Transcrição de casamento - Consulado do RJ

1101113151647

Comentários

  • editado April 2021

    Olá!

    Alguém sabe me dizer se a transcrição de casamento feita no consulado aqui do Brasil (RJ), já fica registrado/averbado no meu registro de nacionalidade no sistema geral do Registro Central?

    Digo isso porque transcrevi meu casamento pelo consulado em dezembro 2020/ janeiro 2021. E agora, abril de 2021, estou mandando a documentação dos meus filhos para Portugal, para ACP do Porto, afim de realizar a atribuição deles. Como documentação, além da exigida (formulario 1c, certidao deles e etc), anexei uma copia simples da minha certidão de nascimento portuguesa e outra da minha transcrição de casamento. Não tenho tudo num documento só, mas sim duas certidões de dois processos - nacionalidade e transcrição de casamento.

    Isso serve ne? Eles devem ter tudo no registro geral deles, certo? Mesmo a transcrição de casamento tendo sido feita no Brasil, o sistema do consulado envia imediatamente os dados, ne?

    Desculpem a ignorancia, mas é só pra ter certeza que não estou devendo nenhum documento específico que conste nascimento com averbação de casamento, pois vou enviar tudo por DHL, pra nao ter erro...


    Obrigada!! =)

  • @catherineplata , sim. Seu casamento aparecerá como averbação na sua certidão de nascimento portuguesa. O sistema do IRN é online

  • Obrigada!!

  • Pessoal, boa noite!

    Só para deixar registrado, postei dia 17/03/21 para o Consulado do RJ, e dia 24/03 recebi o email do pagamento da transcrição de casamento, fiz o pagamento no mesmo dia. E hj, dia 14/04/21 chegou a documentação.

    Não precisei anexar a cópia da identidade do requerente (neto de português).

    Mais uma etapa vencida, agora juntar o restante da documentação.

    Obrigada a ajuda de todos do fórum!!!

  • Pessoal, boa tarde,

    Eu seu que aqui é sobre transcrição de casamento, mas alguém aqui tem noção do tempo que o consulado do Rio está fazendo cidadania de filho maior de idade.

    Eu sei que no ACP está muito rápido (5-6 meses), mas eu ouvi em outro grupo que no consulado do Rio estão fazendo em até uma semana, mas não sei se isso procede ou não.

  • @MarcosPimentel , desconheço o prazo. Pode até acontecer, mas o Consulado só atende mediante prévio agendamento para pedido de nacionalidade.

  • @Leticialele, muito obrigado pela informação!!

  • Eu enviei os documentos para o Consulado do Rj dia 22/03 e foi entregue no dia seguinte. Até hoje não recebi nenhum contato para pagamento e nem recebei os documentos devolvidos (caso estivesse com alguma pendência). Tudo bem que teve a semana do feriadão adiantado, mas tô achando estranha essa demora

  • @BernardoAmaral , durante os 10 dias do "feriadão". o Consulado não funcionou! Só voltou às atividades normais dia 12 de abril.

  • aidayamazaki,

    Vi seu post a respeito da Transcrição de casamento no Consulado do Rio.

    Achei bem rápido. Estava pensando em fazer por Portugal, mas, pelo seu relato, tô achando melhor fazer por aqui mesmo.

    Tenho algumas dúvidas, se pudesse me ajudar, agradeço.

    Para emissão dos documentos, você utilizou as informações no site do Consulado do Rio?

    O envelope que você enviou era de plástico?

    A minha mãe que vai solicitar a dela mesma e no Requerimento para transcrição de casamento, onde fala "vem requerer a V.Exa. na qualidade de (grau de parentesco ou procurador)………………………………, a transcrição de casamento respeitante a:" você colocou o que?

    Muito obrigado!

  • @MARCUS ALVES . o envelope que o Consulado do Rio pede é aquele que é vendido nas agências dos Correios.

    No Requerimento, se é a própria que vai pedir a transcrição, escreva assim:

    "vem requerer a V.Exa. na qualidade de cônjuge, a transcrição de casamento respeitante a:"

  • Obrigado, Letícia!

  • MaizaMaiza Member

    Boa tarde,

    Para que tenham uma noção do tempo:

    Documentos entregues no consulado em 5/4

    E-mail para pagamento da transcrição de casamento, em 12/04 - fiz o pagamento no mesmo dia.

    19/04 recebida a documentação com a transcrição.

  • Boa noite, pessoal! Uma duvida, no item 1. listado no site do consulado : Requerimento para transcrição do casamento devidamente preenchido e sem rasuras. O requerimento deverá ser datado e assinado pelo(a) interessado(a) em Cartório, e a assinatura do requerente deve ser reconhecida por autenticidade e apostilada.

