Uma dúvida: os processos dos meus irmãos foram finalizados no dia 30/01, e eles receberam e-mail de atualização nesse dia; mas ainda não receberam os Registros, lembro do foristas falando de receber até no mesmo dia...alguém com conclusão recente tem informações sobre o tempo que esteja demorando atualmente? Obrigado
O meu processo foi finalizado dia 31/01 e, também, não recebi o e-mail com o número do assento.
Aguardei 3 dias úteis e hoje enviei e-mail para a CRC-Lisboa (regitros.centrais@irn.mj.pt), solicitando o envio do assento de nascimento referente ao processo número XXXX/2021.
Vi aqui que algumas pessoas que tiveram o processo concluído em janeiro/25, não receberam o e-mail com o número do assento e tiveram que enviar e-mail solicitando essa informação e depois de alguns dias a Conservatória respondeu com o número solicitado.
@MNQ obrigado pela informação, entendo que vc ainda não tenha recebido o seu; mas foi legal dizer desse procedimento, vou explicar aos meus irmãos para aguardarem mais alguns dias e, se não receberem nada, digo para escreverem também. Se alguém tem alguma outra idéia ou sugestão, eu agradeço. Valeu
Bom dia pessoal, gostaria de verificar se conseguem me dar uma luz.
Tenho um amigo que é neto de português, porém o pai dele (filho do português e já falecido) nasceu em uma cidade afastada no interior do Pará e simplesmente não localizam o assento de nascimento dele. Temos a certidão de casamento do pai onde indica o local de nascimento, mas o nascimento não encontramos, já foi solicitado a busca no cartório da cidade e eles emitiram uma certidão negativa.
É possível ele entrar com o processo de cidadania como neto, sem a certidão de nascimento do filho do português, usando somente a negativa e uma cópia do casamento?
É possível ele entrar com o processo de cidadania como neto, sem a certidão de nascimento do filho do português, usando somente a negativa e uma cópia do casamento?
Não, não será aceito. Você diz, "nasceu em uma cidade afastada no interior do Pará e simplesmente não localizam o assento de nascimento dele". Na cabeça do conservador: "ok, mas e se ele foi registrado em outra cidade? ou se é um homônimo? ou se é uma fraude?"
O uso de certidões negativas já foi aceito no passado - mas não há garantia nenhuma de que seja aceito hoje. E ainda assim, não bastava enviar uma certidão, de um cartório. As pessoas enviavam certidões negativas de vários cartórios da região, para comprovar que realmente haviam feito uma busca abrangente.
Minhas sugestões:
Assumindo que você não tem nem sequer uma cópia simples da certidão de nascimento dele. Você já pediu o desarquivamento da habilitação de casamento? Entre em contato com o cartório onde o casamento foi registrado e peça os documentos da habilitação. Com sorte, encontrará uma cópia da certidão de nascimento lá.
Tendo uma cópia da certidão de nascimento dele (o ideal seria uma cópia autenticada), você poderia pedir para o cartório onde ele foi registrado para reconstituir a certidão de nascimento dele. Não sei se é um procedimento administrativo ou judicial, isso você precisa ver com o cartório. Quanto mais documentos você tiver (uma certidão de nascimento autenticada, uma carteira de trabalho com as informações de filiação e data de nascimento, talvez uma certidão de serviço militar), mais consistência trará para a reconstituição. Com a certidão reconstituída, você pode dar entrada no pedido (a Conservatória provavelmente pedirá que você envie uma cópia do procedimento), mas eu quero deixar claro que não é garantido que será aceito. Porém, é mais consistente que uma simples certidão negativa de busca de um cartório.
@eduardo_augusto você saberia me dizer em média quanto tempo está levando se eu pedir direto como neta e quanto tempo levaria se eu pedisse da minha mãe e depois o meu?
Boa tarde pessoal, alguém consegue dizer como é possível obter informações a cerca dos processos sem ser pela Linha de Registros? Pq já tentei ligar inúmeras vezes e sempre derrubam a chamada por "elevado numero de afluência de ligações". Também ja enviei alguns emails para registos.centrais@irn.mj.pt, mas sem sucesso, nunca me respondem. O meu processo de neto é do inicio de 2022 e até agora nao obtive informações a respeito, parece parado e fico preocupada.
