Transcrição de Casamento - Escritório Consular em Santos

1679111279

Comentários

  • @Leticialele , obrigado! Quando eu preenchi o requerimento no documento sai o nome do meu pai (na parte de assinatura). Eu posso assinar normal, reconhecer firma por autenticidade, e colocar em anexo o meu rg apostilhado que vai dar tudo certo então? É que eu achei esquisito pois vou assinar em cima do nome do meu pai rsrs! Prenchi todos os dados de requerente com os dados do meu pai, e conjuge com os dados da minha mãe.

  • @amaft , você usou o formulário em que o próprio português solicita a transcrição. O preenchimento deve ser automático. Seu pai não pode assinar?

  • @Leticialele , acho que sim. Usei o formulário do link que estava no site do consulado :(

    Estou tentando ligar lá para verificar, mas sem sucesso. Daria pro meu pai assinar sim, mas como eu já vou passar no cartório para apostilhar outros documentos, já iria fazer tudo de uma vez. Nesse caso eu não poderia assinar então, né?

  • @amaft , creio que não. Mas talvez outro forista possa tirar sua dúvida

  • Olá,

    Queria tirar uma dúvida sobre o consulado de Santos. O serviço parou por completo durante a pandemia? Minha mãe está tentando tirar o Cartão Cidadão dela desde o primeiro semestre e só conseguiu ir até lá no dia 27/08. Desde então manda, e-mails perguntando sobre a chegada do cartão e como pode fazer para embarcar para Portugal no dia 11/11. Toda resposta do consulado é sempre informando que nada podem fazer, que o cartão não chegou de Portugal, que a culpa é da pandemia e que ela deve embarcar com o passaporte brasileiro, sem dar detalhes do que ela deve fazer quando estiver no aeroporto, se ela entra aqui em Lisboa pela fila de estrangeiros ou pela pela fila de europeus e nacionais. Alguns amigos que trabalham com viagens, dizem que como ela já tem certidão de nascimento portuguesa, ela consegue embarcar e entrar em Portugal, principalmente porque virá pela TAP.

    Essa falta de suporte de informações do Consulado é algo que incomoda. Entendo que a pandemia afetou os correios entre Portugal e Brasil, mas os CC emitidos aqui em Portugal com taxa de urgência, estão sendo entregues no prazo (pelo menos nas Lojas do Cidadão de Lisboa). E um consulado deveria ter a obrigação de dar respostas completas e informativas às pessoas que representa.

    Por isso, gostaria de saber se é possível:

    • Ela pedir o cancelamento do cartão e do passaporte solicitado em Santos e com isso o estorno do pagamento, para fazer uma nova solicitação aqui em Lisboa.
    • Pedir aqui em Lisboa uma segunda via do CC e do passaporte.
    • Pedir que o Consulado envie para o meu endereço em Lisboa o cartão e o passaporte.
    • Pedir para o Consulado de Santos informar os números do CC dela, para ela ter aqui em Lisboa se precisar, se não puderem enviar por correio para cá.
  • Boa tarde,

    Para fazer a transcrição de casamento da minha mãe pelo Consulado de São Paulo, preciso ir depois pessoalmente? Porque vou mandar de fora do estado de SP, vou mandar de Minas Gerais.

    Tem escrito isso no site em:

    https://consuladoportugalsp.org.br/transcricao-de-casamento-sem-alteracao-dos-dados-do-cartao-do-cidadao/

    "Após o recebimento, os documentos serão verificados, e estando pronto o processo, o interessado receberá um e-mail solicitando que escolha em nossa agenda o dia e hora de seu atendimento.

    Não vou querer CC nem passaporte para minha mãe (ela já não tem).

