Transcrição de casamento por Ponta Delgada

1233234236238239256

Comentários

  • @Nani ...

    Certo...!!!

    Qualquer dúvida...Todas as informações necessárias para preenchimento do requerimento estão na Certidão de Casamento Inteiro Teor...(Lá constam os nomes dos cônjuges por ocasião do Casamento e como ficaram depois de casados...)...

  • Boa noite a todos,

    Minha irmã vai transcrever o casamento dela.

    O nome de solteira dela era "Gracielle Pinto de Oliveira"

    Depois de casada ficou "Gracielle Oliveira Echer"

    Ela retirou um dos sobrenomes e acrescentou do marido.

    Vi alguns comentários de pessoas falando que tiveram os pedidos de transcrição negados por terem tirado um dos sobrenomes de nascimento.

    Isso procede? Se sim, o que deve ser feito para transcrever o casamento?

    Obrigado.

  • @rafaeltrouble pelo que me recordo, PT só não aceita a supressão de todos os sobrenomes originários. no seu caso, houve somente a substituição de um. creio que não terá problemas.

    tem o relato aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/14625/nome-de-casada

  • @gsilvestre eu tbm entendia dessa forma, mas o relato que eu li falava que a mulher tinha tirado apenas um sobrenome e adicionado o do marido (mesmo caso da minha irmã). Achei estranho, mas fiquei com medo de gastar q grana a toa.

  • @rafaeltrouble eu tirei meu segundo sobrenome e mantive o último, acrescentando o sobrenome do meu marido. Pode ficar tranquilo que vai dar tudo certo!

  • @rafaeltrouble no tópico que mencionei tem a seguinte informação que o forista obteve com a CRCentrais e confirma que somente a supressão total dos sobrenomes originários não seria permitida:  "Esta Conservatoria não é competente em matéria de transcrição de casamentos, no entanto quanto ao nome, informo de que, é reconhecida eficácia à alteração de nome efetuada em conformidade com a lei do local da residência e celebração do casamento, com exceção da alteração fundada na eliminação total dos apelidos de família, por ofender princípios imperativos do ordenamento jurídico nacional que é o caso (não é permitido eliminar todos os apelidos de família).

    O ingresso do seu registo de nascimento na Ordem Jurídica Portuguesa, não acarreta a obrigatoriedade de retificação dos documentos, pode fazer-se por meio de inscrição do nascimento, fazendo constar o nome da mãe tal como se encontra inscrito no seu registo de nascimento português"

  • Muito obrigado de verdade @SandraP e @gsilvestre

    Agora fiquei convencido.

  • Olá a todos!

    Vim tirar algumas dúvidas agora para fazer a transcrição do meu casamento, e fiquei surpreso com a forma de pagamento ter mudado para Ponta Delgada, tinha tempo que não acessava o fórum...

    Alguém pode me confirmar se ainda é possível fazer a transcrição de casamento juntamente com atribuição de menor, fruto deste casamento, no mesmo envio de documentos para PD?

    Só para confirmar, agora, preciso apenas fazer o envio dos documentos, sem vale postal, e aguardar por e-mail as instruções de pagamento, certo?

    Obrigado!

  • @leorjgj PD não faz mais processos de atribuição, somente transcrição. Para atribuição de menores, a melhor conservatória atualmente é ACP (acho que tem concluído em 60d, mas melhor vc dar uma olhada no tópico de ACP e confirmar o prazo rs).

    sobre o pagamento, você está correto

  • @gsilvestre Obrigado pela resposta.

    Acabei vendo agora que o consulado do RJ está cobrando R$834,05, se for enviar para PD, vou pagar os 120 euros fora postagem, que devem ficar perto deste valor, então, pra mim não compensa, vou fazer aqui pelo consulado mesmo, via correios também.

    O processo de atribuição do meu filho farei posteriormente pelo consulado também, está custando apenas R$30,31.

    Obrigado mais uma vez!

  • Bom dia a todos.

    Lendo os comentários, vi que a documentação necessária para transcrever o casamento por Ponta Delgada (para futuro processo de neto) é a seguinte:

    1 – Requerimento assinado no cartório, com firma reconhecida por autenticidade.

