Atribuição - CRC de Tondela (Informações e Processos)

1401402404406407454

Comentários

  • @Leticialele Eu já enviei um e-mail para esse contato que você passou e eles falaram que o processo ainda não foi numerado mesmo. Pediram para eu aguardar mais um pouco e entrar em contato novamente mais para frente.

  • Pessoal...

    Só depois de meados de Outubro o ritmo deve começar a ***normalizar nas Conservatórias Portuguesas...Tem muita Conservatória com pessoal em férias ainda...!!!

    ***Estranho usar esse termo quando já tive Atribuições de meus familiares...MAIORES DE IDADE concluídos em 25 dias pelo ACP...!!!

    : )

  • @Renise FM você já entrou em contato com eles via e-mail ou tentou ligar para a LR?

    • você está verificando no mesmo e-mail que colocou no formulário?
    • já verificou na caixa de spam / promoções / Lixo eletrônico e etc.?

    Caso tenha visto isso, mande um e-mail para eles para confirmar o e-mail seu de contato para receber a numeração e chave de acesso.

    depois de um retorno ai no grupo.

  • editado September 2020

    @Renise FM

    Não mande e-mails para as conservatórias.

    Aconselho esperar mais 1 semana pelo menos. É mês de férias de verão, as coisas não andam tão rápido nesse período e os tempos aumentam 3 ou 4 semanas.

    Voce já tem a senha de acesso. Se quiser saber mais, ligue na Linha de Registos.

  • Boa tarde, um tio meu está fazendo o processo dele por Tondela, mas a documentação foi enviada em fevereiro de 2019 e até o momento está parada no Estágio 4 do Processo, segundo a consulta que ele fez hoje. Está parado neste estágio tem meses já.

    Ele mandou diversos e-mails para Tondela, mas nenhum foi respondido. Eu inclusive mandei um e-mail perguntando, mas me responderam avisando que apenas o e-mail cadastrado no processo poderia receber informações. Ele mandou um novo email logo em seguida e continuou sem reposta.

    Acho estranho o tempo que já tem o processo, está se aproximando de 2 anos.

    Minha mãe (irmã do meu tio) tirou a nacionalidade também por Tondela em 2018 e não teve problema algum.

    Vocês teriam alguma recomendação?

    Desde já agradeço.

  • editado September 2020

    @Leandro Andrioli provavelmente o processo do seu tio pode ter caido na " malha fina".É quando as conservatórias pedem informações ao consulado para estes confirmarem junto aos cartórios se as certidões são legítimas.Melhor ele ligar na linha de registro e verificar.

  • @Vlad Pen

    Obrigado pela resposta, saberia informar se nesse caso de "malha fina" o prazo que está correndo, quase 2 anos, é comum? Ou mesmo nesse caso, as coisas costumam ser resolvidas de maneira mais rápida?

    Outra dúvida, para ligar na linha de registro, é necessário que meu tio faça a ligação, ou um terceiro pode consultar?

    Obrigado

  • @Leandro Andrioli vou me arriscar a responder a segunda pergunta, pelo que já li aqui.


    Somente o requerente pode consultar as informações do processo, ou alguém que tenha uma procuração no processo!


    Peço que me corrijam se eu estiver errada!

  • @Leandro Andrioli , como a @HelenaGiese disse, somente seu tio pode consultar o status do processo na linha de registro.Eles não dão informações para terceiros.

  • Prezados,

    Gostaria de agradecer as orientações que recebi nesses últimos dias, em especial de @Vlad Pen, @Leticialele e @gandalf .

    Já enviei o processo de minha mãe para Tondela mesmo. Pelo que vi no rastreamento postei na sexta-feira em Recife e parece que será entregue hoje em Tondela.

    Uma vez recebido lá, qual a orientação? Esperar receber um email deles informando número de processo e chave de acesso?

    Tem alguma tabela aqui para alimentar com os dados desse processo da minha mãe para facilitar o acompanhamento de todos?

    Grato,

    Leonardo

  • Já vi que receberam lá.

  • Oi pessoal passando para avisar que o processo dos meus filhos (menores ) foi finalizado hj. Chegou lá dia 06/07 e hj 22/09 o registro foi criado.

