Transcrição de casamento - Consulado do RJ

18911131447

Comentários

  • editado February 2021

    Bom dia. Estava tentando fazer a transcrição de casamento aqui por Brasília, mas eles me informaram que os consulados não fazem transcrição com certidão de batismo, pois não estão digitalizadas (consequentemente não estão no sistema do consulado), que eu teria que fazer direto em portugal no local de nascimento deles. Alguém sabe se procede? No rio de janeiro ou são paulo alguém já fez a transcrição com o bastismo? Meus avós nasceram antes de 1911.

  • editado February 2021

    @hugonpassos , todos os consulados aceitam a certidão de batismo, mas tem que ser a original certificada pelo Arquivo Distrital correspondente.

  • @Leticialele @hugonpassos não foi necessária a certidão inteiro teor apostilada no processo de transcrição, somente o requerimento como está abaixo.

    "Requerimento para transcrição do casamento devidamente preenchido e sem rasuras. O requerimento deverá ser datado e assinado pelo(a) interessado(a) em Cartório, e a assinatura do requerente deve ser reconhecida por autenticidade e apostilhada."

  • @IngrydOliva , sim, o requerimento é fundamental. Mas, para transcrever o casamento, são necessárias as certidões de nascimento (ou de batismo, certificadas), dos cônjuges, além da certidão de casamento inteiro teor.

  • acho que não me fiz clara, mas quis dizer da certidão do requerente @Leticialele

  • @hugonpassos também sou de bsb, mas fiz a transcrição pelo consulado do RJ, por ter parentes lá e saber que o processo por lá era mais rápido e menos exigente!

  • @IngrydOliva , se você é neta, tem que mandar uma certidão de nascimento inteiro teor para provar que tem legitimidade para pedir a transcrição. O nome de seus avós não aparece na identidade!

  • @Leticialele isso que estou querendo dizer, assim como vi outros aqui no fórum não foi necessária a comprovação do vínculo com a certidão de nascimento, somente o requerimento autenticado como disse nas mensagens anteriores. O requerimento foi feito pelo neto que é meu tio. Recebemos ontem o email informando que os documentos estavam corretos (foram enviados por correio) e a conta depósito para dar continuidade no processo de transcrição.

  • @IngrydOliva , ótimo! Bom saber que o Consulado do Rio aceita sem a certidão do neto. Não é comum.

  • Olá gente,

    Gostaria de agradecer as dicas deste grupo para fazer a transcrição de casamento. Reuni os documentos necessários e no dia 13/02/21 (sábado) postei no correio no Rio de Janeiro.No dia 15/02/21( 2a feira) foi entregue no Consulado do Rio de Janeiro e na 4a feira dia 17/02/21 recebi o email informando que os documentos estavam corretos e prontos para dar prosseguimento na transcrição me fornecendo o número da conta para fazer o depósito. Estou muito satisfeita como está funcionando super bem.Obrigada a todos e desejo que tudo corra bem para todos nós!!!

  • Vou fazer a transcrição agora em março e só queria tirar umas dúvidas. Na lista de documentos eles pedem o Requerimento reconhecido por autenticidade e apostilhado; a certidão de casamento de inteiro teor (digitada) com assinatura do escrevente reconhecida e apostilhada; e a certidão de nascimento do(a) nubente estrangeiro(a) com assinatura do escrevente reconhecida e apostilhada.

    No caso, isso é reconhecimento de firma feita em qualquer cartório? O que é esse reconhecimento por autenticidade?

  • @BernardoAmaral , no reconhecimento de assinatura por autenticidade, você leva o documento ao Cartório onde tem firma, mostra sua identidade e assina na frente do funcionário. Na etiqueta de reconhecimento da assinatura, vem escrito AUTENTICIDADE

    Se não tiver firma, abra uma no Cartório de Notas mais próximo.

  • Oi gente!

    Alguém sabe me informar se o Consulado aceita transcrição de casamento com certidão de casamento reconstituída? Dei uma pausa no processo de neto em razão da pandemia, e só agora o cartório do centro do Rio me avisou que o livro correspondente se "perdeu".

    Eu tenho tanto uma certidão original do casamento civil (emitida em 1930) quanto uma outra do casamento religioso (realizado 6 anos depois). Creio que usar a certidão religiosa também não seja possível, né? E mesmo se for possível, alguém já passou pela experiência de retificar assento religioso? Já retifiquei a certidão da minha avó (filha dos portugueses) a partir de documentos portugueses, mas ainda falta retificar essa certidão dos pais (o que me parece possível com a reconstituição do registro).

  • editado February 2021

    @Felagra

    aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/40618/#Comment_40618

    Se você seguir os posts dele, verá que ele concluiu a transcrição. Mas não foi trivial.

    aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/185098/#Comment_185098

    Escreva a palavra Reconstituição na caixa de busca do fórum e vai achar várias referências como essa

    aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/227644/#Comment_227644

  • @Leticialele tenho essa duvida também : a certidão de casamento de inteiro teor (digitada) com assinatura do escrevente reconhecida e apostilhada; e a certidão de nascimento do(a) nubente estrangeiro(a) com assinatura do escrevente reconhecida e apostilhada.,

    No caso tenho que assinar a certidão? Aonde assina? Pensei que era a assinatura de quem digitou ou escreveu a certidão (nem sei se isso é possível)

  • @Leticialele o requerimento é assinado e reconhecido no cartório, e como faço com a certidão ?