    Obrigado pela ajuda

  • @kustavo, eu chamaria sua atenção para dois pontos:

    1. Se for enviar para o Consulado daqui de SP, envie para o escritório consular de Santos, pois o tempo para conclusão é infinitamente menor.
    2. Entre em contato antes do envio, pois, segundo o próprio site do Consulado Geral, o mesmo é destinado para o público de sua jurisdição, o estado de São Paulo e Mato Grosso do Sul, conforme imagem abaixo retirada do próprio site:


  • olá!


    Afinal, para solicitar a Transcricão do casamento em Santos, tem a necessidade de apostilar o REQUERIMENTO/FORMULÁRIO?

  • @mageciconello , eu estive no consulado no dia 13/08 para fazer o CC e estou com o mesmo problema ! Além disso, também foi pago taxa de urgência.

  • @AmandaBranco , segundo o site do Consulado, sim, precisa de apostilamento.

  • AmandaBrancoAmandaBranco Member
    editado October 2020

    mais uma duvida, eu ja finalizaei o requerimento da Transcrição com o Passaporte no site e ja paguei o boleto.

    Minha mãe nunca teve ou pediu o Cartao Cidadao pq a nacionalidade dela saiu em setembro, é possivel tirar o passaporte sem esse Cartao? ou eu tenho que solicitar o cartao cidadao agora tbm?

    Obrigada @Leticialele

  • @AmandaBranco , só pode pedir o passaporte depois que o Cartão Cidadão ficar pronto.

  • Pessoal, eu sei que o Consulado de Santos manda os documentos de volta ao finalizar o processo de transcrição de casamento, mas que as certidões vêm todas marcadas com caneta marca texto e por isso não é possível reutiliza-las. Entretanto, eu gostaria de saber se eles enviam também a certidão de casamento portuguesa em PDF por e-mail assim que o processo é finalizado, ou se é necessário aguardar a chegada da certidão por correio. Se a única opção for o correio, sabem dizer quanto tempo leva em média para chegar? (imagino que eles enviem como carta simples)

  • gilbertodiasxgilbertodiasx Member
    editado October 2020

    @PedroGaspar, de todas as certidões que você envia, apenas a de casamento vem marcada, todas as demais vem intactas.

    Quanto ao envio, você deve aguardar o recebimento, mas é super rápido, pois eles enviam por SEDEX. Posso compartilhar com você minha experiência: enviei a transcrição de casamento + óbito dos meus bisavós semana passada. Os documentos foram recepcionados na terça-feira, dia 20 às 12h e no mesmo dia, às 16h a transcrição estava pronta.

    Na quinta-feira, dia 22, os documentos foram entregues em minha residência.

  • Obrigado @gilbertodiasx! Uau, o processo foi todo bem rápido hein, inclusive a devolução! Isso foi agora em outubro mesmo?

  • @PedroGaspar, tudo na semana passada.

  • Ola bom dia a todos!

    Enviei o processo de transcrição de casamento para o consulado de São Paulo em 20/08/2020 alguém sabe me dizer quanto tempo esta demorando actualmente?

    Obrigada

  • Vocês sabem se o Escritório de Santos aceita processos de transcrição de casamento de quem mora fora de São Paulo e Mato Grosso do Sul?

  • gilbertodiasxgilbertodiasx Member
    editado October 2020

    @Viviane_Santana, os processos de transcrição de casamento no Consulado Geral em São Paulo costumam ter um prazo longo. Recentemente, vi casos de pessoas com transcrições enviadas entre março e abril deste ano, ainda sem conclusão.

    O mais indicado para processo de transcrições é o Escritório Consular em Santos. Lá, os processos, do recebimento à conclusão, tem sido feito em poucos dias.

  • Boa tarde.

    Preciso transcrever o casamento dos meus avós (minha vó e a portuguesa) e surgiram algumas dúvidas. Meu avô é de 1943, e na certidão dele só consta o primeiro nome, teria q entrar com uma ação judicial para incluir o nome completo ou não é necessário? Eu li que precisa estar averbado o casamento deles procede essa informação?.

