Atribuição de Nacionalidade para Netos - Lei 37/81 (atualizada 2020/22) - Processos e Acompanhamento

1779780781782783785»

Comentários

• Boa tarde, alguém sabe informar qual é o mês e ano dos processos de netos que a conservatória central de Lisboa está analisando atualmente ?

• @Janainab o da minha mãe é de maio/21. processo 65XXX/21.

está assim:

acredito que ainda esteja na segunda quinzena de maio/21

• @lucas21

Fala Lucas, bom dia!

Estou numa situação semelhante, eles chegaram a te responder ou só mudaram o status do seu processo?

Foi a de Lisboa, certo?

Abraço

• @reispc puxa amigo, o meu foi transferido para o Porto. Eles não me responderam na reclamação, mas achei muita coincidência pq estava pra decisão desde o ano passado, e no dia 18 enviei uma reclamação, aí 2 dias depois mexem no meu processo ? Mudaram inclusive a data de envio pra decisão de 09/2024 para 20/02/2025 e enviaram ja a certidão da minha mãe de portuguesa. Pode ter sido coincidência, mas no fundo eu acho que ja estava finalizado e esquecido, pq processos posteriores estavam passando a frente. "Que Deus abençoe a todos, mas não nos desampare." não é verdade?

Era pra eu estar aqui comemorando, que legal e tal, mas foram 3 anos e 5 meses e 18 dias e agora mais um tempão pra fazer a minha e da minha filha. É pra matar a gente do coração!!! Mas sou grato aos meus bisavós portugueses, a Portugal que flexibilizou o direito a netos e a esse fórum maravilhoso que me ajudou desde o inicio.

• editado February 21

@joaocg parabéns amigo, finalizou.(Agora que vi melhor, não está concluido?) Olha o email cadastrado se você não recebeu o registo de nascimento dela. Eu recebi o da minha mãe na mesma hora que mudaram o site.

Em Lisboa parece estar um pouco mais atrasado que Porto.

• @biaamourao ,

Para os emails que passei acima, cada um para a conservatória que está.

• Oi Pessoal, hoje recebi um email depois de quase 4 anos (essa é a notícia boa)! Porém, meu processo caiu em exigência, mas acredito que consiga resolver logo. O problema é que moro nos Estados Unidos, e meus pais já faleceram e não tenho como pagar boletos e enviar a certidão para os Estados Unidos. Alguém conhece algum serviço de confiança que possa fazer o pedido, o apostilamento, e o envio ao exterior da certidão que preciso? Preciso tirar a certidão reprográfica da minha mãe e apostilar. Obrigada!

• @CintiaHS tente entrar em contato diretamente com o cartório onde está o registro dela, pode ser que eles possam emitir, apostilar e enviar para voce (nem todos fazem esses serviços de apostilamento/envio internacional mas nao custa perguntar). É a maneira mais rápida. Pagamento em real acredito que voce consiga fazer com Wise ou alguma outra ferramente correspondente.

• Prezados, boa tarde. Meu processo (neto de portugueses) de junho/21 finalmente mostrou sinais de vida ontem e está como na imagem abaixo, aparecendo SUBMETIDO e EM ANALISE como completados, e agora está na fase PARA DECISÃO. Eu li muitas mensagens aqui mas não consegui uma resposta muito assertiva, então serei direto quanto às minhas dúvidas:

• como a análise foi supostamente completada, posso deduzir que a documentação enviada foi aceita e que a partir de agora eles não devem exigir mais documentos, comprovações e informações da minha parte? ou no estado em que o meu processo está, ainda está passivo de receber exigências?
    • caso esteja tudo correto e não hajam exigências futuramente, que tipo de prazo devo esperar para ter uma resposta final do meu pedido de nacionalidade? sei que é difícil precisar, mas ao menos uma média de tempo pelo que vocês têm visto aqui nos processos ultimamente.

Desde já muito obrigado e boa sorte a todos.

• Alguém tem notícias atualizadas sobre os processos de neto? O meu até agora nada e é de 2022, faz agora 3 anos no fim desse mês.....

• @usernatalspi

ainda estão analisando processos de setembro-outubro de 2021. até começarem a analisar 2022, ainda vai demorar.

pode prever aí 40 a 44 meses de processo no total. se terminar antes é lucro.

• @lucas21 obrigado pela resposta, amigo.

Que bom que deu certo e boa sorte nos próximos passos pra você e sua filha!

Compartilho do mesmo sentimento, é muito duro mas vai valer a pena. Tive um vinculo muito forte com meu avô que era o filho dos portugueses e eu nem sabia muito dos direitos, quando descobri e peguei as documentações pra tirar do meu avô, ele infelizmente veio a falecer, mas foi um tempo muito bom estar com ele sabendo das histórias antigas, o vínculo aumentou ainda mais. Graças a flexibilização pra neto consegui dar entrada para minha mãe, mas demora bem mais.

Vamos seguir aguardando, vai dar certo!

• Obrigada @AlanNogueira pela informação. Porém, existe um outro problema. O cartorio onde minha mamae foi registrada foi extinto, e todos os documentos a partir de 1940 foram enviados para o 5º RCPN-RJ. Os documentos mais antigos foram enviados para o Arquivo Nacional. Minha mae nasceu em 1939 (da pra acreditar?).

Eu liguei para o 5º RCPN em 2021 e eles disseram que nao tem a certidao la, que eu teria que Procurar no Arquivo Nacional.

Hoje eu liguei para o Arquivo Nacional e eles disseram que podem fazer uma copia com um carimbo do Arquivo Nacional mas eles nao fazem apostilamento. Eles disseram que eu teria que encontrar um RCPN no RJ que possa fazer. Porem eles nao vão fazer.

Alguem sabe de algum cartorio que facam o apostilamento mesmo que nao seja o cartorio onde foi registrado? 

• Olá! Finalmente, o processo que acompanho foi concluído. Se trata de processo de neto +76, foi submetido em janeiro/22, na CRC Lisboa..

• @CintiaHS o arquivo nacional não tem os assentos, apenas cópia dos “livros talão” que não servem para nacionalidade. A certidão dela ainda vai estar em um dos RCPNs do RJ. Coloque os dados aqui que o pessoal ajuda a encontrar pra vc, se tem no AN provavelmente não vai ser difícil localizar

• @eduardo_augusto Bom dia, o seu processo de neto (acho que da sua mãe) concluiu dia 23 de dezembro no Porto, o mesmo dia saiu da tia da minha esposa mas não enviaram o registo. Você já conseguiu o registo ou pediu online?

• @ahmadahs2000

minha Mae enviou um e-mail para a conservatória, com um print da tela indicando a finalização do processo e solicitou uma via do assento, pois esta não foi enviada de forma automática pelo sistema.

recebemos no dia 26 ou 27.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.