Atribuição de Nacionalidade para Netos - Lei 37/81 (atualizada 2020/22) - Processos e Acompanhamento

1185186188190191648

Comentários

  • Pessoal, só para avisar que chegaram hoje as chaves de acesso dos pedidos de cidadania que enviei. 33 dias.

    Feliz com o andamento. :-)

    E otimista de que as mudanças na lei tenham aliviado minimamente as checagens para a equipe da CRC. Que consigam fazer seu trabalho sem problemas em 2021!


    Aproveitando:

    Criei uma PLANILHA PARA ACOMPANHAMENTO DAS DATAS RELACIONADAS A PROCESSOS 1-D. Já inseri dados dos meus ali. Quem quiser contribuir/viusalizar, só me contatar em mensagem privada e eu compartilho.


    Abraços!

  • Pessoal, existe alguma previsão para se fazer as planilhas pra processos de atribuição de netos. se eh q não existem (eu não encontrei)? Existe algum motivo técnico pra não se fazer essas planilhas? quero dizer, p.ex. o fato de serem todas na mesma conservatória, não sei? Obrigado, pessoal. Abraços.

    @gandalf @Leticialele @Vlad Pen

  • @arthur bahiense


    Chegaram hoje as numerações do processo 1D da minha mãe e tia.

    Enviado DHL 19/01/2021

    Recebido CRC Lisboa 25/01/2021

    Numerado 26/02/2021

    Estado do processo 22xxx / 2021 (324 - Art. 1º D - Atribuição (netos de portugueses))

    O processo encontra-se na Conservatória dos Registos Centrais


    Agora é sentar e aguardar. Obrigado a todos pelas dicas. Foram fundamentais para montar o processo. :)

  • Essa primeira etapa de receber na CRC de Lisboa e numerar o processo está bem constante numa média de 30 dias. Alguns tem o processo numerado mais rápido e outros um pouco mais que isso, mas na média está bem rápido essa etapa. Agora ainda não temos muita visibilidade de quanto levar pra sair da Bolinha 1 pra outras depois da mudança da lei. Temos um caso recente que rapidamente foi pra Bolinha 3 depois da Bolinha 1, mas até agora se apresenta como exceção. Espero que em breve os processos que foram numerados no fim do ano passado, saiam da Bolinha 1 e assim continuar avançando bem mais rápido que o esperado. Boa sorte a todos!

  • Olá a todos, para contribuir para o fórum ,informo que meu processo de Neto iniciado em 15/06/2018 obteve hoje 26/02/2021 a aprovação ( bolinha 6 verde). Processo não caiu em nenhuma exigência . Agradeço a todos pelas informações valorosas deste fórum e desejo sorte a todos!

  • Parabéns @ratdias. Agora em 3 meses +- vc deve ter o registro.

  • Eu estou começando a ficar com a pulga atrás da orelha. O processo de neto da minha mãe foi recebido na CRC dia 19/01/2021 e até agora não foi numerado. Mandei e-mail perguntando sobre a numeração no dia 23 de fevereiro conforme orientação da @Leticialele, consigo ver que o e-mail foi aberto 4 vezes pelo e-mail tracker e não me respondem.

  • editado February 2021

    @Alberto_Ramos_Luz , relaxe. Assim que numerarem, vão responder.

    O processo da minha prima chegou lá dia 9 de dezembro e ela só recebeu o número na última semana de janeiro!

    Está, até hoje, em "Foi recebido" Bolinha 1

  • @Alberto_Ramos_Luz, o de minha mãe também chegou no dia 19/01 e ainda não foi numerado. Mandei e-mail no dia 19/02 e responderam no dia 21/03 o seguinte:


    "Exmo(a) Senhor(a)

    Boa noite, após pesquisa, ainda não aparece no sistema informático o processo e respetivo código de consulta. Uma vez que a data de entrada é ainda recente, espere até perfazer de oito a dez semanas e tente de novo.

    Mais se informa, que esta caixa de correio serve exclusivamente para a divulgação do código de acesso à consulta, sendo os restantes assuntos tratados pelas vias normais:

    -Por telefone - Linha Registos (+351) 211 950 500

    -Por e-mail - Dirigido à Conservatória que surge no portal como estando a trabalhar o seu processo.

    Também não serão efetuadas respostas nem reencaminhamentos de pedidos de urgência e questões sobre a transição de estados do processo no portal, ou previsões de prazos de conclusão.

