Transcrição de casamento por Ponta Delgada

1231232234236237256

Comentários

  • Boa noite :)


    Estou fazendo a transcrição dos meus pais e estava lendo os posts lá no início. Eles têm pacto, que menciona na certidão de casamento, porém no primeiro comentário desta página


    Requerimentos para Transcrição de Casamento em Ponta Delgada e Tondela- Modelos e Preenchimento. — Fórum Cidadania Portuguesa


    é dito que não é preciso informar pactos celebrados no Brasil. Ademais, pergunto se no preenchimento de residência habitual na qualificação dos nubentes à época do casamento informa-se tal qual a certidão de casamento, uma vez que só consta cidade, estado e país e não endereço completo.


    Agradeço a atenção desde já!

  • Para informação:


    - Meus documentos chegaram em Ponta Delgada dia 30/03.


    - 20/04, recebi o e-mail para realizar o pagamento dos 120 euros.


    - Transcrição de casamento finalizada em 27/04

  • Alguém sabe informar depois de receber o link qual o prazo pra fazer esse pagamento?

    Obrigada!

  • @rafaeltrouble Como vc recebeu a confirmção q a transcrição do casamento foi finalizada? Pergunto isso pq o meu processo foi recebido em PD 24/03 e 16/04 efetuei o pgto, porem não recebi nenhuma comunicação de finalização de processo.

  • @ssrafa

    No momento ela nasceu em PT, e está "solteira".

    Para que os filhos tenham direito ela tem que se casar. Isso é feito com a transcrição do casamento.

    Ela permanecerá como "casada", com o nome de casada, até que faça a homologação judicial do divórcio (somente através de advogados), quando passará o estado civil a "divorciada", e poderá novamente mudar o nome para o nome de solteira. O processo demora quase 1 ano, e custa um bom dinheiro, por isso muitos deixam como casada mesmo.

    O fato do marido ter falecido após o divórcio não muda muito a situação dela. Se ele não tiver se casado novamente (é pouco provável) poderia tentar iniciar o processo online, mas não sei se teria sucesso como "consensual".

    aqui: https://www.civilonline.mj.pt/CivilOnline/homepage.jsp

    e aqui: https://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registo-civil/docs-do-civil/divorcio-ou-separacao-de/

  • @ssrafa tenho uma questão meio parecida:

    processo de filhos, preciso transcrever o casamento.

    A mulher ao casar acrescentou o nome do marido, mas não gostaria de que no registro português o nome fosse acrescentado.

    Gostaria de saber se há como optar por manter o de solteira.

  • Tenho a mesma dúvida do @ederson, como saber que a transcrição do casamento foi finalizada após o pagamento de PD.

    @Leticialele uma dúvida, por favor: após pago o link de PD para transcrição de casamento, deve-se aguardar outro e-mail com a informação de que a transcrição foi concluída (associada a um nº de referência?

    Em paralelo eu já juntei todos os documetos para atribuição de neto. Será que poderia pedir pelo Civil Online após alguns dias do pagamento do link de PD, sem nenhum número de referência ainda, a cópia da certidão de casamento transcrita?

    Obrigado.

  • @gomes_rt , eles mandam a certidão de casamento. Não posso precisar quanto tempo após o pagamento! Mas pode mandar seu processo de neto, quando chegarem a analisar seu processo, a transcrição estará averbada na certidão de nascimento portuguesa!

  • Eles mandam por e-mail antes de enviar pelo correio? @Leticialele

    Vi numa discussão do fórum que poderia pedir para o CivilOnline (enquanto aguardo o envio pelo correio), porém fiquei imaginando se seria possível sem um número de referência ainda .. .

  • @rafaeltrouble você chama de TRANSCRIÇÃO DE CASAMENTO FINALIZADA o quê exatamente?

    Foi um e-mail que você recebeu após uma semana depois do pagamento de PD?

    Desculpe pela pergunta básica, mas é minha primeira transcrição.

    Obrigado

  • @gomes_rt , eles mandam uma certidão de casamento pelos Correios. No civil online, a transcrição do casamento aparece como averbação na certidão de nascimento.

  • Obrigado @Leticialele

    No meu caso eu só tenho a CERTIDÃO DE BATISMO do português e não a CERTIDÃO DE NASCIMENTO.

    Eu acabo de pagar PD para a TRANSCRIÇÃO DO CASAMENTO dele.

    Na sequência, irei submeter o PEDIDO DE ATRIBUIÇÃO DE NETO. Neste pedido, minha dúvida é se devo esperar chegar pelos correios essa Transcrição de Casamento de PD ou se posso antecipar pedindo o documento no Civil Online para anexar (e o que pediria no Civil Online, já que não há Certidão de Nascimento para averbar o casamento?).

    Desculpe esta pergunta, mas fique bastante confuso nesta etapa.

    Obrigado.

  • @gomes_rt , se é assento de batismo, vai receber uma certidão de casamento portuguesa, que pode ser pedida pelo civil online.

    Pode mandar seu processo como neto! Até analisarem, a transcrição estará mais do que concluída.

