Atribuição de Nacionalidade para Netos - Lei 37/81 (atualizada 2020/22) - Processos e Acompanhamento

18586889091648

Comentários

  • Patrícia,

    Já ligou pra Linha de Registos?
  • Não liguei @fabio
  • O seu já deve estar com a Ministra também.
  • @patriciaagv
    Não fique preocupada, o meu só mudou de fase no site depois que foi para o 7 vermelho, ou seja na hora de fazer a declaração. Ele ficou parado no 4 exigência até lá.
    Se quiser confirmar é só ligar para LR que eles falam se a carta já está anexada ao processo.
    Boa Sorte!!!!!!
  • AndréBRAndréBR Member
    editado January 2020
    @gandaAlf
    @AndréBR
    Acompanhe pelo texto e esqueça a bolinha.
    Andre, seu processo foi pra fase 5 (a segunda fase de análise), e não tem problemas com ele.
    ISTO É UMA AFIRMATIVA (tipo vc consultou meu processo) ou é a frase que vou ler em uma mudança de fase?

    Grato e desculpa pela dúvida. Estes meses tenho sido tomado por ansiedade! E pensamentos bons rondando-me!
  • @AndréBR, guie-se pela frase!
    Por exemplo: fase 5 verde, fase 6 branca e fase 7 marrom:
    Frase "O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português."
  • @liane Vou sonhar alto e mentalizar e repetir este mantra!
  • @AndréBR, com calma e paciência, tudo se resolve! Mas rezar não custa nada...
  • O processo de minha mãe está na fase 4 há 5 meses... Tenso.
  • @AndreBR Obrigado pela resposta. Estamos prestes a dar entrada nesse processo e muito tensos em relação a essa questão dos laços com a comunidade portuguesa. Minha mãe nunca foi a Portugal, a única forma de comprovar vínculos seria realmente através desse clube português. Vou ficar acompanhando por aqui casos parecidos com o meu. Se tiver alguém que caiu na exigência, o que teve que fazer pra conseguir seguir adiante com o processo.
  • Bom dia @fabio @mtrin, acabo de entrar no site, e alterou para o 5 verde:

    O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português.

    Agora é aguardar? Estou em Portugal, há algo para se fazer que pode adiantar?
  • @patriciaagv,
    Está o 5 verde, o 6 em branco e o 7 vermelho?
    Se for isso, vai receber um comunicado para providenciar a declaração de nascimento. Qual o seu consulado?
  • Patricia,

    Muito bom. Até então o sistema não atualizava essas fases.

    @Gabsvf,

    O seu pode ter movimentado.
  • Patricia,

    O meu está igual ao seu!!!!!! Será q posso comemorar?
  • @mtrin, como assim a declaração de nascimento?
    Sim, esta assim, o 7 que não sei confirmar a cor (vermelho, laranja ou marron..rs)
  • O meu está 5 verde, 6 branca, 7 vermelha.
  • @patriciaagv,
    Te respondi inbox
    @Fabio,
    LIgue na LR e confirme se já tem o parecer do MJ. depois da a resposta aqui, para ajudar eu poder ajudar mais.
  • Quando forem atualizar a planilha, façam uma correção na data de início do meu processo, por gentileza; 17/01/2018 (e não 16/01/2018, que eu havia informado anteriormente). Grata!!
  • AndréBRAndréBR Member
    editado January 2020
    Já que não consigo ligar na LR, poderiam incluir meu processo na planilha? 27653/2018

    dei entrada em : 19/07/18

    Grato!
  • editado January 2020
    @andreBR,
    Nao liste o numero completo. Se der tempo edite, clicando na engrenagem a direita do post se ainda estiver la.
    (so aparece por 1h) Use 276XX/2018
  • @ganda putz foi mal! Tem algum problema?
  • @AndréBR, o meu está uns 200 acima do seu. Tá chegando perto, mas pena que caiu em exigência na fase 4, exigência que já foi cumprida e entregue, e agora não sei quanto tempo vão levar para voltar a ele. Mas este, com certeza, vai ser o ano de muitas decisões.
  • @AndreBR,
    Não tem problema se não puder ser associado ao seu nome completo. O que está feito está feito.
    É sempre uma informação que poderia ser "garimpada" (hackeada) e usada para outros fins, sem seu conhecimento.