    Com os melhores cumprimentos

    O Oficial de Registos"



    Gostaria de ficar sabendo quando o processo d sua mãe for numerado, se possível. Posto aqui quando o de minha mãe também for.

  • editado February 2021

    Pessoal , RELAXEM..Tondela tem demorado mais de 2 meses para numerar.O processo só acaba quando termina.

  • Eles são assim mesmo @Alberto_Ramos_Luz ...Não tendo o que responder...Ignoram os emails...

    A meu ver...Sua preocupação não tem razão de ser...

    Um prazo razoável para consulta após se ter a confirmação de que os documentos estão dentro da conservatória de Lisboa é 3 Meses...!!!

    Boa Sorte...

  • Pessoal,

    Há tempos atrás eu havia feito uma planilha, baseada nas outras que já são usadas nesse fórum.

    Estive por algum tempo buscando alguém que se dispusesse a refinar e dar manutenção no dia-a-dia. Ainda está em aberto.

    A planilha está preenchida com vários nomes que circularam nesse tópico, inclusive com os dados da planilha da Mtrin até julho/2020 e alguns podem estar ainda desatualizados. Verifique se seu nome aparece ali, e atualize se assim desejar.

    Como sempre, se houver adesão, a planilha fica, se não a planilha se vai.

    Ainda está em desenvolvimento, e tenta acomodar tanto os critérios da lei antiga como da lei atualizada de 12/2020.

    aqui: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1IYzPeWFrqiEF5MxruxslpFRjlkk-7ob9An3rdPLKzWE/edit#gid=0

  • @gandalf , coloquei os dados da minha prima na última linha

  • @Leticialele Por enquanto linha 21.

  • Bom dia @gandalf , coloquei o meu na linha abaixo da linha laranja! Só tenho uma dúvida, meu processo está na bolinha 1 (recebido), mas quando coloquei na tabela marquei 2, pois ele já foi numerado. Fiquei confuso rsrs

  • Pessoal...

    Gostaria de expressar meu reconhecimento ao valor deste Fórum para toda a comunidade. Vocês estão de parabéns...

    A título de informação o processo da minha esposa foi entregue na conservatória de Lisboa no dia 28/01/21 segundo o aplicativo dos Correios e recebemos o e-mail da Conservatória dos Registos Centrais no dia 26/02/21 com a bolinha verde no número 1 - Proc-22xxx/21 (Artº 1.D).

    Estamos no jogo, foi dada a largada....Estamos felizes.

  • editado February 2021

    @dandrew

    Esse é um problema de lógica lusitana que teremos que conviver com ele. Portugueses e brasileiros têm um modo diferente de raciocinar, e isso gerava muitas "anedotas de português" no passado.

    O estado em que o processo está é o da primeira bolinha branca (ou marrom), como se pode ver no texto logo abaixo das bolinhas.

    A bolinha verde significa que já completou aquela fase, e passou pra próxima. E cada conservatória lida com as bolinhas de uma maneira diferente também. Então embora tenham um grande apelo visual, a interpretação do significado não é óbvia, exceto quando estão todas verdinhas, que é o sonho de todos. :-)

    Seu processo está na fase-2, Foi numerado.

    PS: Também por esse motivo eu sou muito avesso a colocar o Status com todas as fases da bolinha. Vai criar mais confusão do que beneficio, mas o clamor por isso tem sido grande. Se as pessoas soubessem não pediriam. Estou fazendo um teste.

  • Prezados, boa noite. Estou com a documentação quase pronta para enviar para Lisboa, mas fiquei com dúvidas sobre qual momento devo fazer o pagamento do emolumento de 175 euros:

    1- devo pagar antes do envio dos documentos? Se sim, devo adicionar algum comprovante dentro do envelope?

    2- ou devo aguardar a recepção do envelope pela CRC e a devida numeração do processo?

    Obrigado! Bom fim de domingo a todos.

  • @mauroaal essas informações ja foram exaustivamentes publicadas neste tópico., basta dar uma olhadinha nas páginas anteriores.

  • Obrigado pela gentileza, @Vlad Pen

  • @mauroaal ...Como escreveu o @Vlad Pen...Essa é uma informação básica para um processo de Nacionalidade Portuguesa...Está espalhada por todo lado...Pois os pagamentos já são feitos dessa mesma maneira há muito tempo...

    Parece até brincadeira que alguém que esteja no Fórum desde 2017 faça tal pergunta...

    Primeiro paga-se os emolumentos diretamente na plataforma de pagamentos do IRN...Após a confirmação do pagamento eles enviam o formulário já com o comprovante do pagamento impresso...Esse formulário deve ser preenchido e assinado pelo requerente e enviado junto com os documentos que irão compor o processo...

