Nacionalidade portuguesa pelo casamento

19394969899317

Comentários

  • @LucianaOCS com certeza é preocupante essa demora na etapa final do processo. Estranho mesmo.
  • Boa noite,
    Achei esse link https://partilha.justica.gov.pt/Transparencia/Dados-e-Estatisticas#&organismo=irn&tematica=Nacionalidade que mostra a os dados e estatísticas de quantidade de processos por mês.
  • @Bianca Rodrigues, obrigado por relembrar-me dessa planilha!
    Uma informação pertinente lá é a quantidade de registros de países ex-colônias portuguesas, como o Brasil (a campeã de pedidos). Do universo de quase 2.500 registros em média, as ex-colônias vem de 22 registros em agosto (creio que a razão seja a greve do IRN), e ampliam para 161 em setembro.
    Creio que tenha sido essa a sensação de parada nos processos. Espero que melhorem esses números nos próximos meses....
  • Parabéns, @marciomf. Finamente saiu!
    Tenho acompanhado os seus posts e de mais alguns outros foristas com as datas próximas do meu processo para ter idéia dos prazos.
    Bom saber que as coisas estão caminhando.
    Tudo de bom para vc e sua familia! Abrs.
  • @Leonardo Melo
    Não sei mto bem se essa métrica quer dizer o que pensamos que ela quer dizer, mas todo o caso, pode-se perceber que comparando os dados mês a mês desse ano com o do ano passado percebeu-se um aumento na quantidade de registros, logo eles estariam fazendo mais registros esse ano do que no ano passado.
  • @felipe, acho que o volume de trabalho do IRN vêm crescendo enormemente, conforme mencionado por você. Porém, a ansiedade acaba sendo sem fim, crescendo conforme a demora do fim do processo do registro.
  • Bom dia a todos! Só a título de informação, falei agora a pouco (09:00 aqui de Portugal) com a linha de registros do IRN para saber do processo de minha esposa (despacho de 21/8) e a informação da atendente é que estão neste momento fazendo os registros dos processos referentes ao mês de março, então ainda vai demorar alguns meses, não sabe quantos, segundo ela. Porém essa informação não deve ser correta pois tem uma postagem no fórum no mês de outubro, dizendo que estavam fazendo o registro do mês de Março, assim que a informação dela não bate. Vou tentar saber pessoalmente lá no IRN dia 25/11.
  • Bom dia! Obrigado @menda por compartilhar a informação!!!
    Bom saber...
    Embora pareça que eles estejam "estacionados" com os registros no mês de março, (O que eu espero que esteja desatualizado), pelo menos temos novas informações!

    Abraços!
  • @menda essa informacao bate com a planilha de acompanhamento aqui do forum...
    o lado bom é que isso demonstra que a planilha funciona...

    vamos acompanhando
  • @all, segundo constatei na LR, com ajuda da planilha e dos colegas daqui, eles estão demorando mais ou menos 1,5 meses para andar 1 de registro. Começaram março perto do início de outubro. Creio que estejam começando abril na semana que vêm.
  • Boa tarde, onde posso encontrar a lista completa e exata dos documentos necessários para entregar numa Conservatória Portuguesa para pedir aquisição de nacionalidade pelo casamento: casado com português há mais de 5 anos (casamento já transcrito em Portugal), com 1 filho português. Verifiquei aqui mas há bastante informação que me baralha. Muito obrigada
  • Boa tarde @all. gostaria de compartilhar umas informações abaixo. Como sabem, publiquei anteriormente, o registro da minha esposa saiu no dia 29/10/19. Solicitei através do site do Civil Online o Assento de Nascimento dela de forma a verificar se estava tudo correto. Após verificar, tudo estava correto. No assento dela aparece a informação do averbamento do casamento comigo cidadão português e o averbamento da nacionalidade em si. Conseguimos para hoje a ida no Consulado de São Paulo, graças a uma desistência. Lá ela pediu o Cartão de Cidadão e Passaporte com urgência, já que a entrega dos documentos está demorando mais que de costume e somente com urgência é que se consegue uma data para entrega mais rápida e mesmo assim, ficou agendado a entrega do Cartão de Cidadão para 03/01/2020 e o passaporte para ser recebimento em casa somente depois de 20 dias. Ou seja, um prazo de 1 mês e meio com urgência. Sem, não existe prazo e pelo que sei, está demorando muito mais tempo. A dica que dou é que quem solicitar os documentos acima, solicite o Assento de Nascimento no Civil on Line ou caso tenha recebido o Assento da CRC pelos Correios, que o leve. Isso porque já vi aqui um post onde a pessoa falava que não era necessário leva-lo ao consulado, já que eles tinha o acesso lá; Isso porque após ter coletadas as digitais e foto para o Cartão de Cidadão, ela recebeu o formulário e o seu estado civil nele estava como solteira e não casada. Ela informou ao funcionário sobre esta correção e ele perguntou a ela se havia feito direto na CRC. Ela disse que sim e ele a informou que quando é feito via consulado a pessoa tem que ir lá para poder averbar o casamento.Como ela tinha o Assento do Civil on Line, já mostrou a ele a informação impressa e ele já fez a correção no sistema do consulado. Caso ela não tivesse visto esta informação e levado o assento, teria que voltar lá outro dia para corrigir esta informação. Outra dica que dou é que caso a pessoa tenha urgência em obter os documentos portugueses, sabendo que a CRC está para finalizar o seu processo e o seu registo ser emitido, que faça já o seu agendamento no consulado de Portugal, seja ele em São Paulo ou no Rio de Janeiro. Hoje por exemplo, você só conseguirá agendar para a primeira semana de janeiro, Outro dia, era somente para o final de janeiro. Portanto fique esperto e já deixe agendada a data que em caso de necessidade, poderá ser reagendada. Espero ter ajudado. Grande abraço a todos e boa sorte com os seus processos.
  • @marciomf Olá.