    Vocês apostilaram o formulário ?

  • @amontenegro , o Consulado exige o apostilamento do requerimento.

  • @Leticialele muito obrigada!

  • Boa tarde! Estou com a seguinte dúvida: Para transcrição do casamento dos meus avós (ambos portugueses), tenho que apresentar os assentos

    dos dois ?

  • @monicamachado , sim, além da certidão de casamento inteiro teor, apostilada.

  • Mais uma vez agradeço.

  • @Maiza eu enviei dia 22/03 e até hoje não recebi nem sinal de fumaça do consulado.

  • @BernardoAmaral , lembre que teve um feriadão de 10 dias no Rio!! O Consulado só voltou às atividades normais dia 12 de abril. Todas as pessoas que estavam agendadas para a semana do feriadão tiveram que ser atendidas na semana seguinte! Foi uma insanidade!

  • @Leticialele sim, eu sei. Só achei estranho que enviaram depois de mim e já teve o processo concluído, Mas eu mandei email pra lá e informaram mesmo que estão atolados de processos acumulados. O jeito é aguardar mesmo rs

  • Boa noite!

    Enviei a documentação para a transcrição do meu casamento dia 20/04

    Foi recebido dia 21/04 no consulado e recebi hoje dia 23/04 o e-mail para fazer o pagamento, fiz hoje mesmo e já estou ansiosa para receber a mesma por correio!

    Muito agradecida por toda ajuda que tive aqui!

  • Boa tarde!

    Estou separando os documentos para solicitar atribuição de nacionalidade como neta, tenho o assento do meu avô paterno português nascido em 1902, logo consta somente o primeiro nome dele, e a certidão de nascimento do meu pai, onde o pai português foi o declarante.

    Pelo que entendi, do que li aqui no forum, não precisaria fazer a transcrição do casamento dos meus avós, pelo fato do declarante do nascimento do meu pai ser o avô português. Certo?

    Mas por outro lado, lembro-me de ter visto em algum lugar que para portugueses nascidos na época em que no assento constava apenas o primeiro nome, caso do meu avô, seria preciso apresentar um documento anterior ao nascimento do filho com o nome completo do português. Sendo assim, a transcrição do casamento dos meus avós seria necessária. Certo?

  • dlagedlage Member

    Boa tarde,

    Irei solicitar a atribuição de nacionalidade como neto. Sei que é necessário apresentar a certidão de nascimento do meu pai (filho da portuguesa) e queria confirmar se existe a necessidade de apresentar a certidão de nascimento da minha mãe e além disso a certidão de casamento deles por ela ter trocado de nome ao casar.

    Vocês sabem dizer se vou precisar de duas cópias certificadas pelo Arquivo Distrital da certidão de nascimento da minha avó portuguesa, uma para o processo de transcrição do casamento e outra para o processo de nacionalidade?

    Obrigado.

  • PauloNPauloN Member

    Boa noite, pessoal.

    Documentação postada dia 20/04

    Recebimento pelo consulado no dia 22/04

    E-mail e pagamento da taxa no dia 23/04

    Transcrição recebida dia 30/04

  • Boa noite, gostaria de saber se posso entregar pessoalmente, ao Consulado do Rio de Janeiro, os documentos para transcrição do casamento de meus avós ou se eles só aceitam via Correios.

    Obrigado

  • @Julião Augusto , pode entregar pessoalmente. Se vai lá, pergunte aos rapazes que ficam no balcão, à direita, se o Consulado faz a transcrição na hora ou se tem que deixar lá. Diga que tem pressa...

    Logo após a entrada do Consulado (Rua São Clemente 424), tem um colégio e um portão para entrada de um estacionamento pago, com preço bem em conta!

  • Ótima dica, Letícia!

    O balcão que você fala seria dentro do Consulado e é o local de recebimento pra quem vai ao Consulado?

  • editado May 2021

    @MARCUS ALVES , dentro do Consulado.

    Na porta de entrada, há um segurança (extremamente simpático) que afere a temperatura e coloca álcool em gel nas mãos da pessoa. Fale com ele, dizendo que precisa falar com um dos rapazes que ficam atrás de um balcão, à direita. É com eles que tem que conversar. Se a pessoa que faz a transcrição estiver lá e o Chanceler permitir, farão a transcrição. O Chanceler é um engenheiro muito simpático!

    O pessoal do Consulado reclama muito de gente que agenda um horário e não comparece. A hora de menor movimento lá é de 10 ao meio dia. São todos muito amáveis.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.