Processos de atribuição (filhos e netos) seguem normalmente. Os de aquisição/naturalização (cônjuge, tempo de residência, sefardita etc) continuam andando, mas precisam aguardar a delegação de competência do novo ministro da justiça para concluir.
Se vc observar a LN, o art 6, que trata dos vários tipos de naturalização, começa com a seguinte frase: “O Governo concede a nacionalidade portuguesa, por naturalização, aos estrangeiros que satisfaçam cumulativamente os seguintes requisitos…”. Ou seja, é competência do governo, na figura do ministro da justiça, aprovar caso a caso. Como isso nunca funcionaria na vida real, o ministro delega sua competencia ao chefe do IRN, que depois delega para cada conservador, em cascata. Por isso quando trocam o ministro leva uns 2 a 3 meses até essas delegações chegarem a cada conservador na ponta.
Já o art 1, que trata dos casos de atribuição de filhos e netos, começa assim: “1 - São portugueses de origem…”. Ou seja, não depende de concessão de ninguém, se os requisitos estiverem cumpridos a lei diz que a pessoa é portuguesa.
Vários processos 6.1 foram concluídos nos últimos dias.
Claro, afinal ainda não houve troca da ministra. É a mesma desde abril de 2024. Depois das eleições forma-se o novo governo e ela sai, então caducam as delegações atuais. Aí o novo governo nomeia o novo(a) ministro(a) e começa a novela das delegações, como foi ano passado, quando a ministra atual assumiu. Afeta apenas naturalização (art 6 da LN). Atribuição (filhos e netos) não têm impacto.
Segundo o art 7 da LN:
1 - A naturalização é concedida, a requerimento do interessado, por decisão do Ministro da Justiça.
Publicação da sub-delegação, ano passado no Diário da República, última etapa da cadeia (a ministra assumiu a cadeira em abril):
Ao abrigo do disposto nos artigos 44.º, 46.º e 47.º do Código do Procedimento Administrativo, no artigo 7.º da Lei da Nacionalidade, conjugado com o artigo 28.º do Regulamento da Nacionalidade Portuguesa e no uso das competências que foram subdelegadas nos termos do Despacho n.º 9380/2024, datado de 5 de agosto de 2024, da Secretária de Estado da Justiça, publicado no Diário da República, n.º 158, 2.ª série, de 16 de agosto de 2024, o Conselho Diretivo do Instituto dos Registos e do Notariado, I. P., subdelega:
1.1 - A competência para conceder a nacionalidade portuguesa, por naturalização, aos estrangeiros que satisfaçam os requisitos previstos nos números 1 a 4 (na sua anterior e atual redação) e nos números 5, 7 (na sua anterior e atual redação) e 9 do artigo 6.º da Lei da Nacionalidade, individualmente nos seguintes conservadores:
Este é um elemento externo incorporado. Ele pode ser excluído usando a tecla Deletar ou a tecla Backspace. Para visualizar o elemento inteiro, pressione o botão de Pré-visualização abaixo.
Hoje fazem 02 semanas que o meu processo chegou em Porto. Quanto tempo leva para receber a senha de acompanhamento? Tem algum email que eu possa pedir a senha ?
Conforme o @ecoutinho postou acima, isto aconteceu no ano passado após a posse do novo governo. Houve a interrupção das aprovações de processos, que ficaram agardando as subdelegações. E os assentos que sairam naquela ocasião eram de processos que já tinham a decisão de aprovação e aguardavam apenas o assento. Várias pessoas contataram a CRC naqueles meses e receberam a resposta de que o atraso era por estarem aguardando as subdelegações. Veja uma das resposta abaixo:
Obrigado! Estava procurando justamente esse post para mostrar, mas não encontrava! Observe que na resposta da conservatória confirma que afeta apenas os pedidos de naturalização. Os de atribuição seguem normalmente.
Não tenho certeza se os de aquisição por efeito da vontade (cônjuge) também sofrem impacto ou seguem normalmente.
Processos de neto que caíram em exigência em Lisboa, quando é que irá ser concluído? Enviei a resposta da exigência dia 27 de janeiro já vai pra 2 meses e nada. Alguma luz alguma previsão me ajudem pessoal ?
