Atribuição de Nacionalidade para Netos - Lei 37/81 (atualizada 2020/22) - Processos e Acompanhamento

1784785787789790794

Comentários

• @leoferreira87 eu liguei na Linha de Registros e perguntei se já tinha recebido a resposta das 3 instituições e eles disseram que sim. Que ótimo! Tomara que eles estejam certos e saia logo.

também gostaria de saber se nessa etapa eu já estou livre de possíveis exigências documentais... perguntei na pagina anterior mas ninguém respondeu. Também gostaria de saber.

• @lucas21

Boa tarde!

Pessoal, qual é o e-mail da CRC Lisboa para tirar dúvidas sobre o processo de neto?

Obrigada!!

• Boa tarde a todos,

Tenho a certidão narrativa e certificada do meu avô portugues, porém só cita o primeiro nome preciso anexar outro documento para dar entrada no processo? E a certidão é digital serve? Ou tenho que pedir uma fisica? Pois na digital diz que a impressão deste ficheiro não tem valor legal

Vou pegar todas as atribuições que o meu vô tem e enviar (casamento e obito)

• E surgiu uma duvida, a certidão de nascimento do requerente (eu) tem que ser legalizada no consulado português? Se sim como fazer?

• @Oladio

recomendo ler o nosso guia: Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Netos Formulário 1D — Fórum Cidadania Portuguesa

Tenho a certidão narrativa e certificada do meu avô portugues, porém só cita o primeiro nome preciso anexar outro documento para dar entrada no processo?

Via de regra, sim, vai precisar apresentar documento adicional, que deixe claro que trata-se da mesma pessoa. A melhor maneira de fazer isso é transcrever o casamento do seu avô português. Se ele se casou com uma Portuguesa, fora de Portugal, depois de 1911, fazer a transcrição é obrigatório para o processo. Mas apresentar, por exemplo, a certidão de casamento dele (por via reprográfica e apostilada), pode ser suficiente.

E a certidão é digital serve? Ou tenho que pedir uma fisica? Pois na digital diz que a impressão deste ficheiro não tem valor legal

Depende. Onde você obteve essa certidão? Se foi no Arquivo Distrital, não serve. Deve pedir uma física. Leia o nosso guia. Se foi uma certidão obtida via Civil Online, a princípio serve. Ou seja, tem que ver exatamente o que é essa certidão que vc tem em maos.

Vou pegar todas as atribuições que o meu vô tem e enviar (casamento e obito)

Evite fazer isso. Mande um documento. Mandar coisas "a mais" só serve para confundir o conservador e dar margem a outros questionamentos. Observe ainda que certidão de óbito frequentemente tem erros (nomes, datas, locais). Muita atenção antes de enviar qualquer coisa, confira 3 vezes pelo menos.

E surgiu uma duvida, a certidão de nascimento do requerente (eu) tem que ser legalizada no onsulado português? Se sim como fazer?

Não, tem que ser obtida por via reprográfica e apostilada. Leia o guia.

• Boa tarde, senhores!

Semana que vem irei enviar o meu processo de cidadania de netos. Resta somente algumas dúvidas.

Preciso apostilar a certidão de antecedências criminais ?

Preciso apostilar a cópia do passaporte ? (acredito que sim)

Obrigado!

• @Hugo_bfr

Preciso apostilar a certidão de antecedências criminais ?

nao

Preciso apostilar a cópia do passaporte ? (acredito que sim)

sim

• @Hugo_bfr

Semana q vem irá o processo da minha mae de Neta e qdo sair vou dar entrada no meu.

Eu nao apostilei o certificado de antecedentes criminais ate mesmo porque ele pode ser adquirido digitalmente a qq momento.

Quanto ao passaporte, como ela nao tem estou enviado o RG com menos de 10 anos apostilado, mas caso tivesse o passaporte eu optaria por ele.

Boa sorte para nós.

• Outra dúvida. Vi aqui que o processo pode ser enviado diretamento para o Arquivo Central do Porto, que costuma ser um pouco mais rápido que Lisboa, entretanto, no site de Portugal diz para enviar somente para Lisboa. O processo pode realmente ser enviado diretamento para o Porto ?

• @Hugo_bfr

poder, pode. mas é um tiro no escuro. em Lisboa, sabemos que os processos de neto tem levado cerca de 3.5 anos. No Porto é novidade, comecaram a receber processos de neto no fim do ano passado - nao se sabe quanto tempo os processos de neto vao demorar lá.

• @Bruna Bettini

Bom dia, eu particularmente acho uma sacanagem, com quem está na espera, esse tempo todo, acho que seria mas justo com todos nós, o justo seria eles dividirem a demanda q está represada com o Porto e manter o recebimento por Lisboa e quando o fluxo for normalizando descentralizar o recebimento de novos processos.

