Transcrição de casamento por Ponta Delgada

1203204206208209256

Comentários

  • Gente, vocês já devem estar cansados de responder essa pergunta, mas procurei na lupa e encontrei duas respostas diferentes, então não sei!
    Estou separando a documentação para a transcrição de casamento de vovó, que terá seu registo de portuguesa daqui a pouquim.

    A certidão de nascimento do marido, brasileiro, tem validade de 6 meses ou 1 ano? Precisa estar averbado o casamento nela para enviar a PD?

    Peguei essa certidão em julho/2019, quando o prazo da ACP era +- 4 meses de conclusão, mas acabou que desandou tudo e agora não sei se preciso pedir outra ou não. Já está apostilhada e tudo.

    Thanks!
  • @JulianaBrasileiro,
    Certidões de nascimento têm validade de 1 ano entre a emissão do documento e a numeração (início do processo).
    Certidões de casamento pede-se 6 meses.
    O apostilamento pode ter data posterior, o que conta é a data da certidão, e o apostilamento nunca prescreve.

    Existem certidões de situações imutáveis, como o registro de nascimento. Valem por 1 ano. A pessoa não pode "desnacer", e mudanças judiciais e levam muito tempo.
    Existem outras certidões, como a de casamento, que a situação pode mudar. Hoje pode estar casada, e daqui ha 1 semana ter se divorciado, ou ter ficado viúva. Essas em geral valem por 6 meses.
    No caso de sua avó, a situação dela talvez pudesse ser considerada imutável, pelo tempo e idade.

    Eu já expliquei a razão por trás do prazo, mas decisão de arriscar é sempre sua.

    Se agarrar, terá que fazer uma nova certidão e arcar com o custo extra do envio para satisfazer a exigência, e o atraso.
    Se não agarrar, você economiza o custo da nova certidão.
    Eu detesto exigências, e provavelmente faria uma nova. E a conservadora de PD é muito estrita.
  • @gandalf a de casamento eu tenho que tirar outra mesmo, porque não tenho. Então terá menos de 6 meses.

    Eu não quero arriscar, quero mandar tudo certinho porque não posso perder tempo com exigências.
    Então, a validade da certidão de nascimento é 1 ano (a de vovô, no caso, agora tem 8 meses), mas o sensato é pedir outra, pra ficar com a data bem recente, porque PD pode encrencar? É isso?

    Desculpa se estou sendo repetitiva, mas é que não entendi muito bem seu comentário, porque você diz da validade de 1 ano, depois diz que estarei arriscando mandando ela?

    Muito obrigada pela resposta @gandalf
  • @JulianaBrasileiro,
    A certidão de nascimento vale por 1 ano (entre a data de emissão, até ser recebida lá).
    O problema é que você pode ter ainda que "montar o pacote". Se falta algo e tiver que apostilar pode levar vários dias.
    Se está tudo pronto, mande já por DHL que chega em 3 dias uteis.
  • @gandalf entendido! Muito obrigada! Vou ficar atenta as datas.
  • @JulianaBrasileiro,
    Você disse que estava fazendo a transcrição de casamento. Pra isso precisa de certidões de nascimento e de casamento.
    A de nascimento IT apostilada do cônjuge brasileiro vale por 1 ano
    A de casamento IT apostilada vale por 6 meses.
    Como você mencionou sua avó, se o neto/neta assina o requerimento com seu RG, tem que incluir também uma certidão de nascimento IT apostilada do neto/neta. (isso é uma nova diretriz a partir de fev/2019)
  • Bom dia amigos!
    Enviei os documentos do meu irmão para Ponte Delgada e hoje recebemos esses documentos de volta com a explicação de que chegaram lá um dia depois que o vale postal havia caducado. Como devo proceder? Tenho que ir à agência do correio onde fiz o vale? O que devo dizer lá para receber o valor de volta?
    Desde já agradeço a ajuda.
  • Nesse caso, demoramos a receber essa devolução do valor do vale postal?
  • editado February 2020
    @Cecilia...

    Deve comparecer na mesma agência onde o VP foi emitido levando consigo o comprovante de emissão desse VP e documento oficial com foto em nome de quem emitiu o VP...
    (Nome que consta no VP)...

    Lá eles te indicarão o prazo para devolução dos valores...

    Uma pergunta...Qual foi o método de envio que você utilizou para enviar esses documentos para Ponta Delgada...?
  • @Nilton Hessel,
    Obrigada pela resposta. Minha sobrinha, mora em Lisboa mas esteve no Rio de férias, levou para enviar pelo correio lá de Lisboa. O que aconteceu foi que esqueci de anexar o documento de identidade do meu irmão, autenticado. Então ela ficou aguardando o documento chegar daqui para só depois enviar para Ponte Delgada. Eu tinha sugerido que enviasse logo devido à validade do vale postal e depois, caindo em exigência enviaria o que faltava. Mas ela aguardou mesmo...
  • Entendi @Cecilia...

