Transcrição de casamento por Ponta Delgada

1226227229231232256

Comentários

  • Boa Noite pessoal,

    Gostaria de pedir a ajuda de vocês novamente.

    O nome de Casada da Minha avó é GUARACY VIEIRA GOMES e o nome de Solteira GUARACY DA SILVA VIEIRA.

    No documento que recebi do Arquivo central do porto, consta que o processo foi concluído e tem o nome completo da minha avó. GUARACY VIEIRA GOMES (Nome de Casada)

    No mesmo documento, só que em outra página com informações do assento, aparece Nome: Guaracy ****

    Apelidos: *****


    O processo de averbação de casamento da minha avó foi devolvido por Ponta Delgada.

     No documento que retornou da IRN de Ponta Delgada consta o seguinte texto:

                Uma vez que a nubente portuguesa é identificada no seu assento de nascimento número 25081 de 2020 da Conservatória de Registro Centrais Lisboa, apenas com o nome próprio, solicita-se:

               Que seja requerido a alteração do nome no sentido de poder usar os apelidos de família “da Silva Vieira” adoptando pelo casamento o apelido “Gomes”, passando a identificar-se como nome completo “Guaracy Vieira Gomes”.

               Não sendo possível requerer a alteração referida, solicita-se a retificação do assento de casamento no sentido da nubente ser identificada apenas com o nome de Guaracy, alterando o nome para “Guaracy Gomes” após o casamento.

               Informa-se que segundo novas orientações o pagamento dos emolumentos respeitantes ao processo de transição de casamento e após o recebimento e analise do mesmo nessa conservatória, será gerada uma referencia bancaria por este serviço, no valor de 120 euros, (art 18, 3.1 – RERN), sendo que para tal deverá indicar um endereço de e-mails valido para esse contato. 


    Eu preciso ratificar o nome dela na Conservatória de Lisboa? Não quero alterar documentos no Brasil, tenho receio que de algum problema em outros documentos dela aqui. Qual a melhor e mais rápida saida?

    Sobre esse valor de 120 euros, o vale postal que fiz retornou, será cobrado algum valor a mais?


    Desde já agradeço quem puder me auxiliar.

  • @Nilton Hessel

    O modelo de requerimento que utilizei tinha espaço para colocar todos os dados do requerente desde endereço postal,email e numero telefone.

    o modelo foi disponibilizado pela CPD

  • Olá, Pessoal! Alguém sabe me dizer se Ponta Delgada está recebendo os processos ou estão fechados por causa do Lockdown? Muito obrigada!

  • nataliarfnataliarf Member
    editado February 2021

    Boa tarde, a todos!


    Tenho uma dúvida.

    Pelo que entendi envia os documentos primeiro e depois eles enviam os dados para o pagamento da taxa?

    Meu pai já tem a nacionalidade portuguesa, caso ele assino o requerimento ele envia a copia do RG ou pode ser o Cartão Cidadão?


  • CRC Ponta Delgada ( 1 envio depois o pagamento).....

    12:38 (há 5 minutos)

    para mim

    Exmº Senhor/a

      Para a transcrição do casamento:

     Certidão de casamento de inteiro teor, com apostilha.

     -Certidão de nascimento de inteiro teor do nubente que for estrangeiro, com apostilha e cópia da certidão de nascimento do nubente português. (Sendo o registo de nascimento/batismo do português, anterior a 1912, devem ser emitidas certidões pelos Arquivos Distritais respectivos).

     -Requerimento com reconhecimento de assinatura no cartório ou no Consulado de Portugal. (Junta-se requerimento, que deve ser elaborado com letra legível).

     Fotocópia certificada do documento de identificação de quem assina o requerimento, podendo ser assinado por filhos ou netos. Sendo neto deve juntar a sua certidão de nascimento com apostilha).

      Para pagamento dos emolumentos respeitantes ao processo de transcrição de casamento e após o recebimento e análise do mesmo nesta Conservatória, será gerada uma referência bancária por este serviço, no valor de 120€, (artº 18º, 3.1 – RERN), sendo que aquando do envio do processo, deverá indicar um endereço de email válido para esse contato.

     Mais se informa que só mediante o pagamento após a referência bancária, o processo terá andamento.