    Mande, junto com os documentos, uma cópia do pagamento que você fez a Ponta Delgada.

  • MartaRMartaR Member

    Olá, pessoal,

    só passando aqui pra colocar minha timeline, até o presente momento, do pedido de transcrição de casamento dos meus avós, que estou fazendo por Ponta Delgada:

    documentação entregue na loja DHL em Pinheiros - SP/SP - 12/04/2021

    documentação recebida em Ponta Delgada: 19/04/2021

    recebimento do link para pagamento: 05/05/2021 (acabei de receber)

    pagamento dos emolumentos: 05/05/2021

    Paguei pelo cartão virtual do Nubank, sem nenhum problema.

    Voltarei aqui pra atualizar quando a transcrição ficar pronta.

    Agradeço pelas dicas muito importantes que peguei aqui :)

  • edersonederson Member
    editado May 2021

    Pessoal, somente para atualização, hj chegou a certidao de casamento da minha mae em casa.

  • Bom dia a todos!

    Sou português, casei mês passado (abril/2021) e vou transcrever meu casamento em Portugal.

    A certidão de nascimento inteiro teor da minha esposa é de dezembro/2020, quando ainda éramos solteiros, ou seja, o nosso casamento não consta averbado na certidão de nascimento dela.

    Vcs acham que haveria algum problema? Eu até solicitaria um nova, o problema é que ela nasceu em outro estado e o cartório onde ela foi registrada só emite certidão inteiro teor presencialmente...


    Obrigado!

  • @Gilmar Peruzini Filho , mande o processo para Ponta Delgada. A certidão de nascimento é válida até dez 2021

  • Bom dia! Meus docs foram recebidos em PD 30/03, o link para pagamento chegou dia 21/04. Realizado pagamento e recebido comprovante no email. Uma dúvida: até hoje não recebi nemhuma confirmação da CRC da transcrição, e quando acesso a certidão de nascimento via Civil Online (solicitada antes de iniciar o processo) ainda não foi averbado o casamento. Tenho que pagar nova certidão de nascimento no Civil Online? Ou a mesma será atualizada? Meu acesso está liberado até setembro (6 meses).

  • @ViniciusFJAP , olhou nas averbações da certidão?

  • @Leticialele Não consta na area das averbações. Pela manhã enviei um email para PD, e me responderam agora informando que o processo de transcrição ja esta pronto, informando até o numeral do mesmo e que foi enviada a via correio. Acho que vou ter que pagar por uma nova certidão de nascimento atualizada para atribuição de menor...

  • editado May 2021

    @ViniciusFJAP , não precisa pagar outra certidão!!

    Quando o Conservador que for analisar o processo do menor, vai consultar a certidão online, e verá que o casamento está averbado!

    Se for fazer você ficar mais tranquilo, mande o número fornecido por Ponta Delgada, em uma folha de papel presa à certidão da mãe.

  • Ok! Muito Obrigado @Leticialele

  • Pelo visto PD não está enviando mais e-mail após o pagamento confirmando o número do protocolo.

    Aparentemente, o próximo passo após o pagamento bem sucedido é aguardar a transcrição de casamento chegar pelos correios, após cerca de 1 mês.

  • Olá, pessoal! Estou com uma dúvida: A transcrição de casamento pode ser solicitada pelo cônjuge que não é Português ou só o próprio mesmo? Muito obrigada pela atenção!

  • @Bianca Freire

    A transcrição pode ser solicitada por qualquer dos cônjuges, pelos filhos, ou pelos netos. No caso de filhos, o nome dos pais já consta do RG do filho que assina o requerimento. No caso de netos tem que enviar o RG, e a certidão de nascimento onde consta o nome dos avós.

  • Oii @Leticialele estou meio apreensiva, no meu caso eu só tenho a CERTIDÃO DE BATISMO do português e não a CERTIDÃO DE NASCIMENTO, e nela só consta o nome JOÃO, mas no casamento está o nome completo JOÃO PEDRO VIEIRA.

    A data de nascimento também não está igual, tentei retificar no cartório do Brasil, mas pelo nome não estar "igual" recomendaram entrar na justiça...

    acha que posso ter algum problema?

  • editado May 2021

    @mevieira1984 , as crianças eram batizadas apenas com o primeiro nome!!

    Apenas quando casavam ou morriam tinham o nome completo fixado.

    Os nomes dos pais estão corretos, no batismo e no casamento?

    Qual o erro da data de nascimento? Tem data ou é a idade?

  • @Leticialele tentei argumentar com o cartório, mas não teve jeito... nomes dos pais e dos avós está correto.

    Na de casamento a data esta errado o dia e o ano, esta dia 22 (correto é dia 2) e ano esta 1892 (correto é 1890).

  • @mevieira1984 , se quiser arriscar, mande como está. A certidão de casamento seria apenas para fixar o nome usado na vida adulta. Pode ser que passe... Se cair em exigência, tem que pedir a certidão digitada e apostilada em Portugal!!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.