Transcrição de casamento - Consulado do RJ

191012141547

Comentários

  • @jonathasbr , junto com a documentação, mande uma cópia impressa desse email, para justificar a diferença do nome entre a certidão de casamento portuguesa e a certidão de nascimento de seu pai.

  • Pessoal, passando aqui para agradecer a ajuda de todos, em especial a @Leticialele, por todas as dicas. E queria informar que consegui realizar a transcrição de casamentos dos meus avós pelo Consulado do graças a ajuda de vocês. Enviei a documentação no dia 25/02 e recebi a transcrição em casa hoje. Agora vamos por mais.


    Abraços a todos.

  • Olá ,

    Por conta da ajuda de vocês, fiz minha transcrição de casamento aqui no RJ muito rápido (apenas 6 dias ). Enviei os documentos para o Consulado dia 11/03/2021, recebi o email e fiz o depósito dia 15/03/2021 e hoje dia 17/03/2021 recebi o Assento de casamento e todos os documentos enviados. Muito obrigada pela ajuda de vocês.

  • Bom dia!

    Estou fazendo a transcrição de casamento da minha mãe e estou com duas dúvidas:

    • A certidão de nascimento portuguesa pode ser a que é emitida no civil online? O processo de atribuição dela foi concluído há meses, mas ela não recebeu a certidão ainda.
    • O reconhecimento de firma do notário pode ser por sinal público?

    Obrigada.

  • @pauladalgo

    O assento de nascimento não é necessário desde que você tenha o número dele.

    Mas o melhor seria pedir um pelo civilonline por €10 e receber por e-mail em 24h úteis. (mandando agora já fechou, só na segunda feira)

    O requerimento já preenchido, tem que ser assinado diante do tabelião e certificado por autenticidade, e no caso do consulado, apostilado. Pode ser feito pela própria, pelos filhos com RG, ou netos como RG e uma certidão de nascimento IT certificada.

  • @Leticialele , muito obrigado pela resposta!

    Fico mais tranquilo.

    Meu irmão recebeu ontem a confirmação da transcrição! Agora daremos seguimento ao pedido de cidadania do nosso pai.

    Para terem uma noção de tempo:

    Envio da documentação para o Consulado (carta registrada): 04/03

    E-mail do Consulado com informações para pagamento (R$825,70): 16/03, com pagamento realizado no dia 17/03

    Recebimento da transcrição: 22/03

  • @jonathasbr , parabéns! Agora, partiu cidadania do pai!!

  • Boa noite

    Tenho algumas dúvidas.

    Consegui terminar meu processo de cidadania recentemente.

    Porém não tenho ainda o meu número de acento .

    Eu consigo dar entrada na transcrição de casamento e passaporte no consulado do RJ sem o número de acento ?

  • @Albertoo , peça uma certidão no civil online, custa 10 euros

  • editado March 2021

    Boa noite a todos. Estou correndo atrás do processo de atribuição da minha vó filha de português, e me deparei com 2 duvidas, Ficarei feliz se alguém puder ajudar:

    1) Ela já foi casada com o meu avô, porém se divorciou e hoje utiliza o mesmo nome da certidão de nascimento. Será necessária a averbação/transcrição?

    2) Ela tem 72 anos. É necessário algum tipo de prova de vida? Se sim, quais os procedimentos?

    OBS: O pai dela (português) foi quem registrou o seu nascimento.

    Muitíssimo grato.

  • @brunommdc , só pode transcrever o casamento DEPOIS que ela se tornar portuguesa! Será necessário fazer, para poder atribuir os filhos, A NÃO SER que ela tenha sido a declarante do nascimento deles.

    A prova de vida será necessária e é feita no Consulado. Basta ir no horário de funcionamento.

  • Boa noite

    Quais documentos preciso levar no consulado do RJ para fazer minha transcrição de casamento ?

    Qual o valor da transcrição ?

    E quanto tempo leva pra finalizar a transcrição??