      Os documentos devem ser enviados à:

    Conservatória do Registo Civil de Ponta Delgada

    Praça Gonçalo velho, nº 12, 2º

    9500-063 Ponta Delgada

  • Boa noite,

    Passando aqui pra informar do Processo da minha esposa Rita (Transcrição de Casamento em Ponta Delgada)

    Postado via DHL: 21/01

    Chegada do Processo em Ponta Delgada: 26/01

    Recebimento do email com link para pagamento via Cartão Crédito: 09/02

    Pagamento realizado: 12/02

    Obs: Aguardando averbação e conclusão do processo.

    "O meu muito obrigado à todos do fórum, pelos comentários e orientações"

  • Olá pessoal! Em consulta à planilha vi que a pessoa anterior à posição de minha mãe teve o assento gerado. Acho que o assento dela sairá em questão de dias. Estou com as documentações para o averbamento de casamento já em andamento. Posso adiantar os apostilamentos de certidões de casamento e nascimento do nubente? Aí fico aguardando somente sair o nº de assento para colocar no requerimento. As diferenças de datas no apostilamento de certidões e reconhecimento de firma do requerimento não causarão problemas ? Digo, não precisam que tudo seja feito no mesmo dia não né?

  • @Marcoshcf

    As certidões brasileiras valem por 1 ano entre a emissão e a numeração do processo.

    Se você já pediu a documentação para a transcrição do casamento, devia parar aí. Quando tiver o assento em mãos, e enviar a transcrição, você tem 2-3 semanas para ela completar. Use esse tempo para pedir o restante dos documentos.

    Eu sei que você está olhando o copo meio cheio, mas veja que deve ter um monte de gente que ainda não completou também. E se o seu caso acontecer de agarrar na emissão do assento? Não há motivo para correr tanto.

    Se quiser pedir já é seu direito. No máximo pode ter que pedir as certidões de novo. Será o preço da pressa. :-)

  • Pessoal,

    Estou prestes a enviar os documentos para a Conservatória de Ponta Delgada, mas fiquei com algumas dúvidas:

    1) Quanto ao requerimento, posso transformar o pdf em word e preencher digitalmente e apenas assinar? Ou preciso fazer uma versão feita à mão? Ou imprimo o pdf sem modificações e preencho os campos à mão?

    2) As certidões exigidas são de inteiro teor digitadas, né? Não precisam ser reprográficas não, né?

    2) Minha vó brasileira (sempre morou no Brasil) conseguiu a nacionalidade por atribuição agora no fim do ano passado. Ela foi casada e mudou de nome, mas se separou (voltando ao nome de solteira) e averbou o divórcio na certidão de casamento aqui no Brasil. Portanto, a certidão de casamento que vou enviar já terá a informação do divórcio. A conservatória vai ignorar essa informação e registrar apenas o casamento dela (fazendo com que ela seja casada em Portugal, tenha o nome de casada por lá e o nome de solteira aqui no Brasil)? Isso pode dar problema para futuras atribuições dos filhos e netos?

    Obrigado!

  • @LucasLucas ,

    1) Tanto faz. Use o método que preferir. O importante são as informações completas e corretas;

    2) Sim certidões inteiro teor digitadas e apostiladas;

    3) A Conservatória vai, apenas, transcrever o casamento, não importa se há divórcio averbado.

    Se os filhos forem fruto do primeiro casamento, pode apenas transcrever o primeiro casamento e, após, pedir a atribuição dos filhos e, depois, dos netos.

    Se os filhos forem de um segundo casamento, aí, sim, precisa transcrever o primeiro casamento, homologar o divórcio em tribunal português e, depois, transcrever o segundo casamento.

  • valeu @gsilvestre!!!!

  • Olá pessoal! Acabei de ver aqui o seguinte status no processo da minha mãe:

    "O seu pedido foi deferido e o respetivo Registo criado. O processo de nacionalidade foi terminado.

    Ultima notificação enviada foi uma Notificação de registo no Registo Civil em 18/02/2021, para a morada indicada no seu pedido de nacionalidade, referente ao seu processo."

    Significa que acabou e já posso acessar o civil online para pegar o número de registro dela? Fiquei com receio em relação a essa notificação que chegará na morada, se alguma exigência.

  • gsilvestregsilvestre Member
    editado February 2021

    @Marcoshcf sim, significa que o processo foi concluído ontem. Parabéns! A notificação é uma cópia do assento de nascimento. Em alguns casos sequer chega na residência, então se você tem interesse em fazer logo sua atribuição, melhor pedir pelo civilonline mesmo, caso você não tenha recebido uma cópia no e-mail informado no formulário 1c/1d.

  • editado February 2021

    @Marcoshcf

    Parabéns. Se pedir bem cedo pelo civilonline pode ser que receba o assento até no mesmo dia.