    Não tenho palavras pra agradecer a atenção que recebi aqui desse fórum. Sempre mto solícitos e pacientes.

    Agora vou entrar com o meu pedido pelo casamento. Já tinha pedido a minha certidão de nascimento, mas com a pandemia e a greve dos correios ... já se passaram 50 dias e até hj a certidão não chegou. Do interior do ES para chegar no interior de SC. :(

    Mas estou mto feliz que deu certo a dos meus meninos.

    Obrigada mais uma vez e boa sorte a todos aqui.... agora meu tópico será outro hehehehe

  • @Paulampp

    Parabéns. Eu atualizei na planilha por você. 78 dias desde a chegada. Atrasou um pouco por causa das férias, mas foi bem dentro do previsto.

  • @leonunes

    Beleza!

    Inclui sua mãe na planilha. Vá atualizando os dados a medida que souber mais. Por enquanto linha 28.

    "https://docs.google.com/spreadsheets/d/11S3ag4Y4Gkf8kFNcDBoJ9f_91uh1IijCoI_mkLlyTrI/"

  • @gandalf Mto obrigada pela atualização, eu ia fazer... mas estava pelo celular quando mandei a msg e não consegui atualizar naquele momento.

    Aliás obrigada a vc tb que me respondeu várias vezes por aqui tb. Além de outros participantes... vcs são fera.

  • Boa Tarde! Alguém sabe se Tondela aceita pedido de urgência para atribuição de filha maior?

  • Boa tarde,

    Para atribuição na Conservatória de Tondela, pode ser usado o mesmo link de pagamento via cartão de crédito? (obviamente, juntando-se à documentação o comprovante de pagamento). Ou o pagamento via cartão só é aceito em determinadas conservatórias?

    Grato

  • @cataldo,

    O link de pagamento depende do tipo de processo. O pagamento sai em nome da CRCentrais de Lisboa, mas vale em todas as conservatórias. Você não junta o comprovante de pagamentos. Você recebe por e-mail um formulário para ser preenchido, de acordo com sua modalidade, com o Nome e o Recibo de pagamento já impressos nele.

    O pagamento por Vale Postal é específico para cada Conservatória.

    • Transcrição de casamento
    • Base-X
  • obrigado, @gandalf.

  • @sandra

    Todas as conservatórias aceitam "processos com pedido de urgência" devidamente documentados, por motivo de trabalho, escola, e saúde.

    Tondela tem um tratamento preferencial para processos de menores, que Finaliza em 4-6 semanas. Não precisa pedir urgência. É automático. Para maiores corre no tempo normal da conservatória, e se não tiver exigências, conclui em 8 meses, talvez menos.

    Não vejo pedidos de urgência em Tondela surtirem efeito.

    Lembre-se de que um processo bem montado, sem sobrar e nem faltar documentos, RG recente, sem divergências mais graves que possam causar exigência, é o que realmente faz a diferença. Gaste tempo na preparação, relendo os documentos buscando por diferenças de nomes e datas (exceto mudanças pelo casamento, que serão devidamente comprovadas pela documentação enviada). Se precisa fazer transcrição de casamento. O que faz agarrar são os detalhes. E conte um pouco com a sorte também, que pode afetar em +- 2 semanas.

    Verifique e corrija se for necessário, antes de iniciar o processo, e seu processo vai passar voando pela conservatória.

  • Boa noite preciso de ajuda, já procurei no fórum e encontrei várias informações importantes e úteis ,mas ainda tenho alguma dúvidas se alguém puder responder me ajudará muito.

    Primeiro : gostaria de saber da necessidade de transcrição de casamento dos meus pais, meu pai é português nato e minha mãe brasileira casados desde de 1973 ele é o declarante nas certidões de nascimento minha e dos meus 2 irmãos, todos registrados com menos de 1 ano de idade.

    Segundo : A lista de documentos que esta no fórum para esse tipo de processo é :

    Atribuição (Pais para Filhos)


    Na parte de documentação não entendi o que seria (Firma do oficial que a assina reconhecida e Legalizada no consulado português) e preciso confirmar se é essa lista de documentos mesmo.

