@patriciaagv Não fique preocupada, o meu só mudou de fase no site depois que foi para o 7 vermelho, ou seja na hora de fazer a declaração. Ele ficou parado no 4 exigência até lá. Se quiser confirmar é só ligar para LR que eles falam se a carta já está anexada ao processo. Boa Sorte!!!!!!
@gandaAlf @AndréBR Acompanhe pelo texto e esqueça a bolinha. Andre, seu processo foi pra fase 5 (a segunda fase de análise), e não tem problemas com ele. ISTO É UMA AFIRMATIVA (tipo vc consultou meu processo) ou é a frase que vou ler em uma mudança de fase?
Grato e desculpa pela dúvida. Estes meses tenho sido tomado por ansiedade! E pensamentos bons rondando-me!
@AndréBR, guie-se pela frase! Por exemplo: fase 5 verde, fase 6 branca e fase 7 marrom: Frase "O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português."
@AndreBR Obrigado pela resposta. Estamos prestes a dar entrada nesse processo e muito tensos em relação a essa questão dos laços com a comunidade portuguesa. Minha mãe nunca foi a Portugal, a única forma de comprovar vínculos seria realmente através desse clube português. Vou ficar acompanhando por aqui casos parecidos com o meu. Se tiver alguém que caiu na exigência, o que teve que fazer pra conseguir seguir adiante com o processo.
@patriciaagv, Está o 5 verde, o 6 em branco e o 7 vermelho? Se for isso, vai receber um comunicado para providenciar a declaração de nascimento. Qual o seu consulado?
Quando forem atualizar a planilha, façam uma correção na data de início do meu processo, por gentileza; 17/01/2018 (e não 16/01/2018, que eu havia informado anteriormente). Grata!!
@andreBR, Nao liste o numero completo. Se der tempo edite, clicando na engrenagem a direita do post se ainda estiver la. (so aparece por 1h) Use 276XX/2018
@AndréBR, o meu está uns 200 acima do seu. Tá chegando perto, mas pena que caiu em exigência na fase 4, exigência que já foi cumprida e entregue, e agora não sei quanto tempo vão levar para voltar a ele. Mas este, com certeza, vai ser o ano de muitas decisões.
@AndreBR, Não tem problema se não puder ser associado ao seu nome completo. O que está feito está feito. É sempre uma informação que poderia ser "garimpada" (hackeada) e usada para outros fins, sem seu conhecimento.
Quando a sua pergunta anterior, se eu acessei seu processo, eu não tenho esses super poderes... LOL Você mencionou o texto que aparece embaixo das bolinhas, dizendo que "O seu pedido foi verificado, está completo e válido, e irá agora ser avaliado se cumpre os requesitos legais...". Isso significa que já está na fase-5. Não teve exigências (ainda).
Caso haja exigência, a frase muda para algo começando assim: "O seu processo não está completo, tal como foi notificado. O seu pedido estará nesta fase até à receção e registo pelos nossos serviços da documentação em falta...."
@gandalf, não é bem isto que você colocou. O texto dizendo que "O seu pedido foi verificado, está completo e válido, e irá agora ser avaliado se cumpre os requesitos legais..." significa que o processo está ainda sendo avaliado na fase 4. Tem explicações melhores sobre isto aqui no forum. Se houver alguma exigência nesta fase, o texto será mudado para "O seu processo não está completo, tal como foi notificado. O seu pedido estará nesta fase até à receção e registo pelos nossos serviços da documentação em falta. Se no prazo indicado ainda estiver incompleto, será objecto de indeferimento liminar.". É a situação em que está o meu, infelizmente.
@Gustavo de Almeida, Uma imagem vale por mil palavras. Uma imagem mal feita precisa de 10 mil palavras pra explicar...
Na verdade fases 4 & 5 são muito parecidas. Se parar na 5, volta pra 4, porque tem que verificar o novo documento. Fase-4 é a pré-análise da documentação por um funcionário, se está completa e legível. Fase-5 é a análise fina pelo Conservador que vai decidir pela aprovação do processo, de acordo com a lei.
As situações que realmente importam são: - Numeração (marca o inicio do processo na fase-2), - Exigência (pode ocorrer em qualquer fase de análise, mas principalmente no fim da fase-5, qdo ou aprova, ou exigência), - Despacho (aprovação, passando para fase-6 e está tecnicamente pronto), - Conclusão (quando recebe o assento, marca o fim do processo).
Todo o resto da Análise são processamentos internos, e as fases são só indicativas de que "as coisas estão andando". A bolinha mais atrapalha do que ajuda, mas pessoas têm fixação por código de cores, mesmo que obscuros.
O que confunde é que as bolinhas representam o passado, ficam verdes depois que a fase já foi. O texto representam o presente, diz onde ele está no momento. Aí uma coisa não bate com a outra. Frequentemente pessoas dizem: meu processo esta na fase-N (referindo-se a bolinha verde) mas o texto fornecido mostra que ele de fato já passou pra fase seguinte. http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/211733/#Comment_211733
Ocasionalmente se o processo para em uma fase, a bolinha pode mostrar a cor vermelha, mas não quer dizer que esteja em erro. Só diz que está parado ali. É só uma situação transitória se o texto não diz que tem exigência. Ocasionalmente a bolinha fica amarela. Quase ninguém viu isso.
