Transcrição de casamento - Consulado do RJ

1568101147

Comentários

  • @Fernando Eduardo Lopes Martins @Fernando_Fernandes , para ter certeza, só pedindo uma certidão de casamento pelo civil online, ao custo de 10 euros, ou uma certidão de nascimento, para ver se o casamento foi averbado

  • Li aqui relatos positivos sobre a transcrição de casamento sendo feita por envio ao Consulado do Rio de Janeiro, através dos Correios. Todos concluídos em curtos prazos. Confiante que teria a mesma sorte dos colegas, enviei, por Sedex os documentos de uma de minhas filhas. Documentos recebidos pelo Consulado no dia 24/11/20. Para resumir minha saga: foram 48 dias corridos sem conseguir sequer saber se os documentos tinham sido recebidos. Enviei mensagens para riojaneiro@mne.pt, para ouvidoria.cgrio@mne.pt , e pelo menos três ligações telefônicas, sem resposta efetiva. A última mensagem que enviei em 22/12/20, não recebi resposta. Para terem ideia, a penúltima mensagem para a Ouvidoria foi:

    Enviada: 16 de dezembro de 2020 18:05

    Para: Ouvidoria CG Portugal Rio de Janeiro <ouvidoria.cgrio@mne.pt>

    Assunto: Fwd: Transcrição Casamento e Comunicação de Óbito

    Senhores:

    Estou encaminhando o e-mail que enviei ao "riojaneiro@mne.pt" no dia 10/12/20.

    Como até hoje não recebi resposta, solicito, por favor, que me informe como devo proceder para saber se os documentos que enviei para a transcrição do meu casamento e a comunicação do óbito foram recebidos por este Consulado.

    Se possível, preciso ao menos saber se foram recebidos, pois receio que podem ter sido extraviados.

    Muito obrigada,”

    E recebi a seguinte resposta, tipo copia e cola:

    “Agradecemos o seu e-mail

    Após o recebimento, os documentos serão verificados, e estando tudo em ordem, o interessado receberá um e-mail solicitando que faça um depósito identificado na conta do Consulado, no valor necessário, conforme a tabela de emolumentos. Fique atento(a) também à caixa de SPAM do seu email , pois por vezes nossos emails vão lá parar.

    Como entraram centenas de processos nas últimas semanas, talvez demore um pouco mais.

    Por gentileza, aguarde.

    Depois de concluido o processo, o utente receberá o assento de casamento pelo correio.

    Se os documentos não vierem todos como solicitados, o processo será devolvido.

    Com os melhores cumprimentos”

    Contrariando a atendente de uma das ligações telefônicas, que informou que eu não seria atendida presencialmente e que deveria continuar insistindo com a Ouvidoria, fomos, eu e minha filha, hoje ao Consulado.

    Felizmente, fomos atendidas na recepção do Consulado por um funcionário muito competente, que após tomar conhecimento do assunto, conseguiu “desengavetar” o requerimento da minha filha, com a emissão do pagamento a ser feito. Após 48 dias de incerteza, agora estamos na fase do aguardo do Assento do Casamento.

    Faço esse longo relato com a finalidade de informar que “nem tudo são flores” no Consulado de Portugal do Rio de Janeiro.

  • É com alegria que informo que o casamento dos meus avós em 1924 foi enfim transcrito em Portugal através do Consulado do RJ em menos de 1 mês. E olha que ainda teve as 2 semanas de natal e fim de ano no meio. Seguem as datas do meu processo:

    15/12 - Envio por Sedex (21 reais)

    18/12 - Entregue no Consulado

    04/01 - E-mail para pagamento, pagamento e envio do comprovante

    13/01 - Recebimento do assento e demais documentos via Sedex

  • @mauroaal , perfeito! Parabéns!!

    Agora, basta mandar o processo de neto para Lisboa!!

  • @Leticialele Isso aí! Enviarei em breve. Obrigado.

  • Boa tarde colegas, me tirem uma dúvida. Estou fazendo a transcrição de casamento para uma tia, que já possui a nacionalidade portuguesa. Ela já é divorciada e o ex marido já faleceu. Na certidão de nascimento do ex-marido falecido só consta o casamento, mas não consta o óbito. Faremos pelo consulado do RJ. Algum problema quanto à essa questão do óbito não estar averbado? Faço a transcrição como se ele fosse vivo? Posteriormente minha prima, filha dessa tia e do ex marido falecido irá iniciar o processo de atribuição. Algum impacto para ela? Desde já muito obrigado pelos esclarecimentos

  • @Eduardo Braga , pode fazer a transcrição do casamento e a averbação do óbito, se desejar - é gratuita.

    Mas, para a atribuição de sua prima, só precisa da transcrição do casamento.

  • @Leticialele Para pedir uma certidão portuguesa no civil online de um cidadão naturalizado português, no campo "naturalidade" posso colocar a originária (no caso, Brasil)? Pergunto porque quando coloco portugal abre concelho e freguesia, os quais não sei.


    Além disso, outra dúvida: no nome do requerente (que também é o cidadão português) eu coloco o nome de solteiro (que é o que provavelmente deve constar na certidão portuguesa) ou o nome de casado (que é o atual nome, o qual transcreverei)?

  • editado January 2021

    @Aline Costelha , sim, coloque Brasil em naturalidade. E o nome de solteira, o casamento aparece como averbação. A certidão de nascimento não sai com o nome de casada!

