CRC - Lisboa: Processos enviados

12122242627108

Comentários

  • Está demorando demais. A atribuição de meu pai é do dia 29 de novembro de 2016 e até agora nada !!!
  • O processo do meu pai de Atribuição deu entrada dia 10 de outubro de 2016, com número de processo: 119xx\2016 ainda consta como "Aguarda integração, CRCentrais" no site do consulado, entrei em contato com a conservatória 2 meses atrás, tudo o que disseram é que tinha que aguardar.

    Alguém mais está aguardando há tanto tempo?
  • A data que conta é a data que iniciou o processo na Conservatoria.... no caso a data que começou a aparecer "Aguardando Integração CRCentrais"
  • Dia 10 de outubro de 2016, é justamente o dia em que o processo do meu pai teve seu status alterado para "Aguarda integração, CRCentrais" que se encontra até hoje. :\
  • @Mitesh obrigado pela informação.
    Carolina, nossa que demora... deve ter acontecido alguma coisa, ja ligou la pra saber?
  • Muito estranho mesmo, já existem processos de Janeiro 2017 concluídos pelo consulado de SP.... Vc deve enviar email a conservatória ou ligar lá para saber o status em Portugal.
  • Bom dia

    Pretendo saber meu processo entrou no dia 28/10/2016 e foi numerado no dia 09/12/2016, foi analisado no dia 01/08/2017 e pediram de novo a procuração e uma declaração do porque do registo tardio, e enviei os documentos exigidos no dia 10/08/2017 e chegou na CRC de Lisboa no dia 14/08/2017, ainda vai ficar na bicha de espera ate chegar os processos do dia 14/08/2017?

    Aguardo uma resposta
    Obrigado
  • diogoaraujopdiogoaraujop Member
    editado September 2017
    @mitesh bom dia. O seu é atribuição né?
  • diogoaraujop, Boa tarde Sr. Diogo o meu e Atribuição de mae para filho.
  • @Mitesh você pode tentar para agilizar se tiver o e-mail da Pessoa que cuida do seu processo avisa-la que mandou a documentação e pedir uma confirmação do recebimento e andamento do seu processo.
  • @Sidney S N @LeonardoTorres2 Ainda não liguei lá, porém quando me responderam o e-mail há 2 meses e meio atrás disseram que deveria aguardar, segundo o e-mail: " O tratamento é igual para todos os processos, provenientes de todos os Consulados Quando o registo se encontrar integrado por esta Conservatória, o Consulado instrutor dará conhecimento a V.Exª"

    O consulado disse que não há nenhum problema com a documentação (não sei se é uma informação segura).

    Fiz a solicitação do processo de Atribuição do meu pai, junto com a transcrição de casamento, será que pode ter algo relacionado a demora?

    Mandei um novo e-mail para "rcentrais.consulados@irn.mj.pt"
  • Olá, pessoal
    Passando aqui para dar um retorno a vocês... Dei entrada no meu pedido de atribuição de cidadania dia 29/11/2016, no Consulado do Rio de Janeiro, e hoje recebi email da CRCentrais dizendo que meu processo já está concluído. Ou seja, foram cerca de 8 meses de espera. Desejo boa sorte à todos (e muita paciência, rs) e, no que puder ajudar, estarei aqui.
    Abraços!
  • Puxa Dona Suzane

    Foi bem rápido pelo consulado, parabéns. Deve ter contacto de Sr Conservadora Maria de Lurdes Serrano?
  • Obrigado pela informação... Parabens
  • @Mitesh, o email que recebi me informando sobre a conclusão do processo foi do Oficial Jorge Pontes.
  • Qual e o email por favor?
  • SuzanaebsSuzanaebs Member
    editado September 2017
    Todos os contatos que fiz com a CRCentrais foi pelo email "rcentrais.consulados@irn.mj.pt" e o Jorge Pontes me respondeu pelo mesmo email.
  • rcentrais.consulados@irn.mj.pt
  • Bom dia! Minha tia acabou de ligar na crc e falaram que estão analisando os pedidos do dia 26/11/2016 !
  • Mitesh@

    Os processos de consulado estão demorando em média 8 meses para Atribuição, pois o que chamam de numeração da Conservatoria é feita pelo consulado (Que é o numero da certidão de nascimento) e a conferencia detalhada tambem da documentação, ou seja a eventual diligencia que a Conservatoria faria é feita pelo Consulado, assim a Conservatoria só faz um double-check na documentação e faz a integração, pois a certidão tambem é assentada pelo consulado, como falei.

    Outro ponto que observei analisando os processos diretos nas conservatorias, é a dificuldade de acompanhamento e de envio de documentos complementares ou correções dos mesmos, isso no consulado é bem mais simples e com um interlocutor mais aderente com as dificuldades e regras dos documentos no Brasil, caso de certidão com averbação, correções de nome, etc....

    Não estou dizendo com isso que fazer pelo consulado seria melhor ou pior, só acho mais facil acompanhar, até para acessar ou questionar a conservatoria existe um email em separado que tem uma interlocução muito mais rápida.