O processo da minha mae caiu em exigencia, recebemos a seguinte mensagem:
1- Apresentar nova certidão do assento de nascimento do progenitor da requerente, Joaquim Pereira, que deve ser emitida por fotocópia do próprio livro (certidão de inteiro teor reprográfica) e devidamente legalizada pelas entidades consulares de Portugal naquele país, nos termos do disposto no artº 37º, nº 9 do Regulamento da Nacionalidade Portuguesa e artº 440º do Código de Processo Civil Português, ou com a apostilha aposta pela autoridade competente, prevista na Convenção de Haia, relativa à Supressão da Exigência da Legalização dos atos Públicos Estrangeiros, concluída em Haia, em 5 de Outubro de 1961,
Com efeito, anteriormente foi apresentada certidão emitida por reprodução do assento, não tendo sido alegada e comprovada a impossibilidade da sua apresentação por fotocópia do original do assento, em livro.
Nao ficou muito claro pra mim (principalmente devido a ultima frase) se o que estao pedindo é a certidao reprografica ao inves da digitada? Tem tantos anos que enviamos o processo que ja nem lembro mais qual foi a certidao que anexamos!
Gostaria de saber se normalmente a exigencia deve mesmo ser cumprida em 1 mes ou esse prazo pode ser extendido?
a impressão que tenho é que vocês enviaram uma cópia da certidão reprográfica, ou uma cópia da "certidão de nascimento".
mas não adianta ficar discutindo muito isso, especialmente se você não tem certeza do que enviou.
peça no cartório correspondente uma nova via da certidão reprográfica, com apostila de haia, e envie para a conservatória.
nesse meio tempo, escreva para a conservatória, mencionando a exigência e o número do processo. informe que já está providenciando o documento e enviará o mais rápido possível, mas que considerando os prazos do cartório e do correio, solicita um prazo adicional.
Enviamos a certidao inteiro teor digitada, pelo o que consegui lembrar/pesquisar aqui! Tem mais de tres anos kkk.
Você saberia me dizer se, quando um processo cai em exigencia, eles elencam sempre todas as possiveis exigencias no mesmo comunicado? Ou seja, se me passaram só essa eu posso entender que uma vez cumprida nao tem mais nenhum risco de cair em outras exigencias?
Saberia me dizer o email com o qual posso entrar em contato com a conservatoria?
Enviamos a certidao inteiro teor digitada, pelo o que consegui lembrar/pesquisar aqui! Tem mais de tres anos kkk.
aahh! até o início de 2021 ainda se dizia que aceitavam as digitadas. Depois começaram a aparecer exigências, pedindo as reprográficas. Bom, pelo menos vc sabe o que tem que fazer. Solicita, envia, e bola pra frente!
Você saberia me dizer se, quando um processo cai em exigencia, eles elencam sempre todas as possiveis exigencias no mesmo comunicado? Ou seja, se me passaram só essa eu posso entender que uma vez cumprida nao tem mais nenhum risco de cair em outras exigencias?
Não me recordo de nenhum caso assim. Pode acontecer, mas deve ser algo bem incomum.
Saberia me dizer o email com o qual posso entrar em contato com a conservatoria?
Lista de Contactos | IRN.Justica.Gov.pt lembre-se de mencionar o número do processo e seja objetiva no email. Pode pedir para uma dessas plataformas de Inteligência Artificial a te ajudar a redigir. Mas basicamente... é o conteúdo que eu expliquei na mensagem anterior.
Me desculpe por demorar tanto tempo pra responder. Como a mfernandabarbosa falou, realmente, depois que meu processo foi concluído deixei de ser tão assídua aqui. E como não recebo notificações de menção no celular, como seria em qualquer outra rede, só entro quando lembro.
Eu acho válido sim que ligue lá para ter mais informações. Às vezes você pode ter a grande sorte de cair com uma pessoa muito simpática e de bom humor que te revela mais que as anteriores. Aconteceu isso comigo uma vez!
Em relação a precisar de nacionalidade para estudar, não caberia um pedido de urgência? Fale com a @texaslady que entende muito mais do assunto. Já li algo sobre pedidos de urgência por razões de estudo.
