Bom dia, em algum post li que haverá uma mudança no grupo. Como não gostaria de perder esse espaço de sofrimento e esperanças coletivas, alguém sabe quando e como será a mudança? obrigada
Olá! Sou Marlene - tenho processo de nacionalidade portuguesa em andamento, gostaria de participar do fórum e incluir meus dados na planilha: Forista - Marlene G Anjos - Data de entrada - 16/01/2018 - Data de Numeração - maio 2019 Última atualização - 10/12/2019 -- Número do Processo - 29xxx/18 - Fase site - 4 Descrição - verificação dos documentos entregues - Ligação efetiva - 2 Observação - 16/08 avançou para fase 4 - 02/11 recuou para fase 3 - 02/12 volta a fase 4 Agradeço o aceite no grupo, em especial à @Mtrin
Muito obrigado por incluir seus dados na planilha já estará na próxima publicação, você será o numero 17 da lista que está em ordem por data de entrada do processo, as informações do seu processo pode ajudar muita gente aqui no fórum. Sempre que possível nos mantenha atualizado sobre o andamento do seu processo. Mais uma vez, muito obrigado.
Detalhes do Processo ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Fase de Acordo com o novo Site ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 1 - Recepção do pedido numa conservatória, consulado ou pelos Correios. 2 – Registro do pedido - Contabilidade da Conservatória verifica se os emolumentos (valor de 175,00€) foram pagos. 3 – Consulta as entidades externas (as famosas diligências ao SEF, PJ e DAGJ). 4 – Verificação dos documentos entregues. 5 – Análise de todas as condições legalmente previstas estão reunidas para conceder a nacionalidade. (com eventual troca de correspondência com o requerente para fornecimento de informações adicionais) 6 – Decisão sobre a atribuição ou não da Nacionalidade. ** Indeferido Entrada de Recurso 7 – Registro do novo Cidadão Português no Registro Civil de Portugal ou arquivamento do processo.
Envio -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- P - Pessoalmente // C - Correios/Courrier // A - Advogado/Despachante // S - Solicitador/Preposto // * - Não informado/Informação Pendente
Ligação Efetiva --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 1 - A residência legal em território nacional; 2 - A deslocação regular a Portugal; 3 - A propriedade em seu nome há mais de três anos ou contratos de arrendamento celebrado há mais de três anos, relativos a imóveis sitos em Portugal; 4 - A residência ou ligação a uma comunidade histórica portuguesa no estrangeiro; 5 - A participação regular ao longo dos últimos cinco anos à data do pedido na vida cultural da comunidade portuguesa do país onde resida, nomeadamente nas atividades das associações culturais e recreativas portuguesas dessas comunidades. 0 - Outras (documentos enviados que não se enquadram em nenhum item acima)
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- * - Não informado/informação pendente
Siglas: LE - Laços efetivos AN - Assento de nascimento
Amigos, boa noite! Venho informar para efeito de atualização da planilha que o meu processo foi deferido e terminado hoje. E obviamente para compartilhar minha história com voces no sentido de poder ajudar alguem do grupo, eu entrei com o processo de neto de portugues em maio de 2018 (portanto pela nova lei), pois como minha mae nao tinha interesse e até entao a advogada que me assessorava acreditava que dentro de 8 meses o processo sairia, fui direto pelo processo de netos (pois nao queria ter que gastar para fazer o processo da minha mae e so depois fazer o meu - GRANDE ENGANO). Porém assim foi. Como o meu processo ainda estava em análise ate o comeco desse ano, em marco eu dei entrada no processo de filha de portugues de minha mae e continuei acompanhando o meu pelo site. O fato é que a cidadania da minha mae foi deferida e o assento dela lavrado a 1 mes atras, e como o meu processo ainda estava na fase 3 (estava na 4 e depois voltou para a 3 no comeco de novembro), eu enviei um email para a conservatoria de Lisboa informando que minha mae tinha tido seu assento de portugues lavrado e questionei se isso poderia converter meu processo em um processo de filho (até para nao correr o risco de cair nas exigencias quanto a comprovação de lacos afetivos, que o fiz por meio de carta da Casa de Portugal). Foi enquanto quando recebi respostas da conservatoria me instruindo a realizar a convolação do meu processo, transformando-o em processo de filho, enviando para isso apenas o formulario 1C preenchido reconhecido firma (o fiz no consulado portugues de Dublin, cidade onde moro hoje), e enviei segunda feira passada - dia 9/12. Hoje, escrevi novo email para a conservatoria perguntando se já haviam recebido meu documento, e gentilmente me responderam que sim e que ele já havia sido anexado ao meu processo e que agora iria para analise da conservatoria, porém, no site de acompanhamento o meu processo constava ainda como de netos na fase 3. Para minha surpresa, ao consultar no fim do dia de hoje, já aparece a informação de que o processo foi Terminado e o meu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português.
