Atribuição de Nacionalidade para Netos - Lei 37/81 (atualizada 2020/22) - Processos e Acompanhamento

1787788790792793797

Comentários

• Eu preciso fazer um pedido de extensao para enviar os documentos de exigencia. Como devo proceder? Como fazer?

• @eduardo_augusto @guedesmarcia @AndrezaCa Estou com a mesma situacao. E pra complicar o cartorio esta extremamente devagar para resolver essa situacao. Como eu posso pediro um acrescimo de dilacao para enviar os documentos? Por email? Por correio?

• @eduardo_augusto

Pois é… tbm não entendi pq eles colocaram cópia. Se eu mandei a original.

agradeço desde já a ajuda. Vamos ver o que eu consigo.

• @CintiaHS

Envie um email, respeitoso e objetivo, informando que ainda não conseguiu resolver a situação. Peça uma extensão do prazo. A cada 30 dias, envie um novo email. Peça que eles respondam, confirmando a extensão e a duração.

Use as opções de "confirmação de entrega" e "confirmação de leitura". Guarde as confirmações com carinho.

provavelmente eles não responderão, mas pelo menos você terá evidências que pediu a extensão.

• @eduardo_augusto

Obrigada pela orientacao. Pra qual email devo enviar? Eu nao tenho um email pois recebi a notificacao pelo sistema e nao tem como responder.

• Amanha meu processo de neto com 84 anos fazem exatamente 3 longos anos. um absurdo! N'ao aguento mais essa demora.

• @noya93 aqui durou 3 anos, 1 mês e 6 dias. Daqui a pouco sai.

• Oi, gente! Alguém tem alguma notícia sobre quais são os processos de neto sendo analisados pela ACP esse mês?

• Boa tarde, por favor, tenho algumas dúvidas e solicito a ajuda de vocês.

Estou com a exigência de encaminhar certidão reprográfica do meu progenitor (filho do Português). A primeira dúvida diz respeito ao nome, pois não consta o sobrenome na certidão. Existe alguma coisa a ser feita nesse caso? Envio de mais algum outro documento, por exemplo.

A segunda tem relação á própria cópia reprográfica, já que fui informado pelo cartório que o livro apresentava-se dilacerado e que uma regeneração precisaria ser realizada. Alguém já teve algum problema parecido? Vou deixar a cópia da certidão recebida para que possam consultar.

Obrigado.

• @abragagui_ O meu era físico, também. Ele teve movimentações durante o tempo.

Liga pra lá!

• @biaamourao bia, pior que na última vez que eu liguei, eles repetiram o que estava no sistema. Não me deram nenhuma info diferente. Chances da ligação na linha de registros eu conseguir obter mais infos do que está no site ou não?

• @texaslady Voce tem um email que posso pedir para extender o tempo para enviar os documentos que me pediram? Nao sei se vou enviar a tempo. Estou dependendo do cartorio. Obrigada.

• @CintiaHS ,

Não sei se você recebeu a exigência por carta ou email. Mas observe bem se não consta um enderêço de email no final.

No caso de não ter sido informado um enderêço de email diferente mande para registos.centrais@irn.mj.pt se o processo estiver na CRC Lisboa. Se estiver no ACP mande para arquivocentral.porto@irn.mj.pt.

• Olá pessoal, me juntando ao forum agora.

Estou acompanhando o processo do meu sogro, dado entrada em Jan/2023. Estou bastante preocupado com o tempo do processo x idade avançada dele(85 anos).

O que resta é esperar que consigam agiliar o trâmite desses processos...

• @texaslady Obrigada por enviar o email. Eu recebi um email "noreply" com um link para o systema. Mas nao enviaram nenhum email.

Outra pergunta: Devo colocar o nome da oficial de registo no pacote que enviar de volta pra central em Portugal quando tiver o documento?

• @CintiaHS ,

Eu colocaria em atenção a ela no envelope. E no email no assunto eu colocaria 'Cumprimento de exigência - Atn: Oficial de registo fulana de tal'.

• Oi, gente, só pra gerir as expectativas: a greve dos Consulados afeta também a apreciação dos processos de nacionalidade? Me gerou uma certa preocupação, sobretudo, pensando que o processo precisa ser deferido e, depois disso, no meu caso eu precisaria agendar um horário no Consulado do Rio para pedir o cartão cidadão (que possivelmente estará caótico, imagino). Eu tenho uma deadline de mestrado pra aplicar em 31.05 e só consigo cursar se tiver nacionalidade, em razão do custo do mestrado (e é todo um empenho e gasto envolvido na aplicação). Estou começando a achar que é melhor não contar com isso (meu processo é da ACP, submetido em 10-12-21, nunca mudou de status). Alguma luz/opinião/conselho/palavra amiga? Super obrigada!

