Estão pedindo uma via da certidão do filho do português, por via reprográfica, apostilada. Você provavelmente mandou uma via digitada, e não foi aceita. Solução: pedir uma via reprográfica no cartório, apostilar e enviar.
Item 2
Na tua certidão de nascimento, falta a assinatura do tabelião ou do oficial que fez o registro no livro. Solução: entrar em contato com o cartório onde você foi registrada e pedir que resolvam. Depois, pedir uma nova via, reprográfica, apostilar e enviar.
Lembrando aqui: embora o cartório tivesse obrigação de resolver essa situação, pois toda certidão deveria ser assinada, na prática eles não tem a menor pressa de fazer isso. Então, tem que chegar com muita educação e não adianta falar com o funcionário do balcão. Tem que agendar hora e falar com o tabelião ou com o substituto.
Entrei com o processo da minha mãe como neta 73 anos em 31/01/2022 na conservatória de Porto. Ainda na bolinha 1, posso ter esperanças que finaliza esse ano pela media?
Esperança pode ter.
Quando eu for entrar com o meu como filho no caso, sabem quanto tempo demoraria?
Hoje tem demorado entre 10 e 12 meses, via ACP. No futuro, pode ser que demore menos ou mais.
Recebi agora um e-email dizendo que havia algo no processo que merecia a minha atenção. Achei que era exigência, mas entrei lá usando a chave pra consultar e apareceu como CONCLUIDO!
A menos que seja um erro grotesco deles, finalmente saiu a minha cidadania. Processo de neto, de junho de 2021, estava em Lisboa, e foi encerrado hoje sem exigências.
Como faço agora para pedir o cartão cidadão e passaporte? Preciso esperar algum email ou já posso adiantar pelo Civil Online?
eu também não recebi meu assento por email. acabei me antecipando e pedi pelo CivilOnline ontem a noite e hoje cedo já recebi! custa 10 euros. se você quiser pode esperar uns dias pra ver se mandam por email, ou pode fazer como eu fiz e já pedir pelo CivilOnline. tem um guia aqui no fórum de como solicitar por lá.
O que significa "acrescido de dilacao de 30 dias uteis" neste contexto? Nao vou conseguir cumprir com as exigencias em 30 dias uteis pois o cartorio nao esta do meu lado...
Me tirem uma dúvida por favor. O processo da minha mãe (neta) caiu em exigência, pediram o mandado que foi feito na época para retificar o nome do português na certidão do meu avô, esse mandado não foi achado, foi perdido. Só que a esposa do português ou seja avó da minha mãe também era portuguesa, ambos casados em Portugal antes do nascimento do filho (pai da minha mãe). Eu ao invés de cumprir com a exigência pedida já que não foi possível, enviei o assento de nascimento da portuguesa e casamento deles com um pedido para considerarem a transmissão da cidadania pela portuguesa já que por ela não teria esse problema do mandado.
considerando a cidadania pela portuguesa esse mandado de retificação pelo português (pai do meu avô) fica irrelevante ?
por exemplo para que entendam melhor, se eu sou filho de mãe portuguesa e no nome do meu pai não português exista algum mandado na minha certidão isso é considerado ?
Meu processo foi finalizado agora mês passado e minha irmã, que nunca quis a cidadania, se animou rsrs
Ela, assim como eu, tem direito como neta.
Tramitam em Portugal os processos dos meus dois filhos, de filhos. Existe algo que eu possa fazer por ela, em relação a esses processos, que facilite, economize ou acelere o processo de neto dela?
Sim, você pode indicar os documentos que podem ser aproveitados de seu processo. No caso dela, seria principalmente a certidão do pai ou mãe de vocês(filho/filha do seu avô português) e se o português nasceu antes de 1911 e tinha certidão de batismo pode também aproveitar a certidão narrativa. Se ele nasceu após 1911 provavelmente tem o assento de nascimento e aí basta mandar uma cópia simples ou informar os dados do assento no formulário 1D.
Para os documentos a serem aproveitados, mande um cartinha indicando o seu nome e número de seu processo, e indicando os documentos já arquivados.
Além disso se foi algum processo em que houve alguma outro documento solicitado no seu processo que também seja necessário para o dela, pode incluir na indicação de documentos a serem aproveitados. Por exemplo, uma declaração de maternidade, se fosse o caso.
Estou na mesma situação. O processo foi concluído em 26/02/25, pedi o assento pelo registo civil on line, fiz o pagamento em 03/03/2025, porém o email com os códigos do acesso para consultar o assento ainda não chegou.