Muito feliz e desejo de coração que os vossos processos sejam deferidos o mais breve possivel. abraço a todos!
Passarinho bem informado me comunicou que o processo 272xx/18 foi concluído normalmente, ou seja, sem prioridade. Evitei identificar direto o processo para preservar a confiança do passarinho. Bem o xx pode ser qualquer número entre 00 e 99, portanto, façam as contas para o que falta para chegar no de vocês, isto é, partindo de uma hipotética premissa de estarem analisando os processos por ordem de chegada. Para mim faltam menos de 600. Ano que vem, 2020, será um ano de decisões para muito de nos. Boa sorte a todos nós.
Bom dia @Guilherme, é possível incluir meu nome na planilha? Lilian Cristina - Lisboa - C- Data de entrada 10/Abril/2018 - data de numeração 14/Setembro/2018 - 410XX/2018 - NAC B - atualmente na Fase 4 Muito Obrigada
@Gustavo de Almeida, meu processo eh o de 1.140/18... ja mandei a carta atualizada do clube e nada ainda... nao sei se a ordem faz tanto sentido assim...
Tenho visto alguns foristas relatarem que foi necessária uma segunda carta do clube. Porque então a CRC não formula um modelo padrão de carta, não é mesmo? Facilitaria muito as coisas para ambos os lados.
@gabsvf, pelo número do seu processo, então a numeração deve seguir algum padrão não sequencial. Meu processo deu entrada em 11 de janeiro de 2018 e recebeu numeração 27xxx/18.
Prezado @guilherme, coordenei projetos de pesquisa com algumas universidades portuguesas, dei aulas um semestre em outra, fiz um pós-doutorado na Covilhã, tenho NIF e conta em banco. Mas mesmo assim sigo muito insegura como todos.
A cor da bolinha na fase 4 do meu pedido mudou para amarelo/ laranja claro com a notificação: “ O seu processo não está completo, tal como foi notificado. O seu pedido estará nessa fase até à receçao e registro pelos nossos serviços da documentação em falta. Se no prazo indicado ainda estiver incompleto será objeto de indeferimento liminar. Caiu em exigência na fase 4 e não voltou para fase 3 como vinha ocorrendo com os processos anteriormente.
Pelo que eu entendi aqui no fórum, agora preciso esperar a carta de notificação chegar para saber que documentação em falta é essa. Agradeço toda ajuda para o melhor procedimento nesta minha nova etapa. Tenso isso. rs
@Mtrin sua comunicação no processo foi muito por e-mail, recuperei nas página 69 e 70 mas não consegui achar o seu comentário sobre entrega da carta com a exigência, pode me ajudar a recuperar esta informação? Lembro apenas q vc mandou um e-mail com cópia dos documentos e registro do envio pelo Correio, eu acho.
Boa noite a todos, comunico que depois de uma longa espera (4 meses), o processo de minha mãe voltou para a fase 4. - Verificação de documentos - "O seu pedido foi verificado, está completo e válido, e irá agora ser avaliado se cumpre os requesitos legais para lhe ser concedida a nacionalidade Portuguesa". Foi solicitado em agosto, novamente a carta do clube, o qual foi enviado de acordo ao solicitado. A entrega inicial de documentos foi em outubro/17, só para ter ideia do quanto tempo está esse processo e ainda não terminou. Sorte a todos.
Gostaria de compartilhar uma boa notícia aos senhores e dar esperança aos que ainda estão aguardando vossos processos! Venho acompanhando durante 2 anos com angústia a análise do pedido do meu pai ( atribuição para neto segundo a nova lei )! Finalmente o processo do meu pai foi deferido e a nacionalidade aprovada. Assim como muitos, comprovamos os laços com Portugal apenas através de uma declaração do clube bem fundamentada e apostilada. Confesso que tive pouquíssimas esperanças de que daria certo.... e deu! Não desanimem e tenham muita paciência! O processo é bem demorado, aguardamos exatos 2 anos para sua conclusão. Fico a disposição para auxiliar no que eu puder! Abraços!!
Rodrigo_Almeida, Não consegui responder você na outra conversa. Então vai aqui mesmo. Pergunta fundamental, você vai fazer a cidadania sefardita de sua mãe também? Se for fazer pela lógica ela passa a ser portuguesa e seu pai marido de portuguesa, e seria um vinculo incontestável.
