Minha declaração de clube, além dos dados nominais, de sócio e tempo de filiação ao clube, diz que frequento e participo regularmente das atividades sociais e esportivas do clube, sendo declaradamente um apreciador da Cultura Portuguesa. Vai ficar a critério do conservador 'gostar' ou não. Seria bem mais simples se a CRC padronizasse um modelo de carta. Volta e meia vejo alguém por aqui tendo que solicitar outra ao clube. Chato isto.
@Pessoal, É importante que na declaração do clube ou associação portuguesa esteja descrito que o associado realmente participe dos eventos culturais e não somente seja simplesmente um associado.
A declaração que enviei tem o tempo e participação ativa e já tem quase 2 anos né?! Acredito que pedirão uma nova declaração atualizada. Já me preparando para isso! rsrs
@Ana Araújo Penna , você se importaria em nós dizer qual conservadora assinou essa carta? Ela me pareceu bem exigente, gostaria de saber o nome dela. Obrigado
A meu ver um dos motivos pelos quais Portugal está sendo bastante criterioso com os documentos de maneira geral...(Carta dos Clubes não foge à regra)...É o fato de que eles já constataram a facilidade com que são forjados/adulterados documentos no Brasil... Nesse ponto o Fórum tem se mostrado de grande importância...Pois quem consulta o Fórum com atenção já está ciente do tipo de documento exigido para cumprimento dessa "Ligação Efetiva com Portugal"...
O meu processo caiu em exigência há alguns dias. Sabendo da demora dos nossos correios, e sem condições de esperar um tempão para ser atendida pela LR, pesquisei um email para o qual enviei uma mensagem solicitando educadamente algumas informações para não perder o prazo. Para adiantar (e torcendo para dar certo) eu enviei no email vários dados que de certo modo comprovam que o processo é meu (nome, número de processo, nome do pai, do avô, minha data de nascimento).
Por incrível que pareça recebi uma resposta no mesmo dia. Veio um anexo (PDF) com TODO o conteúdo da minha notificação. Não sei se tive "sorte" ao ser respondida, mas vale a pena tentar.
O email é rcentrais.informatizacoes@irn.mj.pt (usem com parcimônia rs)
Amigos ! Bom dia! Aceito opiniões...Meu processo ainda tá na fase 4, e ainda não caiu em nenhuma exigência. Já imaginando que isso possa ocorrer pergunto: Como prova de ligação efetiva, juntei os títulos de sócio Remido do meu pai, do Clube Português da Bahia, a qual sempre frequentei com ele e minha irmã.Se, eles pedirem uma declaração do clube, terei um grande problema: o clube Português já não existe há mais de 15 anos...previamente, liguei pro clube de Recife, e eles dsseram que só podem dar declarações aos associados registrados em Recife. Alguam sugestão?? Forte abraço a todos!
@Andre o pedido de nacionalidade é para vc ou seu pai? Se foi para vc, o pedido de nacionalidade é vc que tem que comprovar laços efetivos e não seu pai. É provável que peçam mais informações sobre sua participação nesse clube extinto e seu processo ( ou do seu pai)pode sim cair em exigência.
@vlad o processo é meu....O título é era dele, sócio remido e nós ,filhos frequentávamos todos os eventos do clube até a sua extinção. Vamos ver n oque vai dar..Tenho Advogado nesse processo e vamos buscar soluções! Grato!
Prezados, Hoje saiu o assento do meu Pai. Atribuição de Neto. O processo foi dado entrada pessoalmente em Lisboa, por mim, e com solicitação de urgencia por motivo de doença, o qual foi aprovado e atendido pela conservadora. Entrei em Agosto/2018, caiu em exigencia em Dezembro/2019, para realizar a declaração de nascimento, o qual cumpri em 07/Janeiro/2020, e hoje enviaram email com numero do assento.
Queria agradecer a todos os moderadores e especial a @Mtrin , que nesta etapa da exigencia muito me ajudou.
Obs.: Enviei todos os documentos exigidos no forum, e suplementei com convites das festas que meu pai e familia, participou na Casa de Portugal, a carta continha a data que ele aderiu a comunidade portuguesa no Brasil, e convites originais de varios anos. Bem como, assento original do meu Avo com marca dagua, etc
@renatocrespo, É com muita felicidade que vejo mais um processo concluído com exito. Este é um processo difícil e cheio de pegadinhas. Quando chega ao final é de fato um alivio. Parabèns!!!!!!!!
@Fabiano muito simples...Voce tera que enviar um email para o Sr. Fabio Vaz (fabio.vaz@mne.pt) no consulado, dizendo que voce recebeu carta/email da conservatoria, com despacho para atender exigencia de declaração de nascimento. **OBS.: SOMENTE PODERA ENVIAR EMAIL QUEM RECEBEU A EXIGENCIA.