  • @rafamello25 , o Consulado exige que o casamento esteja averbado à margem, na certidão de nascimento. Isso tem que ser providenciado no cartório onde o casamento ocorreu. É um procedimento administrativo relativamente rápido. Para isso, vai precisar da certidão de nascimento original do seu avô, inteiro teor.

    Se o nome dos pais e as datas estiverem corretas, não vejo necessidade de incluir o sobrenome na certidão de casamento.

  • @rafamello25

    Em fazendo a averbação do casamento, o nome e apelido do avô ficará constando como está na certidão de casamento. Antes de averbar, verifique se esse nome ao ser averbado não fará surgir alguma divergências com as certidões de nascimento dos descendentes.

    Se for o caso, faça a retificação na certidão de casamento antes, para que quando for averbar já esteja corrigido. Cartórios tendem a ser mais flexíveis com retificações em certidões de casamento. (se for necessária)

  • Pessoal alguem conseguiu entrar em contato por telefone ou email com o consulado de Santos recentecemente?

    Enviei um email para consulado@santos.dgaccp.pt duas semanas atrás que voltou, e no número 3223-6674 nem chega a tocar nos horarios que tentei.

    Quero tentar uma transcrição de casamento sem a certidão do conjuge mas queria primeiro saber se ainda é feito lá e confirmar como a certidão negativa deve ser emitida (com relação a datas da busca em caso de ter apenas a idade do brasileiro na certidão de casamento deles).

  • @andrero , não se aceitam mais transcrições de casamento sem a certidão de nascimento de um dos cônjuges.

  • @andrero, o e-mail correto é o santos@mne.pt. Todos os e-mails que enviei foram respondidos. O tempo de espera varia de 1 à 2 dias, mas eles respondem todos os e-mails.

    Com relação a certidão, é como a @Leticialele disse... não tem como.

  • Boa tarde.

    Preenchi i formulário da transcrição de casamento para minha mãe poder ir ate o cartório reconhecer firma.

    Depois de tudo já impresso, acabei colocando meu telefone como contato, acredito que não há problema alguém sabe dizer.


    Grata.

  • @Amanda282 , não tem problema. Poderia ter usado seu email, também.

  • @Leticialele e @gilbertodiasx entendi... muito obrigado!

    meu caso é que o casamento do portugues tem a habilitação, mas não consta a certidão de nascimento da noiva. e na certidão diz apenas a idade dela e local de nascimento, sem datas. em conversa com o cartório de onde ela nasceu (são dois na cidade e procurei em uma cidade vizinha também) eles não encontraram a certidão. Na verdade isso é um caso antigo, ela é filha de italianos e eu ia tentar a cidadania italiana em 2016/17, mas desisti pq a partir dela nada mais foi encontrado (incluindo sua certidão de nascimento). Na epoca netos de portugueses não transmitiam a cidadania, e como sou bisneto nem fui muito pra frente com o lado de Portugal, mas consegui achar o caminho deles muito fácil.

    esse ano eu encontrei no familysearch olhando folha por folha na igreja daquela cidade um batismo de uma criança com mesmo nome, nascida 1 ano antes do que deveria (fazendo idade_no_casamento - ano_casamento), cujo nomes dos pais são os mesmos, mas nenhum dos 3 sobrenomes batem (ela nao tem no batismo mas tem no casamento um que nunca apareceu no batismo, o do pai muda completamente, e o da mãe até lembra um pouco, mas não bate). liguei no cartório e também existe o registro civil com os mesmos nomes do batismo lá.

    então só me restam 3 opções: (i) tentar a transcrição com supressão; (ii) tentar corrigir judicialmente a de casamento com essa de batismo/civil que encontrei; ou (iii) tentar o processo de neto sem transcrição. honestamente nenhum me parece viável, mas entre isso ou nada estou tentando nesta ordem que julgo ser a menos trabalhosa e arriscada haha. Vou logo pro (ii) então.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.