Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

19539549569589591459

Comentários

  • Olá. Coloquei os dados do meu processo de atribuição na planilha do Google. Me corrijam se eu estiver errada, mas a coluna “previsão conclusão” está dando o prazo com um ano a mais. Pelo que li aqui, as atribuições pela ACP demoram em média 6 meses, mas os prazos da tabela estão dando 1 ano e 6m.

    De qualquer forma, parabenizo a todos que organizaram a tabela. Ideia e execução brilhantes!

  • @Renata Alves , alguém deve ter bagunçado a planilha. Não seria a primeira vez;

    @gandalf , pode dar uma olhada? Os prazos previstos estão estranhos.

  • editado February 2021

    @Renata Alves @Leticialele Já corrigi.

    Houve 3 conclusões de processos muito antigos. Processos que foram marcados como concluídos 03/02/21, com 583, 540, 505 dias.

    Totalmente fora do normal, e sem anotação de ter havido exigência. Isso causou um desvio enorme no calculo da previsão pelas últimas conclusões pelo P90. (tempo de conclusão de 90% dos processos mais recentes). No momento somente 13 processos são considerados, e subitamente 3 processos são incluídos levando o dobro do tempo. Criaram um desvio.

    Pode ter havido exigência e não foi indicado, ou marcaram os 3 processos em bloco (porque descobriram hoje), ou pode ter sido a ACP limpando processos antigos, pendentes por alguma auditoria interna.

    Os 3 processos são de pessoas de grupos de Facebook. As pessoas não participam do fórum, e não há como saber. Eu apenas marquei para serem ignorados no cálculo da previsão, e tudo voltou ao normal.

  • Não quero ser pessimista, mas os processos dos meus filhos que deram entrada no ACP em 05/2019, correram sem exigências. O do menor de idade foram aprovados na mesma época, mas o registro do menor de idade saiu em 07/2020 e o do maior saiu agora 02/2021. Tudo bem que teve a pandemia, mas ela está aí ainda e mais forte.

  • @Renato_Campos , os processos dos seus filhos chegaram no ACP na mesma época da descoberta de uma mega-fraude, envolvendo cartórios , advogados brasileiros e portugueses. ACP parou, fizeram auditoria em todos os processos! A partir daí, pararam de emitir os assentos imediatamente após o despacho favorável do Conservador!

    O processo do meu irmão, enviado apenas 20 dias após o meu e da minha irmã, teve o assento criado apenas 1 ano após a aprovação!

    Felizmente, parece que os prazos estão voltando ao normal.

  • é inacreditável o "potencial" do brasileiro para essas coisas. Na cidadania italiana, na portuguesa, no futebol, olimpíada, F1... tudo!

  • Muito obrigada @Leticialele e @gandalf e, mais uma vez, parabéns pela planilha: fiquei impressionada com o grau de organização.

  • Já tá ficando chato!

  • Ola queridos, boa tarde!

    Meu processo foi para despacho em 26/01/2021. Atualmente moro em Portugal, porém estamos em confinamento com tudo fechado, é provável que eu volte a trabalhar somente em Maio. Estou querendo aproveitar e ir para o Brasil passar esse momento perto da minha família. Tenho agendado para 01/06/2012 o meu cartão cidadão, eles só estão agendando pra julho pois antes disso a previsão é tudo fechado, nem mesmo com urgência! Conclusão, estou com medo de comprar a passagem para meado de março e quando voltar, em abril, não ter meu registro em mãos. Tenho o e-mail do agendamento do cartão cidadão, mas não possuo o registro ainda.

    Gostaria da opinião de vocês sobre o que devo fazer. Aguardo gerar o registro e depois compro passagem? Não vou? Arrisco? Realmente estou perdida! Obrigada desde já!

