É possível transcrever casamento de português/a sem a certidão de nascimento do nubente estrangeiro.

145791021

Comentários

  • @MarcoMadeira sim, e me parece q continua sem conservador.
  • Pessoal, em 01/02/2018 PD me respondeu que está aceitando o processo de transcrição de casamento.

    Depois argumentei sobre o suprimento do nascimento do nubente estrangeiro, hoje 09/02/2018 eles responderam dizendo que não estão realizando.

    Então resumo sobre Ponta Delgada:

    Transcrição de casamento = OK
    Suprimento de assento de nascimento do nubente estrangeiro = NÃO OK.
  • @Nathan Muniz,
    PD não está realizando a transcrição de casamento com supressão da certidão do cônjuge, porque está sem conservador já há alguns meses.
  • Nathan Muniz, a Conservadoria de Porto está aceitando a transcrição de casamento e a supressão de certidão.
  • @Marcia e @Waldo, obrigado! Vou prosseguir pelo Porto então.

    Procurei no tópico e não localizei o arquivo .doc para download no caso de suprimento, vcs possuem?
  • @Nathan Muniz,
    vi que já foi respondido em outro tópico pelo @Vlad Pen e pelo @Daniel Henriques.
  • Gostaria de saber se o Consulado de Portugal em São Paulo aceita fazer o processo de suprimento de certidão. Obrigada
  • Ligia, não sei se SP aceita, aqui em Fortaleza, até aceitam, com certa restrições, creio que este meio é muito mais burocrático. Orientaria vc a fazer direto pela conservadoria de Porto. Lá ainda estão aceitando.
  • Vou postar a resposta da C.R. de Porto sobre a transcrição de casamento com a supressão de Certidão.


    Para o efeito deve reproduzir a minuta do requerimento que enviamos em anexo, efectuar o reconhecimento presencial de assinatura em Cartório brasileiro, e enviá-lo para a morada desta Conservatória, acompanhado de um Vale Postal internacional, em nome de IRN, IP,- Rua do Cunha, nº 404 4200-250 Porto no valor de 120€. Se tiver sido outorgado pacto antenupcial acrescem 30€.

    O requerimento deve vir acompanhado com a certidão de casamento de inteiro teor, apostilhada, certidão de nascimento do seu cônjuge estrangeiro (se for brasileiro) também de inteiro teor, expedida há menos de 6 meses e também apostilhada. Igualmente certidão do pacto antenupcial se existir, apostilhada.

    Deve ainda indicar onde está lavrado o registo de nascimento em Portugal, ou enviar uma simples fotocópia de alguma certidão que possua.

    Chamamos ainda a atenção para a circunstância de que, se esse não for o primeiro casamento, deve ser previamente transcrito o anterior.

    Em relação ao suprimento também fazemos e deve mandar certidões negativas do nascimento do cidadão estrangeiro, certidão de óbito(caso falecido), documentos que eventualmente estejam juntos ao processo de casamento, documento de identificação(caso possuam), outros documento com a identificação do cidadão estrangeiro, requerimento a pedir o suprimento da certidão de registo, que pode adaptar o que segue em anexo para a transcrição. O valor do procedimento é de 100,00 euros
    Poderá digitalizar todos os documentos para vermos se está tudo correto.
    Com os melhores cumprimentos

    Filomena





    4ª Conservatória do Registo Civil do Porto

    www.irn.mj.pt
    Rua do Cunha, 404 - 4200-250 Porto
    VOIP: 723601| Telefone: 225088826/27 | Fax: 225021275
    E-mail: civil4.porto@irn.mj.pt
    Antes de imprimir este e-mail pense bem se tem mesmo que o fazer!

    ________________________________________
    De: waldo velozo [waldoguilherme@yahoo.com.br]
    Enviado: segunda-feira, 8 de Janeiro de 2018 0:52
    Para: 4ª CRC Porto
    Assunto: Transcrição de casamento e suprimento de certidão
  • @Ligia não aconselho fazer pelo consulado.Faça pela 4a Crc do Porto.
  • JessieB, vc vai solicitar a certidão negativa da certidão de nascimento, pois vc já tem a certidão de casamento e óbito. Vc tem que entrar com o processo de transcrição de casamento e ao mesmo tempo de supressão de certidão. Entre em contato com a CRC de Porto.
    E-mail: civil4.porto@irn.mj.p