Eu não tomo como base as bolinhas, ou textos do site, estão sempre em descompasso. Meu processo passou por tudo isso, análise, indeferimento após análise pelo conservador etc e não havia saído da fase 3. Só foi para a 4 por volta de 45 dias após o recebimento do último ofício. Dou mais créditos aos ofícios via correios e eventuais emails. Mas cada caso é único , já foi mais que demonstrado aqui que não há um padrão 100%.. Em minha opinião o site só é bom para mostrar que o processo esta ativo..
Comentários
Já ligou pra Linha de Registos?
Não fique preocupada, o meu só mudou de fase no site depois que foi para o 7 vermelho, ou seja na hora de fazer a declaração. Ele ficou parado no 4 exigência até lá.
Se quiser confirmar é só ligar para LR que eles falam se a carta já está anexada ao processo.
Boa Sorte!!!!!!
@AndréBR
Acompanhe pelo texto e esqueça a bolinha.
Andre, seu processo foi pra fase 5 (a segunda fase de análise), e não tem problemas com ele.
ISTO É UMA AFIRMATIVA (tipo vc consultou meu processo) ou é a frase que vou ler em uma mudança de fase?
Grato e desculpa pela dúvida. Estes meses tenho sido tomado por ansiedade! E pensamentos bons rondando-me!
Por exemplo: fase 5 verde, fase 6 branca e fase 7 marrom:
Frase "O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português."
O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português.
Agora é aguardar? Estou em Portugal, há algo para se fazer que pode adiantar?
Está o 5 verde, o 6 em branco e o 7 vermelho?
Se for isso, vai receber um comunicado para providenciar a declaração de nascimento. Qual o seu consulado?
Muito bom. Até então o sistema não atualizava essas fases.
@Gabsvf,
O seu pode ter movimentado.
O meu está igual ao seu!!!!!! Será q posso comemorar?
Sim, esta assim, o 7 que não sei confirmar a cor (vermelho, laranja ou marron..rs)
Te respondi inbox
@Fabio,
LIgue na LR e confirme se já tem o parecer do MJ. depois da a resposta aqui, para ajudar eu poder ajudar mais.
dei entrada em : 19/07/18
Grato!
Nao liste o numero completo. Se der tempo edite, clicando na engrenagem a direita do post se ainda estiver la.
(so aparece por 1h) Use 276XX/2018
Não tem problema se não puder ser associado ao seu nome completo. O que está feito está feito.
É sempre uma informação que poderia ser "garimpada" (hackeada) e usada para outros fins, sem seu conhecimento.
Quando a sua pergunta anterior, se eu acessei seu processo, eu não tenho esses super poderes... LOL
Você mencionou o texto que aparece embaixo das bolinhas, dizendo que "O seu pedido foi verificado, está completo e válido, e irá agora ser avaliado se cumpre os requesitos legais...".
Isso significa que já está na fase-5. Não teve exigências (ainda).
Caso haja exigência, a frase muda para algo começando assim: "O seu processo não está completo, tal como foi notificado. O seu pedido estará nesta fase até à receção e registo pelos nossos serviços da documentação em falta...."
"O seu processo não está completo, tal como foi notificado.
O seu pedido estará nesta fase até à receção e registo pelos nossos serviços da documentação em falta.
Se no prazo indicado ainda estiver incompleto, será objecto de indeferimento liminar.".
É a situação em que está o meu, infelizmente.
Uma imagem vale por mil palavras. Uma imagem mal feita precisa de 10 mil palavras pra explicar...
Na verdade fases 4 & 5 são muito parecidas. Se parar na 5, volta pra 4, porque tem que verificar o novo documento.
Fase-4 é a pré-análise da documentação por um funcionário, se está completa e legível.
Fase-5 é a análise fina pelo Conservador que vai decidir pela aprovação do processo, de acordo com a lei.
As situações que realmente importam são:
- Numeração (marca o inicio do processo na fase-2),
- Exigência (pode ocorrer em qualquer fase de análise, mas principalmente no fim da fase-5, qdo ou aprova, ou exigência),
- Despacho (aprovação, passando para fase-6 e está tecnicamente pronto),
- Conclusão (quando recebe o assento, marca o fim do processo).
Todo o resto da Análise são processamentos internos, e as fases são só indicativas de que "as coisas estão andando".
A bolinha mais atrapalha do que ajuda, mas pessoas têm fixação por código de cores, mesmo que obscuros.
O que confunde é que as bolinhas representam o passado, ficam verdes depois que a fase já foi.
O texto representam o presente, diz onde ele está no momento.
Aí uma coisa não bate com a outra.
Frequentemente pessoas dizem: meu processo esta na fase-N (referindo-se a bolinha verde) mas o texto fornecido mostra que ele de fato já passou pra fase seguinte.
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/211733/#Comment_211733
Ocasionalmente se o processo para em uma fase, a bolinha pode mostrar a cor vermelha, mas não quer dizer que esteja em erro. Só diz que está parado ali. É só uma situação transitória se o texto não diz que tem exigência.
Ocasionalmente a bolinha fica amarela. Quase ninguém viu isso.
Essa é a descrição mais detalhada que vi, mas por ser de casamento, tem fases, cores, e textos que atribuições não têm.
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/209941/#Comment_209941
Certamente existe uma certa "flexibilidade" no texto que acompanha:
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/210326/#Comment_210326
Está com a fase 5 verde e a 7 laranja.
O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português.
Ebaaaa!!!!
Agora é só aguardar o ofício? Ou posso já agendar no Consulado de SP?