Ele ira solicitar que voce envie, uma lista de documentos ( copia do oficio da conservatoria, certidão de nascimento do requerente, certidão de nascimento do Pai e Mae do requerente, certidão de casamento dos pais do requerente, se forem mortos a copia da certidão de obito, comprovante de endereço do requerente, copia do RG/Passaporte. Apos receber estes documentos, em 02 dias ele responde, para agendar a ida ao consulado, voce vai lah, ele faz a leitura e te entrega uma copia,
Ele mesmo envia/comunica a conservatoria que foi atendido a exigencia, mesmo assim por recomendação da @Mtrin eu enviei um email para conservadora com copia do Auto de Declaração de Nascimento, depois de 02 dias úteis, recebi o numero do assento por email.
@renatocrespo Pode compartilhar por favor, em qual fase ele caiu em exigência? Também dei entrada em Agosto/2018. O meu está na fase 4 em vermelho mas está dizendo "O seu pedido foi verificado, está completo e válido, e irá agora ser avaliado se cumpre os requesitos legais para lhe ser concedida a nacionalidade Portuguesa."
Não sei se isso significa se a possibilidade de cair em exigência já não existe mais.
Exatamente hoje, dia 15/01/2020, meu processo está fazendo o quinto 'mêsversário' na fase 4. Deve estar em alguma posição lá na pilha de processos na fase 4 esperando para ser analisado. Ô ansiedade!
Atualizando as informaçoes. 20 Angelina C 22/02/2018 15/10/2018 15/01/2020 441xx/18 4 5 Verificação de documentos (fase 4 no site em marrom(vermelho))
Entrei em contato agora com a central de registro via telefone e continua em analise como mostrado no site, disseram que ja passou por varias etapas de verificacao e que teve a resposta dos mesmos, e que devo continuar esperando. Parte boa é que nao tem nenhum pedido de documento extra. (por enquanto)
Obrigada pessoal pela companhia nessa longa espera.
Pessoal, acabei de ligar (novamente - ansiedade haha) para a Linha de Registos. De fato está agora na fase do despacho da Ministra. A atendente me disse que só receberíamos um ofício após a criação do registro de nascimento. Procede? Essa criação de registro de nascimento é a criação da certidão de nascimento?
Boa noite, meu pedido caiu em exigência e fiquei de relatar os motivos para que possa servir de informação para quem esta começando, a carta oficial ainda não chegou, mas já sei as razões: As duas primeiras foram pisadas na bola da minha parte e falta de conhecimento há 2 anos atras. - Meu requerimento foi feito com reconhecimento de assinatura normal (por semelhança) e precisa ser por autenticidade, aquele em que vc tem que assinar no cartório - Meu avô nasceu em 1887, portanto só tem registro de batismo, que esta num Arquivo Distrital, enviei uma cópia e a referencia da digitalização, mas nestes casos deve ser enviada uma Certidão Narrativa Certificada em papel, pois a IRN não acessa dados dos Arquivos Distritais. - E, como eu já esperava, os argumentos que apresentei não foram aceitos como provas de ligação efetiva com Portugal (lingua, ligações pessoais e viagens antigas). Como o processo já andou até aqui, vou usar para concluir o caminho das pedras para validar minha documentação; enviarei também comprovantes do que fiz nestes 2 anos de aproximação com Portugal, mas não acredito que isso será considerado, mas ao menos vou tentar. Se alguma dessas considerações estiver errada (Assinatura e/ou Certidão), peço que por favor corrijam para ajudar aos demais membros do Forum. Abraço e boa sorte a todos.
@Vlad Lopes. No meu caso a assinatura do requerimento fiz presencial no consulado pois não pagava nada e a validação do documento não teria contestação pela CRC. Quanto ao arquivo regional, se você pagar uma pequena taxa eles enviam a certidão para o Brasil. Eu consegui desta maneira. Fiz a pesquisa do assento via internet, enviei os dados de página, número etc para eles e em uns 15 dias chegou. No reconhecimento por autenticidade do requerimento é recomendável o devido apostilhamento. Eles estão enfrentando diversos problemas com documentos fraudados ( de diversos países, na maioria de India e Brasil) e é compreensíyvel a recusa sem o apostilhamento. Mês passado uma quadrilha de falsificadores de documentos (certidões falsas, )composta de brasileiros e portugueses foi desbaratada.. Boa sorte na contestação..
Comentários
Nesse ponto o Fórum tem se mostrado de grande importância...Pois quem consulta o Fórum com atenção já está ciente do tipo de documento exigido para cumprimento dessa "Ligação Efetiva com Portugal"...
Pessoal,
O meu processo caiu em exigência há alguns dias.
