Olá, meu processo de transcrição de casamento chegou lá em Ponta Delgada hoje. Recebido pelo Ricardo Brum. Enviei na quarta-feira. Vou postando aqui as atualizações porque é novo todo esse pagamento. O último que fiz foi em 2018 e era bem diferente.
@Rafaela Patricio pelo que entendi, você pode colocar na própria remessa dos Correios/DHL seu contato de e-mail. Ou você pode deixar um espaço no formulário e incluir o e-mail, que foi o que fiz no requerimento da minha mãe.
@Vlad Pen eu não tenho RG recente, minha CNH brasileira venceu em dezembro agora, então eu só teria o meu passaporte e uma carteira de identificação do órgão onde trabalho que possui filiação. Será que serviria? No meu passaporte não há filiação e eu não tenho ideia de quando conseguirei ir ao Brasil.
Gostaria de pedir ajuda sobre o retorno abaixo sobre a solicitação de transição de casamento que fiz para minha avó.
Alguem sabe me dizer qual o melhor caminho? Como eu solicito essa alteração de nome no assento dela, conforme solicitado na mensagem abaixo?
Uma vez que a nubente portuguesa é identificada no seu assento de nascimento número 25081 de 2020 da Conservatória de Registro Centrais Lisboa, apenas com o nome próprio, solicita-se:
Que seja requerido a alteração do nome no sentido de poder usar os apelidos de família “da Silva Vieira” adoptando pelo casamento o apelido “Gomes”, passando a identificar-se como nome completo “Guaracy Vieira Gomes”.
Não sendo possível requerer a alteração referida, solicita-se a retificação do assento de casamento no sentido da nubente ser identificada apenas com o nome de Guaracy, alterando o nome para “Guaracy Gomes” após o casamento.
Informa-se que segundo novas orientações o pagamento dos emolumentos respeitantes ao processo de transição de casamento e após o recebimento e analise do mesmo nessa conservatória, será gerada uma referencia bancaria por este serviço, no valor de 120 euros, (art 18, 3.1 – RERN), sendo que para tal deverá indicar um endereço de e-mails valido para esse contato.
@Marcelo Machado , tem que solicitar a retificação do nome da portuguesa no assento de casamento. Vá ao Cartório onde ocorreu o casamento e pergunte o que é necessário.
Leve a carta para mostrar que se trata de uma exigência de Portugal
Bom dia, gostaria de saber qual a forma de obter informações de processos de transcrição de casamento em Ponta Delgada. Eu estava em Portugal em agosto, enviei pelo correio de Viseu meus documentos e o Vale Postal para registrar meu casamento e nunca mais obtive notícias, na linha de registros demora até 50 min pra atenderem. Existe algum email que Ponta delgada responda?
@Leticialele em breve enviarei a transcrição de casamento da minha mãe, mas depois dessa postagem do Marcelo fiquei com receio de o processo cair em exigência, pois ela alterou o nome com o casamento, adicionando um sobrenome do meu pai. Sabe o que posso fazer para evitar isso? Obrigado!
@Diego Bayma , é normal a alteração do nome com o casamento. O nome dela, no casamento, está de acordo com a certidão de nascimento? Se sim, pode mandar a=o processo de transcrição sem problemas!
O caso relatado acima não tem a ver com o sobrenome, é porque, no registo português, não havia sobrenome.
Oi, boa tarde. O que é necessário para fazer transcrição de casamento? Qual o valor? Quanto tempo está demorando? Eu vi que Ponta Delgado é a melhor escolha, é isso mesmo?
Olá, Pessoal! Os documentos para transcrição de casamento foram recebidos no dia 09/03. Até agora não recebi nenhum e-mail de pagamento ou informação... Alguém que tenha mandado próximo dessa data já teve alguma notícia? Sabem quanto tempo está demorando? Muito obrigada!
Comentários
@ederson...
Complementando a postagem da @Leticialele...
Processos de Aquisição pelo casamento só são tratados na Conservatória dos Registos Centrais em Lisboa...
Olá, meu processo de transcrição de casamento chegou lá em Ponta Delgada hoje. Recebido pelo Ricardo Brum. Enviei na quarta-feira. Vou postando aqui as atualizações porque é novo todo esse pagamento. O último que fiz foi em 2018 e era bem diferente.
@Projeto bigode...
As primeiras informações compartilhadas após a adoção das novas diretrizes por PD parecem indicar que eles continuam muito eficientes...:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/240208/#Comment_240208
AVISO IMPORTANTE
PONTA DELGADA NÃO ACEITA CNH COMO DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO.
Boa Noite, queridos!
Enviarei a documentação por DHL na sexta feira, mas me ocorreu que o documento do Português que enviei, foi aquele que recebi no e-mail! é isso mesmo?
Não consegui dar entrada no pedido daquela certidão que é indicada no link abaixo:
https://www.civilonline.mj.pt/CivilOnline/Certidao/avisoCertificadoOnline.jsp
Grata desde já!!
@MAHA , que documento você recebeu no email? A certidão portuguesa em pdf?
Se foi, é essa mesmo! basta imprimir frente e verso OU mandar apenas o número XXX/XX da CRCentrais
Bom dia, o processo de transcrição de casamento dos meus pais chegou em Ponta Delgada hoje. Vou postando aqui as atualizações.
Boa tarde.
Como eles enviam o link pra pagamento por e-mail se no Requerimento não há lugar pra por o e-mail?
Será que estou com o Requerimento errado?
Vou enviar na segunda feira.
@Rafaela Patricio pelo que entendi, você pode colocar na própria remessa dos Correios/DHL seu contato de e-mail. Ou você pode deixar um espaço no formulário e incluir o e-mail, que foi o que fiz no requerimento da minha mãe.
