Transcrição de casamento - Consulado do RJ

17810121347

Comentários

  • Leticialele

    Obrigado por sua dedicação e ensinamento aos membros do forum...sem palavras!!!

  • Boa tarde, sabem se os documentos para transcrição podem ser entregues por terceiros? No caso o solicitante (neto dos portugueses) é residente no RJ, porém está impossibilitado, a filha que iria entregar. Alguém sabe dizer de um caso semelhante?

  • @IngrydOliva

    Pode ser mandado até pelo correio ou DHL (buscam na sua casa). Logo pode ser qualquer pessoa.

    Se quem é o requerente é o neto, precisa incluir uma certidão de nascimento inteiro teor certificada dele para comprovar o vínculo. (não precisa apostilar)

  • Olá @JulianaGarciaVaz , desculpas por demorar a dar retorno ao seu comentário. Espero que já tenha recebido o email para pagamento. Se recebeu, acho que após uns dez dias você receberá por Sedex a certidão portuguesa do casamento junto com os documentos enviados. Se ainda não recebeu, após 30 dias corridos da sua remessa, sugiro procurar saber se o seu requerimento está na fila aguardando o atendimento ou se ficou esquecido como aconteceu com o requerimento da minha filha. Nas reclamações que fiz, não questionei a demora, mas sim o fato de não ter a certeza que o requerimento tinha sido recebido. E só consegui obter resposta quando reclamei presencialmente.

    No meu caso, foram 48 dias sem saber sequer se os documentos estavam no setor do Registro Civil. Enquanto isso, outros pessoas que enviaram a Transcrição em datas posteriores, já tinham concluído todo o processo. Boa sorte!

  • henriphenrip Member
    editado February 2021

    Postei esse comentário no tópico específico. No entanto, considerando que o movimento lá é praticamente inexistente, achei que poderia ser útil colocar aqui também para dar maior visibilidade para eventuais interessados. Segue:

    Editado: inclusão do link.

  • Olá!

    Apenas para referência: eu fiz a transcrição do casamento do meu pai (que teve a nacionalidade atribuída recentemente por ser filho de português) agora em janeiro, deixei os documentos pessoalmente no consulado (seguindo as orientações do site). O processo todo levou mais ou menos um mês, entre a entrega do envelope, o recebimento do e-mail solicitando o pagamento, e a devolução pelos correios.

    Achei interessante que não foi exigida a averbação do casamento na certidão de nascimento da minha mãe brasileira (que adotou o sobrenome do meu pai após o casamento, como é de costume). Ou seja, a certidão de nascimento da minha mãe estava com o nome de solteira e sem qualquer informação a respeito da mudança de seu estado civil. Não sei se isso de fato é exigido pelo consulado e se abriram uma exceção no meu caso. De qualquer modo, essa averbação do casamento não foi feita até hoje por um erro do cartório, porém decidi arriscar mesmo assim porque não teria outra oportunidade de resolver isso tão cedo (eu estou responsável pelo processo de nacionalidade da minha família mas não moro no RJ).

  • Pessoal,


    Já consegui reunir todos os documentos necessários para realizar a Transcrição pelo Consulado do RJ. Só me restou a dúvida de como preencher o Celebrante e o Lugar da Celebração no formulário. No Celebrante entendo que devo preencher com o nome do Juiz do Registro Civil e no local da celebração? Como devo preencher?


    Abraços

  • @viniciusnaccor , coloque o cartório onde foi realizado o casamento!

  • @Leticialele obrigado pela resposta rápida! Como sempre ajudando muito... Fiquei na dúvida. Por exemplo, devo preencher somente como 4º Registro Civil? Ou devo colocar o endereço completo? No Celebrante devo colocar o Juiz como Dr. também?


    E outra pergunta: vou fazer a transcrição como neto, devo anexar a minha certidão de nascimento de inteiro teor aos documentos?

  • @viniciusnaccor , Sim, Coloque 4º Registro Civil e Juiz Fulano de tal. Tudo conforme está na Certidão.

    Se vai pedir a transcrição como neto, tem que mandar uma certidão de nascimento inteiro teor, para provar que tem legitimidade para fazer o procedimento.

  • Boa tarde...venho compartilhar com os membros que após 1 semana 3 nomes retificados no cartório de São Paulo com sucesso.

    Agora seguirei para retificações no Rio de Janeiro e depois envio para transcrição de casamento no consulado do RJ.

    Obrigado a todos pelas informações compartilhadas.

  • Pessoal, outra pergunta. Caso o requerimento seja feito por um filho, eu devo enviar a cópia reprográfica da identidade autenticada e apostilada?


    Abraços

  • @Leticialele a certidão de nascimento do neto (para comprovar vínculo familiar) na transcrição de casamento deve ser apostilada?

