Transcrição de casamento por Ponta Delgada

1206207209211212256

Comentários

  • @Daniel Henriques Muito obrigado pelo esclarecimento!

  • Bom dia, estou com uma dúvida a respeito das certidões para a transcrição do meu casamento. Elas precisam ser de inteiro teor e apostilada ou podem ser somente de inteiro teor.

    desde já agradeço


    luciana loureiro

  • @LULOUREIRO, inteiro teor e apostilada.

    De uma lida nas duas primeiras postagens que tem explicado detalhado o processo e documentação http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9210/requerimentos-para-transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada-modelos-e-preenchimento/p1

  • Pessoal,

    a quem interessar:

    os documentos da transcrição do casamento de vovó chegaram em PD dia 12/06. Hoje fui consultar e já estava pronto! 12 dias uteis (ou menos)!

  • @JulianaBrasileiro, foi bem rápido. Antes estava demorando cerca de seis semanas.

  • "RICARDO GOMES DE OLIVEIRA e RENATA SOARES FORTUNATO DE OLIVEIRA, casados, vêm requerer a transcrição do seu casamento"

    [...]

    __________________________________________________

    (assinaturas)

    Ao final devo colher a assinatura dos dois cônjuges ou somente de minha mãe que irá assinar o formulário?

  • @drakunder , a assinatura tem que ser reconhecida por autenticidade. Tanto faz sua mãe, seu pai ou você pedirem!

  • @drakunder ...Só complementando a resposta da colega...O formulário cujo formato de preenchimento você descreveu...

    RICARDO GOMES DE OLIVEIRA e RENATA SOARES FORTUNATO DE OLIVEIRA, casados, vêm requerer a transcrição do seu casamento"

    [...]

    ...Deve obrigatoriamente ser assinado por um dos cônjuges...De preferência o Português...

  • Obrigado, pessoal! @Leticialele @Nilton Hessel

  • Boa tarde:

    Antes de mais nada, quero agradecer a este fórum, pois graças aos bons moderadores daqui consegui realizar a atribuição de minha mãe e a minha. Li várias questões, inclusive neste link (http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9210/requerimentos-para-transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada-modelos-e-preenchimento/p1) mas não consegui achar a resposta para minha dúvida. Preciso fazer a minha transcrição de casamento (vou fazer em PD), para depois entrar com o divórcio via advogado em Portugal. Porém, vi que o requerente precisa assinar com o nome de casado por autenticidade. Mas ao realizar o divórcio voltei ao nome de solteira. Como posso assinar por autenticidade o nome de casada se minha firma atual é de solteira? Agradeço desde já

  • @ELIANA PAVAN

    Você assina com o nome atual, conforme consta no RG (ou outro documento equivalente), que você está mandando.

    Onde estiver "Nubente" (noiva) no formulário é o nome que tinha antes do casamento. "https://discourse.cidadaniaportuguesa.com/t/conservatoria-mais-rapida/6992/6"

  • Prezados,


    Vou encaminhar o requerimento de transcrição. A firma pode ser reconhecida por autenticidade em qualquer Cartório brasileiro?? A copia da identidade do requerente precisa apostilar? precisa reconhecer firma do notorial que realizar o ato?

  • @PabloBarros , reconheça a firma por autenticidade em qualquer cartório. A cópia autenticada da identidade te que ser apostilada. Nunca vi reconhecer a firma do notário.

  • @Leticialele obrigado.

    Tentei fazer um paralelo com A Certidão de Nascimento que vem com firma reconhecida

  • ELIANA PAVANELIANA PAVAN Member
    editado July 2020

    @gandalf Vou então encaminhar a transcrição de casamento assinando meu nome de solteira, (registrado no divórcio), o qual tenho firma reconhecida e assinei por autenticidade na minha atribuição. Só coloco este nome na parte de nome de casada certo? Espero que não dê conflito em PD. Mais uma pergunta: na transcrição meu nome virá acrescido do sobrenome de meu ex-marido, né? Só com a averbação do divórcio em Portugal acerto tudo isto. É isso? Este fórum sempre nos ajudando. Obrigada!

  • @ELIANA PAVAN

    Sinceramente não me lembro dos detalhes. Só fiz transcrição uma vez, e minha filha foi quem preencheu os documentos e fez o pedido.

    Fique tranquila, é assim mesmo. Eles obtêm os nomes de casada dos documentos que você está mandando no processo.

    As assinaturas que você fizer, são sua assinatura atual, como no RG que esta enviando.

    Pra tirar o sobrenome do ex, somente com a homologação judicial do divórcio. É opcional, e caso faça, terá que trocar o CC e passaporte.

  • @gandalf Muito obrigada por seu retorno!

  • Boa tarde, pessoal! Primeiramente, obrigado por toda a ajuda fornecida diariamente.

    Estou com uma dúvida, finalizei os documentos para envio, porém em qual ordem envio?