    Quando a sua pergunta anterior, se eu acessei seu processo, eu não tenho esses super poderes... LOL
    Você mencionou o texto que aparece embaixo das bolinhas, dizendo que "O seu pedido foi verificado, está completo e válido, e irá agora ser avaliado se cumpre os requesitos legais...".
    Isso significa que já está na fase-5. Não teve exigências (ainda).

    Caso haja exigência, a frase muda para algo começando assim: "O seu processo não está completo, tal como foi notificado. O seu pedido estará nesta fase até à receção e registo pelos nossos serviços da documentação em falta...."
  • @gandalf Vc é o cara!
  • editado February 2020
    @gandalf, não é bem isto que você colocou. O texto dizendo que "O seu pedido foi verificado, está completo e válido, e irá agora ser avaliado se cumpre os requesitos legais..." significa que o processo está ainda sendo avaliado na fase 4. Tem explicações melhores sobre isto aqui no forum. Se houver alguma exigência nesta fase, o texto será mudado para
    "O seu processo não está completo, tal como foi notificado.
    O seu pedido estará nesta fase até à receção e registo pelos nossos serviços da documentação em falta.
    Se no prazo indicado ainda estiver incompleto, será objecto de indeferimento liminar.".
    É a situação em que está o meu, infelizmente.
  • @Gustavo de Almeida,
    Uma imagem vale por mil palavras. Uma imagem mal feita precisa de 10 mil palavras pra explicar...

    Na verdade fases 4 & 5 são muito parecidas. Se parar na 5, volta pra 4, porque tem que verificar o novo documento.
    Fase-4 é a pré-análise da documentação por um funcionário, se está completa e legível.
    Fase-5 é a análise fina pelo Conservador que vai decidir pela aprovação do processo, de acordo com a lei.

    As situações que realmente importam são:
    - Numeração (marca o inicio do processo na fase-2),
    - Exigência (pode ocorrer em qualquer fase de análise, mas principalmente no fim da fase-5, qdo ou aprova, ou exigência),
    - Despacho (aprovação, passando para fase-6 e está tecnicamente pronto),
    - Conclusão (quando recebe o assento, marca o fim do processo).

    Todo o resto da Análise são processamentos internos, e as fases são só indicativas de que "as coisas estão andando".
    A bolinha mais atrapalha do que ajuda, mas pessoas têm fixação por código de cores, mesmo que obscuros.

    O que confunde é que as bolinhas representam o passado, ficam verdes depois que a fase já foi.
    O texto representam o presente, diz onde ele está no momento.
    Aí uma coisa não bate com a outra.
    Frequentemente pessoas dizem: meu processo esta na fase-N (referindo-se a bolinha verde) mas o texto fornecido mostra que ele de fato já passou pra fase seguinte.
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/211733/#Comment_211733

    Ocasionalmente se o processo para em uma fase, a bolinha pode mostrar a cor vermelha, mas não quer dizer que esteja em erro. Só diz que está parado ali. É só uma situação transitória se o texto não diz que tem exigência.
    Ocasionalmente a bolinha fica amarela. Quase ninguém viu isso.

    Essa é a descrição mais detalhada que vi, mas por ser de casamento, tem fases, cores, e textos que atribuições não têm.
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/209941/#Comment_209941

    Certamente existe uma certa "flexibilidade" no texto que acompanha:
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/210326/#Comment_210326
  • @gandalf, então eu estava na 5 e voltei para a 4? Magoei profundamente :(
  • Eu não tomo como base as bolinhas, ou textos do site, estão sempre em descompasso. Meu processo passou por tudo isso, análise, indeferimento após análise pelo conservador etc e não havia saído da fase 3. Só foi para a 4 por volta de 45 dias após o recebimento do último ofício. Dou mais créditos aos ofícios via correios e eventuais emails. Mas cada caso é único , já foi mais que demonstrado aqui que não há um padrão 100%.. Em minha opinião o site só é bom para mostrar que o processo esta ativo..
  • Pessoal!!! Saiuuuuu a cidadania do meu avô!!!!!!

    Está com a fase 5 verde e a 7 laranja.

    O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português.

    Ebaaaa!!!!

    Agora é só aguardar o ofício? Ou posso já agendar no Consulado de SP?
  • @gabsvf, tem que aguardar a emissão do registo, que será a "certidão de nascimento portuguesa". Não se sabe porque, mas está demorando bastante!!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.