Boa noite, pedi o assento de batismo no CRAV ( 1901) para fazer o processo de neto. Sabem me informar se posso enviar uma cópia dele para o processo dos outros netos do mesmo português ou preciso pedir uma original para cada um deles no CRAV?
eu acho que não vai ter urgência por motivos de estudo. devem alegar que não é obrigatória a nacionalidade portuguesa para se inscrever no mestrado. há benefícios, claro, mas não deve ser obrigatório.
você pode se matricular como aluno estrangeiro e aplicar para visto de estudante. vai ter menos vagas, vai pagar mais caro, vai perder benefícios mas isso é meio que "problema seu". o mestrado é uma opção pessoal, diferente de uma necessidade de tratamento médico, risco a vida e tal.
acho que é quase igual quando se trata de emprego, já vi comentários sobre urgência ser negado pois existe o visto para trabalho, que serve exatamente para o caso que pediram urgência e dispensa a necessidade de nacionalidade.
mas, de qualquer forma, também acho que não custa (ou custa bem pouco) tentar o pedido de urgência, não deve afetar negativamente seu processo.
Recebi hoje a senha para acompanhamento do meu processo de neto que enviei via DHL para porto. No comprovativo de entrega, na parte de valor pago veio 0 euros. Entretanto eu já paguei a taxa da nacionalidade e o meu formulário já foi gerado com o número do pagamento. Imagine que esse valor pago seja para pagamentos em espécie no ato da entrega. Ou não? Deveria constar o valor que já paguei?
este é um caso que caberia a apensação. Se ainda não foi enviado de algum dos netos. a apensação exige que todos os processos sejam entregues juntos no mesmo dia. Os processos podem ser apensados para aproveitar não apenas o assento do avô, mas tambem a certidão do filho(a) dele. Se for o caso de algum dos processos já ter sido enviado, o que se pode fazer é enviar nos processos seguintes uma carta informando que o documento original está no processo número tal de fulano de tal.
No caso de fazer por apensação deve-se fazer um requerimento solicitando a apensação, veja o link abaixo para instruções. Este requerimento deve listar os documentos que serão aproveitados em todos os processos e também listar os nomes de todos os requerentes. Os documentos originais ficariam anexados num primeiro processo e anexar a cada um dos outros processos uma cópia simples do requerimento e dos documentos.
No link abaixo foi colocado um disclaimer sobre alguns processos que tem sido indeferidos, mas se trata de processos de filhos. Os de netos continuam a ser aceitos.
concordo com @mathbrito , urgência para estudo não seria aceita. Nem mesmo para trabalho, para isso existe visto. No caso de alguns cargos que exigem nacionalidade, já vi casos que foi aceito. Mas mesmo estes não há garantia, é preciso ser mesmo uma posição que não se consegue contratar um português.
@pamellapeluzio precisa pedir uma original pra cada um, no proprio pedido do crav voce pode dizer quantas copias quer e eles fazem o orçamento e vc aprova!
Você pode é claro se preferir mandar originais para cada processo, é opção sua. Mas pode sim anexar apenas uma cópia simples do assento se você tiver (mas mesmo a cópia é dispensada também, mas caso a pessoa tenha não custa mandar) e como explique mande uma cartinha dizendo que o original do assento foi enviado no processo número tal de fulano de tal. Claro quando você tiver já o númeo do processo de sua sogra. O assento do português já foi digitalizado e eles podem consultar. Fiz isso aqui na minha familia, o primeiro processo que fiz assim com cópia e carta já foi concluído sem problemas e o segundo processo está em andamento e deve finalizar este ano. Isto está previsto na lei. Veja resposta de uma conservadora:
Comentários
A queda do governo paralisa os processos de neto? Alguém sabe dizer ?
@marcelloamr
Processos de atribuição (filhos e netos) seguem normalmente. Os de aquisição/naturalização (cônjuge, tempo de residência, sefardita etc) continuam andando, mas precisam aguardar a delegação de competência do novo ministro da justiça para concluir.
@ecoutinho Sempre alguma coisa la no governo pra atrapalhar ou atrasar o nosso lado. Filho e netos não são afetados porque? você sabe o motivo?
Obrigado pelas informações!
@noya93
Se vc observar a LN, o art 6, que trata dos vários tipos de naturalização, começa com a seguinte frase: “O Governo concede a nacionalidade portuguesa, por naturalização, aos estrangeiros que satisfaçam cumulativamente os seguintes requisitos…”. Ou seja, é competência do governo, na figura do ministro da justiça, aprovar caso a caso. Como isso nunca funcionaria na vida real, o ministro delega sua competencia ao chefe do IRN, que depois delega para cada conservador, em cascata. Por isso quando trocam o ministro leva uns 2 a 3 meses até essas delegações chegarem a cada conservador na ponta.