    Obg pela atenção .

  • Obrigado pela resposta.

    Posso dar entrada no cc e passaporte antes de transcrever o casamento ?

    Se sim isso poderia dificultar na cidadania pro meu filho?

  • @Albertoo , sim, pode.

    Não influencia em nada para a cidadania do seu filho, SE você foi o declarante do nascimento dele até que ele tenha completado 1 ano de idade.

    Mande o processo dela para o Arquivo Central do Porto.

  • No caso eu sou mãe é pq estou usando a conta do meu primo aqui no fórum.

    E quem foi o declarante do nascimento do meu filho foi meu marido que não tem cidadania.

  • @Albertoo , se a mãe é a portuguesa, tem que transcrever o casamento, para comprovar a maternidade.

  • Entendi.obg

  • Olá, pessoal!

    Estou realizando a transcrição de casamento pelo Consulado do RJ. Na data de hoje recebi o seguinte comunicado:

    "PERANTE A LEI PESSOA PORTUGUESA NÃO PODE ABDICAR DE NOME PRÓPRIO. A TRANSCRIÇÃO DE CASAMENTO, SENDO FEITA, A NUBENTE PERMANECERÁ COM O NOME DE SOLTEIRA".

    O meu processo é o de "neto" pois meu pai já é falecido, a transcrição de casamento no caso e do meu avô português com a minha avó portuguesa. As minhas duvidas são as seguintes:

    • O processo será solicitado pelo meu avó, que foi o declarante do meu pai, que por sua vez foi o meu declarante. O fato de o nome da minha avó portuguesa nas certidões do meu pai e nas minhas ser nome de casada (com a perda de um nome próprio e o acréscimo de um apelido), é um problema?
    • Alguém já passou por essa situação, ou situação parecida?
    • Oque vocês me aconselham a fazer?


    Desde já, agradeço.

  • @RafaelTomaz , se você transcrever o casamento, terá que retificar TODAS as certidões brasileiras!!!

    Sugiro que não transcreva o casamento. Mande o processo assim. SE cair em exigência (o que não acredito), junte a resposta do Consulado português e justifique que não faria sentido ter que retificar TODOS os documentos brasileiros por causa de um nome que vem sendo usado há gerações!! Seria uma insanidade!

  • @RafaelTomaz experiência vivida com processo do pai da minha nora. Com a transcrição do casamento da mãe portuguesa dele, a conservatória de Ponta delgada manteve o nome de solteira dela pelo mesmo motivo q o da sua. Pedimos uma explicação por email e guardamos. Não alteramos a certidão do filho dela porque a troca do nome no Brasil era válido, o cartorio nao aceitaria. Demos entrada no processo do do filho no CAP. Enviamos junto uma carta explicando porque nao havia sido alterado o nome da mãe na transcrição. Enviamos copia do email de Ponta delgada e uma certidão de casamento brasileira brasileira apostilada p provar q no Brasil o nome havia sido alterado. O processo foi aprovado sem problemas apenas o assento de nascimento português dele está c nome da mãe cfe a transcrição portuguesa. Posteriormente para minha nora enviamos junto tb explicação porque o nome da avó paterna estava diferente na certidão dela junto com cópias do email e certidão casamento e tb o processo dela foi aprovado sem problemas e o nome da avó paterna ficou como em Portugal. Acho difícil cartório no Brasil alterar o nome baseado num documento posterior português e pela lei portuguesa. A lei portuguesa não vale no Brasil e a certidão brasileira foi emitida antes e de acordo c lei brasileira. Conheço algumas pessoas na mesma situação e deu tudo certo. Mas eram processos de filhos.mas não acredito q agiriam diferente c neto.

  • Obrigado pela atenção @Leticialele e @TeresaFarias17.

  • Boa tarde.

    Pra realizar a transcriçao de casamento no consulado do Rio ou Santa Catarina, exige também a certidao de óbito dos.nubentes? Ou a certidao de nascimento dos nubentes e a certidao de casamento sao suficientes?