    Terceiro: Todos os documentos devem ser apostilados ? , qual conservatória mais indicada para enviar ? e se posso enviar todos os documentos dos 3 irmãos juntos ?

    Desculpe pelo inconveniente de postar tantas dúvidas mas me sinto perdido diante de tantas informações. Obrigado

  • editado September 2020

    @sitt , essa lista está desatualizada.

    Se o pai é o declarante na certidão de nascimento dos filhos até que estes completassem 1 ano de idade, mande os processos para o Arquivo Central do Porto, que dispensa a transcrição do casamento nesses casos.

    A documentação, para cada filho, tem que ir completa. Não é possível o compartilhamento de documentos, que são os seguintes:

    1 - Cópia simples da certidão de nascimento do pai português;

    2 - Certidão de nascimento do filho, por cópia reprográfica do livro, apostilada; Se algum for mulher e tiver mudado o nome após o casamento, tem que mandar uma certidão de casamento, inteiro teor, para justificar a mudança de nome nos documentos.

    3 - Cópia autenticada e apostilada do documento de identidade, emitida há menos de 10 anos - RG, CNH ou passaporte que contenha filiação;

    4 - Formulário 1C, impresso colorido, frente e verso, preenchido sem rasuras, com assinatura reconhecida por autenticidade (assina na presença do funcionário do Cartório);

    5 - Pagamento da taxa de 175 euros, preferencialmente por cartão de crédito. Neste caso, em até 24h úteis após a confirmação do pagamento, recebe um Formulário 1C que vem com o recibo no cabeçalho. Use este Formulário para preencher. No entanto, se já tiver o Formulário com a firma reconhecida, junte o recebido , sem preencher, e a cópia do email de encaminhamento

    Coloque cada conjunto de documentos em um envelope e coloque todos os envelopes (até 5) dentro do envelope de envio.

    Mande, preferencialmente, por DHL; custa uns 60 reais a mais que os Correios, mas é muito mais segura e eficiente.

    depois de recebido pela Conservatória, de 4 a 6 semanas receberão o número do processo e a chave de acesso para acompanhamento , pelo email informado no formulário.

    Não precisa ir ao Consulado nesta fase, Depois que a atribuição for aprovada, com a emissão do registro, agende para gazer o cartão cidadão e o passaporte.

    Se sua mãe for pedir a nacionalidade por aquisição, por ser cônjuge de português, tem que transcrever o casamento em Portugal. O processo pode correr em paralelo à atribuição dos filhos, mas deve ser feita em Ponta Delgada ou em um Consulado aqui no Brasil.

  • @gandalf , Bom Dia! Então o processo da minha filha já deu entrada em Tondela dia 24/07/2020. Pedi urgência dia 11/09/2020 pois minha filha foi aceita em uma universidade na Alemanha. Vou torcer para atenderem o pedido de urgência pois ajudaria muito ela já viajar como cidadã Europeia.

  • @sandra

    Vamos lá... Põe o caso na planilha pra gente poder acompanhar. Vou incluir pra você, e você conserta o que eu tiver "chutado" errado.

    Como foi isso: Chegou lá dia 24/07, ou enviou dia 24/07?

    "https://docs.google.com/spreadsheets/d/11S3ag4Y4Gkf8kFNcDBoJ9f_91uh1IijCoI_mkLlyTrI/"

  • @Leticialele nossa como me axiliaste com suas informações muito obrigado espero poder ajudar alguém da mesma forma que me auxiliaste.Obrigado

  • KemylaKemyla Member
    editado September 2020

    @gandalf Oiee! Preciso da sua ajuda pra tentar incluir o meu na planilha também, tentei mas ficaria fora de ordem as datas pois o meu é de 03/07... (chegou lá em 03/07). Pode me ajudar a incluir? Obrigadaa

  • @gendalf.. chegou lá dia 22/07 mas ainda não foi numerado . Na planilha está correto .

  • @Kemyla

    Bastaria ter acrescido seus dados ao final da planilha. Se os dados estão completos pelo menos Processo, Nome, Recebido, e Pgto, eu moveria pra você.

    Vá na linha 17 e corrija com os dados que já tiver.

    Obrigado,

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.