Liguei hoje pro IRN pra me informar e o atendente disse que ainda está análise, pois é muito provável que o assenti ainda não tenha sido emitido.
Estou na mesma situação. O processo foi concluído em 26/02/25, pedi o assento pelo registo civil on line, fiz o pagamento em 03/03/2025, porém o email com os códigos do acesso para consultar o assento ainda nã
Ola pessoal, estou precisando de uma ajuda. Saiu o processo de nacionalidade por atribuição da minha mãe. Mas o nome dela consta de solteiro ainda. Vou transcrever o casamento dos meus pais até para conseguir a nacionalidade para o meu pai. Só de transcrever o casamento o nome da minha mãe já é alterado? e paralelo a isso ja gostaria de iniciar o processo de nacionalidade para mim e para o meu irmão, mas como o nome da minha mãe consta o nome de solteira, isso trará problema? melhor aguardar a transcrição de casamento? ou posso fazer tudo ao mesmo tempo?
Só de transcrever o casamento o nome da minha mãe já é alterado?
Se a mudança de nome for por causa do casamento, a resposta é sim.
e paralelo a isso ja gostaria de iniciar o processo de nacionalidade para mim e para o meu irmão, mas como o nome da minha mãe consta o nome de solteira, isso trará problema? melhor aguardar a transcrição de casamento?
Se vai transcrever o casamento dos pais, não vejo motivo para ter problemas.
O meu processo caiu em exigência e pediram a certidão reprográfica da minha mãe. Aí eu confirmei com o cartório, antes de solicitar uma nova via, se na certidão dela tinha a assinatura do tabelião ou oficial. E eles disseram que não tinha. No livro da certidão dela tem apenas a assinatura do escrevente.
Será que eles aceitam a certidão assim mesmo?
Eles disseram que para ter a assinatura do tabelião precisa de ordem judicial.
Eu pergunto isso pq na minha certidão tbm não tinha a assinatura do tabelião e o consulado não aceitou. Mas o cartório vai providenciar. São dois cartórios diferentes. Onde está a minha certidão eles são bem de boa.
O meu processo caiu em exigência e pediram a certidão reprográfica da minha mãe. Aí eu confirmei com o cartório, antes de solicitar uma nova via, se na certidão dela tinha a assinatura do tabelião ou oficial. E eles disseram que não tinha. No livro da certidão dela tem apenas a assinatura do escrevente.
Caiu em exigência pedindo a certidão reprográfica por que motivo? Você enviou apenas uma via digitada? Ou essa exigência já aponta a falta de assinatura do tabelião ou oficial?
Será que eles aceitam a certidão assim mesmo?
Depende do que foi exigido. Se a notificação de exigência diz que precisa enviar uma certidão com assinatura do tabelião ou oficial, então é isso que você tem que providenciar. O essencial é: a certidão foi assinada pela pessoa com competência para faze-lo? Se estiver escrito algo como "Eu, Zezinho, lavrei e assino este registro", ou qualquer coisa do tipo, deve passar.
Eu pergunto isso pq na minha certidão tbm não tinha a assinatura do tabelião e o consulado não aceitou. Mas o cartório vai providenciar. São dois cartórios diferentes. Onde está a minha certidão eles são bem de boa.
Você precisa ser mais precisa na descrição do problema. "Não tinha a assinatura do tabelião" significa que não tinha a assinatura do tabelião, ou não tinha assinatura nenhuma? De qualquer modo, se o cartório vai providenciar, ótimo. Resolver logo isso. Aproveito para perguntar: o que você está fazendo no consulado?
A certidão da minha mãe eu enviei a inteiro teor digitada e ela pediram a reprográfica. Mas aí ao consultar o cartório….. só tem a assinatura do escrevente no livro. Para o oficial assinar precisa ter decisão judicial. O que vai levar tempo. Então essa é a minha dúvida. Será q ela vai aceitar assim? Somente com a assinatura do escrevente?
Na minha certidão não tinha nenhuma assinatura no livro. Mas o cartório falou que vai providenciar. Eles são bem de boa.
A certidão da minha mãe eu enviei a inteiro teor digitada
Atenção aqui! Pelo que está escrito na notificação, você não enviou uma via inteiro teor digitada, você enviou uma cópia da inteiro teor digitada. Você deve enviar exatamente o documento que receber do cartório.
e ela pediram a reprográfica. Mas aí ao consultar o cartório….. só tem a assinatura do escrevente no livro. Para o oficial assinar precisa ter decisão judicial. O que vai levar tempo. Então essa é a minha dúvida. Será q ela vai aceitar assim? Somente com a assinatura do escrevente?
