É possível transcrever casamento de português/a sem a certidão de nascimento do nubente estrangeiro.

1161718192022»

Comentários

• qual a melhor CRC para fazer esse pedido de transcrição sem a certidão da nubente estrangeira? continua sendo a do Porto? se sim, qual o e-mail do CRC Porto? Achei alguns mas estou na dúvida de qual o certo...

• @texaslady você diz aqui que para as conservatórias talvez não seja exigida a certidão de nascimento da nubente brasileira, principalmente se a linhagem for toda masculina? Meu caso: Estou tentando a transcrição de casamento pelo consulado, como um primeiro passo para depois solicitar a cidadania, mas como estou com dificuldades para comprovar o nascimento da nubente brasileira de forma oficial, o processo parou. Caso o declarante do nascimento tenha sido o próprio português, neste caso, existe a possibilidade de já ingressar com a solicitação de cidadania por alguma conservatória, é isso? sem a necessidade de transcrição de casamento? Estou entendendo bem? Recomenda a de porto ou Braga? Qual está sendo mais rápida? Desde já obrigada! Porque tenho todas as documentações, com exceção da certidão de nascimento da nubente.

• @thaispovoa ,

@texaslady você diz aqui que para as conservatórias talvez não seja exigida a certidão de nascimento da nubente brasileira, principalmente se a linhagem for toda masculina?

Só esclarecendo aqui sobre o seu comentário acima. Da maneira que você colocou sua pergunta dá a entender que eu disse que seria possível se a linhagem fosse toda masculina. Mas esta parte sobre linhagem masculina é uma dúvida sua. Tanto faz a linhagem, se não se encontra a certidão de nascimento do nubente estrangeiro é possível fazer a transcrição de casamento com suprimento da certidão de nascimento do conjuge estrangeiro. Consulte a CRC Porto. Telefone: (+351) 221 156 600 ou civil.porto@irn.mj.pt.

Se foi o português pai que registrou o nascimento do requerente, na menoridade do mesmo, não é necessária a transcrição. Porém além de estabelecer a filiação, muitas vezes a transcrição serve para sanar divergências de nomes e fixar o nome do português que em assentos mais antigo vinha apenas com o primeiro nome.

• @texaslady

Se foi o português pai que registrou o nascimento do requerente, na menoridade do mesmo, não é necessária a transcrição.

Nem sempre. Se ambos os pais forem portugueses a transcrição é obrigatória, independente de quem registrou (declarou) o nascimento.

Eu sei que você sabe disso, mas estou colocando aqui apenas para não confundir a @thaispovoa ou outros foristas que venham a consultar no futuro.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.