Guia Prático - Apostilhamento de docs. portugueses através da Procuradoria Geral da República

13468917

Comentários

  • @Leticialele , eu até coloquei como pessoa física, mas quando preencho com o nome procuradoria geral da republica, surge a mensagem conforme a imagem anexa.


  • Quando eu coloquei como beneficiario procuradoria geral, permitiram enviar. Será que tem problema?

  • Põe só Procuradoria Geral. O importante é eles identificarem sua transferência.

  • ótimo então, muito obrigado

  • @VictorCunha conseguiu fazer a transferência? Tava pensando em fazer por vale postal amanhã, mas acho que transferir assim é mais prático né!

    Dá um feedback se foi certinho!

  • Colocando como beneficiário Procuradoria Geral, o remessa online permitiu o envio. Se eu tiver mais alguma informação, comento aqui

  • editado November 2020

    Show!! Acho que vou fazer assim. No final do processo, vc colocou opção boleto ou transferência?

  • Transferência

  • Tentando colocar como Procuradoria Geral e dá a mesma mensagem do print que vc mandou

  • Já tive experiência com o TransferWise mandando dinheiro e eles pediram um comprovante para aprovar a transferência. Como não tinha, eles recusaram e devolveram. Consegui transferir abrindo uma conta multimoedas que eles disponibilizam. Mandei o valor da apostilha para esta conta e depois enviei para a procuradoria.

  • Fui no centro do RJ hj e consegui fazer os vales postais de boa! Obrigado gente. Agora é aguardar o documento chegar rs

  • editado November 2020

    Hoje a CRC Lisboa me respondeu dizendo que n pode enviar o documento a ser apostilado para a PGR. Tô tentando arrumar alguém em Portugal pra intermediar isso, ou vou ter q receber em casa pra depois mandar novamente pra PGR e perder o vale postal que já paguei. Olha, percebe-se de onde herdamos a "burrocracia"...

  • @BernardoAmaral qual agência no Centro vc fez o vale postal?

  • @leompts

    A agência na 1 de março, ao lado do CCBB. A agência tava vazia e fizeram de boa

  • Boa tarde, pessoal!

    Também estou neste processo para realizar o apostilhamento. Acabei de receber do Consulado do Rio de Janeiro a certidão de nascimento da minha vó com a marca d'água, realizarei a transferência (via TransferWise) e farei o envio provavelmente via DHL.

    O site da procuradoria lista uma série de locais. Alguém tem uma sugestão sobre para onde seria melhor enviar em questão de tempo do processo? Lisboa seria o ideal mesmo?

    Muito obrigado!


  • Paguei o vale postal para a conservatória emitir o assento de nascimento certificado e enviar pra uma colega que mora em Portugal, mas até agora ela n recebeu. Isso desde o dia 18/11. Alguém sabe quanto tempo demora?

  • @BernardoAmaral

    Dificilmente levará menos de 30 dias. Com o lockdown em PT deve demorar.

  • @BernardoAmaral

    Se for como neto (art-1D) você não tem outra opção. Seria somente o Arquivo Central de Lisboa.

    Mas você dele levar mais de 1 mês pra conseguir os documentos apostilados pelo MJ, e mais 1 mês para conseguir a retificação. Com natal, ano novo, e lockdown, eu acho difícil conseguir ainda este ano.

  • Eu consegui que o Arquivo Distrital enviasse para a PGR e mandei o requerimento por e-mail. O envio para a PGR foi rápido, saiu de Faro no dia 20/11 (Sexta) e chegou na PGR em Lisboa (23/11). A PGR enviou para o Brasil no dia 27/11. Porém tem um outro envio do Arquivo Distrital que saiu de Portugal dia 09/11 e ainda não recebi.

  • editado November 2020

    @gandalf @VictorCunha

    Eu solicitei para a CRC Lisboa mandar o documento pra uma colega que mora em Almada (que nem é longe). E minha colega ficará de enviar para a PGR pra apostilar. Mas até agora, desde o dia 18/11 ela ainda n recebeu o documento pelos correios da CRC. Já se passaram 12 dias e isso que estou achando estranho. Mandei email pra CRC perguntando se já haviam emitido o documento,mas ainda sem resposta

  • Duas dúvidas me surgiram

    1 - A certidão que deve ser apostilada é a narrativa ?

