Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1951952954956957964

Comentários

• Nilton HesselNilton Hessel Member
    editado January 29

@DaniloSouza

Você deve ter enviado uma Certidão Portuguesa Paroquial/Batismo para compor o processo de sua Avó...Nesses documentos consta apenas o nome próprio do Registado...

Por essa razão é necessário o envio de um documento mais "Novo" onde conste o Nome COMPLETO desse Cidadão Português...Normalmente o documento enviado é Certidão de Casamento OU Óbito...

Deve ser uma Certidão em INTEIRO TEOR DIGITADA...***Eu mandaria com APOSTILA DE HAIA...

Por se tratar de uma resposta a uma exigência...Recomendo que envie o quanto antes...Além disso...Por conta da Pandemia não convèm arriscar...Envie utilizando os serviços da DHL...!!!

Deverá remeter a Certidão para o mesmo endereço para o qual enviou os documentos para a instrução do processo em causa...No envelope deve colocar as informações que possibilitem a imediata natureza da remessa...

********* CUMPRIMENTO DE EXIGÊNCIA DO PROCESSO NÚMERO XXXXX/2020 ou 2021 (?) de FULANA DE TAL (Nome da Requerente do processo...SUA AVÓ...)... ***********

Esse envelope com a identificação do processo vai dentro do envelope da remessa...(DHL)...

Pelo que percebo...Você ainda não recebeu a notificação pelo correio...Sendo assim...No contato que fez...Você se certificou que o motivo da notificação é """Apenas""" esse...???

Pergunto pois já vimos casos de carta de notificação referindo mais de uma exigência para dar continuidade ao processo...E nem sempre essa informação é passada se o contato foi por telefone...Por exemplo...!!!

• LeticialeleLeticialele Member, Moderator

@belly , se o casamento está averbado, não precisa mandar a certidão de casamento.

• editado January 29

Boa tarde,

Sempre achei confuso sobre a planilha, por isso nunca a atualizei.

N: 58XXX/20 (Artº 1.C)

Dei entrada: 10/09/2020

Presencialmente na ACP e paguei em dinheiro. Obtive a chave de acesso de imediato.

Meu processo não havia mudado de status até este mês, não me lembro exatamente o dia, mas mudou da etapa 1 (Foi recebido) para a 2 (Foi registrado).

E hoje dia 29/01/2021 entrei novamente e já se encontra Terminado (etapa 7), aprovado aguardando que seja criado o registo de cidadão.

Se alguem puder atualizar na lista para ajudar, obrigada!

• gandalfgandalf Member
    editado January 29

@JacquelineSemblano

Não tem importância. Eu incluí por você (linha 228). Obrigado por informar.

Parabéns pela conquista e bem-vinda ao clube dos Tugas.

• Eduarda_CorgaEduarda_Corga Member
    editado January 29

Ola queridos.

Finalmente consegui ser aceita ao fórum! Acompanho sempre e consegui com a ajuda de vocês, finalizar três processos:

Fiz o processo do meu avô em fev/19, caiu em exigência , foi finalizado em set/19 (com urgência feito por uma advogada)

Em nov/19 fiz o processo da minha mãe que foi finalizado em fev/20. Não queria pedir a urgência, devido ao preço, mas acabei me rendendo e fiz o pedido em jun/20 e foi finalizado alguns dias depois.

Em ago/20 fiz a transcrição de casamento dos meus pais por Ponta Delgada. Saiu em menos de 1 mes

E finalmente, set/20 dei entrada no meu. Foi finalizado (despacho) essa semana (26/01/21). Agora estou aguardando o número do assento para tirar os documentos.

Ambos processos (com exceção da transcrição de casamento) foram feitas no ACP.

Minha questão é o seguinte: Moro em Portugal/ Lisboa a um pouco mais que um ano, possuo o contrato de trabalho em meu nome, porém ainda não tenho a cidadania ou residência, apenas meu passaporte brasileiro, consequentemente, irregular no país, visto que entrei como turista. Quando vi que meu processo foi finalizado, mandei um e-mail para o ACP pedindo a urgência do mesmo e explicando que já vivo cá e não tenho documento. Mas eles alegaram que foi indeferido pois possuo o passaporte br que está válido. Gostaria de me regularizar o mais rápido possível e no momento não é possível pedir a urgência por adv. Quanto tempo em média, depois do despacho, o processo está levando?

desde já, muito grata!

@Eduarda_Corga , no Despacho o processo consta como aprovado, aguardando registo? Se sim, está levando uns 30 dias para a conclusão.

• @Leticialele Sim, na bolinha 7 aprovado, apenas aguardando o registro. Apenas 30 dias? A um tempo atrás estava demorando uns meses, certo?

O processo da minha mãe ficou de fev/20 até Jun/20 sem gerar o registro, foi aí que decidi

• Boa noite, só para confirmar se está tudo certo..processo de atribuição

- Certidão por copia repografica e apostilada

- Cópia autenticada do RG ou CNH;

- Formulário 1C com assinatura reconhecida e vale postal no valor de 175,00 EUR ou pagamento online com o comprovante impresso para envio

algo mais??

editado January 30

@larisseloureirob , faltou a cópia simples da certidão do português ou o número do assento já informatizado colocado no formulário.

A cópia do RG ou CNH tem que ser autenticada e apostilada.

A assinatura no formulário tem que ser reconhecida POR AUTENTICIDADE.