Conforme @eduardo_augusto descreveu o cenário, creio que compensa investigar sobre os documentos, veja só. Tenho um processo da minha avó onde consta a certidão negativa de casamento, e foi aceita. Na mentoria que faço parte, outros casos de pessoas com certidões negativas de nascimento foram aceitas também e já até finalizaram o processo.
Informe os dados, e talvez possamos ajudar você, ou abra um tópico só para tratar esse assunto na ajuda da pesquisa.
@eduardo_augusto Já entramos em contato com o cartório do casamento, e segundo eles, os documentos de habilitação foram extraviados, só existe o livro onde consta o termo do casamento.
No interior do PA pelo que andei pesquisando era bem precário essa questão dos registros e muitas irregularidade, já ouvi de situações que o antigo dono de cartório colocou fogo em tudo quando foi destituído e outro caso que entregou somente alguns livros numa sacola.
@usernatalspi linha de registos não tem jeito, tem que insistir, já cheguei a ter que fazer mais de 100 ligações para lá até ser atendido (obrigado skype 🙏🏻) isso logo na hora que abria, mas era uma época em que estava cheio de refugiados ucranianos da guerra.
Email é uma loteria, pode ser que eles te respondam ou não (as vezes levam até 3 meses para responder), isso quando não vem uma resposta genérica.que não te ajuda em nada.
o essencial você não nos disse: você tem uma cópia, autenticada ou não, da certidão de nascimento, ou qualquer outro documento que confirme que ele nasceu na tal cidade e que foi registrado no tal cartório?
Impressão minha ou tem um volume bem menor de pedidos de cidadania para netos?
O que é absolutamente natural: há menos "netos" vivos para pedir nacionalidade, e muitos netos que tinham direito, já o fizeram. Por outro lado, devemos ver um aumento no número de pedidos de filhos e cônjuges.
Depois do caos que virou essa cidadania de neto eu duvido muito que passe a cidadania sem limite como na Itália , vi alguns rumores aqui pedindo votação
Finalmente, depois de 3 anos, o processo da minha mãe foi concluído. Preciso agora de ajuda para fazer o meu processo e não gostaria de pedir ajuda aos advogados. Fico com as seguintes dúvidas:
1- O processo da minha mãe foi concluído no dia 06/02/25. Quando que eu posso pedir no civil online o assento dela para dar entrada em meu processo?
2- Para o meu processo, tenho um problema. Meu pai é falecido. Minha mãe era casada com ele no papel. Eu não sei como montar esse processo. O que de diferente eu precisaria? Qual documentação tenho de reunir para o meu processo?
3- Quando posso dar início e para qual conservatória vocês sugerem enviar o processo de filho para agilizar?
Basta olhar na página inicial deste site que têm todas as informações (COMECE POR AQUI) necessárias para ingressar com o processo de reconhecimento de filhos.
Caros amigos, é com grande alegria que comunico a aprovação do meu processo de neta.
Foi submetido dia 23/04/2021 na CRC de Lisboa, em nenhum momento caiu em exigência e continuou sendo analisado em Lisboa.
Única coisa é que o assento não veio no e-mail, só veio o e-mail do sistema dizendo que houve movimentação no processo. Isso foi as 7:57h da manhã e agora são 12h e nada de outro e-mail confirmando.
O que devo fazer agora para conseguir o assento?
Eu ainda preciso averbar meu casamento, como faço isso?
Eu olhei lá e entendo os documentos usuais de envio. O que eu não sei como fazer é caso da minha mae com meu pai. Meu pai falecido e eles eram casados. Vou ter de transcrever o casamento mesmo assim? Vou ter de enviar certidão de óbito dele?
@MNQ obrigado pela atualização, já orientei meus irmãos sobre mandar um email pedindo o número, mas resolveram aguardar mais uma semana; apenas um deles, que mudou de e-mail, já vai escrever pedindo.