    Essa é minha opnião,
  • Obrigado Sr Sidney S. N.

    O meu processo tinha caído em exigência pediram nova procuração com assinatura reconhecida presencialmente e uma declaração do porque de registo tardio, preparei todos os documentos e enviei via DHL no dia 10/08/2017 e receberam no CRC de Lisboa no dia 14/08/2017 já vai completar 4 semanas, será que ainda vai demorar para reanalisarem para dar o despacho?

    Obrigado
  • Então, veja é isso que digo, sempre ficamos orfãos de informações das Conservatórias quando existem documentos complementares. Se eles receberam é capaz de já terem protocolado, agora o grande mistério é o critério de fila ou vez para apreciação das conservatórias. nada que um sistema de Acompanhamento de Processos bem implementado não resolvesse.

    Acredito que haverá alguma mudança nesse processo em breve, e as conservatorias delegarão aos consulados boa parte dos afazeres de integração, que tecnicamente é um procedimento que não dura mais que 15 minutos para confirmar os dados dos documentos e aprovação, e nós esperamos entre 8 a 1 ano para isso.

    Não existe motivo para isso não ser feito, visto que nos consulados são processados assuntos muito mais críticos que o de nacionalidade por atribuição.
  • Boa noite

    Sr Sidney

    Isto quer dizer que como eu nasci em Mozambique, a CRC de Lisboa ainda vai fazer diligencias a Mocambique para confirmarem se eu realmente nasci ca?

    Obrigado.
  • Se os documentos que voce enviou a CRC Lisboa não estiverem claros ou ainda existir duvidas, eles podem pedir ao Consulado de sua região para validar as informações, caso contrario seguem o processo sem diligencias.

    Aqui no Brasil o mesmo acontece quando as pessoas são nascidas nos estados de Goias e MT se não me engano, por ter ocorrido no passado muitas falsificações nessas regiões a Conservatoria tem pedido ao Consulado/Embaixada para validar o material.

    O que quis dizer é que quando voce faz via um consulado sua solicitação, esse crivo inicial já é feito antes do envio a CRC, assim o risco de um documento indeferido cai a quase a zero.
  • Isso é uma verdade apesar de demorar mais pelo Consulado tudo é verificado a possibilidade de exigências ao decorrer do processo é praticamente nula.
  • Exatamente. Dei entrada no Consulado do Rio e o funcionário olhou TUDO, leu as certidões de nascimento (minha e do meu pai), verificou o registro do meu avô no sistema, se documentos estavam "apostilhados", se o formulário estava OK, diploma universitário, papéis da Polícia Federal...... Paguei um preço: dei entrada em Setembro/16 e só foi numerado em Jan/2017... (6xx/17). Ainda está em análise mas não creio que cairá em alguma exigência...
  • Nosso objetivo aqui é tornar as pessoas capazes delas próprias fazerem este check, antes de enviarem os documentos para Portugal, a fim de que não hajam exigências, e nenhum preço "extra" a pagar (no que tange a prazos absurdos).
  • @marcia

    O que vc chama preço extra ? E prazos absurdos ?

    Hoje pelo consulado custa todo o processo algo como 350 euros, e documentos enviados por Sedex local caso SP.

    O tempo em média demora 8 meses para atribuição... E muitas vezes antes se resolve.

    Quando há alguma divergência na documentação o consulado rapidamente te procura para resolver o problema e permite uma interlocução boa pois entende as dificuldades e situações do Brasil, como documentos, normas, etc.

    O consulado enumera a documentação de imediato e envia a Portugal os documentos digitalizados agilizando o tempo, pois já cria a certidão de nascimento portuguesa aqui no Brasil.

    O gargalo é justamente a conservatória que demora para integrar os documentos e é a única coisa que eles fazem.... Percebo pessoas no fórum sofrendo no andamento dos processos quando direto na conservatória.... E nas que ficam no interior ainda recebendo negativas por puro desconhecimento das leis pelos conservadores dessas.

    Acho que esse fórum tem que ter cuido para não permitir que seja um palanque para atribuir dificuldades nos processos para então vender facilidades de escritórios de advogados para intermediação.
  • @Sidney S N as pessoas aqui no fórum tem livre arbítrio para escolher entre as conservatórias ou consulados.
  • Galera, mandei um e-mail pra conservatória e recebi a resposta que ele ainda estão no mês de junho de 2016. Será que procede? Ouvi dizer aqui no grupo que estavam em julho.

    Segue uma parte do e-mail abaixo:

    Pelo exposto, face aos critérios acima referidos e ao elevado número de processos entrados nesta Conservatória e, em particular, distribuídos a este setor, a quem compete a análise dos processos de aquisição da nacionalidade requeridos nos termos do artigo 6º, nº 4 do RN, tenho a honra de informar que se encontram por analisar os processos entrados nesta Conservatória durante o mês de junho de 2016.”







    Com os melhores cumprimentos

    Sónia Parreira

    Escriturária Superior
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.