Comentários
em algum post li que haverá uma mudança no grupo. Como não gostaria de perder esse espaço de sofrimento e esperanças coletivas, alguém sabe quando e como será a mudança? obrigada
Forista - Marlene G Anjos - Data de entrada - 16/01/2018 - Data de Numeração - maio 2019
Última atualização - 10/12/2019 -- Número do Processo - 29xxx/18 - Fase site - 4
Descrição - verificação dos documentos entregues - Ligação efetiva - 2
Observação - 16/08 avançou para fase 4 - 02/11 recuou para fase 3 - 02/12 volta a fase 4
Agradeço o aceite no grupo, em especial à @Mtrin
Muito obrigado por incluir seus dados na planilha já estará na próxima publicação, você será o numero 17 da lista que está em ordem por data de entrada do processo, as informações do seu processo pode ajudar muita gente aqui no fórum. Sempre que possível nos mantenha atualizado sobre o andamento do seu processo. Mais uma vez, muito obrigado.
E obviamente para compartilhar minha história com voces no sentido de poder ajudar alguem do grupo, eu entrei com o processo de neto de portugues em maio de 2018 (portanto pela nova lei), pois como minha mae nao tinha interesse e até entao a advogada que me assessorava acreditava que dentro de 8 meses o processo sairia, fui direto pelo processo de netos (pois nao queria ter que gastar para fazer o processo da minha mae e so depois fazer o meu - GRANDE ENGANO).
Porém assim foi. Como o meu processo ainda estava em análise ate o comeco desse ano, em marco eu dei entrada no processo de filha de portugues de minha mae e continuei acompanhando o meu pelo site. O fato é que a cidadania da minha mae foi deferida e o assento dela lavrado a 1 mes atras, e como o meu processo ainda estava na fase 3 (estava na 4 e depois voltou para a 3 no comeco de novembro), eu enviei um email para a conservatoria de Lisboa informando que minha mae tinha tido seu assento de portugues lavrado e questionei se isso poderia converter meu processo em um processo de filho (até para nao correr o risco de cair nas exigencias quanto a comprovação de lacos afetivos, que o fiz por meio de carta da Casa de Portugal). Foi enquanto quando recebi respostas da conservatoria me instruindo a realizar a convolação do meu processo, transformando-o em processo de filho, enviando para isso apenas o formulario 1C preenchido reconhecido firma (o fiz no consulado portugues de Dublin, cidade onde moro hoje), e enviei segunda feira passada - dia 9/12.
Hoje, escrevi novo email para a conservatoria perguntando se já haviam recebido meu documento, e gentilmente me responderam que sim e que ele já havia sido anexado ao meu processo e que agora iria para analise da conservatoria, porém, no site de acompanhamento o meu processo constava ainda como de netos na fase 3.
Para minha surpresa, ao consultar no fim do dia de hoje, já aparece a informação de que o processo foi Terminado e o meu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português.
Muito feliz e desejo de coração que os vossos processos sejam deferidos o mais breve possivel.
abraço a todos!
MUITOS PARABÉNS!
SUCESSO!
Abraço
é possível incluir meu nome na planilha?
Lilian Cristina - Lisboa - C- Data de entrada 10/Abril/2018 - data de numeração 14/Setembro/2018 - 410XX/2018 - NAC B - atualmente na Fase 4
Muito Obrigada
Pode por favor nos informar qual a ligação efetiva que enviou?
Caiu em exigência na fase 4 e não voltou para fase 3 como vinha ocorrendo com os processos anteriormente.
Pelo que eu entendi aqui no fórum, agora preciso esperar a carta de notificação chegar para saber que documentação em falta é essa.
Agradeço toda ajuda para o melhor procedimento nesta minha nova etapa.
Tenso isso. rs
Foi solicitado em agosto, novamente a carta do clube, o qual foi enviado de acordo ao solicitado.
A entrega inicial de documentos foi em outubro/17, só para ter ideia do quanto tempo está esse processo e ainda não terminou.
Sorte a todos.
Gostaria de compartilhar uma boa notícia aos senhores e dar esperança aos que ainda estão aguardando vossos processos!
Venho acompanhando durante 2 anos com angústia a análise do pedido do meu pai ( atribuição para neto segundo a nova lei )! Finalmente o processo do meu pai foi deferido e a nacionalidade aprovada.
Assim como muitos, comprovamos os laços com Portugal apenas através de uma declaração do clube bem fundamentada e apostilada. Confesso que tive pouquíssimas esperanças de que daria certo.... e deu!
Não desanimem e tenham muita paciência! O processo é bem demorado, aguardamos exatos 2 anos para sua conclusão.
Fico a disposição para auxiliar no que eu puder!
Abraços!!
Muitos parabéns!!!
SUCESSO!
Abraços
Não consegui responder você na outra conversa. Então vai aqui mesmo. Pergunta fundamental, você vai fazer a cidadania sefardita de sua mãe também? Se for fazer pela lógica ela passa a ser portuguesa e seu pai marido de portuguesa, e seria um vinculo incontestável.
Parabéns!!!!!!!! Realmente uma sensação muito boa. Obrigado por compartilhar!!!!!
Muito boa sorte!!!!!!