Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

19549559579599601459

Comentários

  • @elima1975 , vale postal ou cartão de crédito.

  • @Leticialele muito obrigada!

  • @Leticialele Mais uma pergunta é possível fazer para filhos menores no Porto? E qual a Conservatória que costumam fazer para filhos menores?

  • @Leticialele Acabei me esquecendo de perguntar no caso a mãe sendo portuguesa tem diferença de documentação? Obrigada mais uma vez.

  • @elima1975 , se a portuguesa é a mãe e do declarante do nascimento dos filho é o pai brasileiro, antes de mandar os processos deles tem que transcrever o casamento.

    Não há diferença na documentação.

    Mande para o Arquivo Central do Porto, o processo de menores leva de 2 a 4 meses.

  • Pessoal, bom dia!

    Faz mais de um ano desde que eu acessei esse fórum pela última vez, e surgiu uma demanda aqui. Por favor, me ajudem a refrescar a memória: o ACP ainda não pede a transcrição do casamento no caso de pai português que tem o mesmo nome de solteiro e faz o registro do filho?

  • @Paulo Benith sim. se o pai português foi o declarante do nascimento do filho antes deste completar 1 ano de idade, não é exigida transcrição.

  • editado February 2021

    @Paulo Benith

    A transcrição de casamento fica dispensada se a mãe não for portuguesa, e o pai português foi o declarante antes de 1 ano de idade.

    Em qualquer conservatória (exceto talvez a CRCentrais de Lisboa).

  • Bom dia, pessoal. O processo da minha irmã dado entrada em outubro de 2020, passou para a bolinha 2 no dia 04 de fevereiro e hoje foi para registro. Quatro meses no total. Espero que não demorem para criação do registro.

  • @charlespessoaaa , se mantiverem o ritmo dos últimos meses, falta 1 mês para criarem o registo.

  • @charlespessoaaa @Leticialele meu processo está com o mesmo andamento (67***/20). Recebido em 8/10, registrado em 4/2 e hoje foi para aprovação. Espero que em mais um mês ja esteja finalizado.

  • Pessoal, obrigado pelas respostas. Então eu posso concluir, no final das contas, que os documentos são, basicamente, esses?

    1 - Cópia reprográfica da certidão de nascimento do requerente, devidamente apostilada e com a firma do notário que assina reconhecida

    2 - Cópia do assento de nascimento do pai português.

    3 - Formulário 1C devidamente preenchido.

    Só isso, se for mandar pra ACP? O requerente é maior de idade.

  • @Paulo Benith , falta a cópia autenticada e apostilada do RG, CNH ou passaporte que contenha filiação e o pagamento de emolumentos no valor de 175 euros.

  • @Leticialele muito obrigada. Ela sendo mãe portuguesa precisa enviar a certidão de nascimento do pai brasileiro ou somente a cópia da transcrição de casamento basta?

    E o ACP do Porto faz cidadania de menores também?

    Grata.

  • @elima1975 , basta mandar a cópia da transcrição do casamento.

    Sim, ACP também faz cidadania para menores, leva de 2 a 4 meses para finalizar.

  • @Leticialele muito obrigada mais uma vez.

  • Pessoal

    Apenas para informar vocês que realizei a transcrição do casamento da minha mãe no consulado de Santos. Eles receberam a documentação ontem (10/02) e Hoje (11/02) a transcrição foi efetivada. Super rápido.

    Agora foi iniciar o meu, se que a pergunta é um pouco idiota, mas eu preciso tirar um novo civil online da dela, para eu dar entrada na minha nacionalidade?

    Desde já, abrigado!

  • @gsilvestre obrigado pelo retorno, o meu banco era Itaú. Mas eu consegui através do Original. Valeu pela dica

  • @jocosta , não precisa. Quando forem verificar a autenticidade da certidão que você mandar, vão verificar a averbação do casamento. Todo o sistema de Informações dos Registos Civis em Portugal é interligado,

  • @Leticialele , mais uma vez, obrigado pelos esclarecimentos.

  • editado February 2021

    Bom dia pessoal.

    Finalmente, após 566 dias aguardando saiu meu assento.

    O processo foi encaminhado de ACP para Felgueiras em 07/20 e o registro foi criado dia 10/02/21, não houve exigência.


