Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

19519529549569571452

Comentários

  • Ah @Leticialele me perdoa, a pergunta sobre o tempo foi referente a solicitar o CC e passaporte, sem urgência.

  • @Amanda282 , o cartão leva uns 30 dias. Apenas quando chega é que pode pedir o passaporte.

    Não tenho certeza quanto aos prazos porque paguei urgência nos dois. O cartão levou 20 dias para chegar e o passaporte 1 semana

  • @gandalf ,sim Roberta,enviado DHL,e pago com Cartão de Crédito,descupla,esqueci destes detalhes.Quis colocar tdo direitinho pra ajudar os outros,e esqueci destes.

  • @Nilton Hessel muito obrigada pelas informações e atenção!!

    Eu não tenho pressa, meu objetivo é ter a cidadania para meus filhos que são menores (14 e 12 anos), então pelo que entendi já posso enviar tudo: o pedido de transcrição de casamento e de atribuição dos dois e neste caso o melhor lugar seria o ACP já que não tenho pressa?

    E para enviar tudo numa mesma remessa tenho duvidas: onde pago a taxa de transcrição? E é só juntar em envelopes diferentes e escrever TRANSCRIÇÃO, e nos outros ATRIBUIÇÃO?

    E daria para incluir no "pacote" a atribuição de meu marido (17 anos de casados) ou dai já seria demais?

    Agradeço demais a atenção, não sei como teria conseguido a minha sem este Fórum.

    Camila

  • @Camimarq , ACP não faz transcrição de casamento. Apenas Tondela aceita que mandem juntos os processos de transcrição de casamento e de atribuição de menores

    O processo de aquisição por casamento só tramita na CRCentrais - Lisboa

  • @Leticialele obrigada!!!

    Então posso enviar tudo: transcrição + atribuição dos filhos menores para Tondela? Seria a melhor opção? Ou fazer por partes, primeiro transcrição e depois atribuição?

    Do marido já poderia enviar para CRCentrais - Lisboa depois da transcrição do casamento?

    Obrigada de novo, Camila

  • @Camimarq , eu faria a transcrição de casamento primeiro, por um Consulado no Brasil ou por Ponta Delgada.

    Depois, mandaria os processos dos filhos para o ACP e o do marido para Lisboa.

    Tondela está lotada e só tem uma Conservadora!

  • @Leticialele farei assim então, muitooo obrigada!

  • @Camimarq...

    Vou escrever minha opinião com base no que tenho visto...E claro...vou deixar esse comentário em aberto para que os colegas também deixem as suas opiniões...

    Salvo engano...As referências...Ou a grande maioria delas...Que temos aqui no Fórum sobre envio processos de transcrição + Atribuição de filho menor juntos são de remessas enviadas para Tondela...

    Veja bem...Acho difícil que ACP devolva os processos...Ou coloque alguma objeção de fazer dessa forma se você fizer esse envio conjunto...Mas não posso jurar...

    Eu talvez até arriscasse enviar Transcrição + Atribuição dos filhos menores para o ACP...Mas jamais Aquisição do marido pelo Casamento...Esse tipo de processo só é feito na CRC de Lisboa...

    O pessoal de Tondela já deve estar acostumado a receber Transcrições junto com Atribuição de menor...Mas no caso do ACP...Temo que exista algum risco deles resolverem fazer primeiro a Transcrição...Não digitalizarem os documentos dos filhos...Essa Transcrição acabar demorando muito e isso no final acabar acarretando o extravio de algum documento...Pode parecer neurose...Mas eu me recordo de já ter lido algo assim tempos atrás aqui no Fórum...Faz tempo...Mas se aconteceu uma vez...Pode ser que aconteça novamente...

    : (

    Se optar por segurança...Já que não tem pressa...O recomendável seria...:

    1 - Enviar Transcrição do Casamento + Atribuição dos filhos menores para Tondela...(Atribuição dos filhos deve sair em até 4 meses...Transcrição em algo em torno de 10...12 Meses...)...

    2 - Após a conclusão desses processos...Enviar os documentos para a instrução do processo de Aquisição de seu marido para Lisboa...(Prazo - 18/24 Meses)...

    Se a questão fosse fazer rápido...A melhor estratégia hoje seria...:

    1 - Transcrição de Casamento para Ponta Delgada...(Ou Consulado de sua área de residência)...;

    2 - Atribuição dos filhos para o ACP...

    Sobre pagamento...Parece que até o momento somente Ponta Delgada mudou as diretrizes e deixou de aceitar Vale Postal...Portanto...Se for enviar os processos juntos para Tondela...Deverá fazer um Vale Postal nos Correios...(€ 120,00)...Nominal ao IRN e com o endereço de Tondela...

    Os documentos para cada processo devem ser colocados em envelopes individuais identificados...

    TRANSCRIÇÃO DE CASAMENTO

    DE

    CAMILA e ***(NOME DO SEU MARIDO)

    *******************************

    ATRIBUIÇÃO DE MENOR DE IDADE

    DE

    ***(FILHO N° 1)

    *******************************

    ATRIBUIÇÃO DE MENOR DE IDADE

    DE

    ***(FILHO N° 2)

    *******************************

    Note que cada envelope deve conter TODOS os documentos necessários para a instrução do processo a que se destina...DOCUMENTOS NÃO PODEM SER COMPARTILHADOS ENTRE OS PROCESSOS...!!!