Só olhando a certidão para dizer. por exemplo, em um processo que eu acompanhei, na certidão de nascimento da pessoa estava assim no final:
Observe que está escrito que foi assinado pelo escrevente, e foi suficiente e o processo foi aprovado. Agora, se na sua certidão tinha um campo para o oficial ou tabelião assinar, e esse campo ficou em branco, aí vc tem que decidir se envia do jeito que está pra "ver se passa", ou se vai direto para essa via judicial para conseguir a assinatura... o que eu faria: pediria logo uma certidão reprográfica, sem apostila. analisaria e decidiria. se decidisse mandar, aí pediria para colocarem a apostila e enviaria. Não esqueça da apostila! Se julgasse melhor providenciar a assinatura, aí é buscar essa via judicial.
Na minha certidão não tinha nenhuma assinatura no livro. Mas o cartório falou que vai providenciar. Eles são bem de boa.
beleza, então já pede para eles providenciarem. o que pode estar acontecendo aqui é o seguinte... o oficial/tabelião da época da sua mãe possivelmente já faleceu, ou já se aposentou... ou seja, o cartório precisaria de autorização judicial para que o tabelião atual assine. e já na sua certidão, pode ser que o oficial/tabelião ainda trabalhe lá, então "basta" ele assinar. Pra dizer a verdade, eu nem ser se isso realmente pode ser feito, porque de qualquer maneira estaria alterando o registro original. Mas é uma hipótese. De qualquer modo, não importa. Se eles vão providenciar a assinatura, ótimo!
a certidão que enviei da minha mãe não foi cópia. Foi a inteiro teor digitada e apostilada. Mas eles pediram a reprográfica….
NA minha certidão…. acredito q seja exatamente o que vc falou… o tabelião ainda está vivo e vai assinar. As certidões são do Amazonas e parece que na época o tabelião não assinava no livro.
Estou pensando em enviar a certidão da minha mãe assim mesmo. Somente com a assinatura do escrevente. Enquanto isso vou fazer o pedido da assinatura via judicial. Assim eu ganho tempo caso caia em exigência novamente.
Agora o pedido de cidadania do meu marido, que foi enviado na mesma época 31xxx/22 foi concluído ontem. Acreditamos que aprovou.
Após enviar as exigências quanto tempo mais ou menos demora para eles responderem novamente?
a certidão que enviei da minha mãe não foi cópia. Foi a inteiro teor digitada e apostilada.
Observe o que está escrito na notificação: "a apresentada é uma cópia certificada de uma certidão datilografada". Mas ok, vamos em frente.
Estou pensando em enviar a certidão da minha mãe assim mesmo. Somente com a assinatura do escrevente. Enquanto isso vou fazer o pedido da assinatura via judicial. Assim eu ganho tempo caso caia em exigência novamente.
Parece-me desperdício. Como eu sugeri... peça a certidão reprográfica e analise o que está escrito.
Após enviar as exigências quanto tempo mais ou menos demora para eles responderem novamente?
Tem casos que em algumas semanas resolvem, tem outros que ficam parados por meses. Impossível prever.
Comentários
@AndrezaCa
Item 1
Estão pedindo uma via da certidão do filho do português, por via reprográfica, apostilada. Você provavelmente mandou uma via digitada, e não foi aceita. Solução: pedir uma via reprográfica no cartório, apostilar e enviar.
Item 2
Na tua certidão de nascimento, falta a assinatura do tabelião ou do oficial que fez o registro no livro. Solução: entrar em contato com o cartório onde você foi registrada e pedir que resolvam. Depois, pedir uma nova via, reprográfica, apostilar e enviar.
Lembrando aqui: embora o cartório tivesse obrigação de resolver essa situação, pois toda certidão deveria ser assinada, na prática eles não tem a menor pressa de fazer isso. Então, tem que chegar com muita educação e não adianta falar com o funcionário do balcão. Tem que agendar hora e falar com o tabelião ou com o substituto.
@diogo cortez
Entrei com o processo da minha mãe como neta 73 anos em 31/01/2022 na conservatória de Porto. Ainda na bolinha 1, posso ter esperanças que finaliza esse ano pela media?
Esperança pode ter.
