Atribuição de Nacionalidade para Netos - Lei 37/81 (atualizada 2020/22) - Processos e Acompanhamento

1779780782784785

Comentários

• Bom dia. Estou em andamento com processo de neto, mas me surgiu uma dúvida:

O português Antonio foi batizado apenas pela mãe Thereza em 1904. Diz que ela era solteira e somente aparece o nome dela e dos avós maternos.

Isso pode causar algum problema? Visto que o pai não conta na certidão?

Porém na certidão de nascimento do Pedro, já no Rio de janeiro, que é filho do português Antonio, consta o nome desse avô Que antes não aparecia, é o Jorge José.

Sigo em frente, visto que o que interessa é do Antonio em frente?

obrigada.

• @ecoutinho Existe aqui no forum um link da lista dos documentos para atribuição de Nacionalidade para filhos maiores de idade?

• @22manoel

Sim. Existe esse e muitos outros.

Vá na página inicial do fórum (clicando no brasão de armas de Portugal no topo da tela) e verá que a primeira linha na página é a seção de “Guias e Informações Úteis”. Lá tem o que você precisa.

• Uma dúvida:

O assento de nascimento que eu tirei no civilonline serve para tirar o cartão cidadão?

• Uma dúvida:

O assento de nascimento que eu tirei no civilonline serve para tirar o cartão cidadão?

• Alguém pode me ajudar? O meu processo atribuição nacionalidade neto está na fase submetido desde novembro/22.

Quando houve a mudança do sistema estava na fase decisão , depois voltou para submetido. Alguém sabe sobre o prazo de análise e em qual ano estão fazendo tal análise?

Agradeço a orientação.

• editado February 12

@Janainab Eles são apenas de junho de 2021, então dá tempo, o meu é de setembro de 2022 e está na mesma situação que você.

• @federicogga estamos na mesma caravela… os da minha família são de 01/09/2022… vamos acompanhando mas a jornada ainda há de ser longa…

• @AlanNogueira Espero estar errado, mas não espero que nossos processos sejam concluídos em menos de 4 anos, no mínimo.

• @federicogga infelizmente acho q é isso mesmo…

• Infelizmente está demorando demais, o meu processo de 12/2021 ainda não andou nada. Fase 1 desde o recebimento da senha.

Já são 3 anos e 5 meses, pois enviei em outubro de 21

• editado February 13

Caro RenatoMJ,

Coincidentemente, o processo da minha irmã deu entrada, também, em outubro de 2021 e a nacionalidade dela saiu em 10/02/2025 (quase 3 anos e 4 meses).

Dê uma verificada no link abaixo para consultar a sua situação.

Boa sorte!

https://meu.registo.justica.gov.pt/Pedidos/Consultar-estado-do-processo-de-nacionalidade?pk_vid=9286c13aae951ccf1739454933c7f2fb

• dhalaxdhalax Member
    editado February 14

Bom dia!

O processo do meu tio caiu em exigência de certidão de nascimento do avô portugues.

Alguem pode me lembrar como fazemos para pedir esta certidão em portugal? Seria pelo civil online também?

Obrigada!

Dani

• dhalaxdhalax Member
    editado February 14

Pessoal,

Outra duvida, coloquei no grupo de transcrição, mas ainda não obtive resposta, será que alguém consegue me ajudar com esta dúvida:

Estou com os documentos para enviar para transcrição de casamento dos meus pais, após assento emitido do meu pai. Alguem poderia me informar qual o passo a passo para envio para o consulado de Santos?

E como faço para dar entrada no meu processo e da minha mãe?

Obrigada!

Dani

• editado February 14

@dhalax

Estou com os documentos para enviar para transcrição de casamento dos meus pais, após assento emitido do meu pai. Alguem poderia me informar qual o passo a passo para envio para o consulado de Santos?

Santos é apenas um escritório "dependente" do Consulado de São Paulo. Ou seja, você deve seguir as mesmas instruções que estão na página do Consulado de São Paulo, mas enviar para o endereço de Santos.

Serviços consulares - Assuntos consulares - Consulado Geral de Portugal em São Paulo

Escritório Consular em Santos - Contactos - O Consulado - Consulado Geral de Portugal em São Paulo

E como faço para dar entrada no meu processo e da minha mãe?

Veja os nossos guias aqui: 📢 Guias e Informações Úteis (comece aqui) — Fórum Cidadania Portuguesa

• @claudiocbernardo

Bom dia ,

poderia me dizer onde deu entrada no processo e se foi finalizado no mesmo local ?

O meu nunca saiu da bolinha 1 ( só no bug do sistema ) !

Obrigada

• Boa tarde. O processo de nacionalidade da minha mãe registrado em 01/06/2021 saiu ontem 13/02, quase 4 anos, mas saiu!!! estava na primeira bolinha (submetido) até ontem de manhã, e agora quando fui entrar já foi concluído, aceito e registrado. Muito obrigada a todos pela ajuda. Agora vou relembrar todo o processo pra passar para meu irmão, pra mim e meu pai

• @Priscila_RRIBEIRO estava na ACP (Porto) ou CRC (Lisboa)?

• @Priscila_RRIBEIRO que boa notícia, parece que voltaram a andar… muito obrigado por informar, e parabéns pela finalização do processo!

• @Priscila_RRIBEIRO poderia me dizer por gentileza qual é o início da numeração do processo? O da minha mãe deu e grada em 09/06/2021. Quero ver se o número está próximo. rs

• Meu processo foi enviado em Outubro de 2023, até hoje não recebi email com a senha.

Alguém poderia me informar, atualmente para qual endereço de email, posso entrar em contato com eles? e se respondem. Obrigada.

• Pessoal, Boa Noite.

Gostaria de uma orientação/ajuda: Como pesquiso no familysearch um passaporte de uma pessoa?

• @JaimeRodrigues varia muito de qual localidade e época que é, se desejar coloque os dados aqui no fórum que o pessoal sempre ajuda a buscar

• Gente, queria saber sobre aquele pessoal que pediu a convolação do processo de neto para filho se deu certo?

Alguem tem alguma novidade?

• @Francisca_malta

Gente, queria saber sobre aquele pessoal que pediu a convolação do processo de neto para filho se deu certo?

pode explicar melhor o que quer saber?

• @Francisca_malta

Os que acompanhei deu certo e concluiu bem rápido , praticamente na mesma semana do envio do pedido.

• Boa tarde, pessoal.

Sou neto de 02 portugueses por parte de pai. Estou reunindo os documentos para enviar e já tenho praticamente tudo. Mas a minha dúvida é sobre a necessidade de transcrição do casamento dos meus avós.

Cada lugar fala uma coisa. A minha situação é a seguinte: meus avós se casaram no Brasil,meu avô é o declarante do meu pai, meu avô e minha avó eram primos de 3° grau e já possuíam o mesmo sobrenome, portanto não houve mudança de sobrenome. Já li diversos relatos, alguns falando que quando os 2 avós são portugueses precisa transcrever, outros falando que se o avô foi o declarante não é necessário.

Eu estou inclinado a enviar o processo sem a transcricao, que é um processo caro demais se não for necessário. Alguém poderia me dar maiores informações sobre isso ? E caso eu envie sem a transcrição, é melhor enviar o assentamento de nascimento da minha vó também? Ou melhor enviar somente o do meu avô?

Por último, no assentamento do meu avô o nome da mãe dele (minha bisavó) consta como Felomena Dias, enquanto que na certidão de nascimento do meu pai consta como Filomena Dias. Acredito que o conservador vai entender como um erro de digitação. Ou não? Eles costumar implicar com algo assim ?

Obrigado!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.