    2 - Saberiam me dizer quem da família pode pedir correção de uma certidão de alguém já falecido ?

    Obrigado a todos

  • @andrfs1991

    1. Sim. Descritiva, ou narrativa. No BR corresponde a inteiro teor.
    2. Descendentes diretos, quanto mais próximo, mais chances de conseguir. Quanto mais distante, mais pode ser necessário ter um advogado. Você deve explicar o motivo da retificação, e se tiver a carta pedindo a retificação para nacionalidade, apresentá-la quando for conversar no cartório. Ela não precisa fazer parte do processo, mas ajuda a iniciar a conversa, e baixa as resistências.
  • @gandalf como consigo essa carta pedindo a retificação para nacionalidade ?

  • @andrfs1991

    Eu quis dizer que se houve exigência, você recebe uma carta do IRN pedindo a retificação dos documentos brasileiros, com base nos dados originais do português. Então pode usar essa carta do IRN como argumento de por que necessita a retificação para a nacionalidade.

    Se você está fazendo a retificação preventivamente, para evitar a exigência, obviamente não terá a carta. Pode argumentar que está fazendo para nacionalidade, e necessita retificar, mas não tem nada pra mostrar que comprove sua necessidade e urgência.

  • Olá, pessoal!

    Apenas para informar que solicitei o apostilamento da certidão de nascimento da minha vó para poder retificar seus documentos aqui no Brasil e levou praticamente 1 mês para receber o documento aqui na minha casa. Fiz o envio dia 9 de Dezembro e recebi dia 15 de Janeiro com pagamento feito via TransferWise.

    Agora iniciarei o processo para retificação da certidão de casamento, onde constam informações equivocadas.

  • Pessoal, poderiam me ajudar com as seguintes duvidas:

    Sabem me dizer se o valor continua de €10,20 ?

    Entendi que devo preencher o formular e enviar junto com o documento a ser apostilado pelos correios, esta correto ou algo a mais deve ser feito ?

    Como é o processo de devolução do documento ? Como pago pelas despesas de devolução ?

    Obrigado pela atenção.

  • @andrfs1991 enviei certidão em meados de dezembro e paguei 10,20 euros.

    O formulário precisa ter firma reconhecida e uma cópia do documento de identificação autenticada (mandei meu passaporte).

    eles devolvem pelo correio e o custo da devolução está incluso no valor do serviço.

  • Eu enfim recebi o assento de nascimento apostilado de minha avó, mas tive alguns problemas de informação com a PGR.

    Uma colega minha que mora em Almada recebeu o assento de nascimento enviado pela CRC Lisboa e postou o documento nos correios dia 14/12. Mantive contato com a PGR afim de obter o código de rastreamento pra acompanhar a devolução do documento em minha residência, mas as responsáveis sempre falavam que o documento não havia chegado. Achei que o documento tivesse sido extraviado, inclusive. Eis que no dia 19/01 me mandaram e-mail informando que já haviam enviado sim e me passaram o código dos correios, que para minha surpresa, informava que já haviam despachado desde dia 23/12 pro Brasil. Fiz a liberação do documento no site dos correios e dois dias entregaram na minha casa.

    Sobre o formulário, não reconheci firma não, até porque fiz tudo por e-mail. Tanto o requerimento, comprovante de vale postal e documento pessoal, foi tudo enviado por e-mail mesmo. Já levei o documento pra registrar no cartório e vou pegar segunda para dar entrada na retificação do que eu preciso.

  • @BernardoAmaral

    Olá, boa noite! Eu tentei fazer o mesmo procedimento de Apostilamento pela PRG, mas me informaram que não poderia ser por email. Enviei o formulário e minha identidade pelos Correios, mas ainda não receberam.

    O email que usou foi o do site?

    Obrigada


  • Esta dando esse problema no registro de civil online

    Preencha, por favor, os seguintes campos obrigatórios do formulário:


    • Data de Nascimento:*O Campo Data de Nascimento deve ser igual ou inferior a 100 anos


Entre ou Registre-se para fazer um comentário.