Atribuição para menores de idade

1272830323353

Comentários

  • Boa tarde!
    Por favor, para solicitação de cidadania de menor, a cópia reprografica apostilada a ser enviada precisa ser de inteiro teor ou breve relato?
  • @Sergio Lambert, cópia reprográfica é de um tipo apenas e por ser uma xerox do livro, é tecnicamente classificada como inteiro teor (consta tudo que está registrado no livro). Não existe reprográfica breve relato.
  • Boa tarde. Alguemnpoderia me enviar o link onde explicam como preencher o formulário 1C para menor? Meu filho tem 9 anos e já possui o RG e CPF. Devo enviar ou informar no formulário?
  • @Fabio Paiva, tem a explicação em http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/atencao-manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao
    Somente para maiores de 14 anos precisa o documento do menor, até 14 anos apenas documento dos pais.
  • @pessoal, já fiz processos de minha avó, meu pai e o meu...
    Agora chegou a vez do meu pequeno!
    Já sei que por ACP não é obrigatório a transcrição do casamento ( que já estou providenciando) mas eu gostaria de fazer em uma conservatória que dá prioridade para menores e que não exige a transcrição,
    Alguém pode me apontar qual? E que documentos essa conservatória exige?
  • @Jefferson souza, só Tondela dá prioridade porém exige transcrição. Se optar por Tondela pode mandar a transcrição e o processo do menor juntos. Como eles dão prioridade para processos de menores de idade a transcrição acaba sendo rápida pois o processo do menor depende dela. Não tem conservatória que de prioridade para menores e não exija transcrição.

    A documentação é a padrão
    Transcrição
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9210/requerimentos-para-transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada-modelos-e-preenchimento/p1
    Só pra transcrição que, se optar fazer por Tondela, o endereço do VP é o dessa conservatória ao invés do de Ponta Delgada.

    Atribuição
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/atencao-manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao

  • Bom dia @pessoal!!

    Já estou com todos os meus docs ok (Assento, Cartão Cidadão e Passaporte) e agora vou tirar das minha filhas (as duas tem 7 anos).

    Eu estarei em Portugal agora no começo do ano e, queria saber como seria fazer e se vale a pena fazer a atribuição delas diretamente em Lisboa.

    Vcs acham que vale a pena fazer por lá? É mais rápido do que fazer pelos correios??

    Muito obrigado!!
  • @verrengia, Lisboa é a Conservatória mais demorada!! Faça a atribuição das menores por Tondela, que prioriza esses casos! Mande por Correios ou DHL!
  • Por favor, gostaría de tirar uma dúvida... Estou com o processo todo pronto, mas só agora me dei xonta que o formulário 1C precisava ser impresso colorido. Imprimi em preto e branco e já reconheci a firma das assinaturas por autenticidade. Será que pode dar algum problema?
  • @Sergio Lambert, nunca vi ninguém relatar problema por não ter impresso colorido. Algumas pessoas já relataram que a conservatória forneceu formulário preto e branco no balcão.
  • Obrigado, @Daniel Henriques! Acho que vou arriscar enviar assim mesmo. Acho que seria absurdo devolverem por causa da cor do documento...
  • Boa tarde

    Gostaria de tirar duvidas referente aos documentos para atribuição de nacionalidade de menor para minha cunhada, a requerente tem 14 anos e irá adquirir a nacionalidade portuguesa pela mãe:

    Certidão de nascimento do requerente por reprografia, devidamente apostilada;
    Cópia autenticada do cartão do cidadão da mãe portuguesa;
    Copia autenticada do RG do pai brasileiro;
    Cópia autenticada do RG do requerente, pois já tem 14 anos completos;
    Cópia simples do assento de nascimento da mãe portuguesa;
    Formulário 1C, assinado por ambos os pais e reconhecido firma por autenticidade.

    Observem que descrevi apostila apenas da certidão de nascimento da requerente, tenho de apostilar mais algum documento?
    Faltou algum documento ou inseri documentos desnecessários?

    Farei o processo na CRC de Tondela, o ultimo processo que fiz lá dos meus filhos levaram apenas 22 dias incluso que tinha de transcrever meu casamento. Foi finalizado em março.
  • Tenho algumas duvidas, sei que já devem ter perguntado, mas não achei nada referente.

    Meu tio, é português por atribuiçao e casado, ele tem 3 filhos menores, as crianças tem direito a cidadania correto??

    Ele precisa fazer a transcrição de casamento mesmo sendo declarante nas certidões??

    Se precisar da transcrição, ele consegue enviar a transcrição junto com as atribuições para ACP do porto??

    Obrigada!!!!

