@Liana, Esse é um processo de Neto. Portanto é necessário sim ir ao consulado. @gabsvf, Normalmente o consulado pede a carta da conservador para agendar um horário. Você pode tentar agendar sem ela. Explique que a carta na está a caminho e que você quer adiantar os documentos que precisa levar.
@Liane Alegria, no processo para netos, após a aprovação do pedido, o requerente tem que ir ao consulado para fazer uma declaração que quer que seja feito o registo de nascimento. Só depois dessa declaração que o registo de nascimento é feito Estranho, mas é isso que determina a lei...
Bom dia!!!! :-) ;-) :-) Sou filha de uma portuguesa \o/ \o/ \o/ Saiu hoje :-) Pelas explicações anteriores, pelo que eu entendi, ligo no consulado e agendo um dia para ir lá para fazer o registro de nascimento? Precisa levar o quê? Precisa aguardar o oficio de Portugal?
@Mi Bastos, PARABÈNS!!!!!!!!!!!!! Acho melhor ligar no seu Consulado, eles tem uma diferença no procedimento. São Paulo é diferente do Rio que é diferente de BH. Entre em contato com a ouvidoria do seu consulado e pergunte qual documentação precisa levar.
Gente, liguei no consulado de SP e me falaram que tenho que passar um email para o Sr. Fabio Vaz - fabio.vaz@mne.pt para ver o registro de nascimento. Alguém já falou com ele? É isso mesmo? Pra quem já fez por SP alguma informação importante? Dica? Relato? Obrigada
Não precisa pedir desculpas por isso, só quis te corrigir assim que vi para não gerar erros. Este bendito de processo é cheio de peculiaridade. Eu que agradeço a sua boa intenção e disponibilidade. É um processo muito moroso e consequentemente gera muita ansiedade em todos que estão realizando. Quando chega nesta fase é motivo de muita comemoração e alegrias!!!!!! Boa Tarde e Obrigada
@renatocrespo , essas certidões são cópia simples? Precisam estar a com datas de no máximo 6 meses? ou podem ser cópias de certidões antigas autenticadas?
muito simples...Voce tera que enviar um email para o Sr. Fabio Vaz (fabio.vaz@mne.pt) no consulado, dizendo que voce recebeu carta/email da conservatoria, com despacho para atender exigencia de declaração de nascimento. **OBS.: SOMENTE PODERA ENVIAR EMAIL QUEM RECEBEU A EXIGENCIA.
Ele ira solicitar que voce envie, uma lista de documentos ( copia do oficio da conservatoria, certidão de nascimento do requerente, certidão de nascimento do Pai e Mae do requerente, certidão de casamento dos pais do requerente, se forem mortos a copia da certidão de obito, comprovante de endereço do requerente, copia do RG/Passaporte. Apos receber estes documentos, em 02 dias ele responde, para agendar a ida ao consulado, voce vai lah, ele faz a leitura e te entrega uma copia,
Ele mesmo envia/comunica a conservatoria que foi atendido a exigencia, mesmo assim por recomendação da @Mtrin eu enviei um email para conservadora com copia do Auto de Declaração de Nascimento, depois de 02 dias úteis, recebi o numero do assento por email.
@Mi Bastos bem como quem ira agendar o dia, também será eles, e não segue o agendamento comum que vemos nos comentários aqui no fórum..ou seja não tem muita espera
Que bom que a fila está andando!! Alguém disse um dia, no fórum - “o velhinho de bengala atravessou a rua” - :-) - Parece que sim!! Muitos parabéns aos novos patrícios!!
Amigos/Netos Também já fui na Conservatória de Lisboa e tive a oportunidade de ver o funcionário da Empresa de Correios (CTT) chegar com as correspondências. Ele vem numa espécie de Furgão, retira 3 a 4 caixotes com as correspondências de todas as partes do mundo.- não tem erro. Há uma entrada própria para as correspondências.
Ola pessoal, boa tarde! Obrigado... estamos muito felizes!
Mas tb estamos perdidos. Podem me ajudar? Recebemos hoje o e-mail oficio com o despacho da Ministra. É nos solicitado notificarmos para a inscricao do nascimento, mediante uma declaracao de nascimento dentro de 6 meses. Como é esse processo? Nao sei como fazer. É mais facil fazer pelo Consulado de SP ou por uma Conservatoria em Portugal? Meu vo poderia vir pra ca (Portugal) se fosse o caso de sair mais rapido.