    Boa sorte!
  • Preciso transcrever meu casamento para minhas filhas pedirem a atribuição.Como meu marido é egípcio(naturalizado brasileiro),um parente dele mandou a certidão de nascimento dele atualizada.Alguém saberia informar se a chancela do cônsul egípcio pode ser pelo consul do Egito no Brasil(o Egito não faz apostilamento de Haia)ou precisa vir chancelado lá do Egito? E depois,a tradução juramentada precisa ser feita por um tradutor em Portugal? Estou perdida,se alguém puder ajudar...Se alguém tiver também um telefone do consulado português em São Paulo onde eu pudesse perguntar,também ajudaria bastante.Muito obrigada!!!
  • @Denise vc pode fazer a tradução juramentada no Brasil mesmo e depois apostilar essa certidão em qualquer cartório. Creio isso ser o suficiente. O telefone do consulado de SP é.

    (11)3084-1800 ligar cedo.
  • Meus caros, a CRC do Porto ainda é a mais indicada para os pedidos com supressão da certidão de nascimento? Tenho um caso na família em que terei de recorrer a esse expediente. Obrigado!
  • @Gustavo

    Seria a 4a. CRC do Porto: civil4.porto@irn.mj.pt
  • Muito obrigado, Mariza!
  • @Waldo você poderia disponibilizar o requerimento que eles lhe enviaram em anexo? Obrigado.
  • @Waldo

    Olá, Sobre a resposta que recebeu da CRC Porto, me surgiu uma dúvida:

    "......Em relação ao suprimento também fazemos e deve mandar certidões negativas do nascimento do cidadão estrangeiro, certidão de óbito(caso falecido), documentos que eventualmente estejam juntos ao processo de casamento, documento de identificação(caso possuam), outros documento com a identificação do cidadão estrangeiro, requerimento a pedir o suprimento da certidão de registo"....

    Todos esses documentos que eles te pediram precisam ser apostilados??!! Pois na resposta somente a certidão de casamento tem que ser de inteiro teor e apostilada para o processo da transcrição.

    Obrigada pela atenção...

    Em tempo.... mandei email pra lá e não me responderam, tentei contato via telefone, também não obtive êxito.

  • AssisAssis Member
    Alguém saberia informar aproximadamente o tempo que leva esse processo de transcrição de casamento com suprimento da certidão de nascimento do nubente brasileiro? Grato.
  • Olá, @Assis,

    aproximadamente 1 mês. E somente está sendo feito pela 4a do Porto.
  • AssisAssis Member
    Mandei mensagem para a 4a. CRC do Porto: civil4.porto@irn.mj.pt no dia 04/07/18 indagando sobre a transcrição de casamento com suprimento da certidão de nascimento do nubente estrangeiro e até agora nada de resposta, provavelmente por conta das férias em Portugal, alguém sabe dizer quando começa e quando termina as férias em Portugal???
  • @Assis as férias começam agora em julho e terminam final de agosto.
  • AssisAssis Member
    Estou sem saber o que faço, pela postagem do Waldo logo acima com as informações necessárias para transcrever o casamento sem a certidão do nubente brasileiro, eu já poderia providenciar e mandar a documentação para 4ª CRC Porto, porém, estou aguardando e-mail de confirmação de que ainda é feito dessa maneira, mas como já estamos em período de férias em Portugal, essa resposta deve demorar muito, não sei se espero mais um pouco ou mando toda a documentação conforme as orientações da Filomena da 4ª CRC Porto conforme o post acima do Waldo. O que vcs acham???
  • @Assis , as conservatórias não estão respondendo a e-mails..principalmente nesse período de férias.
  • AssisAssis Member
    Pessoal, depois de muita luta consegui localizar a certidão de batismo de meu pai, agora faço a seguinte pergunta, posso fazer a transcrição do casamento de minha mãe portuguesa por atribuição, com meu pai brasileiro sem a certidão de nascimento, porém, com a certidão de batismo????
  • @Assis .Ponta Delgada aceita a certidão de batismo em substituição a certidão de nascimento para transcrição de casamento.
  • AssisAssis Member
    @Vlad Pen Você saberia dizer se apenas essa conservatória está aceitando a certidão de batismo? outra coisa, quanto tempo em média está demorando esse processo em Ponta Delgada???
  • editado July 2018
    @Assis.. Não sei se outras conservatórias aceitam .Ponta Delgada de 20 a 30 dias.
  • AssisAssis Member
    O problema agora é eles responderem meu emai, não posso enviar a documentação sem antes ter o sinal verde deles!!! Essa sua informação é recente? será que não mudou alguma coisa???
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.