    Tive esse mesmo problema, minha esposa é portuguesa, fiz a transcrição do nosso casamento em Tondela, ao chegar no consulado em SP para tirar os documentos, no sistema estava como solteira também. Levei a certidão de nascimento e casamento a atendente consulta uma, consulta a outra olha as certidões, foi falar com algum superior e daí sim alteram no sistema. Porem tinha pedido a certidão de nascimento no Civil on line e não constava averbação do casamento.
  • editado November 2019
    @Clara leia as páginas anteriores desse tópico que vc vai encontrar as respostas para suas dúvidas.
  • clarasgpclarasgp Member
    editado November 2019
    @Vlad Pen Obrigada, vou ver, apesar de entretanto ter recebido uma mensagem que ajudou muito. A minha única dúvida (para já) prende-se com a forma de pagamento, caso se enviem os documentos por correio. No formulário (art 3) há 2 possiblidades: cheque ou vale postal mas já percebi que se pode pagar com cartão. Só não entendo como se faz caso se pague com cartão. Envia-se o comprovativo de pagamento junto com os documentos e formulário?

    @Vlad Atualização: já entendi tudo. obrigada
  • @clarasgp, para pagamento por cartão você acessa a plataforma de pagamentos, efetua o pagamento e utiliza o formulário que recebe por e-mail, após a confirmação de pagamento. O comprovante de pagamento é esse formulário que tem vem com as informações de pagamento no cabeçalho.
  • Daniel Henriques, entendi, obrigada.
  • @all, boa tarde!
    Inseri os dados da minha cunhada na planilha!
    Os documentos foram recebidos na Conservatória dia 04/11.
    Gostaria de fazer uma ressalva a título de informação...
    Ela enviou via Sedex Mundi e o documento ficou parado só no México por 13 dias!! (Nem entendemos pq foi parar lá!)
    O prazo de entrega estipulado por eles eram de 4 dias úteis! Chegou em 18!
    Portanto... Para quem não quiser passar por transtornos pelo Sedex Mundi, que é um serviço caro, sugiro enviar por outro meio... DHL, FedEx ou até EMS dos correios...
    Foi uma baita dor de cabeça...
    Obrigada e boa sorte a todos!
  • @all ! Descobri uma coisa animadora. Me informaram na LR hoje que estão analisando os registros despachados de final de abril agora. Aumentaram um pouco a velocidade .... já estava achando que chegariam em maio em janeiro/20...
  • Ótima notícia @LeonardoMelo!!!
    Obrigada por compartilhar!!!!
  • Li alguns tópicos e não encontrei, desculpem se for o local incorreto pra questão.
    Sobre os documentos para nacionalidade por casamento, no caso do RG do cônjuge, que deve ser apostilado, se entregar no balcão, posso levar o original e fazer a cópia, dispensa a apostila?
  • @Leonardo Melo será que está correta essa informação? Tive despacho positivo no começinho de abril, ou últimos dias de março e no site até agora estou no item 6.
  • @LucianaOCS

    O melhor serviço é a DHL, envie meu processo, chegou em 3 dias em Lisboa.
  • @Alinebmaresch, repeti o que me disseram lá a todos. Eles não atualizam esse site regularmente, o que deixa sempre a dúvida do real status das coisas. Para vc ter uma ideia, minha cunhada entrou com o processo dias depois do meu, em maio/19, e depois dela perguntar ao IRN por e-mail em setembro agora a razão da demora, o processo foi do passo 1 para o 6 em uma semana....fui eu que acompanhei, inclusive.....mole não.
  • O do meu marido teve despacho favorável em 25/03 e até agora nada. Pelo menos no site de acompanhamento. Vou tentar ligar essa semana para saber se tenho boas notícias então.
  • Nada ainda. O registro continua por fazer foi a resposta que recebi.
  • Isso o do meu esposo está com despacho favorável depois do seu @G Faria, só que no meu caso no site não consta essa informação, só sei pq tinha mandado um email na época e me confirmaram que estava sim despacho favorável. Acredito que assim que sair do seu esposo sai o do meu.
  • Olá pessoal. Alguém aqui fez o reconhecimento da união estável do Brasil para Portugal e adquiriu a cidadania por este meio e não através do casamento?
  • Caros, mais uma atualização, o processo da minha esposa 60XXX/2018 de agosto/2018 hoje foi para o status 7 - Terminado (bola laranja), com o status 6 - Despacho em branco, status - Análise do pedido (bola verde), e o texto: "O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português."

    Uma breve timeline:

    Agosto/2019: Status 5 - Análise de pedido (bola verde), com o status 6 - Despacho em laranja, e o texto: "Está a ser avaliado se o seu pedido cumpre os requesitos legais para lhe ser concedida a nacionalidade Portuguesa e o seu pedido aguarda agora a decisão final e o respetivo despacho."

    Julho/2019: Status 3 - Aguarda consultas (verde), Status 4 - Verificação de documentos (laranja) e texto: "O seu pedido foi verificado, está completo e válido, e irá agora ser avaliado se cumpre os requesitos legais para lhe ser concedida a nacionalidade Portuguesa"

    Junho/2019: Status 2 - Foi registado (verde), Status 3 - Aguarda consultas (laranja), texto: "O seu pedido está a ser verificado e aguarda informação do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, da Polícia Judiciária, do Registo Criminal Português, de consulado e/ou de outras entidades externas."

    Feliz por estar nessa fase, agora só falta o registro! :)
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.