Quando eu for entrar com o meu como filho no caso, sabem quanto tempo demoraria?
Hoje tem demorado entre 10 e 12 meses, via ACP. No futuro, pode ser que demore menos ou mais.
@guedesmarcia
obrigada!!!! Não sei se vai dar certo a minha. A certidão é bem fraquinha mesmo. Só tem a assinatura do meu pai que registrou meu nascimento.
Recebi agora um e-email dizendo que havia algo no processo que merecia a minha atenção. Achei que era exigência, mas entrei lá usando a chave pra consultar e apareceu como CONCLUIDO!
A menos que seja um erro grotesco deles, finalmente saiu a minha cidadania. Processo de neto, de junho de 2021, estava em Lisboa, e foi encerrado hoje sem exigências.
Como faço agora para pedir o cartão cidadão e passaporte? Preciso esperar algum email ou já posso adiantar pelo Civil Online?
@eduardo_augusto
obrigada pelas dicas. Vamos ver o que vou conseguir com o cartório…..
O processo da minha mãe que foi dado entrada em 09/06/2021 sobre o número 80xxx/21, foi finalizado ontem 10/03/2025.
Mas ainda não recebi a certidão.
@leoferreira87
eu também não recebi meu assento por email. acabei me antecipando e pedi pelo CivilOnline ontem a noite e hoje cedo já recebi! custa 10 euros. se você quiser pode esperar uns dias pra ver se mandam por email, ou pode fazer como eu fiz e já pedir pelo CivilOnline. tem um guia aqui no fórum de como solicitar por lá.
@leoferreira87 Meu pai nunca recebeu o dele por email... Assim que recebemos a comfirmação de conclusão, pedimos no civil online e rapidinho chegou!
Muito obrigado @agfilho e @reni_rjb . Acabei de pedir no civil online. Vamos ver quando enviam.
@federicogga tudo bem? como faço pra incluir meu processo na planilha de excel?
O que significa "acrescido de dilacao de 30 dias uteis" neste contexto? Nao vou conseguir cumprir com as exigencias em 30 dias uteis pois o cartorio nao esta do meu lado...
@Samanta Prebianca
a planilha excel não é usada aqui no f´rum. temos uma outra tabela eletronica, onde vc pode cadastrar seu processo.
https://planilha.cidadaniaportuguesa.com/
Me tirem uma dúvida por favor. O processo da minha mãe (neta) caiu em exigência, pediram o mandado que foi feito na época para retificar o nome do português na certidão do meu avô, esse mandado não foi achado, foi perdido. Só que a esposa do português ou seja avó da minha mãe também era portuguesa, ambos casados em Portugal antes do nascimento do filho (pai da minha mãe). Eu ao invés de cumprir com a exigência pedida já que não foi possível, enviei o assento de nascimento da portuguesa e casamento deles com um pedido para considerarem a transmissão da cidadania pela portuguesa já que por ela não teria esse problema do mandado.
considerando a cidadania pela portuguesa esse mandado de retificação pelo português (pai do meu avô) fica irrelevante ?
por exemplo para que entendam melhor, se eu sou filho de mãe portuguesa e no nome do meu pai não português exista algum mandado na minha certidão isso é considerado ?
Boa tarde!
Meu processo foi finalizado agora mês passado e minha irmã, que nunca quis a cidadania, se animou rsrs
Ela, assim como eu, tem direito como neta.
Tramitam em Portugal os processos dos meus dois filhos, de filhos. Existe algo que eu possa fazer por ela, em relação a esses processos, que facilite, economize ou acelere o processo de neto dela?
Agradeço!
@biaamourao ,
Sim, você pode indicar os documentos que podem ser aproveitados de seu processo. No caso dela, seria principalmente a certidão do pai ou mãe de vocês(filho/filha do seu avô português) e se o português nasceu antes de 1911 e tinha certidão de batismo pode também aproveitar a certidão narrativa. Se ele nasceu após 1911 provavelmente tem o assento de nascimento e aí basta mandar uma cópia simples ou informar os dados do assento no formulário 1D.
Para os documentos a serem aproveitados, mande um cartinha indicando o seu nome e número de seu processo, e indicando os documentos já arquivados.
Além disso se foi algum processo em que houve alguma outro documento solicitado no seu processo que também seja necessário para o dela, pode incluir na indicação de documentos a serem aproveitados. Por exemplo, uma declaração de maternidade, se fosse o caso.