@Diego Bayma muito obrigada!
Obrigado por avisar @Vlad Pen
Eu estava prester a submeter os papeis para PD nesta segunda e o documento de identificação do meu pai é a CNH, pois o RG fará 10 anos em breve.
Iremos fazer um novo RG agora - após abertura da pandemia.
Abraços.
@gomes_rt se o R.G do seu pai ainda não tem mais de 10 anos, não há problema.
@Vlad Pen o RG dele fará 10 anos dentro de 6 meses.
Acredito ser melhor já fazer o novo, pois será necessário para o processo de nacionalidade posterior.
@gomes_rt , faça a transcrição com o documento que tem, como o @Vlad Pen indicou.
Enquanto a transcrição está em andamento, providencie um novo RG.
Não perca tempo!
@Vlad Pen o passaporte pode ser utilizado? Não uso RG há muito tempo e não moro no Brasil.
O passaporte deve conter a filiação.
Há alguns modelos que não têm essa informação.
@leonardocouto valeu! Isso é uma exigência de PD exclusivamente, correto? Porque pela ACP eu já concluí processo com o passaporte.
@Diego Bayma o passaporte precisa constar a filiação.
@Vlad Pen eu não tenho RG recente, minha CNH brasileira venceu em dezembro agora, então eu só teria o meu passaporte e uma carteira de identificação do órgão onde trabalho que possui filiação. Será que serviria? No meu passaporte não há filiação e eu não tenho ideia de quando conseguirei ir ao Brasil.
Sua única solução é pedir um novo passaporte brasileiro
Acredito que os atuais já constem a filiação. Mas sugiro perguntar no consulado que atende a sua cidade.
Boa noite pessoal,
Gostaria de pedir ajuda sobre o retorno abaixo sobre a solicitação de transição de casamento que fiz para minha avó.
Alguem sabe me dizer qual o melhor caminho? Como eu solicito essa alteração de nome no assento dela, conforme solicitado na mensagem abaixo?
Uma vez que a nubente portuguesa é identificada no seu assento de nascimento número 25081 de 2020 da Conservatória de Registro Centrais Lisboa, apenas com o nome próprio, solicita-se:
Que seja requerido a alteração do nome no sentido de poder usar os apelidos de família “da Silva Vieira” adoptando pelo casamento o apelido “Gomes”, passando a identificar-se como nome completo “Guaracy Vieira Gomes”.
Não sendo possível requerer a alteração referida, solicita-se a retificação do assento de casamento no sentido da nubente ser identificada apenas com o nome de Guaracy, alterando o nome para “Guaracy Gomes” após o casamento.
Informa-se que segundo novas orientações o pagamento dos emolumentos respeitantes ao processo de transição de casamento e após o recebimento e analise do mesmo nessa conservatória, será gerada uma referencia bancaria por este serviço, no valor de 120 euros, (art 18, 3.1 – RERN), sendo que para tal deverá indicar um endereço de e-mails valido para esse contato.
@Marcelo Machado , tem que solicitar a retificação do nome da portuguesa no assento de casamento. Vá ao Cartório onde ocorreu o casamento e pergunte o que é necessário.
Leve a carta para mostrar que se trata de uma exigência de Portugal
Bom dia, gostaria de saber qual a forma de obter informações de processos de transcrição de casamento em Ponta Delgada. Eu estava em Portugal em agosto, enviei pelo correio de Viseu meus documentos e o Vale Postal para registrar meu casamento e nunca mais obtive notícias, na linha de registros demora até 50 min pra atenderem. Existe algum email que Ponta delgada responda?
@Sam , o casamento já deve estar transcrito, ou você teria recebido os documentos de volta pelos Correios!!
Peça uma certidão de casamento pelo civil online, custa 10 euros
@Leticialele em breve enviarei a transcrição de casamento da minha mãe, mas depois dessa postagem do Marcelo fiquei com receio de o processo cair em exigência, pois ela alterou o nome com o casamento, adicionando um sobrenome do meu pai. Sabe o que posso fazer para evitar isso? Obrigado!
@Diego Bayma , é normal a alteração do nome com o casamento. O nome dela, no casamento, está de acordo com a certidão de nascimento? Se sim, pode mandar a=o processo de transcrição sem problemas!
O caso relatado acima não tem a ver com o sobrenome, é porque, no registo português, não havia sobrenome.
Oi, boa tarde. O que é necessário para fazer transcrição de casamento? Qual o valor? Quanto tempo está demorando? Eu vi que Ponta Delgado é a melhor escolha, é isso mesmo?
Olá, Pessoal! Os documentos para transcrição de casamento foram recebidos no dia 09/03. Até agora não recebi nenhum e-mail de pagamento ou informação... Alguém que tenha mandado próximo dessa data já teve alguma notícia? Sabem quanto tempo está demorando? Muito obrigada!
@Bianca Freire
Eu estou muito limitado para responder no fórum público. Não quero postar o e-mail das conservatórias, e Msg Privada está desabilitada.
Verifique o SPAM inbox se a resposta não foi para lá. Já deveria ter recebido a resposta com o valor a pagar desde 24/03, há duas semanas.
Tente conseguir o e-mail de Ponta Delgada, e escreva para eles. Explique quando o processo chegou e que não recebeu nenhuma comunicação desde então.
@gabissmleal
Não precisei navegar muitas páginas pra encontrar a lista. Você deveria fazer isso por conta própria.
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/236455/#Comment_236455
Fui alertado posteriormente que PD não aceita CHN como documento. Aqui:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/240836/#Comment_240836