Transcrição de Casamento - Escritório Consular em Santos

191012141579

Comentários

  • Sim @Ana_Reis, é preciso muuuita paciência, hehe... mas, uma hora sai! :-)

  • @PedroGaspar @Leticialele mto obrigada pela dica.

  • @PedroGaspar como você fez para fazer o pagamento da taxa?

    Obrigada!

  • @manucastilho, pelo consulado de SP tem opção de pagar por boleto ou transferência direta pelo Itaú. Como tenho conta no Itaú, fiz a transferência direta!

  • Olá. Enviei os documentos para Santos dia 17/11, acusaram recebimento dia 23/11, mas só. Estou com viagem marcada para Portugal esse domingo e horário agendado para emissão do cartão cidadão da minha esposa para 16/12. Se Santos não fizer a transcrição até domingo, vocês sabem se consigo levar direto num balcão numa Conservatória e ficar pronto no máximo em um dia? Sem a transcrição minha esposa não pode fazer o cartão cidadão, pois alterou o nome quando casou.

  • @douglasb, deve estar para ser concluído já, porque tem levado cerca de duas semanas em Santos. Mas, você pode enviar um e-mail para eles (santos@mne.pt) para perguntar sobre o andamento e explicar sua urgência.

    De qualquer forma, até onde sei quando a transcrição do casamento entrar no sistema o casamento já ficará averbado ao assento de nascimento da sua esposa, portanto, quando ela fosse fazer o cartão cidadão creio que a informação já estaria no sistema. Me corrijam se eu estiver errado!

  • @douglasb...

    Sobre sua mensagem...:

    "...Sem a transcrição minha esposa não pode fazer o cartão cidadão, pois alterou o nome quando casou..."

    Se sua esposa é Cidadã Portuguesa ela tem direito ao Cartão de Cidadão...Mesmo sem a Transcrição do Casamento ter sido concluída...!!!

    Veja esse comentário...:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/232319/#Comment_232319

    @PedroGaspar...

    Pelo que tenho visto...A situação na Representação Consular de Santos está devagar...Quase parando...!!!

    Eu sempre optei por fazer as Transcrições de minha família por PD...E nunca me decepcionei com essa opção...!!! Entretanto...Depois das alterações quanto às modalidades de pagamento por lá eu comecei a cogitar de enviar os documentos da Transcrição de uma prima minha para Santos...Mas desisti...Pois não estou sentindo firmeza nessa opção neste momento em especial...

    Contudo...Compartilho de sua opinião...Também acredito que as transcrições cujos documentos já estejam sendo analisados por Santos...Como o caso do @douglasb...Devem ser finalizadas em breve...!!!

    Mas repito...Pelo que tenho visto...Eu não acho prudente enviar documentos para Santos hoje...!!!

    Sorte...

  • editado December 2020

    Processo de transcrição da minha mãe por Santos.

    27 nov enviado ao consulado

    30 nov entregue pelo correio no Consulado

    02 novembro status recebido pelo consulado

    09 de novembro status processo enviado e concluído e recebemos hoje mesmo a documentação.

    ** acredito que estava pronto pra ela ter recebido hoje, e somente hoje alteraram o status

    *** concluídos em quase 10 dias as transcrições da minha mãe e tia.

    *** São escolhas para onde enviar e a pessoa sentir se segura, apenas estou relatando nossa experiência.

  • SAMANTHA3, voce enviou a certidão do nubente brasileiro com o óbito e o casamento averbados?

    Alguém aqui no forum já teve a documentação devolvida por falta desses averbamentos?

    Grata!

  • @MAHA sim, ja teve um caso em q o processo foi devolvido pq não constava averbado o casamento na certidão de nascimento do nubente brasileiro. Não sei dizer se ainda existe essa exigência.

  • Grata, @Vlad Pen!

    Enviarei um e-mail para saber se ainda é necessário e volto com a resposta. Obg

  • germanomansogermanomanso Member
    editado December 2020

    Olá,

    Desculpem se em meu questionamento houver itens já respondidos em outros posts, mas vou me limitar aos itens em que algo não esteja (ao menos para mim) 100% claro ou que haja informação divergente.

    Preciso fazer a transcrição do casamento da avó portuguesa com o avô brasileiro, ambos falecidos. A avó portuguesa ficou viúva do avô brasileiro e casou-se com um português.

    Estou verificando se seria o caso de fazer pelo consulado de Santos ou por Ponta Delgada. Se não fosse a indefinição em relação ao pagamento, talvez eu já tivesse definido por Ponta Delgada.