    Meu muito obrigado a todos do fórum, mas em especial a: @Nilton Hessel @Daniel Henriques @Vlad Pen @gandalf

  • pcgrjuniorpcgrjunior Member
    editado February 2021

    Pessoal, estou em Dublin no momento e meu processo foi aprovado. Se tudo correr como previsto, em aproximadamebte 1 mês ja terei meu assento.

    Neste momento de pandemia, qual seria minha melhor opção p/ agendamento de cartão cidadão/ passaporte: Dublin, Portugal ou Brasil? Onde consigo fazer este agendamento?

  • @pcgrjunior , tente no Consulado de Portugal em Dublin.

  • editado February 2021

    @pcgrjunior tb moro em Dublin. As fronteiras em PT estao fechadas e viagens internacionais daqui da Irlanda somente em caso essencial, mesmo para residentes, ate segunda ordem. Inclusive ontem saiu uma noticia de q viagens internacionais podem continuar suspensas/desaconselhadas ate o final do ano.

    Entao se vc mora aqui e nao precisa ir ao Brasil ou Portugal, o ideal e fazer aqui.

    Eu precisei certificar um documento com urgencia na embaixada e consegui agendamento entrando em contato com eles pelo email cac.irl@ama.pt (Centro de Atendimento Consular). Acabdei de sair de la. Ja adianto que me foi feito um interrogatorio pra saber se o motivo era realmente essencial.

    Fora de urgencia, o agendamento e online.

    O site da embaixada daqui esta sempre atualizado e vc consegue encontrar mais informacoes la. https://dublin.embaixadaportugal.mne.gov.pt/pt/

    :)

  • @Leonardo Freitas...

    Nós não tivemos sorte...Tivemos os nossos processos tratados pelo ACP num período em que """coisas estranhas aconteceram"""...(Encaminharam centenas de processos já aprovados para que pequenas Conservatórias criassem os Registos de Nascimento Português...)...Isso realmente causou um imenso atraso na conclusão de muitos desses processos...

    Mas isso agora é passado...E o que realmente importa é que seu processo foi finalmente concluído...!!!

    Felicitações...!!!

  • Obrigado pela grande ajuda @cteixeira18.

    Acontece que meu visto de estudante venceu agora inicio de Fevereiro e eu voltaria ao Brasil agora no fim de Março p/ aguardar o processo ser finalizado. No entanto, como o andamento está bem adiantado, acho que valeria a pena aguardar e fazer por aqui mesmo em Dublin. O problema é que só há vagas disponíveis p/ inicio de junho. Acha que seria possivel solicitar urgencia no agendento explicando a situação do visto expirado?

  • editado February 2021

    Boa tarde Pessoal,

    Com ajuda e orientação do forum mandei meu processo de atribuição para ACP em 08 de Janeiro, pelo controle da DHL o envelope foi recebido em 14 de Janeiro.

    Estou vendo na planilha que já tem 7 processos cadastrados com data de recebimento posterior, já com o número do processo, e ainda não recebi nenhum retorno, devo aguardar mais ou preciso proceder de alguma forma para fazer o acompanhamento?

    Pensei que pode ter ocorrido do email ter sido indicado como spam, verifiquei minha caixa mas não encontrei nada, alguem saberia informar qual o endereço eletrônico ou assunto que vem essa informação para eu verificar novamente minha caixa?

    Obrigado a todos.

    Sandro Correia.

  • @pcgrjunior , você tem um motivo válido para solicitar urgência, tanto no processo quanto no agendamento do cartão cidadão.

  • @Sandro_Correia , mande um email para rcentrais.admin@irn.mj.pt , colocando nome, data de nascimento, nome dos pais e Conservatória em que se encontra o processo e peça o número e a chave de acesso.

  • @Sandro_Correia

    Você vai ter que lidar com sua ansiedade por muito tempo ainda.

    O fato de ver alguns que estão prontos antes, não significa que o seu também sairá na frente. Você só vê aqueles que já saíram e o seu não. Vai ser assim por muito tempo ainda, e você vai ficar clicando e clicando todo dia, e nada muda.

    Deixe as coisas seguirem seu curso. Se você esperar mais uma semana, com calma, você vai receber a notificação. Acabou de fazer 30 dias, e nada significativo vai acontecer antes de 180 dias. Você deveria dominar sua aflição, para o seu bem. :-)

    Mas se você se deixar vencer pela ansiedade, então faça como a Leticialele lhe disse acima.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.