  • @viniciusnaccor , cópia autenticada da identidade.

    @leompts . a certidão inteiro teor não precisa estar apostilada, mas tem que ser a original.

  • eu entro todos os dias há semanas em horários variados e nunca vi data aberta para agendamento. Alguém sabe se ainda estão disponibilizando vagas?

  • @rodrigobond , sim, entre por volta das 10h. E fique de olho aqui, sempre que aparecem vagas alguém avisa!

  • Boa noite!

    Estoi fazendo a transcrição do casamento dos meus avós (avó já com cidadania e avô brasileiro). Minha avó mora em MG mas devido ao covid não há a possibilidade dela se dirigir a BH para fazer a transcrição em pessoa. Sendo assim, sabem se consigo fazer pra ela pelo rio, levando até lá os documentos?

    alguém que tenha feito por ponta delgada sabe quanto temp está levando?

    vi que se o pagamento do vale postal for feito por Portugal o processo pode até sair mais rápido, alguém tem informação sobre isso?

    muitissimo grata!

  • @camilareisferraz , faça pelo Consulado do Rio

  • boa noite, passando aqui pra fazer uma atualização do processo de transcrição dos meus bisavós falecidos, ambos portugueses. A entrega do envelope com os documentos foi feita ontem, dia 09/09/2021 com o requerimento em nome do meu tio. Quando enviarem o email com os dados do pagamento informo aqui novamente.

  • Bom dia..tenho uma dúvida.

    Gostaria de saber se alguém passou por esta situação na 3 circunscrição no centro do RJ...pedi para meu irmão munido da certidão de nascimento do meu avô brasileiro retificar a certidão de casamento da minha avó Portuguesa e avô brasileiro que o livro se encontra neste cartório.

    O atendente informou que ele deveria solicitar uma inteiro teor digitada do casamento desta certidão que o livro se encontra neste mesmo cartório para depois enviar para retificar e quando voltar a retificada pedir novamente a inteiro teor digitada corrigida ou seja pagar 3 vezes para obter 1 certidão final e num prazo de 5 dias para retirar a inteiro teor e + 30 dias para retificar.

    Quando há 1 semana em SP fiz retificação no cartório me pediram apenas a certidão que seria usada para correção e a que constava naquele cartório para corrigir a atendente foi direto no livro e verificou sem me exigir certidão alguma daquele cartório e num prazo de 1 semana tudo pronto.

    O que acontece no Rio de Janeiro!!!...meu Deus!!!

  • @Mauro Porto . esse Cartório é tenebroso!!!

    Eles exigem que o documento seja apostilado em Portugal, registrado no Cartório de Títulos e Documentos!! Só depois disso aceitam!!

    E os atendentes são todos antipáticos e mal educados.

  • Mauro PortoMauro Porto Member
    editado February 2021

    Leticialele....Deus te guarde sempre.

    Já vi que o processo de cidadania da minha familia vai empacar ali uns 2 meses!!!

    É muita Patifaria!!!

  • Boa tarde tenho uma dúvida.

    Após meu pai brasileiro se tornar cidadão Portuguẽs precisarei fazer a transcrição de casamento dele com minha mãe brasileira antes de enviar meus documentos para Portugal?

    Aguardo resposta e muitíssimo obrigado.

  • @Mauro Porto se ele foi o declarante do seu nascimento antes de 1 ano de idade, não precisa de transcrição

  • leomptsleompts Member
    editado February 2021

    Bom dia a todos! Li o relato de um forista que entregou o processo de transcrição diretamente no consulado. É necessário agendar para entregar ou basta comparecer?

    agradeço desde já

  • @leompts , não precisa agendar, basta entregar. Vai economizar o envio pelos Correios, é a única diferença.

  • Boa tarde a todos, fiz a transcrição de casamento no consulado do Rio de Janeiro enviei via Sedex chegou lá no dia 01 de fevereiro de 2021, hoje dia 15 de fevereiro 2021 recebi em casa via Sedex o documento. Foi emitido dia 9 de fevereiro.

    Dois dias após o pedido chegar lá recebi um e-mail para fazer uma transferência em favor do consulado fiz na mesma hora que recebi e enviei o comprovante de volta anexando no mesmo e-mail,foi mais rápido do que eu esperava.

  • Boa tarde. No site do consulado do Rio não determina que o interessado (neto) deve enviar qualquer tipo de documentação pessoal, apenas que o requerimento seja reconhecido por autenticidade e apostilada.

    Alguém fez recentemente para algum ancestral já falecido e teve que enviar algum documento extra, comprovando a descendência?

  • @hugonpassos , neto tem que mandar a certidão inteiro teor apostilada, para provar a legitimidade para fazer o pedido

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.