    Mas veja...
    Transcrições de Casamento não são tratadas da mesma maneira que os processos de Atribuição e Aquisição da Nacionalidade Portuguesa...
    Transcrições não tem número de processo...Fases...Ou senha de acompanhamento...
    E normalmente não "caem em exigência"...

    O "Processo" de Transcrição consiste apenas em **Copiar** em Portugal um Registro Civil já existente...O casamento de um cidadão Português realizado no estrangeiro...

    As *etapas* de uma Transcrição são ...:

    • Recebimento dos documentos na Conservatória...;
    • Confirmação do pagamento dos Emolumentos...;
    • Análise dos documentos...;
    • Criação do Assento de Casamento Português e a averbação desse Registro de Casamento no Registo de Nascimento do Cidadão Português...
    Ou
    A devolução dos documentos...

    No caso de haver qualquer problema...Seja com o pagamento...Seja com a documentação enviada...Acontece exatamente o que aconteceu com o processo de seu irmão...
    Documentos são despachados de volta para o endereço do remetente...

    Vocês devem reenviar os documentos...Mas prestem atenção para mandar todos os documentos exigidos de uma só vez...E somente façam o novo VP quando estiverem com o envelope pronto para o envio...Não esquecendo de mandar uma cópia do VP junto com os documentos...

    Boa Sorte...
  • @Nilton Hessel, obrigada! Vamos fazer exatamente como você sugeriu. Depois dou notícias aqui.
    Abs
  • @Nilton Hessel, boa tarde!
    Só mais uma pergunta sobre a transcrição, procurei aqui no fórum mas não encontrei... Podemos usar a CNH?
  • @Nilton Hessel, mais uma vez, super obrigada!
    Quanto ao reembolso do VP, já abri uma "manifestação" no site dos Correios pedindo esse reembolso, darei notícias sobre o andamento. Sempre pode ajudar alguém com o mesmo problema...
    abs
  • editado February 2020
    Boa noite! Só pra atualizar sobre os prazos
    Enviei dia 07/01
    No site dos correios apareceu como recebido dia 24/01. Até pensei em reclamar pela demora pois enviei do jeito caro q deveria chegar em 8 dias mas enfim...
    Eis q a transcrição foi feita em 28/01 e hoje recebi a certidão em casa!! Surpreendente!!
    Um abraço a todos e todas do forum e muito obrigada por toda a ajuda!
  • @Bruna Fachinetti, parabéns e obrigado pelo depoimento. Enviamos na mesma data, mas enviamos dois documentos errados. Felizmente nos devolveram rapidamente e já reenviamos com os documentos certos. Eles receberam na semana passada. Espero que já esteja pronto.
  • Obrigado por compartilhar @Bruna...

    Ponta Delgada fazendo um excelente trabalho...!!!

    Trata-se de uma Conservatória pequena que enfrentou muitas dificuldades em 2019 com colaboradores afastados por motivo de saúde...Entre outras questões que tem afetado de maneria geral o andamento de processos em todo o sistema do IRN...

    Vale lembrar que PD tem sido referência aqui no Fórum para a realização das Transcrições desde que deixou de ter Balcão da Nacionalidade...

    Eu particularmente não me recordo de ter tido conhecimento de que PD tenha cometido algum erro/equívoco no tratamento dos processos que chegam por lá...

    Quando aparece alguma referência sobre problemas com processos tratados por lá...Invariavelmente é por culpa do próprio interessado...Que não seguiu corretamente as orientações sobre a maneira correta de se montar...Pagar e enviar um processo de Transcrição de Casamento para PD...