  • Obrigado pela gentileza e resposta, @Nilton Hessel

  • @mauroaal ...

    Esse é o link para pagamento/Netos...:

    https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1D

    Se já tem um formulário assinado e com firma reconhecida por Autenticidade...Mande junto com esse que vão enviar por email após a confirmação do pagamento...

  • Muito obrigado, novamente, @Nilton Hessel.

  • editado March 2021

    @sampaioamandas

    Poderia por favor esclarecer e fazer uma atualização dos dados de seu marido e de seu pai?

    Qual o tipo do processo de seu pai? https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/209626/#Comment_209626

    O do marido: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/209408/#Comment_209408

    Como você ja consta com um processo 484xx/19 de neto(a) art-1D, eu suponho que o do seu pai 856xx/19 poderia tanto ser de neto ou pelo casamento art-3. O de seu pai foi 4,5 meses depois do seu marido.

    Poderia fazer uma atualização sobre o status de cada um deles?

    Também, dia 08/06/19 foi sábado. Poderia confirmar a data que os processos foram recebidos? Se foi pelo correio/DHL tem o rastreio.

  • @Leticialele @Vlad Pen Gostaria que me tirassem esta última dúvida: entrei em contato com o Arquivo da Universidade de Coimbra por e-mail para obter a certidão de batismo de meu avô (que era de Soure), informando que precisava de uma "em papel, certificada, narrativa e total", conforme o receituário da @Leticialele, e obtive essa resposta:

    (1) "As certidões que se encontram prontas são compostas por um frontispício datilografado, onde constam os elementos essenciais do assento, e pela fotocópia da página do livro contendo o registo do assento de batismo/nascimento. Este é o tipo de certidão que habitualmente é emitido para instruir processos de pedidos de cidadania, e tem um custo de 20,00€."

    E continuou:

    (2) "Em alternativa, poderemos emitir uma certidão transcrita, em que todo o conteúdo do assento é transcrito datilograficamente, de acordo com as regras de ortografia atuais, com exceção dos nomes próprios, que se mantém no original. Este tipo de certidão habitualmente só é exigido em processos de retificação de nomes. Esta certidão também tem um custo de 20.00, mas acrescido do custo da transcrição, no valor de 30.75€/hora ou fração de hora, totalizando 50.75€."

    Em algum lugar eu li que as certidões devem ser preferencialmente por cópia reprográfica, mas o receituário da @Leticialele cita "narrativa". Talvez a questão da cópia repreográfica seja que ela pode vir ilegível. Como o formulário da Universidade de Coimbra é diverso do dos outros Arquivos, pergunto: eu preciso da certidão nos moldes da descrição (1) ou (2)?

    O @Vlad Lopes pagou 15 euros numa certidão narrativa em Leiria, e estão me cobrando 50.75 em Coimbra. Há esta diferença toda de valores em Portugal mesmo?

    Obrigado.

  • editado March 2021

    @MarcioArese , peça a opção 1 - (1) "As certidões que se encontram prontas são compostas por um frontispício datilografado, onde constam os elementos essenciais do assento, e pela fotocópia da página do livro contendo o registo do assento de batismo/nascimento. Este é o tipo de certidão que habitualmente é emitido para instruir processos de pedidos de cidadania, e tem um custo de 20,00€."

    Nos outros Arquivos Distritais, eles emitem uma certidão narrativa exatamente igual a essa!!

    Vou acrescentar a informação no post!!

  • @gandalf obrigada pela planilha. Será perfeito para estimarmos o tempo das fases desses processos novos e percebermos melhor a diferença em relação aos "antigos". Tenho que fé que serão mais rápidos um bocadinho. O meu irmão está ansioso, falei pra ter calma. :D

    Atualizei o meu processo (já finalizado), completei as datas de despacho e assento.

    Boa semana a todos !

  • @Leticialele Muito obrigado mesmo! Acho que agora fechei tudo!

  • @guilhermepaiva1958 , relaxe!

    Não precisa tomar remédios!! Respire fundo e tenha fé de que os documentos que mandou são mais do que suficientes!!

    Aguarde um pouco, vão digitalizar seus documentos e enviar para a Conservadora. Dê um tempo!!

    Semana que vem mande um email dirigido à Conservadora perguntando se os documentos foram suficientes para provar o que você alega.

    Tenha calma! Ficar doente não vai resolver nada!!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.