Já o art 1, que trata dos casos de atribuição de filhos e netos, começa assim: “1 - São portugueses de origem…”. Ou seja, não depende de concessão de ninguém, se os requisitos estiverem cumpridos a lei diz que a pessoa é portuguesa.
@marcelloamr não afetam. E também não afetam os de naturalização. Vários processos 6.1 foram concluídos nos últimos dias.
@pedro1008 @marcelloamr
Vários processos 6.1 foram concluídos nos últimos dias.
Claro, afinal ainda não houve troca da ministra. É a mesma desde abril de 2024. Depois das eleições forma-se o novo governo e ela sai, então caducam as delegações atuais. Aí o novo governo nomeia o novo(a) ministro(a) e começa a novela das delegações, como foi ano passado, quando a ministra atual assumiu. Afeta apenas naturalização (art 6 da LN). Atribuição (filhos e netos) não têm impacto.
Segundo o art 7 da LN:
1 - A naturalização é concedida, a requerimento do interessado, por decisão do Ministro da Justiça.
Publicação da sub-delegação, ano passado no Diário da República, última etapa da cadeia (a ministra assumiu a cadeira em abril):
Ao abrigo do disposto nos artigos 44.º, 46.º e 47.º do Código do Procedimento Administrativo, no artigo 7.º da Lei da Nacionalidade, conjugado com o artigo 28.º do Regulamento da Nacionalidade Portuguesa e no uso das competências que foram subdelegadas nos termos do Despacho n.º 9380/2024, datado de 5 de agosto de 2024, da Secretária de Estado da Justiça, publicado no Diário da República, n.º 158, 2.ª série, de 16 de agosto de 2024, o Conselho Diretivo do Instituto dos Registos e do Notariado, I. P., subdelega:
1.1 - A competência para conceder a nacionalidade portuguesa, por naturalização, aos estrangeiros que satisfaçam os requisitos previstos nos números 1 a 4 (na sua anterior e atual redação) e nos números 5, 7 (na sua anterior e atual redação) e 9 do artigo 6.º da Lei da Nacionalidade, individualmente nos seguintes conservadores:
Bom dia, pessoal.
Hoje fazem 02 semanas que o meu processo chegou em Porto. Quanto tempo leva para receber a senha de acompanhamento? Tem algum email que eu possa pedir a senha ?
@pedro1008 ,
Conforme o @ecoutinho postou acima, isto aconteceu no ano passado após a posse do novo governo. Houve a interrupção das aprovações de processos, que ficaram agardando as subdelegações. E os assentos que sairam naquela ocasião eram de processos que já tinham a decisão de aprovação e aguardavam apenas o assento. Várias pessoas contataram a CRC naqueles meses e receberam a resposta de que o atraso era por estarem aguardando as subdelegações. Veja uma das resposta abaixo:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/342026/#Comment_342026
@texaslady
Obrigado! Estava procurando justamente esse post para mostrar, mas não encontrava! Observe que na resposta da conservatória confirma que afeta apenas os pedidos de naturalização. Os de atribuição seguem normalmente.
Não tenho certeza se os de aquisição por efeito da vontade (cônjuge) também sofrem impacto ou seguem normalmente.
@mathbrito obrigada pelo retorno.
@ecoutinho e @@texaslady muito obrigado pela incrível explicações!!
Processos de neto que caíram em exigência em Lisboa, quando é que irá ser concluído? Enviei a resposta da exigência dia 27 de janeiro já vai pra 2 meses e nada. Alguma luz alguma previsão me ajudem pessoal ?
@Will_osugui
nenhuma previsão... é sentar e esperar... :-/
Boa tarde!
Gostaria de pedir uma ajuda!
O processo da minha mae caiu em exigencia, recebemos a seguinte mensagem:
1- Apresentar nova certidão do assento de nascimento do progenitor da requerente, Joaquim Pereira, que deve ser emitida por fotocópia do próprio livro (certidão de inteiro teor reprográfica) e devidamente legalizada pelas entidades consulares de Portugal naquele país, nos termos do disposto no artº 37º, nº 9 do Regulamento da Nacionalidade Portuguesa e artº 440º do Código de Processo Civil Português, ou com a apostilha aposta pela autoridade competente, prevista na Convenção de Haia, relativa à Supressão da Exigência da Legalização dos atos Públicos Estrangeiros, concluída em Haia, em 5 de Outubro de 1961,
Com efeito, anteriormente foi apresentada certidão emitida por reprodução do assento, não tendo sido alegada e comprovada a impossibilidade da sua apresentação por fotocópia do original do assento, em livro.