  • Muito obrigada , @Leticialele :)

  • editado January 2021

    @Leticialele Pode tirar só mais uma dúvida? (Acho que é a última disso rs)

    No preenchimento do requerimento de transcrição, não sei onde marco o "x", sem em casamento civil ou católico (ou os dois), haja vista que o casamento da minha mãe civil e religioso foi realizado concomitantemente. Foi celebrado por um padre (e isso está na certidão tb), mas nesse mesmo ato tambem teve validade civil.


    Além disso, naquela parte final de como ficou o nome após o casamento, coloco apenas do nubente que foi alterado (minha mãe) ou coloco o dela e repito o do meu pai tambem para confirmar que o dele não teve alteração?

  • @Aline Costelha , marca um x no casamento civil.

    Nome após o casamento coloque tanto o da sua mãe quanto o do seu pai, ainda que o dele tenha permanecido o mesmo.

    Quanto a ser a última dúvida, não se preocupe. Pode perguntar à vontade!

    Boa sorte!

  • Muito obrigada mesmo, @Leticialele ! Já deixei tudo certinho pra resolver semana que vem, mas ainda tô esperando a certidão do civil online.. :(

  • @Aline Costelha , você tem certeza de que o pagamento foi confirmado? Eles não costumam demorar tanto assim!!

  • @Leticialele eles confirmaram só essa madrugada.. sabe me dizer se tem chance de confirmar ainda no fds?

  • Olá!!

    Sabem me dizer se o processo de transcrição de casamento + óbito está fluindo bem via Consulado de SP?

    Recomendam algum outro caminho?

    Obrigado!

  • Só para atualizar:

    24/12 - documentos entregue pessoalmente no consulado.

    04/01 - Email com boleto e paguei no mesmo dia.


    Até agora nenhuma atualização. Vi num grupo do facebook que teve funcionários do consulado do RJ que pegaram COVID, pode ser que demore mais que o normal agora.

  • Boa tarde galera!!! No meu caso, eu sou o português e estou começando o processo de transcrever meu casamento. Decidi fazer pelo Consulado pelos relatos que tenho visto e pelo fato de faltar mais de ano, dentro da minha programação para ir de vez para Portugal. Pedi a certidão de nascimento original apostilada ao cartório onde minha esposa nasceu, em Belém - Pará. A dúvida é: Essa certidão dela deve vir de lá com nosso casamento averbado e alteração de nome dela para fins de transcrição no consulado do Rio? Não vi nada no site, mas no site do consulado de SP diz que a averbação deve constar na certidão de nascimento do cônjuge estrangeiro..

  • @rodrigobond , no Consulado do Rio não consta essa exigência.

  • Olá, vou fazer a transcrição do casamento da minha mãe e devo fazer pelo consulado do Rio.

    Estou com uma dúvida em relação à fotocópia simples da certidão de nascimento portuguesa dela. Ela acabou de receber essa certidão por ter sido concluída a atribuição dela. Gostaria de saber se posso tirar uma cópia simples dessa certidão que ela recebeu ou se tenho que enviar essa original.

    Outra dúvida: sendo ela a requerente, precisa enviar o RG?

    Obrigada

  • @pauladalgo , pode mandar cópia do assento recebido. Esta é a certidão portuguesa, informatizada.

    Como ela vai reconhecer a firma por autenticidade no Cartório, não precisa enviar a identidade

  • @Leticialele após receber a certidão de casamento portuguesa pelos Correios, eu já posso pedir a de nascimento pelo civil online e já constará a averbação? Ou preciso esperar algum prazo?


    Pergunto isso porque vou dar entrada no meu processo de nacionalidade, mas preciso da certidão de nascimento da minha mãe já com o nome de casada e tenho receio de pedir no civil online logo após a transcrição mas lá ainda não estar atualizado (e eu pagar a toa RS).

  • @Aline Costelha , a averbação do casamento é feita online.

    Quando você pedir a certidão da sua mãe, a transcrição já aparecerá.

  • @Leticialele outra coisa: consegui marcar hoje o cartão cidadão da minha mãe, mas ainda não fiz a transcrição dela (vou pegar as certidões prontas amanhã e dar entrada amanhã mesmo).


    Existe algum impedimento, considerando que ela alterou o nome quando casou?


    Obs. Pessoal, tem 4 dias com vaga para o cartão. Visto hoje , as 11:25.

  • @Aline Costelha , para quando você marcou o CC?

    Se não estiver pronto até lá, chegue um pouco antes no Consulado e diga, no atendimento, que mandou a transcrição dia tal... Se ainda não estiver pronta, eles podem providenciar na hora.

  • @Leticialele marquei para o último dia que tinha disponível, que era o dia 4/02. Vou dar entrada amanhã na transcrição porque os apostilamentos somente ficarão prontos amanhã. Aí pensei em entregar pela Dhl pra chegar mais rápido, porque chega no dia seguinte (no caso, quinta). Tentei ligar agora pro consulado pra saber se existiria a possibilidade de entregar pessoalmente, pois economizaria um dia da entrega da dhl, mas o atendimento é todo eletrônico :(

  • @Aline Costelha , deve dar tempo. Se não der, mencione que o processo está lá.

  • Ótimo! Muito obrigada, @Leticialele

  • Atualizando:

    24/12 - documentos entregue pessoalmente no consulado.

    04/01 - Email com boleto e paguei no mesmo dia.

    26/01 - Transcrição concluída - recebi os docs de volta

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.