  • @Monise Noe

    Eu vi que você havia anunciado que seu processo tinha sido aprovado aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/233598/#Comment_233598

    Entretanto somente no último sábado eles foram alterados na planilha como em Despacho (aprovado sem assento) em 05/02/21, (juntamente com outros).

    Foi você quem os atualizou? Quando os processos concluíram com o assento?

  • Pessoal, mais alguém está com dificuldades (lentidão e erro) para pagamento do vale postal via cartão de crédito?

  • @jocosta

    Separei o dia de hj para fazer isso e o site não esta funcionando!

    Não carrega nunca para pagamento.

    Eles ainda aceitam vale postal? Pois quero enviar hj, caso o pagamento pelo site não dê, farei por vale no valor de 175 euros.

  • Pra mim, apresenta o erro abaixo:

    Já até liguei para a central do meu cartão, mas para eles não consta nenhuma transação negada.

    @HigorSeixas , obrigado pelo retorno

  • LuckLuck Member
    editado February 2021

    Meu processo foi atualizado com essa mensagem, eu não entendi, os documentos estavam errados? E o que preciso fazer?

    (edit:) Pelo que li no fórum ele caiu em exigência, certo? Onde tenho que ligar, devo me preocupar? Não recebi nenhum email

    "O seu processo não está completo, tal como foi notificado.

    O seu pedido estará nesta fase até à receção e registo pelos nossos serviços da documentação em falta.

    Se no prazo indicado ainda estiver incompleto, será objecto de indeferimento."


  • @jocosta qual seu banco? Itaú não tem compatibilidade com o novo sistema de pagamento do IRN; Santander bloqueia e só resolve quando você pede para falar especificamente no setor anti-fraude... o melhor é usar Nubank

    @Luck siga essas orientações do @gandalf https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/237424/#Comment_237424

  • @gsilvestre obrigado! Já enviei o email. Sabe me dizer se por ter caído em exigência o processo pode atrasar muitas semanas? Pretendo assim que souber qual a falha, providenciar na mesma semana e enviar por DHL.

  • @Luck , assim que a exigência chegar lá, o processo tem andamento. Só atrasa umas semanas.

  • Boa tarde! Informo que a Cidadania de meus filhos maiores foram concluídas. Dei entrada através da ACP em agosto e saiu essa semana. Agradeço imensamente a todos que me ajudaram desde a minha, que foi em 2016. Obrigada e desejo que todos experimentem a mesma alegria. Abraço

  • @Leticialele obrigada, abraço!!

  • editado February 2021

    Ola pessoal. Ha alguns anos qd fizemos as nacionalidaes do meu avo, meu pai e minha nao era exigido que o RG tivesse sido emitido ha menos de 10 anos.

    Hoje essa exigencia se aplica aos requerentes de qualquer idade (no caso meu irmao tem 30 anos) ou so aos requerentes com idade mais avancada que tambem precisam da prova de vida?

    CNH continua nao sendo aceita?

    Obrigada! :)

  • @cteixeira18 requerido a todos, até mesmo no Brasil há locais que não aceitam RG "vencidos"!

  • @Renato_Campos obrigada!

    Sobre a CNH, continua nao sendo aceita pra atribuicao?

  • a RG do meu filho vence os 10 anos em outubro 2021, até ser o processo ser finalizado ja terá vencido, tenho que tirar nova ou apresentar cnh ou carteira do crea ? alias aceitam carteira do crea ou da oab ?

  • @heleno , aceitam CNH. Crea e OAB, não.

  • e quanto ao vencimento do rg durante o andamento do processo ?

    obrigado pela atenção

  • @heleno em tese, o que importa é se estava válida quando o processo foi recebido e numerado. mas acaba sendo uma questão subjetiva que depende do conservador... acho que não é possível "cravar" uma resposta

  • Boa tarde para todos do Fórum, gostaria de saber como está sendo feito o pagamento para atribuição de nacionalidade maiores 18? Ainda aceitam vale postal?

    Obrigada desde já!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.