Nao ficou muito claro pra mim (principalmente devido a ultima frase) se o que estao pedindo é a certidao reprografica ao inves da digitada? Tem tantos anos que enviamos o processo que ja nem lembro mais qual foi a certidao que anexamos!
Gostaria de saber se normalmente a exigencia deve mesmo ser cumprida em 1 mes ou esse prazo pode ser extendido?
Obrigado!!!
@marilima
a impressão que tenho é que vocês enviaram uma cópia da certidão reprográfica, ou uma cópia da "certidão de nascimento".
mas não adianta ficar discutindo muito isso, especialmente se você não tem certeza do que enviou.
peça no cartório correspondente uma nova via da certidão reprográfica, com apostila de haia, e envie para a conservatória.
nesse meio tempo, escreva para a conservatória, mencionando a exigência e o número do processo. informe que já está providenciando o documento e enviará o mais rápido possível, mas que considerando os prazos do cartório e do correio, solicita um prazo adicional.
boa sorte!
@eduardo_augusto
Obrigado pela resposta!
Enviamos a certidao inteiro teor digitada, pelo o que consegui lembrar/pesquisar aqui! Tem mais de tres anos kkk.
Você saberia me dizer se, quando um processo cai em exigencia, eles elencam sempre todas as possiveis exigencias no mesmo comunicado? Ou seja, se me passaram só essa eu posso entender que uma vez cumprida nao tem mais nenhum risco de cair em outras exigencias?
Saberia me dizer o email com o qual posso entrar em contato com a conservatoria?
Muito obrigado !!!
@marilima93
Enviamos a certidao inteiro teor digitada, pelo o que consegui lembrar/pesquisar aqui! Tem mais de tres anos kkk.
aahh! até o início de 2021 ainda se dizia que aceitavam as digitadas. Depois começaram a aparecer exigências, pedindo as reprográficas. Bom, pelo menos vc sabe o que tem que fazer. Solicita, envia, e bola pra frente!
Você saberia me dizer se, quando um processo cai em exigencia, eles elencam sempre todas as possiveis exigencias no mesmo comunicado? Ou seja, se me passaram só essa eu posso entender que uma vez cumprida nao tem mais nenhum risco de cair em outras exigencias?
Não me recordo de nenhum caso assim. Pode acontecer, mas deve ser algo bem incomum.
Saberia me dizer o email com o qual posso entrar em contato com a conservatoria?
Lista de Contactos | IRN.Justica.Gov.pt lembre-se de mencionar o número do processo e seja objetiva no email. Pode pedir para uma dessas plataformas de Inteligência Artificial a te ajudar a redigir. Mas basicamente... é o conteúdo que eu expliquei na mensagem anterior.
Vai dar certo. Boa sorte!
@abragagui_ Boa noite!
Me desculpe por demorar tanto tempo pra responder. Como a mfernandabarbosa falou, realmente, depois que meu processo foi concluído deixei de ser tão assídua aqui. E como não recebo notificações de menção no celular, como seria em qualquer outra rede, só entro quando lembro.
Eu acho válido sim que ligue lá para ter mais informações. Às vezes você pode ter a grande sorte de cair com uma pessoa muito simpática e de bom humor que te revela mais que as anteriores. Aconteceu isso comigo uma vez!
Em relação a precisar de nacionalidade para estudar, não caberia um pedido de urgência? Fale com a @texaslady que entende muito mais do assunto. Já li algo sobre pedidos de urgência por razões de estudo.
Espero que dê tudo certo pra você!
Boa noite, pedi o assento de batismo no CRAV ( 1901) para fazer o processo de neto. Sabem me informar se posso enviar uma cópia dele para o processo dos outros netos do mesmo português ou preciso pedir uma original para cada um deles no CRAV?
Obrigada a todos.
@abragagui_ @biaamourao
eu acho que não vai ter urgência por motivos de estudo. devem alegar que não é obrigatória a nacionalidade portuguesa para se inscrever no mestrado. há benefícios, claro, mas não deve ser obrigatório.
você pode se matricular como aluno estrangeiro e aplicar para visto de estudante. vai ter menos vagas, vai pagar mais caro, vai perder benefícios mas isso é meio que "problema seu". o mestrado é uma opção pessoal, diferente de uma necessidade de tratamento médico, risco a vida e tal.
acho que é quase igual quando se trata de emprego, já vi comentários sobre urgência ser negado pois existe o visto para trabalho, que serve exatamente para o caso que pediram urgência e dispensa a necessidade de nacionalidade.
mas, de qualquer forma, também acho que não custa (ou custa bem pouco) tentar o pedido de urgência, não deve afetar negativamente seu processo.