• Bom dia pessoal, vou dar inicio ao meu processo de atribuição, a minha mãe (a portuguesa) nunca se casou com meu pai no civil , apenas na igreja (acredito que então ela seja solteira), como de praxe meu pai quem foi o declarante.

Eu nasci em 1988 e fui registrado 2 dias após meu nascimento, a questão é:

1ºÉ possivel fazer transcrição de casamento para casamentos em igreja sem ter casado no civil?

2ºNesse caso eu devo então só enviar os meus documentos, o formulário e o acento da minha mãe?

3ºDevo colocar algum documento extra, tipo alguma carta dizendo que minha mãe nunca se casou oficialmente com meu pai, ou algo do gênero?

Obrigado.

@davidaugusto , não tem como transcrever o casamento apenas religioso. Só se fosse religioso com efeitos civis.

Como aparece o estado civil de sua mãe na sua certidão de nascimento?

Sua mãe pode fazer uma declaração, com assinatura reconhecida por autenticidade, explicando que nunca foi casada com seu pai.

• gsilvestregsilvestre Member
    editado January 30

@davidaugusto @Leticialele

creio que se o casamento foi religioso católico, é possível transcrever com a certidão fornecida pela Igreja Católica (Art. 178.1 do Código do Registo Civil: A transcrição do casamento católico celebrado no estrangeiro entre nubentes portugueses ou entre português e estrangeiro tem por base o assento paroquial.)

Essa info. também consta do site do consulado de Portugal em Londres: http://www.portugalemlondres.org/transcriccedilatildeo-de-casamento.html

Mas não sei se possui particularidades em relação ao procedimento de transcrição de casamento civil...

• Boa tarde,

Sobre solicitar CC e passaporte, realmente é necessário solicitar com urgência, como orienta o site do consulado?

Pois referem que sem Urgência, não há como estimar prazo.

Quando o solicitante realmente não tem pressa?

Grata

@Amanda282 , se você não tem pressa, não precisa pagar urgência

• Oi pessoal, boa tarde!!

O meu processo consta como "Terminado - O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português.".

Quais são os próximos passos? eu já preciso fazer alguma coisa?

Obrigada!!

@ANA_LETICIA , basta aguardar a criação do registo português, a sua certidão de nascimento portuguesa.

Depois que sair, providencie cartão cidadão e passaporte!

• @Leticialele Obrigada!!! Vcs foram fundamentais para esse processo. Agradeço muito! Bjs

• masanmasan Member

Boa tarde.Mandei o processo de outra sobrinha para ACP,só atribuição maior.

Processo n° 114xx/2021

19/01/2021-Enviado

22/01/2021-Recebido

31/01/2021-Email com o número do processo e código

• Processo 11xxx/21

22 janeiro enviado via DHL

26 janeiro recebido.

31 de janeiro recebido número processo e chave via e-mail, sem solicitar (a ideia era solicitar dentro de um mês após recebido).

• @Leticialele

Ok, tem uma ideia do quanto demora?

Pode ser mais de 1 ano? Podem liberar só quando quiserem, a perder de vista ? Esse é o receio.

Obrigada

@Amanda282 , ACP está levando uns 6 meses para concluir o processo, se todos os documentos estiverem corretos!

• @masan Essa sobrinha tem um nome pra planilha? Enviado por DHL, e pago por CCred?

• Ah @Leticialele me perdoa, a pergunta sobre o tempo foi referente a solicitar o CC e passaporte, sem urgência.

@Amanda282 , o cartão leva uns 30 dias. Apenas quando chega é que pode pedir o passaporte.

Não tenho certeza quanto aos prazos porque paguei urgência nos dois. O cartão levou 20 dias para chegar e o passaporte 1 semana

• masanmasan Member

@gandalf ,sim Roberta,enviado DHL,e pago com Cartão de Crédito,descupla,esqueci destes detalhes.Quis colocar tdo direitinho pra ajudar os outros,e esqueci destes.

• @Nilton Hessel muito obrigada pelas informações e atenção!!

Eu não tenho pressa, meu objetivo é ter a cidadania para meus filhos que são menores (14 e 12 anos), então pelo que entendi já posso enviar tudo: o pedido de transcrição de casamento e de atribuição dos dois e neste caso o melhor lugar seria o ACP já que não tenho pressa?

E para enviar tudo numa mesma remessa tenho duvidas: onde pago a taxa de transcrição? E é só juntar em envelopes diferentes e escrever TRANSCRIÇÃO, e nos outros ATRIBUIÇÃO?

E daria para incluir no "pacote" a atribuição de meu marido (17 anos de casados) ou dai já seria demais?

Agradeço demais a atenção, não sei como teria conseguido a minha sem este Fórum.

Camila

@Camimarq , ACP não faz transcrição de casamento. Apenas Tondela aceita que mandem juntos os processos de transcrição de casamento e de atribuição de menores

O processo de aquisição por casamento só tramita na CRCentrais - Lisboa

• @Leticialele obrigada!!!

Então posso enviar tudo: transcrição + atribuição dos filhos menores para Tondela? Seria a melhor opção? Ou fazer por partes, primeiro transcrição e depois atribuição?

Do marido já poderia enviar para CRCentrais - Lisboa depois da transcrição do casamento?

Obrigada de novo, Camila

@Camimarq , eu faria a transcrição de casamento primeiro, por um Consulado no Brasil ou por Ponta Delgada.

Depois, mandaria os processos dos filhos para o ACP e o do marido para Lisboa.

Tondela está lotada e só tem uma Conservadora!

• @Leticialele farei assim então, muitooo obrigada!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.