    De qualquer modo, para o caso de fazer pelo consulado de Santos, tenho ainda algumas dúvidas. Mandei e-mail, mas retornaram dizendo que "todas" as dúvidas devem ser dirimidas por meio do site.

    1. averbações: o site não menciona a necessidade de averbações, mas vejo aqui no fórum menção a essa exigência. Se de fato há essa exigência, ainda que não conste no site, quais averbações seriam? Averbar o casamento no nascimento do nubente brasileiro? Averbar ambos os óbitos no casamento e o óbito do nubente brasileiro no nascimento dele?
    2. óbitos: o site do consulado não menciona a necessidade de envio das certidões de óbito, mas vi aqui no fórum menção nesse sentido. É o caso de enviar? Se for, a dúvida é a seguinte: como a avó portuguesa ficou viúva do avô brasileiro e depois casou-se com um português, na certidão de óbito consta o sobrenome de casada do segundo casamento. Eu teria de enviar também a certidão do segundo casamento? Se sim, o óbito deve estar averbado? Entendo que a apresentação do óbito, se for o caso, seria somente para que não seja expedido automaticamente o cartão de cidadão e para comprovar a legitimidade do neto requerente, mas que eu não seria obrigado a também transcrever o óbito conjuntamente, certo? Eu queria transcrever apenas o primeiro casamento. Se tiver de transcrever o óbito, pela sequência teria que transcrever o segundo casamento também(?), e não tenho acesso ao assento de nascimento do avodrasto.
    3. assento de batismo: a avó portuguesa nasceu em 1905. O site do consulado diz para mandar uma cópia da certidão narrativa e guardar a original para o processo de nacionalidade, mas vi aqui no fórum a recomendação de mandar a original e emitir outra original, depois, para o processo de nacionalidade.

    Obrigado

  • Pessoal alguém enviando pra Santos recente? Da pra fazer somente a transcrição por santos e depois agendar o cartão cidadão em são paulo? Não encontrei a opção de fazer só a transcrição pelo site do consulado, sem fazer o cartão cidadão.

    O pagamento é realizado depois que o consulado recebe ou já deve ser feito antes?

    Obrigada!

  • editado December 2020

    @marianamcozza

    Em Santos faz pelo correio (não está tendo atendimento presencial, que eu saiba). O pagamento é feito depois que eles conferem os documentos, e emitem o boleto bancário e mandam por e-mail.

    Agende somente o CC em SP (mas acho que ainda está fechado, ou bem limitado). Quando conseguir ir, a transcrição já estará feita.

  • @gandalf então eu posso fazer transcrição+cc+passaporte, mandar a documentação da transcrição para santos e fazer os outros processos em sp quando estiver liberado ?

    outra dúvida, pelo site fala que já tem que enviar o comprovante de pagamento, porém você mencionou que só devo enviar os documentos e o pagamento realizo depois, é isso mesmo ?

  • Olá @marianamcozza!

    Fiz exatamente isso para o processo da minha esposa. O CC + Passaporte ela já agendou aqui em São Paulo (inclusive já fez a primeira visita, levando os documentos e pagando as taxas no Consulado) e a Transcrição enviamos agora do dia 02/dez para Santos.

    Seguindo as instruções do site do consulado quando preenche os dados para a Transcrição, eu paguei o boleto e enviei uma cópia do comprovante de pagamento junto com a documentação via Sedex.

  • @Felipe Cestari Muito obrigada!!! uma outra dúvida, na sua certidão de nascimento, você fez o averbamento do casamento?

    Obrigada.

  • @marianamcozza , sim é preciso constar o casamento averbado na certidão.

    Quando você solicitar no cartório a nova certidão de nascimento , peça para verificarem antes nos registros deles se já consta a averbação (se você casou faz um tempinho, já deve constar).

    Caso não esteja averbado, creio que eles devem entrar em contato com o cartório onde você casou (caso seja diferente) para solicitar os dados e assim fazem a averbação. Mas de qualquer forma é bom confirmar e ver com eles qual é o procedimento nesses casos.

  • editado December 2020

    @marianamcozza

    Eu nunca fiz pelo consulado. Pelo que vejo postado no fórum, você manda os documentos, eles conferem, emitem o boleto bancário, e lhe mandam por e-mail para pagamento no banco.

    "https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/232939/#Comment_232939"

    Coloque na caixa de busca a palavra "boleto" na caixinha de busca, e vai ver várias outras referências a isso.

    Faça somente a transcrição. Para as outras você terá que fazer o agendamento no consulado, quando estiver funcionando. O seu CC e passaporte pode esperar, e você pode inclusive fazer pessoalmente em PT se precisar dele com urgência.

    Basta a transcrição e o assento, e você ja pode dar entrada nos processos seguintes, para filhos e cônjuge, se for o caso.