  • @Leticialele obrigada.

    E gratidão por sempre solicitos responderem, as vezes, perguntas inocentes, meio bobas, mas que geram muitas dúvidas.

    Gratidão principalmente a @Leticialele , @gandalf @Vlad e aos demais!!!

    Agora aguardar meu processo ser aprovado!

    Sorte a todos!

  • @Amanda282 , boa sorte! Daqui a uns 6 meses, será portuguesa!!

  • editado February 2021

    É @Leticialele ...Confesso que ao escrever não me dei conta do ACP não fazer a Transcrição...Com certeza esse caso de que me recordei deve ter sido em outra Conservatória...Realmente faz já bastante tempo...

    Peço desculpas @Camimarq ...

    Erro meu...!!!

    Editado...Se optar por enviar a Transcrição de Casamento em separado para Ponta Delgada...O procedimento de pagamento mudou @Camimarq ...

    Deverá enviar apenas os documentos + Requerimento assinado...Após PD verificar a documentação...Eles enviam as orientações para o pagamento por cartão de crédito...

  • @Nilton Hessel , ACP não faz transcrição. Você deve ter confundido com a 4a CRC do Porto! Acontece!!

  • Atualmente, seria melhor enviar o 1C para ACP ou 1 Almada? Quais os meios de pagamento que ambas aceitam?

  • Pessoal, bom dia.

    Processo de menor finalizado no ACP. Todas as bolinhas verdes com a msg:

    "O seu pedido foi deferido e o respetivo Registo criado. O processo de nacionalidade foi terminado. Ultima notificação enviada foi uma Notificação de registo no Registo Civil em 02/02/2021, para a morada indicada no seu pedido de nacionalidade, referente ao seu processo."

    Chegada: 23/12/2020

    Email com chave: 24/12/2020

    Despacho: 06/01/2021

    Conclusão: 02/02/2021

    Total de 41 dias. Planilha atualizada.

  • Bom dia amigos. Alguem sabe informar se a taxa da atribuiçao de pai pra filho continua 175 euros ?

  • @LIDIA1973 sim, continua

  • obrigado pelas informações @Leticialele e @gandalf .

  • @gsilvestre muito obrigada !!!

  • LuckLuck Member
    editado February 2021

    Oi gente!

    Estou desde 2018 usando o fórum pra passar a cidadania da minha vó pra mim. Com ajuda dele consegui a transcrição do casamento dela, cidadania para minha mãe, transcrição do casamento, e agora estou no processo da minha cidadania. Tem sido bem rápido, provavelmente por ter sido de mãe pra filha, então a cidadania da minha mãe ficou pronta em menos de um ano, e ambas as transcrições de casamento em uma média de um mês cada. Pra quem interessar acompanhar o tempo do processo e se basear nele, vou tentar atualizar por aqui o andamento da minha.

    Meu processo foi numerado em Outubro se não me engano, não é certeza pois não anotei a data. Hoje, 02/02/2021 passou para segunda bolinha (foi registrado), uma média de 4 ou 5 meses. Quando passar para terceira etapa volto pra atualizar aqui.


  • @Luck , agora vai rápido. Se os documentos estiverem todos corretos, vai pular direto para o 6 e, depois, mais um mês para criarem o registo.

  • @Leticialele Torcendo muito! O próximo passo vai ser a cidadania do meu marido, mas aí o processo e tempo já é bem diferente né?

    Eu não lembro quanto tempo foi cada parte na primeira vez que fiz, mas lembro que pulou um bom número mesmo. A parte mais demorada costuma ser entre a e a mesmo?

  • @Luck , a aquisição pelo casamento dura de 18 a 24 meses, em Lisboa.

    Essa fase "Foi registado" significa que já foi para o Conservador.

  • @Leticialele uma última dúvida: quero fazer o cc e o passaporte o quanto antes. A partir de qual momento o número do meu documento é criado, na bolinha 6 ou 7? E eu consigo esse número online pra já pedir o meu cc online, sem precisar esperar o documento chegar aqui?

  • @Luck somente após todas as bolinhas estarem verdes, inclusive a 7.

    Você pode obter uma cópia do assento pelo civil online. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia#latest

  • Pessoal primeiramente quero agradecer a atenção e a ajuda de todos!!

    O processo da minha avó caiu em exigencia e no mesmo dia eu entrei em contato com a ACP Porto, me mandaram um pdf onde dizia o documento que precisava (apenas um documento, no caso uma certidao de óbito do pai da requerente ou certidão de casamento). Então perguntei aqui no grupo sobre o assunto, e o pessoal sanou minhas duvidas, no mesmo dia eu requisitei o documento apostilado no cartório, e hoje foi postado para ser enviado para a ACP.

    Minha dúvida é a seguinte, quando esse documento chegar lá em Portugal, eles ja vao dar sequência no processo? Ou por ter caido em exigencia pode acontecer algum tipo de demora pra continuar?


    Obrigado!!

  • @DaniloSouza , o processo terá seguimento. Assim que escanearem o documento, o Conservador o receberá e dará andamento ao processo.

  • @Leticialele ah sim, entendi, muito obrigado!!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.