Bom dia li em uma reportagem que terá novas eleições em Portugal, será a terceira em três anos
@PMARTINS
O seu assento já chegou?
Estou na mesma situação. O processo foi concluído em 26/02/25, pedi o assento pelo registo civil on line, fiz o pagamento em 03/03/2025, porém o email com os códigos do acesso para consultar o assento ainda não chegou.
Liguei hoje pro IRN pra me informar e o atendente disse que ainda está análise, pois é muito provável que o assenti ainda não tenha sido emitido.
Obrigada,
@PMARTINS
O seu assento já chegou?
Estou na mesma situação. O processo foi concluído em 26/02/25, pedi o assento pelo registo civil on line, fiz o pagamento em 03/03/2025, porém o email com os códigos do acesso para consultar o assento ainda nã
@Admin vc saberia se na CRC de Lisboa ja passaram a analisar os processos de netos maiores protocolados na 2a quinzena de junho/2021?
Ou como posso obter essa informação?
Muito obrigado pela atenção.
@OrlandoBraga ainda nao vi nenhum processo da segunda quinzena nao. To aguardando tambem por que o meu processo foi dado entrada dia 24/06/21.
Ola pessoal, estou precisando de uma ajuda. Saiu o processo de nacionalidade por atribuição da minha mãe. Mas o nome dela consta de solteiro ainda. Vou transcrever o casamento dos meus pais até para conseguir a nacionalidade para o meu pai. Só de transcrever o casamento o nome da minha mãe já é alterado? e paralelo a isso ja gostaria de iniciar o processo de nacionalidade para mim e para o meu irmão, mas como o nome da minha mãe consta o nome de solteira, isso trará problema? melhor aguardar a transcrição de casamento? ou posso fazer tudo ao mesmo tempo?
@Priscila_RRIBEIRO
Só de transcrever o casamento o nome da minha mãe já é alterado?
Se a mudança de nome for por causa do casamento, a resposta é sim.
e paralelo a isso ja gostaria de iniciar o processo de nacionalidade para mim e para o meu irmão, mas como o nome da minha mãe consta o nome de solteira, isso trará problema? melhor aguardar a transcrição de casamento?
Se vai transcrever o casamento dos pais, não vejo motivo para ter problemas.
ou posso fazer tudo ao mesmo tempo?
Pode. É exatamente o que eu faria.
@ecoutinho ótimo!!! muito obrigada
@eduardo_augusto @guedesmarcia
O meu processo caiu em exigência e pediram a certidão reprográfica da minha mãe. Aí eu confirmei com o cartório, antes de solicitar uma nova via, se na certidão dela tinha a assinatura do tabelião ou oficial. E eles disseram que não tinha. No livro da certidão dela tem apenas a assinatura do escrevente.
Será que eles aceitam a certidão assim mesmo?
Eles disseram que para ter a assinatura do tabelião precisa de ordem judicial.
Eu pergunto isso pq na minha certidão tbm não tinha a assinatura do tabelião e o consulado não aceitou. Mas o cartório vai providenciar. São dois cartórios diferentes. Onde está a minha certidão eles são bem de boa.
@AndrezaCa
O meu processo caiu em exigência e pediram a certidão reprográfica da minha mãe. Aí eu confirmei com o cartório, antes de solicitar uma nova via, se na certidão dela tinha a assinatura do tabelião ou oficial. E eles disseram que não tinha. No livro da certidão dela tem apenas a assinatura do escrevente.
Caiu em exigência pedindo a certidão reprográfica por que motivo? Você enviou apenas uma via digitada? Ou essa exigência já aponta a falta de assinatura do tabelião ou oficial?
Será que eles aceitam a certidão assim mesmo?
Depende do que foi exigido. Se a notificação de exigência diz que precisa enviar uma certidão com assinatura do tabelião ou oficial, então é isso que você tem que providenciar. O essencial é: a certidão foi assinada pela pessoa com competência para faze-lo? Se estiver escrito algo como "Eu, Zezinho, lavrei e assino este registro", ou qualquer coisa do tipo, deve passar.
Eu pergunto isso pq na minha certidão tbm não tinha a assinatura do tabelião e o consulado não aceitou. Mas o cartório vai providenciar. São dois cartórios diferentes. Onde está a minha certidão eles são bem de boa.
Você precisa ser mais precisa na descrição do problema. "Não tinha a assinatura do tabelião" significa que não tinha a assinatura do tabelião, ou não tinha assinatura nenhuma? De qualquer modo, se o cartório vai providenciar, ótimo. Resolver logo isso. Aproveito para perguntar: o que você está fazendo no consulado?