E gostaria de agradecer profundamente os foristas deste grupo, fiz todo o processo "sozinho" mas com todos vcs me ajudando MUITO! Gratidao e torco para que todos tenham o processo aprovado!
Comentários
Esse é um processo de Neto. Portanto é necessário sim ir
ao consulado.
@gabsvf,
Normalmente o consulado pede a carta da conservador para agendar um horário. Você pode tentar agendar sem ela. Explique que a carta na está a caminho e que você quer adiantar os documentos que precisa levar.
É um processo um pouco diferente.
Sou filha de uma portuguesa \o/ \o/ \o/
Saiu hoje :-) Pelas explicações anteriores, pelo que eu entendi, ligo no consulado e agendo um dia para ir lá para fazer o registro de nascimento? Precisa levar o quê? Precisa aguardar o oficio de Portugal?
PARABÈNS!!!!!!!!!!!!!
Acho melhor ligar no seu Consulado, eles tem uma diferença no procedimento. São Paulo é diferente do Rio que é diferente de BH.
Entre em contato com a ouvidoria do seu consulado e pergunte qual documentação precisa levar.
è com esse Fábio mesmo em SP. passa o e-mail para ele que até responde rápido.
Boa Sorte
Não precisa pedir desculpas por isso, só quis te corrigir assim que vi para não gerar erros. Este bendito de processo é cheio de peculiaridade. Eu que agradeço a sua boa intenção e disponibilidade. É um processo muito moroso e consequentemente gera muita ansiedade em todos que estão realizando. Quando chega nesta fase é motivo de muita comemoração e alegrias!!!!!!
Boa Tarde e Obrigada
muito simples...Voce tera que enviar um email para o Sr. Fabio Vaz (fabio.vaz@mne.pt) no consulado, dizendo que voce recebeu carta/email da conservatoria, com despacho para atender exigencia de declaração de nascimento.
**OBS.: SOMENTE PODERA ENVIAR EMAIL QUEM RECEBEU A EXIGENCIA.
Ele ira solicitar que voce envie, uma lista de documentos ( copia do oficio da conservatoria, certidão de nascimento do requerente, certidão de nascimento do Pai e Mae do requerente, certidão de casamento dos pais do requerente, se forem mortos a copia da certidão de obito, comprovante de endereço do requerente, copia do RG/Passaporte.
Apos receber estes documentos, em 02 dias ele responde, para agendar a ida ao consulado, voce vai lah, ele faz a leitura e te entrega uma copia,
Ele mesmo envia/comunica a conservatoria que foi atendido a exigencia, mesmo assim por recomendação da @Mtrin eu enviei um email para conservadora com copia do Auto de Declaração de Nascimento, depois de 02 dias úteis, recebi o numero do assento por email.
Rua Rodrigo da Fonseca 198
Rua Rodrigo da Fonseca 200
ou
Rua Rodrigo da Fonseca 202?
Recebi uma notificação recentemente e lá consta o seguinte endereço:
Rua Rodrigo da Fonseca, 198 – 1099-003 LISBOA
200 então
Obrigado!
https://www.google.com.br/maps/place/R.+Rodrigo+da+Fonseca+198,+1070-224+Lisboa,+Portugal/@38.7282172,-9.157833,3a,75y,25.93h,81.2t/data=!3m6!1e1!3m4!1sBr8SbkQ-j7StchwDqM7LwA!2e0!7i13312!8i6656!4m5!3m4!1s0xd19336de8daf96d:0x6be6a9bc263f62dd!8m2!3d38.7282366!4d-9.1577469
Obrigado!
Também já fui na Conservatória de Lisboa e tive a oportunidade de ver o funcionário da Empresa de Correios (CTT) chegar com as correspondências.
Ele vem numa espécie de Furgão, retira 3 a 4 caixotes com as correspondências de todas as partes do mundo.- não tem erro. Há uma entrada própria para as correspondências.
Mas tb estamos perdidos. Podem me ajudar? Recebemos hoje o e-mail oficio com o despacho da Ministra. É nos solicitado notificarmos para a inscricao do nascimento, mediante uma declaracao de nascimento dentro de 6 meses. Como é esse processo? Nao sei como fazer. É mais facil fazer pelo Consulado de SP ou por uma Conservatoria em Portugal? Meu vo poderia vir pra ca (Portugal) se fosse o caso de sair mais rapido.
Mto obrigado!