  • @dudsaguiar , você NÃO vai assinar as certidões!! O escrevente que as emitiu é que terá a assinatura reconhecida!

    Quando fazem o apostilamente, também reconhecem a assinatura do escrevente.

    Você só vai reconhecer a sua assinatura por autenticidade no requerimento!!!

  • Olá gente,

    Recebi em casa a minha Transcrição de Casamento registrada,com o devido Assento de Casamento.Foi postada em 23/02 pelo Consulado do Rio.

    MUITO BOM

    Foram 10 dias entre a minha postagem ( sábado de Carnaval ) e a do Consulado.

    Obrigada ao grupo pelas dicas!

  • @Leticialele

    entendi. Mas e para reconhecer a assinatura do escrevente (da certidão de casamento e da nascimento do estrangeiro), eu tenho que ir nos cartórios onde eles tem firma aberta?

  • @BernardoAmaral , você pode perguntar no Cartório que está emitindo a certidão se eles próprios reconhecem a assinatura ou que digam onde a pessoa que assina a certidão tem firma.

    Só sei que quando vamos apostilar, eles também reconhecem a assinatura se não houver reconhecimento!

    A certidão de uma dos meus sobrinhos era de Bom Jardim de Goiás, onde o RCPN só tem 1 funcionário e ele não iria reconhecer a própria assinatura!

    Apostilei em um cartório de notas aqui no Rio e a funcionária reconheceu a firma e apostilou sem o menor problema! Há um sistema que interliga todos os cartórios! Tanto que você pode pedir certidões (exceto as reprográficas) de qualquer cidade do país em um mesmo lugar!

  • @Leticialele

    entendi. Então, quando eu peguei a certidão do meu avô, cheguei a perguntar, mas disseram que naquele cartório não faziam o reconhecimento de assinatura. Quando eu retirar a certidão de casamento já retificada, vou perguntar se lá eles fazem. Senão, achar algum cartório que faça isso td rs

    Obrigado!

  • @BernardoAmaral , leve a certidão para apostilar em qualquer Cartório de Notas!

    Os Cartórios de Registro Civil não costumam fazer reconhecimento de assinaturas.

  • @Leticialele

    obrigado! Fui hoje e resolvi rápido e na mesma hora. Documentos e requerimento já com assinaturas reconhecidas e apostiladas. Agora só enviar via correios para o consulado em Botafogo e aguardar. Sabe qual o valor estão cobrando pela Transcrição de Casamento?

  • editado March 2021

    @BernardoAmaral , de acordo com a tabela de emolumentos do Consulado, a transcrição sem pacto antenupcial está 834 reais;

    Pode consultar aqui: https://riodejaneiro.consuladoportugal.mne.gov.pt/images/tec112020.pdf

    Apesar de ser de novembro de 2020, é a que está em vigor. Acabo de consultar no site do Consulado!!

  • Boa noite eu pretendo fazer a transição de casamento pelo Consulado do RJ e estou com dúvida para preencher alguns tópicos do formulário. Tem alguém que ja fez que possa me ajudar

    Agradeço muitíssimo

  • editado March 2021

    @Leticialele Boa noite! Eu vou fazer a transcrição de casamento pelo consulado do Rio de Janeiro, mas estou com dúvidas para preencher o formulário.

    A minha atribuição já saiu, e estou fazendo a transcrição do meu primeiro casamento, o problema e que hj assino com o nome do meu segundo casamento, queria saber se devo colocar no início do formulário o meu nome que hj assino, pois o meu RG está com o nome do segundo casamento, ou coloco o meu nome de solteira q saiu na minha atribuição. Até porq vou assinar no cartório com o nome que está no RG.

    Agradeço muitíssimo pela ajuda!

  • editado March 2021

    @marciabc_rocha , você tem que colocar o nome que usa atualmente! Tem que ser o mesmo que consta no RG e é o que você vai assinar.

    Mande uma certidão do segundo casamento apenas para justificar a mudança do nome.

  • @Leticialele muito obrigada pela rapidez na resposta, abraços!

  • Boa noite a todos!

    Documentos postados dia 12 de fevereiro e hoje 08/03 recebemos o assento de casamento e os documentos que havíamos mandado para a transcrioção. Total de 24 dias corridos em meio a feriados e etc. Obrigada pela ajuda de todos por aqui!

  • Olá, pessoal!

    Estou fazendo a transcrição de casamento e recebi este comunicado:

    MAIS SE INFORMA QUE LAURINDA ROSA DE JESUS, PELA LEI PORTUGUESA, NÃO PODE PERDER TODOS OS SOBRENOMES E, NO BRASIL, PELO EFEITO DO CASAMENTO, PERDEU TODOS OS SOBRENOMES, OU SEJA, DE JESUS. POR ESTA RAZÃO, TERÁ DE SER MANTIDO O NOME DE SOLTEIRA.

    Acham que isso afetará de alguma forma o processo? Porque na certidão do meu pai constará o nome de casada dela no Brasil. Bastaria então anexar certidão de casamento?


    Obrigado

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.