu processo de Atribuição enviado para Tondela finalizado em 02/05/21 e aproveito mais uma vez para agradecê-los por todas as informações prestadas durante o processo. Vocês com certeza são heróis para muitos aqui no fórum.

    Bom, após essa etapa concluída, me parece que tenho um novo desafio burocrático e gostaria da colaboração de vocês. Sou divorciado desde 2016 (aqui no Brasil) e há muitos anos tenho união com uma companheira sem nenhum tipo de registro civil (união estável, casamento...). Minha dúvida é: tenho que transcrever meu primeiro casamento em Portugal? Mas como sou divorciado, como funcionaria isso?

    Minha atual companheira, por sinal, está fazendo doutorado em Portugal (ela é Brasileira). Pensei na possibilidade de nos casarmos lá em Portugal. Posso fazer isso? Ou tem que fazer antes a transcrição do 1o casamento e averbação do divorcio (que foi aqui no Brasil)?

    Obrigado pela Vossa atenção.

  • @dlage , se for mandar para Ponta Delgada, sim

  • @MVFerreira , antes de casar em Portugal, tem que transcrever o primeiro casamento e homologar o divórcio em Tribunal português (através de advogado).

  • dlagedlage Member

    @Leticialele Vou solicitar no consulado do Rio mas estou com medo de enviar pelo correio apenas uma cópia comum da certidão e eles não aceitarem.

  • @dlage , mande a original, eles vão devolver!

  • pessoal, somente a nível de conhecimento, pelo consulado do RJ a transcrição do casamento está sendo feita pelo correio e após o recebimento dos documentos ele enviam um e-mail com o valor e a conta para depositar, após isso eles dão prazo de até 30 dias para concluir, porém fiz agora e concluiu em 2 semanas, acredito que esteja valendo a pena...

    espero que ajude alguém .


    abraços

  • fsorf9fsorf9 Member

    Boa tarde gente. Tenho uma dúvida que pode ser boba mas não achei a resposta nas páginas do tópico. No requerimento para transcrição pelo Consulado do RJ tenho que marcar "com conveção antenupcial" ou "sem convenção antenupcial". Na minha certidão de casamento não aparece nada disso, só o regime de bens "comunhão parcial de bens". Devo marcar com ou sem a convenção antenupcial?

  • @fsorf9 , se seu casamento não teve pacto antenupcial, marque "sem convenção antenupcial". Se tivesse pacto, apareceria escrito explicitamente na certidão.

  • Fiquei sabendo ontem que eles devolveram os documentos informando não haver email anotado para enviar as informações de pagamento. Não entendi nada, pq eu tenho certeza que foi anotado o email no formulário. Enfim, agora é esperar os documentos retornarem pra ver qual foi o BO.

  • Recebi hoje email do consulado com as informações para pagamento e que nem chegaram a enviar os documentos de volta rs Não entendi nada, mas agora é só aguardar.

  • @BernardoAmaral, alguém fez confusão...

    Pague o boleto, mande o comprovante e aguarde!!

  • Oi pessoal, tudo bem?

    Uma dúvida, eu posso enviar na mesma remessa pro consulado a transcrição do casamento e a averbação do óbito do conjugue brasileiro?

  • Bom dia!

    Meus dois bisavós são portugueses e casaram no Brasil, é necessário fazer a transcrição do casamento deles mesmo se um dos dois portugueses for o declarante na certidão de nascimento da minha avó, estou organizando os documentos para pedir a nacionalidade da filha deles.

    Outra duvida que tenho é que eles dois já são falecidos, tem necessidade de fazer algo com os atestados e óbitos ou não precisa?

  • @gabbrielborges , sim, precisa transcrever o casamento, pois os dois são portugueses.

    Não precisa fazer nada quanto aos óbitos!

  • Pessoal conseguem me tirar uma duvida:

    Posso usar algum serviço de courier(Loggi por ex) para entregar a documentação no consulado ?

  • @leoreisbk , pode entregar da forma que quiser! Há quem mande pelos correios, outros, por DHL

  • @Leticialele Muito obrigado mais uma vez!! Sobre a certidão de nascimento do português, estou enviando uma cópia simples que consegui no civil online já que eles pedem uma cópia simples.

  • @Leticialele sabe por onde eu posso conseguir encontrar a certidão de nascimento da minha mãe. Preciso localizar o cartório em que foi registrada, para pedir a 2ª via. Já tentei verificar pelo site do detran rj, mas informa que não foi localizado. Tem alguma outra plataforma?

  • @leoreisbk , sim, está correto! A certidão é informatizada, eles verificam a autenticidade no sistema SIRIC

  • @BernardoAmaral , já tentou no Family Search? Sabe onde seus avós moravam quando ela nasceu?

  • @leoreisbk

    Você é livre para fazer como desejar, e entregar como desejar. Mas sugiro que siga as orientações de forma estrita, e não invente um caminho novo.

    DHL é o método preferencial, garantido, seguro, rápido. Na falta de um escritório DHL, então use SEDEX, sabendo que fica sujeito a greves, e se der problema, terá que lidar com o rastreio pelo CTT.

    Se você vem com um método novo que ninguém conhece, e der problema, você está por sua conta.

    O serviço custa o que custa, pela qualidade de serviço que oferece.

  • @gandalf As empresas que oferecem esse tipo de serviço tem preços similares, Loggi não é um serviço novo assim como existem outros meios de envios de documentos. Abraço.

  • PauloNPauloN Member

    Boa tarde a todos.

    Pessoal, preciso de um help caso alguém possa ajudar.

    O estado civil da minha esposa quando nos casamos era divorciada. Ocorre que o primeiro casamento dela, bem como o divórcio, nunca foram averbados na sua certidão de nascimento.

    Minha dúvida é se devo proceder a estas averbações antes de solicitar a transcrição de nosso casamento, ou posso já providenciá-la apenas com a averbação de nosso casamento em sua certidão de nascimento.

    Obrigado.

  • @PauloN , sua esposa tem que transcrever o primeiro casamento, homologar a sentença de divórcio em Tribunal português, através de advogado com Ordem dos Advogados de Portugal para, após, transcrever seu casamento.

  • PauloNPauloN Member

    @Leticialele .

    Muito obrigado pela resposta,

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.