    1. Devo enviar o vale postal primeiro, e logo em seguida a documentação? Pois caso a documentação chegue sem o vale postal, eles poderão dar como "não pago".
    2. Ou, envio o vale postal, copio os dados do mesmo e anexo com os documentos, e então envio os documentos?
  • editado July 2020

    @saqueti ...Vale Postal dos Correios é um procedimento realizado de maneira que fica disponível para saque do beneficiário quase que de imediato após a emissão...

    Não é por acaso que o nome "oficial" do VP no site dos Correios é... VALE POSTAL ELETRÔNICO INTERNACIONAL...

    A cópia simples do comprovante de emissão desse VP que você deve enviar junto com os documentos serve apenas para que o pessoal de PD identifique que o pagamento por VP n° xxxxxxx paga os emolumentos do processo de fulano de tal...

    Procure fazer o VP somente quando for despachar os documentos para Portugal...Os VPs tem validade de 30 dias e esse cuidado pode fazer toda a diferença atualmente...

    Ideal fazer o VP no mesmo dia em que for despachar os documentos...Faça então uma cópia do comprovante de emissão desse VP e coloque dentro do envelope...Junto com os documentos...Guarde o original com você...

    Envie tudo para Portugal utilizando a DHL...

  • @saqueti, faça o vale postal, tire uma cópia do comprovante e junte aos documentos que irá enviar. Guarde o comprovante original para o caso de ter algum problema e precisar fazer alguma reclamação.

  • Olá, pessoal! Sou novo no fórum e tenho uma dúvida que não consegui sanar depois de pesquisar por aqui: para o cidadão português nascido antes de 1912 a conservatória de Ponta Delgada exige a certidão de nascimento original? Eu mandei alguns e-mails para Ponta Delgada mas eles só copiam e colam a mesma resposta pronta, com a lista de documentos necessários... no caso eles informam que é preciso enviar "cópia da certidão de nascimento do nubente português. (Sendo o registo de nascimento/batismo do português, anterior a 1912, devem ser emitidas certidões pelos Arquivos Distritais respectivos)." Eu já estou com quase tudo pronto para fazer a transcrição de casamento do meu avô português (nascido em 1903), e queria mandar uma cópia simples da certidão de nascimento dele, apenas. Poderiam me ajudar, por favor?

  • @apcarvalho, certidão original certificada. Se mandar cópia, seja simples ou autenticada, eles costumam simplesmente devolver todos os documentos.

    Como transcrição só aceita pagamento por vale postal envie os documentos pela DHL, os Correios estão com atrasos pra entrega e os documentos não irão chegar antes do vencimento do VP.

  • @Daniel Henriques Muito obrigado pela resposta! Essa certidão de nascimento original foi emitida em 2018. Acha que isso pode ser um problema? (todas as outras eu emiti agora entre junho e julho de 2020). E sim, eu estou me programando para enviar via DHL no dia 27 de julho, exatamente.

  • @apcarvalho, não acredito que tenha problema pois as certidões portuguesas não tem essa exigência de terem sido emitidas recentemente. Não existe uma definição de quanto tempo elas seriam válidas mas 2018 não é tão antiga assim. Eu não arriscaria instruir um processo com uma certidão, por exemplo, emitida há10 ou 15 anos. Acho arriscado.

  • @Daniel Henriques certo, entendi. Obrigado pela orientação. Futuramente eu vou informando o andamento do processo para servir de referência ao demais.

  • @apcarvalho

    Só pra ter certeza: Essa certidão a que você se refere é a certidão de batismo certo? (anterior a 1911). Se sim, tem que ser enviada o original com marca d'agua (em relevo), obtida diretamente no Arquivo Distrital correspondente. Tanto para a transcrição como para instruir o processo de nacionalidade. Se for o caso, já pode pedir outra no AD, porque ambos exigem originais.

  • Obrigada @Leticialele e @gandalf !!

    A transcrição do casamento de minha mãe chegou hj por carta!

    Foi assim:

    22/05/2020 - A DHL veio em minha casa buscar a documentação

    05/06/2020 - Recebi e-mail da DHL avidando da entrega da documentação na Conservatória de Ponta Delgada (eles colocam até o nome de quem recebeu!)

    14/07/2020 - Recebi a transcrição de casamento na minha casa por carta.

    Agora vou dar início à minha cidadania!

    Boa sorte a todos! ????

  • @ANA_LETICIA . parabéns!!

    A DHL é mesmo muito rápida e eficiente!

  • @ANA_LETICIA

    Na carta que você recebeu (no assento) tem o dia que foi concluída a transcrição. O resto foi tempo de correio.

    Parabéns. Foi mesmo muito rápido.

  • @ANA_LETICIA vc fez o pagamento do Vale Postal pelos correios da transcrição?

    Minha cidadania ja saiu, mas quero transcrever meu casamento para poder tirar as documentações.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.