@eduardo_augusto
obrigada por me reponder.
essa foi a exigência:
A certidão da minha mãe eu enviei a inteiro teor digitada e ela pediram a reprográfica. Mas aí ao consultar o cartório….. só tem a assinatura do escrevente no livro. Para o oficial assinar precisa ter decisão judicial. O que vai levar tempo. Então essa é a minha dúvida. Será q ela vai aceitar assim? Somente com a assinatura do escrevente?
Na minha certidão não tinha nenhuma assinatura no livro. Mas o cartório falou que vai providenciar. Eles são bem de boa.
Estou pedindo a cidadania portuguesa como neta.
@AndrezaCa
A certidão da minha mãe eu enviei a inteiro teor digitada
Atenção aqui! Pelo que está escrito na notificação, você não enviou uma via inteiro teor digitada, você enviou uma cópia da inteiro teor digitada. Você deve enviar exatamente o documento que receber do cartório.
e ela pediram a reprográfica. Mas aí ao consultar o cartório….. só tem a assinatura do escrevente no livro. Para o oficial assinar precisa ter decisão judicial. O que vai levar tempo. Então essa é a minha dúvida. Será q ela vai aceitar assim? Somente com a assinatura do escrevente?
Só olhando a certidão para dizer. por exemplo, em um processo que eu acompanhei, na certidão de nascimento da pessoa estava assim no final:
Observe que está escrito que foi assinado pelo escrevente, e foi suficiente e o processo foi aprovado. Agora, se na sua certidão tinha um campo para o oficial ou tabelião assinar, e esse campo ficou em branco, aí vc tem que decidir se envia do jeito que está pra "ver se passa", ou se vai direto para essa via judicial para conseguir a assinatura... o que eu faria: pediria logo uma certidão reprográfica, sem apostila. analisaria e decidiria. se decidisse mandar, aí pediria para colocarem a apostila e enviaria. Não esqueça da apostila! Se julgasse melhor providenciar a assinatura, aí é buscar essa via judicial.
Na minha certidão não tinha nenhuma assinatura no livro. Mas o cartório falou que vai providenciar. Eles são bem de boa.
beleza, então já pede para eles providenciarem. o que pode estar acontecendo aqui é o seguinte... o oficial/tabelião da época da sua mãe possivelmente já faleceu, ou já se aposentou... ou seja, o cartório precisaria de autorização judicial para que o tabelião atual assine. e já na sua certidão, pode ser que o oficial/tabelião ainda trabalhe lá, então "basta" ele assinar. Pra dizer a verdade, eu nem ser se isso realmente pode ser feito, porque de qualquer maneira estaria alterando o registro original. Mas é uma hipótese. De qualquer modo, não importa. Se eles vão providenciar a assinatura, ótimo!
@eduardo_augusto
a certidão que enviei da minha mãe não foi cópia. Foi a inteiro teor digitada e apostilada. Mas eles pediram a reprográfica….
NA minha certidão…. acredito q seja exatamente o que vc falou… o tabelião ainda está vivo e vai assinar. As certidões são do Amazonas e parece que na época o tabelião não assinava no livro.
Estou pensando em enviar a certidão da minha mãe assim mesmo. Somente com a assinatura do escrevente. Enquanto isso vou fazer o pedido da assinatura via judicial. Assim eu ganho tempo caso caia em exigência novamente.
Agora o pedido de cidadania do meu marido, que foi enviado na mesma época 31xxx/22 foi concluído ontem. Acreditamos que aprovou.
Após enviar as exigências quanto tempo mais ou menos demora para eles responderem novamente?
@AndrezaCa
a certidão que enviei da minha mãe não foi cópia. Foi a inteiro teor digitada e apostilada.
Observe o que está escrito na notificação: "a apresentada é uma cópia certificada de uma certidão datilografada". Mas ok, vamos em frente.
Estou pensando em enviar a certidão da minha mãe assim mesmo. Somente com a assinatura do escrevente. Enquanto isso vou fazer o pedido da assinatura via judicial. Assim eu ganho tempo caso caia em exigência novamente.
Parece-me desperdício. Como eu sugeri... peça a certidão reprográfica e analise o que está escrito.
Após enviar as exigências quanto tempo mais ou menos demora para eles responderem novamente?
Tem casos que em algumas semanas resolvem, tem outros que ficam parados por meses. Impossível prever.