Sabendo da demora dos nossos correios, e sem condições de esperar um tempão para ser atendida pela LR, pesquisei um email para o qual enviei uma mensagem solicitando educadamente algumas informações para não perder o prazo. Para adiantar (e torcendo para dar certo) eu enviei no email vários dados que de certo modo comprovam que o processo é meu (nome, número de processo, nome do pai, do avô, minha data de nascimento).
Por incrível que pareça recebi uma resposta no mesmo dia. Veio um anexo (PDF) com TODO o conteúdo da minha notificação. Não sei se tive "sorte" ao ser respondida, mas vale a pena tentar.
O email é rcentrais.informatizacoes@irn.mj.pt
(usem com parcimônia rs)
Boa sorte a todos.
Hoje saiu o assento do meu Pai. Atribuição de Neto. O processo foi dado entrada pessoalmente em Lisboa, por mim, e com solicitação de urgencia por motivo de doença, o qual foi aprovado e atendido pela conservadora. Entrei em Agosto/2018, caiu em exigencia em Dezembro/2019, para realizar a declaração de nascimento, o qual cumpri em 07/Janeiro/2020, e hoje enviaram email com numero do assento.
Queria agradecer a todos os moderadores e especial a @Mtrin , que nesta etapa da exigencia muito me ajudou.
Obs.: Enviei todos os documentos exigidos no forum, e suplementei com convites das festas que meu pai e familia, participou na Casa de Portugal, a carta continha a data que ele aderiu a comunidade portuguesa no Brasil, e convites originais de varios anos.
Bem como, assento original do meu Avo com marca dagua, etc
É com muita felicidade que vejo mais um processo concluído com exito. Este é um processo difícil e cheio de pegadinhas. Quando chega ao final é de fato um alivio.
Parabèns!!!!!!!!
MUITOS PARABÉNS!!!
Sucesso!
Abraço
Como é feita essa declaração de nascimento que foi exigida?
**OBS.: SOMENTE PODERA ENVIAR EMAIL QUEM RECEBEU A EXIGENCIA.
Ele ira solicitar que voce envie, uma lista de documentos ( copia do oficio da conservatoria, certidão de nascimento do requerente, certidão de nascimento do Pai e Mae do requerente, certidão de casamento dos pais do requerente, se forem mortos a copia da certidão de obito, comprovante de endereço do requerente, copia do RG/Passaporte.
Apos receber estes documentos, em 02 dias ele responde, para agendar a ida ao consulado, voce vai lah, ele faz a leitura e te entrega uma copia,
Ele mesmo envia/comunica a conservatoria que foi atendido a exigencia, mesmo assim por recomendação da @Mtrin eu enviei um email para conservadora com copia do Auto de Declaração de Nascimento, depois de 02 dias úteis, recebi o numero do assento por email.
Pode compartilhar por favor, em qual fase ele caiu em exigência? Também dei entrada em Agosto/2018.
O meu está na fase 4 em vermelho mas está dizendo "O seu pedido foi verificado, está completo e válido, e irá agora ser avaliado se cumpre os requesitos legais para lhe ser concedida a nacionalidade Portuguesa."
Não sei se isso significa se a possibilidade de cair em exigência já não existe mais.
Obrigado!
E parabéns pela conquista.
20 Angelina C 22/02/2018 15/10/2018 15/01/2020 441xx/18 4 5 Verificação de documentos (fase 4 no site em marrom(vermelho))
Entrei em contato agora com a central de registro via telefone e continua em analise como mostrado no site, disseram que ja passou por varias etapas de verificacao e que teve a resposta dos mesmos, e que devo continuar esperando.
Parte boa é que nao tem nenhum pedido de documento extra. (por enquanto)
Obrigada pessoal pela companhia nessa longa espera.
Muitíssimo obrigado pelas informações.
Parabéns!!!
As duas primeiras foram pisadas na bola da minha parte e falta de conhecimento há 2 anos atras.
- Meu requerimento foi feito com reconhecimento de assinatura normal (por semelhança) e precisa ser por autenticidade, aquele em que vc tem que assinar no cartório
- Meu avô nasceu em 1887, portanto só tem registro de batismo, que esta num Arquivo Distrital, enviei uma cópia e a referencia da digitalização, mas nestes casos deve ser enviada uma Certidão Narrativa Certificada em papel, pois a IRN não acessa dados dos Arquivos Distritais.
- E, como eu já esperava, os argumentos que apresentei não foram aceitos como provas de ligação efetiva com Portugal (lingua, ligações pessoais e viagens antigas).
Como o processo já andou até aqui, vou usar para concluir o caminho das pedras para validar minha documentação; enviarei também comprovantes do que fiz nestes 2 anos de aproximação com Portugal, mas não acredito que isso será considerado, mas ao menos vou tentar.
Se alguma dessas considerações estiver errada (Assinatura e/ou Certidão), peço que por favor corrijam para ajudar aos demais membros do Forum.
Abraço e boa sorte a todos.