Bom dia, pessoal.
Recebi hoje a senha para acompanhamento do meu processo de neto que enviei via DHL para porto. No comprovativo de entrega, na parte de valor pago veio 0 euros. Entretanto eu já paguei a taxa da nacionalidade e o meu formulário já foi gerado com o número do pagamento. Imagine que esse valor pago seja para pagamentos em espécie no ato da entrega. Ou não? Deveria constar o valor que já paguei?
@pamellapeluzio ,
este é um caso que caberia a apensação. Se ainda não foi enviado de algum dos netos. a apensação exige que todos os processos sejam entregues juntos no mesmo dia. Os processos podem ser apensados para aproveitar não apenas o assento do avô, mas tambem a certidão do filho(a) dele. Se for o caso de algum dos processos já ter sido enviado, o que se pode fazer é enviar nos processos seguintes uma carta informando que o documento original está no processo número tal de fulano de tal.
No caso de fazer por apensação deve-se fazer um requerimento solicitando a apensação, veja o link abaixo para instruções. Este requerimento deve listar os documentos que serão aproveitados em todos os processos e também listar os nomes de todos os requerentes. Os documentos originais ficariam anexados num primeiro processo e anexar a cada um dos outros processos uma cópia simples do requerimento e dos documentos.
No link abaixo foi colocado um disclaimer sobre alguns processos que tem sido indeferidos, mas se trata de processos de filhos. Os de netos continuam a ser aceitos.
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24782/guia-apensacao-de-processos
@abragagui_ ,
concordo com @mathbrito , urgência para estudo não seria aceita. Nem mesmo para trabalho, para isso existe visto. No caso de alguns cargos que exigem nacionalidade, já vi casos que foi aceito. Mas mesmo estes não há garantia, é preciso ser mesmo uma posição que não se consegue contratar um português.
@texaslady Boa tarde, obrigada.
O original já foi enviado junto com o processo da minha sogra em Outubro/2024. Ainda não recebemos nem a senha dela.
Agora os primos dela me pediram para ajudar a fazer. São todos netos do mesmo português, porém as mães (filhas do português) são diferentes.
Então no caso o ideal seria pedir ao Crav uma certidão original para cada um? Não se pode usar a cópia, somente se fosse do civil online?
Obrigada.
@pamellapeluzio precisa pedir uma original pra cada um, no proprio pedido do crav voce pode dizer quantas copias quer e eles fazem o orçamento e vc aprova!
@pamellapeluzio ,
Você pode é claro se preferir mandar originais para cada processo, é opção sua. Mas pode sim anexar apenas uma cópia simples do assento se você tiver (mas mesmo a cópia é dispensada também, mas caso a pessoa tenha não custa mandar) e como explique mande uma cartinha dizendo que o original do assento foi enviado no processo número tal de fulano de tal. Claro quando você tiver já o númeo do processo de sua sogra. O assento do português já foi digitalizado e eles podem consultar. Fiz isso aqui na minha familia, o primeiro processo que fiz assim com cópia e carta já foi concluído sem problemas e o segundo processo está em andamento e deve finalizar este ano. Isto está previsto na lei. Veja resposta de uma conservadora:
Bom dia, pessoal!
Saiu agorinha a cidadania da minha mãe!! Processo de neto recebido em Lisboa em 11/06/2021.
Agradeço imensamente a esse fórum que foi essencial para que eu encontrasse documentos e fizesse o processo sozinha!
Agora vou iniciar o meu processo de filha e do meu irmão.
Boa sorte a todos!
@lfalcao Parabéns pela conquista!
É sempre bom saber que mesmo lentamente os processos estão sendo finalizados. obrigado por compartilhar.
Boa sorte na próxima jornada.
@lfalcao
parabéns pela conquista!
se puder, atualize/inclua seu processo na nossa planilha colaborativa, isso ajuda todo mundo e leva apenas alguns segundos.
https://planilha.cidadaniaportuguesa.com/
Obrigada, @noya93 e @Eduardo!!
Atualizei a planilha hoje de manhã