@samantacoutinho primeiro parabéns pela conquista; conforme pode ver nas mensagens que andei trocando com o @MNQ parece estar havendo uma demora para mandarem essa informação do número do assento, então a sugestão seria escrever para a CRC e solicitar o número, depois de alguns dias eles respondem com o número do assento.
Vamos confirmar: somente sua mãe tem nacionalidade PT? seu pai é BR?
Se for, o que se passou com seu pai não interessa no seu processo de nacionalidade.
Para o seu processo, algumas dúvidas para ver se precisa transcrever o casamento de sua mãe:
você nasceu antes ou depois de 1978?
quem declarou o seu nascimento e isso foi feito antes ou depois de você ter um ano de idade? Declarante é a pessoa que vai no cartório registrar a criança, diz que é seu filho (ou não, se o declarante for um terceiro) e assina o livro de registro
como está o nome de sua mãe no seu registro de nascimento? ela mudou de nome ao casar?
Somente sua mãe tem nacionalidade PT? seu pai é BR? Sim, pai brasileiro e minha mãe portuguesa.
Se for, o que se passou com seu pai não interessa no seu processo de nacionalidade.
Para o seu processo, algumas dúvidas para ver se precisa transcrever o casamento de sua mãe:
você nasceu antes ou depois de 1978? Nasci em 1995
quem declarou o seu nascimento e isso foi feito antes ou depois de você ter um ano de idade? Meu pai foi o declarante do meu nascimento e antes de eu ter 1 ano de idade.
como está o nome de sua mãe no seu registro de nascimento? ela mudou de nome ao casar? Minha mãe acrescentou o nome do meu pai. Quando eu fiz o processo de nacionalidade portuguesa dela, eu tinha enviado a certidão de nascimento dela e a certidão de casamento dos meus pais
Bom dia, Por favor alguém pode me informar se enviou nos ultimos meses processo de Neto e ate o momento não recebeu a chave de acesso, enviei um em outubro e até agora nada, ja liguei la varias vezes e mandei email e a informação que estão atrasados, por favor alguém passando pelo mesmo problema?
Comentários
Caros amigos, boa tarde! Alguém tem o email da crc Lisboa?
Uma dúvida: os processos dos meus irmãos foram finalizados no dia 30/01, e eles receberam e-mail de atualização nesse dia; mas ainda não receberam os Registros, lembro do foristas falando de receber até no mesmo dia...alguém com conclusão recente tem informações sobre o tempo que esteja demorando atualmente? Obrigado
@Vlad Lopes
O meu processo foi finalizado dia 31/01 e, também, não recebi o e-mail com o número do assento.
Aguardei 3 dias úteis e hoje enviei e-mail para a CRC-Lisboa (regitros.centrais@irn.mj.pt), solicitando o envio do assento de nascimento referente ao processo número XXXX/2021.
Vi aqui que algumas pessoas que tiveram o processo concluído em janeiro/25, não receberam o e-mail com o número do assento e tiveram que enviar e-mail solicitando essa informação e depois de alguns dias a Conservatória respondeu com o número solicitado.
@MNQ obrigado pela informação, entendo que vc ainda não tenha recebido o seu; mas foi legal dizer desse procedimento, vou explicar aos meus irmãos para aguardarem mais alguns dias e, se não receberem nada, digo para escreverem também. Se alguém tem alguma outra idéia ou sugestão, eu agradeço. Valeu
Notícia do Público Brasil!!!
Portugal chama 298 aprovados em concurso e anuncia nova seleção para o IRN
https://www.publico.pt/2025/02/05/publico-brasil/noticia/portugal-chama-298-aprovados-concurso-anuncia-nova-selecao-irn-2121434
Bom dia pessoal, gostaria de verificar se conseguem me dar uma luz.
Tenho um amigo que é neto de português, porém o pai dele (filho do português e já falecido) nasceu em uma cidade afastada no interior do Pará e simplesmente não localizam o assento de nascimento dele. Temos a certidão de casamento do pai onde indica o local de nascimento, mas o nascimento não encontramos, já foi solicitado a busca no cartório da cidade e eles emitiram uma certidão negativa.