É por essas e outras que digo que os processos de cidadania viraram caça niqueis p eles, só estão preocupados com o recebimento das taxas dos novos processos, enquanto os q ja pagaram vão mofando nas caixas, e com essa descentralização nos recebimento só vai aumentar a espera, e acabar com a "organização" da ordem de entrada para a analise dos processos, mas não temos a quem recorrer, uma vez q até o deputado q foi eleito na diaspora, e que é brasileiro não gosta dos novos portugueses ou seja nós.

Só Jesus na causa.

• editado March 1

@Brisa

rcentrais.admin@irn.mj.pt (gosto mais desse)

registos.centrais@irn.mj.pt

• editado March 1

@DárioJr

o deputado q foi eleito na diaspora, e que é brasileiro não gosta dos novos portugueses ou seja nós.

É off-topic, mas acho importante esclarecer pq é o tipo de coisa que causa impacto direto nas nossas vidas. Na verdade ele é português, emigrou para SP quando criança e fez a vida aí. Se elegeu pelo maldito Chega em uma das duas vagas da AR para Fora da Europa basicamente com os votos dos portugueses que vivem no Brasil., ou seja, a culpa é toda nossa.

Tem também um ex-presidente brasileiro que saiu pedindo votos para o Chega para seus devotos na eleição do ano passado.

https://visao.pt/atualidade/politica/2024-03-21-manuel-magno-alves-o-emigrante-portugues-de-sucesso-que-trocou-chaves-por-sao-paulo-ha-70-anos-e-regressa-a-portugal-para-ser-deputado-do-chega/

• PMARTINSPMARTINS Member

Bom dia, a todos.

Alguém do fórum pode me ajudar em relação de como posso solicitar a minha certidão de nascimento portuguesa, haja vista que meu processo foi concluído em 26/02/25?

Desde já agradeço a todos que possam me ajudar.

• editado March 1

@PMARTINS

Parabéns pela conquista. O caminho mais rápido é pedir a certidão pelo civil online. Tem uma taxa de 10€ mas geralmente sai de um dia para o outro. O link abaixo tem o passo a passo de como fazer.

Como solicitar certidões pelo civilonline

• @lucas21

Obrigada pelo endereço eletrônico!!

• PMARTINSPMARTINS Member

Boa tarde, Ecoutinho.

Agradeço o retorno, foi de suma importância a sua orientação e já solicitei a certidão via civil online.

Foram 44 meses de espera e de muita expectativa e graças a Deus e a todos do fórum que este mormente de alegria e esperança chegou.

O meu muito obrigado a todos.

• @abragagui_ O meu foi submetido 03/11.

Processo de número 26xxx/22, movido pro Porto em 2023.

• @biaamourao obrigada, Bia! O seu foi físico também? E ele foi da primeira pra última bolinha? Menina, me dá um desespero de imaginar meu processo largado e jogado por lá, estou tentando muito controlar os ânimos e a ansiedade. O meu é de 10.12.21 e nunca nem se moveu. Torcendo tanto pra que dê certo

• Momento resmungo: o processo da minha irmã terminou em meados de dezembro, mas emitiram o assento faltando o último sobrenome. O consulado não quis emitir os documentos assim, e o escritório que cuida do processo solicitou a retificação ainda em dezembro e, até agora, mesmo depois de cobrar três vezes, nada.

Para CORRIGIR UM ASSENTO QUE ELES MESMOS EMITIRAM ERRADO.

Surreal.

• Boa noite, pessoal!

Estava dando uma olhada na Planilha de Netos pra ver processos de maiores (com menos de 75 anos) que deram entrada entre julho/21 e dezembro/21 e continuaram em Lisboa, mas tive a impressão de que quase todos foram transferidos. Alguém aí percebeu o mesmo?

Fico na torcida pra que o CRC pule logo de junho/21 pra janeiro/22, já que o processo do meu pai foi recebido em janeiro/22!

😁

• 1 mês já de exigência cumprida processo de neto, e nada ainda só atualizou na plataforma sumindo a etapa do meio (aguardando resposta) para (para decisão), devo ter esperança ainda sobre esse processo? Dizem que quando cai em exigência já era demora muito e se ficar pronto ainda.

• @Will_osugui precisamos de ter paciência. Eu estou na mesma condição.

Continuação de boa sorte.

• @fgantoniazi o meu é de junho de 2021na CRC e nada ainda...... Acredito que antes dos 48 meses nada ocorrerá....

• @Kleber Silva Aguiar, @LeoSantos ou @AlanNogueira

Poderiam me ajudar a encontrar o passaporte do meu avô no familyseach?

Os dados dele são:

Alfeu Augusto Magalhães Taveira 20/02/1915 (data de nascimento)

Filho de Cassiano Olímpico Guedes Taveira e Cristina de Magalhães Taveira

Mondim de Bastos - Vila Real / Portugal

• @OrlandoBraga aguardando meu processo de junho tbm e to numa ansiedade. qual dia seu processo foi submetido?

• @fgantoniazi tomara que isso aconteça. seria uma ótima noticia, meu processo é de 03/2022 84 anos de idade.

• @AlanNogueira seria pelo familyseach.

• @carlosdanielambrosio o meu é de 25 de junho e o seu?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.