  • @marianamcozza estou fazendo o processo do meu marido exatamente dessa forma. Fiz a solicitação de transcrição+CC+passaporte pelo site, paguei o boleto que foi gerado após o preenchimento do formulário (ele vence em poucos dias, então só cadastre a solicitação quando estiver com os documentos agilizados), reconheci e apostilei e mandei a documentação com o comprovante de pagto para Santos. No final de novembro foi finalizado e eu não conseguia agenda pro CC em Santos. Mandei um e-mail e me responderam que estão com agenda lotada, sem previsão de abertura de novas datas, então agendei para SP que está com muitas datas disponíveis para março, abril e maio. Estava entrando todos os dias e consegui um agendamento para 07/01 em SP!

  • @marianamcozza relendo sua pergunta inicial, creio que seja possível sim fazer somente a transcrição sem solicitar o CC, veja esse link:

    http://consuladoportugalsp.org.br/transcricoes-de-casamento/

  • Pessoal, estou com umas dúvidas. Diante dessa questão das mudanças em Ponta Delgada em relação ao pagamento da taxa de transcrição estava pensando em como farei para transcrever o casamento da minha mãe para poder, enfim, dar início ao meu processo de nacionalidade.

    Não queria fazer pelo Consulado daqui de PE, uma vez que o atendimento é muito complicado e cheio de indisposição. Uma pessoa me sugeriu que eu fizesse por Santos. Para evitar que os docs voltassem (já que o remetente seria de outro estado), me disseram para enviar por um familiar que resida em SP. 1. Será que seria válido?

    Nesse caso, eu (que seria o requerente da transcrição) colocaria como endereço o de SP no formulário.

    2. Quando a transcrição ficasse pronta, teria como esse parente pegar ela no consulado?

    3. Para eu começar o meu processo eu precisaria do papel de transcrição ou acessando pelo civil online e imprimindo seria o bastante para quando eu for fazer minha nacionalidade?

  • @Marcoshcf , mandando através de um parente, é para o endereço dele que enviarão os documentos, ao término do processo, inclusive a certidão de casamento portuguesa

  • Alguem poderia me ajudar?


    Pretendo pedir a nacionalidade portuguesa através de meu avô portugues, e pelo que entendi antes disso preciso fazer a transcrição de casamento + obito dele.

    Ele casou com uma brasileira, e como escrito na pagina do consulado de SP, preciso enviar tambem uma certidão de nascimento dela junto com os outros documentos.

    Porém na certidão de nascimento dela não está averbado o casamento nem o óbito dela, e aí que estou em dúvida:

    Na pagina do consulado de SP fala que precisa estar averbado o casamento apenas, porém aqui no forum vejo alguns posts falando que precisa averbar o óbito dela também.


    Pergunto se realmente precisa averbar o óbito dela, ou se da pra passar sem averbar isso, pois não tenho a certidão de óbito dela e vai ser dificil encontrar.

  • @Conrado182 , não precisa averbar o óbito.

  • Pessoal, alguém tem o e-mail do Consulado de Santos? Os dois abaixo retornaram com erro.

    consulado@santos.dgaccp.pt

    mail@santos.dgaccp.pt

  • Oi @Felipe Cestari. O seu processo de transcrição do casamento já foi concluído ou vc teve alguma notícia desde que enviou? O processo da minha mãe chegou em Santos em 30/11, e consta no site que foi recebido dia 02/12. Porém, nada mais depois disso......Em outubro estava sendo feito em uma semana pelo que li aqui, depois aumentou para 2 semanas em média o prazo, e agora já tem 20 dias e nada......Obrigada

  • @Dante , o e-mail informado algumas páginas pra trás é santos@mne.pt. Tenta esse.....

  • Oi @paula_mendanha !

    O meu processo está exatamente na mesma situação que a sua. Inclusive foi recepcionado no mesmo dia (02/dez). Cheguei a enviar um e-mail para Santos perguntando qual o status ou uma previsão de tempo para conclusão.

    Apenas responderam isso:

    "Prezado, as transcrições são realizadas a medida que dão entrada nesse posto. Para isso, deve acompanhar via site."

    Também acabei optando por Santos pelos relatos dos colegas nos últimos tempos. Mas acredito que houve aumento do volume de trabalho para eles no escritório (lembrando que fazem outros tipos de serviços lá também) e alguns feriados nesse meio tempo em Portugal (não sei se seguem o calendário de lá). Não estou contando muito que minha transcrição seja finalizada nesses últimos dias do ano, mas paciência.

    Infelizmente é conter a ansiedade e acompanhar o processo pelo site mesmo.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.