    2 – Cópia do RG da pessoa que assinou o requerimento (no caso, o neto),

    3 - Certidão de Nascimento do neto de Inteiro Teor

    4 – Certidão de casamento em inteiro teor

    5 – Certidão de nascimento do cônjuge brasileiro em inteiro teor

    6 – Cópia simples do assento do nubente Português.


    minhas dúvidas são:


    1 - O requerimento precisa ser apostilado?

    2 - O RG da pessoa que assinará o requerimento tem que ser autenticado e apostilado?

    3 - A Certidão de nascimento do neto tem que ter assinatura reconhecida e apostilada?

    4 - A certidão de casamento em inteiro teor tem que ter firma reconhecida e apostilada?

    5 - A certidão de nascimento do cônjuge brasileiro tem que ter firma reconhecida e apostilada?

    6 - Tenho o documento do português (original e certificado pelo arquivo distrital). Tenho uma via integral (emitida há mais de um ano) e uma certidão narrativa (emitida há menos de um ano). Elas servem?


    desde já agradeço.

  • gsilvestregsilvestre Member
    editado June 2021

    @Brunoacp

    1- não

    2- somente autenticado

    3- não

    4- sim

    5- sim

    6- sim

    ps.: o apostilamento já é um “reconhecimento de firma”. Então vc faz só o apostilamento, não precisa reconhecer firma antes.

    ps. 2: dê uma olhada nesse tópico, pois fala todos os documentos no segundo post e nos comentários você esclarecerá eventuais dúvidas. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9210/requerimentos-para-transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada-e-tondela-modelos-e-preenchimento/p1

  • @gsilvestre muito obrigado pelas informações!

  • @leorjgj

    Pode fazer onde você preferir, mas faça conta de tudo. Custo de documentos extra, tempo e deslocamento para buscar documentos, IOF.

    Ponta Delgada, e os consulados do Rio e de Santos são equivalentes em tempo e em custo. O que você gasta com documentos extras exigidos no consulado (a lei exige de consulados), da taxa consular, e diferença de câmbio, é equivalente ao custo de €40 da remessa. No final a diferença é inferior a R$20.

    Há outras circunstâncias mais relevantes. Nem todos podem usar esses dois consulados mencionados.

    O consulado do Rio devolve os documentos pelo correio, e alguns deles podem ser reaproveitados no processo de nacionalidade. Isso faz diferença se é a certidão de batismo original do AD. Fazendo por PD terá que pedir dois originais. Se for só xerox do assento informatizado não faz diferença. Também o tempo para receber o assento do consulado é 1-2 semanas mais rápido. Pontos a favor do consulado.

    Entretanto, PD por outro lado é extremamente profissional, eventuais problemas são rapidamente resolvidos por e-mail e pelo correio. No consulado você provavelmente terá que ir lá resolver. (essa tranquilidade não tem preço). Pontos para PD.

  • editado June 2021

    Boa noite! Enviei um processo de transcrição de casamento para Ponta Delgada que chegou na conservatória em 19/05. Já enviei e-mail solicitando os dados para pagamento, mas não obtive resposta. O que fazer? Obrigado!

  • Olá, Queridos foristas!

    Recebi a transcrição de casamento de minha sogra hoje. A documentação foi enviada no dia 26/03/21, recebida em PD dia 29/03, pagamento em 15/04 via cartão de crédito NuBank.

    Gratidão por toda a ajuda e atenção recebida!

  • Ola pessoal!

    Alguem que fez transcricao de casamento por Ponta Delgada poderia informar em quanto tempo, apos o pagamento confirmado, eles finalizam a transcricao. Eles informam por email? Mandam a certidao de registo por correio?

    Acabei de ver um post de @MAHA , que pela informacao levou 1 mes para receber por correio. Entao, a minha outra duvida e se eles comunicam por email assim que a certidao fica pronta?

    Obrigada!

  • @texaslady eles mandam pelos correios somente, a não ser que tenha alterado o procedimento.

    você pode ler os relatos passados para ver essa questão do tempo, mas acho que se você pedir no civilonline 1-2 semanas depois do pagamento, já deve estar pronto

  • editado June 2021

    @texaslady

    É como @gsilvestre escreveu!