    Não deixe de conferir se todos os dados lançados no assento estão corretos, antes de iniciar a próxima rodada. A resposta é de um processo de nacionalidade, e você postou no tópico de transcrição de casamento por PD?

  • Há problemas se eu preencher o requerimento de transcrição de casamento digitado? Deixando o espaço de assinatura para assinar lá no cartório mesmo

  • @Marcoshcf nenhum problema

  • Uma coisa que reparei agora é que no modelo de requerimento não menciona o assento. Ele vai na cópia da certidão do civil online mesmo né (sem precisar apostilamento nem nada). É isso né?

    Desculpa perguntar separadamente e desde já agradeço imensamente ao fórum. Ajudaram muito nesse processo.

  • @Marcoshcf

    Sim, o assento do português é uma cópia simples. Sem nenhuma autenticação. É apenas para eles terem o localizador do registo oficial que vão conferir no sistema. Pode ter sido impresso ou copiado na sua casa mesmo.

  • @Leticialele

    Muito obrigado pelas informações! Me ajudou bastante!

    Só tenho mais uma dúvida sobre a transcrição:

    Na certidão de nascimento (inteiro teor digitada) do nubente estrangeiro (meu vô), consta que a mãe dele é Cydie; entretanto, na certidão de casamento (inteiro teor digitada) consta que a mãe do nubente estrangeiro se chamava Cydia (que é de fato o nome correto). Com relação aos sobrenomes da mãe, estão corretos em ambas as certidões. Isso é um erro que pode emperrar o processo, já que a mãe do nubente não tem nada a ver com o processo? Eu necessariamente preciso pedir ao cartório aqui que refaça a certidão de nascimento? Ou daria para enviar assim mesmo?

  • @LucasLucas , pode ser u erro de digitação, ou o escrevente entendeu errado o que estava manuscrito.

    Não creio que seja um caso para exigência.

  • @Leticialele

    Muito obrigado, Leticia! Vou mandar assim então.

    Aviso por aqui do resultado, para ajudar os próximos a fazerem a transcrição.

  • ola, alguém pode me dizer se meu pai pode enviar a certidao de nascimento dele de 2019 para transcrever o casamento dos avós em ponta delgada ? Ou precisa ser uma atual?

  • @paulohml

    Os documentos brasileiros têm validade de 1 ano desde a emissão até chegar em PT e fazer a numeração do processo.

    Peça uma certidão nova. Você não vai querer gastar 2X com a remessa.

  • @paulohml ...

    Enviar pode...Entretanto pode ser que PD não aceite...Tendo em vista que a regra conhecida em relação a validade das Certidões enviadas para instrução de processos junto ao IRN é que esses documentos tem que ter data de expedição inferior a 1 Ano na data de início do processo...

  • @Nilton Hessel

    Simplifique o mundo pra ele. É mais barato e menos estressante fazer uma certidão nova, do que correr o risco de pagar uma remessa extra pra PD por €40 na exigência. Conhecendo como são estritos em PD, muito provavelmente haveria exigência.

    Ele errou pedindo a certidão antes da hora. Agora iria errar de novo mandando a certidão vencida. Não é sem conserto, mas cada erro tem custo pra consertar depois.

  • Sem dúvida @gandalf...Concordo em gênero...Número e Grau...!!!


    NÃO SE DEVE ENVIAR CERTIDÕES COM MAIS DE UM ANO DE DATA DE EXPEDIÇÃO...!!!


    ***Vou deixar em letras grandes e negrito para ver se fica mais fácil guardar a mensagem...Quando alguém tiver a mesma dúvida...Talvez se recorde dessa postagem...


    Aliás...Uma nota mais sobre isso...:

    Nos processos de meus familiares em que tenho oportunidade de participar...Procuro ter todos os documentos prontos para o envio na menor janela de tempo possível...Entre a solicitação e o despacho...

    Normalmente consigo despachar os documentos para Portugal 20 dias depois da data de emissão da primeira Certidão...

    Não sei se procede...Mas eu sempre tive esse entendimento de que quanto menor o prazo decorrido entre a data de emissão do primeiro documento a compor o processo e a data em que esse processo é numerado pela Conservatória...Mais segurança traz ao processo em si...

    Daí a incredulidade quando me deparo com questões semelhantes...

  • @Nilton Hessel @gandalf entendi obrigado, e que ele ja tinha essa certidao nao era para o processo vou enviar a certidao atualizada entao melhor , e as datas da certidao e apostlamento nao tem problema ser diferente ?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.