Atribuição de Nacionalidade para Netos - Lei 37/81 (atualizada 2020/22) - Processos e Acompanhamento

1783784785786787789»

Comentários

• @AndrezaCa

Item 1

Estão pedindo uma via da certidão do filho do português, por via reprográfica, apostilada. Você provavelmente mandou uma via digitada, e não foi aceita. Solução: pedir uma via reprográfica no cartório, apostilar e enviar.

Item 2

Na tua certidão de nascimento, falta a assinatura do tabelião ou do oficial que fez o registro no livro. Solução: entrar em contato com o cartório onde você foi registrada e pedir que resolvam. Depois, pedir uma nova via, reprográfica, apostilar e enviar.

Lembrando aqui: embora o cartório tivesse obrigação de resolver essa situação, pois toda certidão deveria ser assinada, na prática eles não tem a menor pressa de fazer isso. Então, tem que chegar com muita educação e não adianta falar com o funcionário do balcão. Tem que agendar hora e falar com o tabelião ou com o substituto.

• @diogo cortez

Entrei com o processo da minha mãe como neta 73 anos em 31/01/2022 na conservatória de Porto. Ainda na bolinha 1, posso ter esperanças que finaliza esse ano pela media?

Esperança pode ter.

Quando eu for entrar com o meu como filho no caso, sabem quanto tempo demoraria?

Hoje tem demorado entre 10 e 12 meses, via ACP. No futuro, pode ser que demore menos ou mais.

• AndrezaCaAndrezaCa Member

@guedesmarcia

obrigada!!!! Não sei se vai dar certo a minha. A certidão é bem fraquinha mesmo. Só tem a assinatura do meu pai que registrou meu nascimento.

• Recebi agora um e-email dizendo que havia algo no processo que merecia a minha atenção. Achei que era exigência, mas entrei lá usando a chave pra consultar e apareceu como CONCLUIDO!

A menos que seja um erro grotesco deles, finalmente saiu a minha cidadania. Processo de neto, de junho de 2021, estava em Lisboa, e foi encerrado hoje sem exigências.

Como faço agora para pedir o cartão cidadão e passaporte? Preciso esperar algum email ou já posso adiantar pelo Civil Online?

• AndrezaCaAndrezaCa Member

@eduardo_augusto

obrigada pelas dicas. Vamos ver o que vou conseguir com o cartório…..

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.