  • @Thailin2 Amaral, se ele é o português e consta como declarante consegue fazer sem transcrição pelo ACP, mas lá não tem prioridade nesse tipo de processo.
    Processos de menores de idade tem prioridade em Tondela mas por lá tem que fazer a transcrição. Podem ser enviados os processos em um envio, cada processo com documentação completa dentro de um envelope e esses envelopes dentro do envelope de envio.
    ACP não faz transcrição de casamento.
  • enviar transcricao e atribuicao de menor esta sendo melhor por onde? Tondela ou ponta delgada?
  • @tatiis, Tondela! Ponta Delgada não tem balcão de nacionalidade!
    Mande os processos juntos, o de transcrição do casamento e atribuição de menor. Tondela dá prioridade para menores, tem saído bem rápido!
  • muito obrigada @LianeAlegria

  • E para menor nascido em Portugal, será que meu marido que atualmente está em Portugal pode dar entrada na nacionalidade do nosso filho? Considerando que meu filho e eu estamos no Brasil.
  • @Samira Ballout, para menores de idade ambos os pais tem que assinar o formulário 1C. Se você está no Brasil e ele em Portugal o que pode fazer é preencher o 1C, reconhecer sua firma por autenticidade em cartório ou no consulado e enviar a documentação para ele em Portugal. Lá ele da entrada e assina o 1C. Lembrando que para menores o ideal é fazer por Tondela que dá prioridade para esse tipo de processo, por lá é exigida a transcrição de casamento mas, se mandar junto, a transcrição acaba sendo feita bem rápido também pois o processo do menor depende dela.
    Leia http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/atencao-manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao
    Vai tirar a maioria das suas dúvidas com relação aos procedimentos e documentação do processo do seu filho
  • Muito obrigada!
  • Daniel estive a ler sobre este formulário 1C, e esse formulário refere-se a filhos de cidadão português que nasceu no estrangeiro. Eu gostaria de saber para menor nascido em Portugal.
  • @Samira Ballout os pais são brasileiros ? Algum dos pais tem nacionalidade portuguesa atribuída ou adquirida ? Se adquirida a aquisição foi antes ou depois do nascimento da criança ? Qual o ano de nascimento da criança ?
  • Primeiro agradeço a ajuda encontrada aqui , consegui tirar a da minha mãe . estou com uma dúvida pois pretendo tirar do meu filho antes mesmo da minha pois meu marido já tem a dele , meu problema é que meu filho faz 18 mês que vem , já estou com toda documentação , mas a carteira dele de identidade perde a validade quando ele fizer 18 , será que vai dar problema ? acredito que consiga mandar tudo antes dele completar 18 , queria aproveitar a gratuidade e pretendo tirar a minha pela minha mãe ao invés de pelo meu marido apesar de sermos casados .
  • @aineg, se o documento dele foi emitido há menos de 10 anos e ainda está na validade não deverá ter problema.
    O que vejo de problema é o tempo até ele completar 18 anos, você disse mês que vem mas mês que vem pode ser tão próximo como dia 1º ou pode ser até dia 28...
    Se quiser tentar envie por um método de entrega rápido (Recomendo DHL, entrega em cerca de 3 dias úteis) e faça por Tondela que dá prioridade para processo de menores.
  • vou tentar , se não conseguir acredito que caia em exigência de pagamento , ai será que darão chance de efetuar o pagamento ou perderei os documentos enviados ? será que tem alguém que tenha passado por isso ? conta a data de chegada na conservatória não é ?
  • @aineg, contar a data de abertura do processo, por isso digo pra gastar um pouco mais e enviar pela DHL. Esses 5 ou 10 dias de diferença na entrega podem te fazer economizar os 175 euros...
    Se cair em exigência vão solicitar um novo 1C (requerente maior de idade deve assinar o formulário ele mesmo) e pagamento da taxa, mas acredito que dando entrada enquanto menor continue valendo o processo como menor. Não lembro de outro caso como o seu...
    Perder os documentos não perde, na pior das hipóteses ou abrem o processo e cai em exigência ou devolvem os documentos sem abrir o processo.
  • Salvo engano...Li aqui no Fórum um caso semelhante...

    Lembro de ter sido solicitado o pagamento dos Emolumentos por parte da Conservatória...($ 175,00 euros)...Pois a "Janela" de tempo para a maioridade do interessado era muito "justa"...

    Mas confesso que já faz um tempo e eu não me recordo de mais detalhes...Como se eles solicitaram algo mais além do pagamento...

    Creio...@aineg...Que você deve seguir as orientações do @Daniel Henriques e despachar os documentos por DHL o quanto antes...Pois suas chances de conseguir são boas...
  • muito obrigada aos dois ! conto como foi depois

  • Pessoal, Li algumas vezes tudo, mas nao cheguei a uma conclusão.

    Sou cidadão, quero fazer a atribuição a minha filha menor. Não sou casado com a mãe dela (Brasileira). consigo fazer a atribuição por Tondela?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.