    Solicitei 2 transcrições e só recebi pelos correios as certidões, sem nenhum tipo de aviso prévio vindo da conservatória.

  • Muitissimo obrigada @gsilvestre e @MAHA .

  • Oi gente, boa noite! Alguém consegue me ajudar? Coloquei uma dúvida logo acima.

  • @Lucas Ferreira , se ainda não responderam ao email, creio que a única coisa a fazer é aguardar mais um pouco. Verifique, também, na caixa de spam.

  • @Lucas Ferreira creio que PD tem demorado entre 30 e 40 dias para mandar o link de pagamento… se até lá não tiver nenhuma notícia, tente contato com a conservatória

  • Bom dia pessoal,

    Ontem completou um mês que chegou o meu envelope para Transcrição em Ponta Delgada,

    há uns dias eu mandei um e-mail solicitando o link, pensei em mandar outro hoje, mas como vocês relatam aqui no post de 30 a 40 dias, vou esperar mais 10 dias e se não chegar o link eu escrevo novamente. devem ter muitos pedidos, por isso não responderam meu outro e-mail,

    não adianta mandar outro, acho melhor esperar pelo menos os 40 dias....

    Abraços

  • Eu também tenho um envelope que chegou dia 19/5 em PD e, até o momento, ainda nada do link. Devem estar demorando mais por causa dos feriados também.

  • @Diogo Melani

    Em algum momento as pessoas vão tirar férias por lá. Com o arrefecimento da pandemia, muitos locais estão antecipando as férias, antes da invasão de turistas ingleses e o aumento de preços do verão. Depois de tanto tempo, as pessoas querem sair da toca.

    Pode ser algo assim, apesar que PD é mais imune a isso.

    É comum ter pequenos atrasos anualmente entre junho e agosto, meses tradicionais de férias, inclusive escolares.

  • editado June 2021

    @gandalf de da uma help, faz um tempo q nao acompanho aqui, vi em alguns posts vc comentando de transcrição, acredito q ta bem por dentro, e quem mais puder me tirar essas duvidas tbm...


    Vou enviar a transcrição do casamento da minha mãe (portuguesa). Pelo que peguei aqui:

    1.Cópia simples do assento do português(a)).

    2. Certidão de casamento inteiro teor apostilada. (Não precisa ser reprográfica).

    3. Certidão de inteiro teor do cônjuge estrangeiro apostilada (Não precisa ser reprográfica). (do meu pai no caso)

    4. Cópia autenticada do RG, passaporte com filiação ou CNH do requerente. (Preciso disso???? no caso, ela q vai assinar o termo....)

    5 - Termo anexo preenchido e assinado por ela e reconhecido firma por AUTENTICIDADE.

    Sou do tempo do vale postal.. kkk mas pelo q entendi envio agora por DHL e espero no email. Mas minha duvida é, ONDE vai o email nisso tudo? Já que o termo não tem....

    ps: nem acredito q nada precisa ser reprografica rsrs

  • Desculpe gente, tem o email no requerimento SIM, falha nossa rs

  • @carine ...

    1...2 e 3 - OK...:

    4 - Cópia autenticada do documento de identidade do requerente...:

    5 - Se é a Portuguesa que vai assinar o requerimento o formulário apropriado é esse do link abaixo...:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/110293/#Comment_110293

    ...

    "...Sou do tempo do vale postal.. kkk mas pelo q entendi envio agora por DHL e espero no email. Mas minha duvida é, ONDE vai o email nisso tudo? Já que o termo não tem...." ENVIE os documentos listados...Pode mencionar o email ao lado do campo "DECLARANTE" "A NUBENTE"...

    ***Pode também mandar uma folha "De apresentação do Processo"...:



    *************************************************************************************



    Sr.(a) Oficial do Registo desses serviços da Conservatória do Registo Civil de Ponta delgada...Estou enviando os documentos para a Transcrição do meu casamento em Portugal...


    Fico à disposição para quaisquer esclarecimentos que se fizerem necessários e também para o envio do link para pagamento dos emolumentos devidos através do endereço eletrônico XXXXXXXXX@XXXXXXXX


    Atentamente


    NOME E ASSINATURA DO REQUERENTE...(A PORTUGUESA)

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.