É possível transcrever casamento de português/a sem a certidão de nascimento do nubente estrangeiro.

13468921

Comentários

  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    @VladPen de qualquer forma estou insistindo em distintas conservatórias para a transcrição com supressão de baptismo da cônjuge portuguesa. Para isto aceno com o fato de que possuo a certidão de casamento dela e do nascimento dos filhos, onde sempre consta que era casada com o português (de quem tenho toda documentação). Sei que é um caso atípico mas acho válido questionar e argumentar. Vai que ganha o bom senso?

    Tendo novidades aviso aqui. Também estou tentando pelo Consulado, tenho um amigo que lá trabalha e ele disse já ter visto casos em que isso foi possível. Raros, mas tem.
  • Pessoal, o RG do meu pai está muito velho. Preenchi o requerimento da 1a pagina deste tópico com os dados do passaporte dele, que é deste ano. Pretendo usar os dados do seu passaporte também quando for preencher o requerimento de transcrição do casamento.

    Há algum problema? Farei pela 4 CRC Porto, tendo em vista que PD está sem conservador.

    Obrigado.
  • Já tirei xerox do passaporte (folha que tem a foto e a assinatura/dados), autentiquei e apostilei. Preciso também mandar junto a xerox do RG autenticada e apostilada?
  • @Marco

    O passaporte é aceito mas, precisa ter a filiação.
  • @MarizaGuerra Muito obrigado pela resposta.

    Tem a filiação dele no passaporte, mas, como é usual, só os nomes dos pais. Ele é neto de português, mas em sua certidão de nascimento (que ira junto) constam os nomes dos avós.

    Tudo certo assim? Posso preencher então com os dados do passaporte?

    Preciso mandar junto xerox autenticada e apostilada do RG dele, Mariza?

    Obrigado.
  • Marco

    Não precisa da identidade, o passaporte é suficiente.
  • Obrigado, Mariza.
  • Pessoal, estou passando pelo mesmo problema, não consigo a certidão de nascimento de meu pai, ele morreu em junho de 2017, não consigo entender porque não podemos substituir a certidão de nascimento pela certidão de óbito, já que não podemos comprovar o nascimento dele, comprovando seu óbito não seria a mesma coisa??? Obrigado por alguma resposta!!!
  • @Assis Se você não possui a certidão de nascimento, você poderá fazer o suprimento desta conforme descrito nas paginas desse tópico. A certidão de obito poderá servir como prova de que seu pai realmente existiu e/ou de onde ele nasceu (para fins de requerer a certidão negativa do cartório, dizendo que o registro de nascimento não foi encontrada).
    Abraços.
  • @Assis vc terá q ter a certidão de nascimento ou entrar com o pedido de supressão da mesma.Somente a certidão de óbito não será aceita.
  • Obrigado @Marco Madeira e @Vlad Pen!!! Gostaria de saber se todas as conservatórias fazem a supressão da certidão de nascimento, caso a resposta seja negativa, quais as que fazem? Forte abraço!!!
  • @Assis, somente a 4Crc do Porto poderá no momento aceitar supressão de certidão para transcrição de casamento.
  • @Vlad Pen você sabe quanto tempo está levando para a transcrição de casamento com supressão da certidão de nascimento de nubente brasileiro? Fica na paz!!!
  • editado January 2018
    @Assis, não sei te informar o tempo na 4Crc, mas tive uma informação q as conservatórias estão recusando receber transcrição de casamento com supressão de certidão. Se for enviar, seja breve.
  • Só vou poder enviar toda a documentação para a transcrição depois que sair a atribuição de minha mãe, estamos na dependência de OVAR!!!
  • Chegando ao fim da atribuição de minha mãe ela passa a ser Portuguesa, no meu entendimento bastava comprovar o casamento dela com meu pai, não vejo a necessidade da certidão de nascimento dele, se casou com minha mãe é porque ele existe é real, inclusive ele faleceu e eu tenho a certidão de óbito dele, portanto está mais do que claro que ele existiu, portanto, para que exigir a certidão de nascimento, né??? concorda comigo ou eu estou errado em algum ponto que não estou vendo? Fica na paz!!!
  • editado January 2018
    @Assis toda mulher ao atribuir a nacionalidade portuguesa é obrigatória a transcrição de seu casamento. Vai ter q fazer, não tem outro jeito. E para isso precisa da certidão de nascimento e casamento dos dois nubentes.
  • Bom dia! Estou também com mesmo problema de devolução do processo de transcrição e Suprimento de certidão. PD tinha aceitado a certidão de casamento religioso de meus avós, junto com a certidão negativa do cartório, agora vou me informar em Porto para ver se aceitam. Sorte a todos!
  • Alguém poderia me ajudar no que se refere a validade do vale postal. Recebi a devolução do processo de transcrição e Suprimento de certidão de PD, mas a validade era até 23/12/2017. Como faço para revalidar, tenho que entrar em contato com PD ou no correio consigo resolver.
    Obrigado
  • @Waldo vc tem q entrar em contato no Correio para ter a devolução do vale postal.Melhor se informar junto à conservatória q for mandar novamente o processo de transcrição se aceitam certidão negativa. Me parece q ha uma diretriz em não aceitar mais processos com supressão de certidão.
  • Olá Vlad Pen! Fui hoje no correio e consegui resgatar os vales postais.
    Estou esperando a resposta de Porto, mas espero que aceitem.
    Obrigado amigo.
  • @Waldo Pelo que eu entendi você não conseguiu a certidão de casamento de seus avós, é isso? o meu caso é diferente, eu não consegui a certidão de nascimento de meu pai que faleceu, aí estou com dificuldades em fazer a transcrição do casamento de meus pais!!!
  • Assis, eu não consegui a certidão do casamento civil, mas PD iria aceitou a certidão do casamento religioso apostilado e a certidão negativa do cartório. Também não consegui a certidão de nascimento da minha avó brasileira, só que expliquei toda a dificuldade que estava tendo, e eles acetaram o Suprimento de certidão, mais a negativa do cartório, com a certidão de nascimento dos filhos, cartão da previdência , certidão de óbito e certidão de casamento dos meus país. Mandei e me devolveram o processo pela falta do conservador para analisar o processo. Agora correr contra o tempo para ver se outra CRC aceita nestas condições.
  • Vamos precisar de muita sorte, e das dicas dos amigos aqui do fórum!!!
  • Sugiro que vocês continuem procurando as certidões de nascimento, neste interim.
  • Alguem poderia dizer qual a documentação para atribuição de filha de Portuguesa falecida (com Certidão de Nascimento de Portugal) casada com Brasileiro?
  • Liguei varias vezes para Porto, mande e-mail e nada de resposta, agora tenho um amigo que irá pessoalmente na CRC porto para se informar e falar da minha situação. Quando tiver o retorno delo, compartilho com vcs.
    Sorte a todos!
  • Prezados, boa tarde!

    Vi comentários recentes dizendo que há uma diretriz para não se aceitar mais processos de transcrição de casamento com suprimento da certidão de nascimento do nubente estrangeiro. Isso está confirmado?
  • @Igor, Ponta Delgada não está aceitando.
  • @VladPen PD não estava aceitando pq estava sem conservador, confere?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.