  • Felizmente, ontem o processo de transcrição já foi finalizado, em menos de 1 semana que os documentos chegaram lá.
  • Documentos recebidos em PD dia 17/02. Transcrição concluída em 19/02.
    Muito rápido!
    PD está com tudo
  • Que bom que vocês conseguiram resolver tudo com rapidez @Pedro...
    Uma dúvida...
    Foi necessário emitir um novo VP...Ou deu tempo de usar o Primeiro...?
  • @Nilton Hessel foi necessario emitir um novo VP, mas ja conseguimos o reembolso pelo VP anterior na agencia dos Correios. Infelizmente enviamos uma copia autenticada da certidao de nascimento apostilada e precisava enviar a original apostilada. A certidao foi obtida numa cidade do interior do Espirito Santo, entao foi dificil de conseguir.
  • Entendi @Pedro...
    Importante é que o resultado final foi positivo...
  • Atualizando meu relato para que outros possam ter noção. Fiz o VP e enviei os docs para PD por DHL no mesmo dia, 13/01. O DHL chegou a PD em 17/01. Faltando 2 dias para o vencimento do VP, enviei e-mail para o CTT e para PD indagando sobre o saque do vale. Sem resposta.
    Anteontem (20/02/2020), recebi em casa uma carta de PD datada de 29/01/2020 entregando a certidão carimbada e certificada, junto com o assento - todos com data de 29/01/2020.
    Em resumo: da chegada dos docs ao assento da transcrição, fizeram em 12 dias!
    Fica o relato.
    Agora partirei para minha atribuição de filho,
    Bom Carnaval a todos e abraços lusitanos!!
  • Olá Colegas,
    O meu pai pedirá a transcrição do casamento dos pais dele (meus avós), tendo em vista que desde 07/02/2020 meu avô conseguiu a nacionalidade portuguesa dele.

    Pelo que andei lendo, o filho poderá pedir a transcrição do casamento dos pais. Para isso, terá de enviar uma cópia autenticada e apostilada do RG para comprovar a filiação.

    Existe uma procuração específica para o filho pedir a transcrição do pai? Coloquei dessa forma:

    XXXXXX (filho), titular do documento de identidade RG nº XXXXX, emitido pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP/SP) em 03/01/2020, residência habitual à Rua (endereço completo), e-mail XXXXXX, filho dos Nubentes JOSÉ XXXXXXX (Português) e ZULMIRA XXXXX, vem requerer a transcrição do casamento de seus genitores, juntando, para o efeito, a respectiva certidão, e prestando as seguintes declarações: ..........

    Apenas para confirmar o endereço de envio para Ponta Delgada:
    IRN IP
    Praça Gonçalo Velho, nº 12, 2º Andar
    Ponta Delgada - Portugal
    Código Postal 9500-063

    Agradeço pela atenção e ajuda!


  • @Fernando Marques 91, não precisa de procuração. Utilize o requerimento que tem modelo disponibilizado no fórum, seu pai assina esse requerimento e reconhece firma por autenticidade e junta cópia autenticada do documento de identidade dele que conste a filiação.
    Leia as duas primeiras mensagens que tem tudo explicado http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9210/requerimentos-para-transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada-modelos-e-preenchimento/p1
  • ANJOSMARLENEANJOSMARLENE Member
    editado February 2020
    Oi,pessoal!! Como faço para realizar o pagamento do vale postal pelos correios?
    Qual o endereço/cnpj ou algo similar do destinatário. - Para Ponta Delgada.
    Obrigada!!!
  • Desculpe...é para Ponta Delgada.
  • Informações sobre VP...:

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/204874/#Comment_204874

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/161173/#Comment_161173


    ENDEREÇOS...:

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3585/atribuicao-dicas-e-informacoes-gerais/p1

    @ANJOSMARLENE...
    A partir dos links postados acima...Procure ler com atenção algumas das páginas próximas...Todas as orientações sobre como fazer um VP corretamente já foram publicadas dezenas de vezes nas discussões sobre isso aqui no Fórum...

    Existe uma ferramenta de busca do Google na primeira página do Fórum...Para encontrar os tópicos correspondentes ao assunto que procura...Basta colocar as palavras sobre o assunto nesse campo e aí então é só procurar...
  • Bom dia!

    Estou aguardando para agendar a transcrição de casamento no consulado do Rio de Janeiro e consulto a agenda 5 vezes ao dia e até agora não tem data disponível.

    Estou pensando em pedir a transcrição direto em Portugal.

    1 - Qual CRC é mais rápida?

    2 - Será Ponta Delgada?

    3- Quais os dados endereço cep etc.. para enviar por DHL o processo da Transcrição?

    4 - Como faço para pagar a taxa de 120 Euros no cartão de crédito?

    5 - Documentos:

    A - Certidão de Casamento inteiro teor apostilada
    B - Certidão de Nascimento do conjuge inteiro teor apostilada
    C - cópia da RG do conjuge apostilada.
    D - cópia da minha RG apostilada
    E - Número do meu acento de nascimento português
    F - Formulário preenchido com pedido de transcrição assinado com firma reconhecida presencialmente e apostilado?
    G - 2 retratos meus 3x4 coloridos ?
    H - Certidão de nascimento do conjuge com cópia reprográfica apostilada?

    Estão corretos os docunentos ou pode retirar ou acrescentar algum?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.