    Atenciosamente

  • @josafa , certidão de óbito é necessária apenas se quiser averbar o óbito. É gratuito e não é obrigatório para a cidadania.

  • Meu processo de neta 2018 foi concluído e aguarda o registo português e a bolinha 7 não está verde.

    Este registo será com meu nome de solteira que é o nome que fui registada pelo meu pai (e mãe) quando nasci, né?!

    Meu nome mudou muito. Ou será que virá com o meu nome de casada, pois anexei pessoalmente ao processo a minha certidão de casamento brasileira apostilada?

    Eu tenho que aguardar o registo para fazer a transcrição do meu casamento no consulado do Rio?!

    Eu pretendo ir pessoalmente ao consulado do RJ requerer, levando a minha certidão de casamento de inteiro teor apostilada + a certidão de nascimento do meu esposo de inteiro teor apostilada + requerimento preenchido com caneta preta e com a firma reconhecida por autenticidade da minha assinatura no cartório...levarei dinheiro, cartão de débito, outro envelope plástico e meu documento de ID e passaporte brasileiro.

    Outra dúvida: Eu, como mãe portuguesa posso solicitar no consulado do RJ a transcrição do casamento do meu filho que casou-se com uma brasileira em outra cidade do estado do RJ? Se sim, como devo proceder? Documentos? Isto porque eles moram em outro país e preferem que eu providencie por aqui.

    Obrigada.

  • @marilutorres , Sua certidão de casamento vem com o nome como você foi registrada

    Após a transcrição de casamento é que o nome mudará.

    Para fazer a transcrição pessoalmente, terá que agendar um horário no Consulado do Rio.

    É mais prático mandar pelos Correios. Se for pessoalmente, leve cartão de débito . Não precisa reconhecer a assinatura no Cartório, assine o requerimento lá, na frente do funcionário. Seu filho já é português? Se sim, leve os documentos deles junto aos seus ao Consulado e peça a transcrição de casamento deles.

  • editado April 2021

    Estou com uma dúvida.

    Na certidão de nascimento o nome do Pai está "Manoel" e na de casamento "Manuel", do Pai do outro nubente, sobrenome "Lira" na de nascimento e "Lyra" no casamento. Qual das opções devo preencher no formulário do consulado do RJ? As de nascimento ou as que constam no casamento?

    Aproveitando, gostaria de saber se alguém sabe como andam os prazos para conclusão da transcrição de casamento no RJ.

    Agradeço desde já.

  • @hugonpassos , preencha como está na certidão de nascimento. Para essas diferenças a que você se referiu não são necessárias retificações.

    A transcrição de casamento pelo Consulado do Rio, enviada pelos Correios, leva em torno de 1 mês.

  • Obrigado @Leticialele

    Um dúvida que fiquei foi em relação a devolução dos documentos.

    Minha avó, que vai requerer, é de Brasília. A gente precisa colocar um endereço do Rio de janeiro apenas no envelope para devolução dos documentos ou devo colocar o endereço do Rio no formulário também (Ou posso por no formulário o endereço de Brasília e do envelope de devolução o endereço do Rio?).

    Enviado pelo correio demora 30 dias. Entregue pessoalmente lá é mais rápido?

    Agradeço mais uma vez.

  • editado April 2021

    @hugonpassos , coloque todos os endereços do Rio. Ou precisará fazer a transcrição na Seção Consular da Embaixada de Portugal em Brasília.

    Uma correspondência enviada Brasília Rio, pelo SEDEX, não leva 30 dias!! Leva 2 ou 3!

    Pode entregar lá, mas creio que o prazo seja indiferente, a não ser que você consiga entrar e perguntar se podem fazer a transcrição na hora. O pessoal do Consulado do Rio é muito simpático!

    Tem um estacionamento pago quase ao lado do Consulado - tem apenas um Colégio entre a entrada do Consulado e a entrada do estacionamento.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.