• @abragagui_

Resolvi te responder pq acho que a gente ficar no vácuo é bem ruim ( algumas vezes fiquei e até entendo pq quem consegue a cidadania deixa de ser assíduo ).Gostaria de deixar claro que é só uma opinião mesmo. Meu processo de neta chegou lá em 12 /11/2021 e naqula época a previsão era de 2 anos e meio a 3 anos. O que não aconteceu. Já enviei 3 emails a ACP e só o de abril d 2024 foi respondido eo que informava :

que todos os processos chegados no 2 semestre de 2021 foram transferidos p Porto por decisão da IRN.

que estavam decidindo os chegados em agosto de 2021

informava que meu processo estava em fase de classificação e que " não poderiam ser decididos em virtude da entrada em vigor da nova lei de nacionalidade - Lei Orgânica 1/2024 de 05 de março - por ser necessário fazer novas consultas nos termos do art 37 do RN decorrente da alteração do art 1 da LN. Neste momento não existe delegação de competências para a decisão destes processos pelo que aguardamos que qualquer momento possam ser dadas competências p sua decisão " ( entre aspas copiei o texto )

Meu processo como seu nunca saiu da 1 bolinha em nenhum dos dois sistemas.

E na verdade já estou beeeem desanimada ... Falei com o advogado e ele disse que menos de 4 anos é bem pouco provável...

Apesar de ser duro dizer , eu não contaria de ter tudo neste prazo ( em abril do ano passado estavam decidindo agosto ) , quase um ano depois estão em outubro ....

• @mfernandabarbosa

"que todos os processos chegados no 2 semestre de 2021 foram transferidos p Porto por decisão da IRN."

Ótima informação essa recebida diretamente da ACP.

Se em Lisboa estão na primeira quinzena de junho de 2021, então eles estão no último mês de 2021 a ser analisado por eles.

Pode ser que, em breve, eles consigam trazer a conclusão das análises para mais perto dos 3 anos.

O que já é algum avanço.

• Olá a todos, espero que estejam bem. Gostaria de saber se alguém sabe quando os 50 conservadores começarão a trabalhar, onde foram designados ou se alguém tem alguma informação.

• @mfernandabarbosa Muito obrigada pela compreensão e por compartilhar sua angústia comigo! Eu recebi a mesma mensagem na mesma época do ano passado e foi a última vez que eles me responderam. Não lembro se o meu já estava sob classificação também. Eu estou desanimada, mas acho que 4 anos pode ser meio too much, considerando que acho que o ACP já está analisando os de novembro de 21, em teoria... Enviei um e-mail ontem de madrugada pro ACP e nada ainda. Se chegar algo, compartilho aqui!

• @texaslady vc saberia se na CRC de Lisboa ja passaram a analisar os processos de netos maiores protocolados na 2a quinzena de junho/2021?

Ou como posso obter essa informação?

Muito obrigado pela atenção.

• @OrlandoBraga o meu é de maio/21 e ainda não terminou a análise.

• @OrlandoBraga ,

a última tabela que temos publicada aqui no fórum é a de fev/25 onde diz que estariam analisando os processos da 1a quinzena de 2021. Como já vamos para o final de março, acredito que já possam estar analisando os processos da 2a quinzena de junho de 2021.

@joaocg , quando dizem que já estão analisando um determinado mês/ano não quer dizer que já terminaram todos os processos anteriores, quer dizer apenas que já iniciaram a análise daquele mês/ano. Alguns processos correm mais rápido que outros dependendo de alguns fatores, como análise mais criteriosa de alguns conservadores, documentação incompleta entre outros. Muito provavelmente processos que deram entrada depois que o seu podem ser concluídos antes.

• @joaocg

Estamos no mesmo barco, o meu processo também é do final de maio/21 e ainda não terminou a análise. Daqui uns meses completa 4 anos e até agora nada.

• Boa noite, pessoal!

Hoje notei que alteraram o nome da minha mãe do de casada (que consta no formulário) para o de solteira no site de consulta mas as bolinhas continuam do mesmo jeito.

Processo do dia 11 de Junho/21

Fiquei esperançosa, tomara que seja um sinal de que tem alguém olhando rss

• editado March 21

@OrlandoBraga A CRC é incompetente..... Estamos quase em abril 2025... em 6 meses completo 3 anos de processo(minha mãe ja sou portugues por parte de pai) ....e em 6 meses eles não irão chegar a 2022....

• Boa tarde!

Meu processo por atribuição para netos foi submetido em 23/10/2023, vejo o pessoal postar aqui umas tabelas com as datas dos processos, alguém poderia me confirmar se a data das análises do processos pela CRC que tenho que considerar é do 1º D?

• @Raquel_Souza sim, processo de atribuição para netos é art. 1º D.

• Ontem comecei a olhar as estatísticas dos processos de Lisboa. Em março de 2024, eles estavam analisando os processos da primeira quinzena de fevereiro, e hoje, um ano depois, estão analisando a primeira quinzena de junho.

Não acredito que em um ano eles avançaram apenas 2 meses, é uma pena, se continuarem nessa velocidade e não transferirem parte dos processos de 2022 para o ACP, minha cidadania de neto sairá em 2029.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.