É possível ele entrar com o processo de cidadania como neto, sem a certidão de nascimento do filho do português, usando somente a negativa e uma cópia do casamento?
@Bruna Bettini
É possível ele entrar com o processo de cidadania como neto, sem a certidão de nascimento do filho do português, usando somente a negativa e uma cópia do casamento?
Não, não será aceito. Você diz, "nasceu em uma cidade afastada no interior do Pará e simplesmente não localizam o assento de nascimento dele". Na cabeça do conservador: "ok, mas e se ele foi registrado em outra cidade? ou se é um homônimo? ou se é uma fraude?"
O uso de certidões negativas já foi aceito no passado - mas não há garantia nenhuma de que seja aceito hoje. E ainda assim, não bastava enviar uma certidão, de um cartório. As pessoas enviavam certidões negativas de vários cartórios da região, para comprovar que realmente haviam feito uma busca abrangente.
Minhas sugestões:
@eduardo_augusto você saberia me dizer em média quanto tempo está levando se eu pedir direto como neta e quanto tempo levaria se eu pedisse da minha mãe e depois o meu?
Boa tarde pessoal, alguém consegue dizer como é possível obter informações a cerca dos processos sem ser pela Linha de Registros? Pq já tentei ligar inúmeras vezes e sempre derrubam a chamada por "elevado numero de afluência de ligações". Também ja enviei alguns emails para registos.centrais@irn.mj.pt, mas sem sucesso, nunca me respondem. O meu processo de neto é do inicio de 2022 e até agora nao obtive informações a respeito, parece parado e fico preocupada.
Olá @Bruna Bettini,
Conforme @eduardo_augusto descreveu o cenário, creio que compensa investigar sobre os documentos, veja só. Tenho um processo da minha avó onde consta a certidão negativa de casamento, e foi aceita. Na mentoria que faço parte, outros casos de pessoas com certidões negativas de nascimento foram aceitas também e já até finalizaram o processo.
Informe os dados, e talvez possamos ajudar você, ou abra um tópico só para tratar esse assunto na ajuda da pesquisa.
@eduardo_augusto Já entramos em contato com o cartório do casamento, e segundo eles, os documentos de habilitação foram extraviados, só existe o livro onde consta o termo do casamento.
No interior do PA pelo que andei pesquisando era bem precário essa questão dos registros e muitas irregularidade, já ouvi de situações que o antigo dono de cartório colocou fogo em tudo quando foi destituído e outro caso que entregou somente alguns livros numa sacola.
Um tremendo absurdo e uma grande pena.
De qualquer forma muito obrigada.
@usernatalspi linha de registos não tem jeito, tem que insistir, já cheguei a ter que fazer mais de 100 ligações para lá até ser atendido (obrigado skype 🙏🏻) isso logo na hora que abria, mas era uma época em que estava cheio de refugiados ucranianos da guerra.
Email é uma loteria, pode ser que eles te respondam ou não (as vezes levam até 3 meses para responder), isso quando não vem uma resposta genérica.que não te ajuda em nada.
@Bruna Bettini
o essencial você não nos disse: você tem uma cópia, autenticada ou não, da certidão de nascimento, ou qualquer outro documento que confirme que ele nasceu na tal cidade e que foi registrado no tal cartório?
@Bruna Bettini
Bom dia, moro no Pará, se vc disser qual a cidade e o periodo, talvez possa orientar vc a buscar o registro, aqui no Pará realmente é meio complicado.
Olá pessoal, boa tarde!
Alguém pode me passar o site novo que consulta o processo?
Agradeço muito!
@MariaFlorDiPiero
O site é o abaixo. Clique no botão verde na parte direita da tela e ele te redireciona para o sistema.
https://justica.gov.pt/Servicos/Consultar-estado-do-processo-de-nacionalidade
Impressão minha ou tem um volume bem menor de pedidos de cidadania para netos?
@marcelloamr
Impressão minha ou tem um volume bem menor de pedidos de cidadania para netos?
O que é absolutamente natural: há menos "netos" vivos para pedir nacionalidade, e muitos netos que tinham direito, já o fizeram. Por outro lado, devemos ver um aumento no número de pedidos de filhos e cônjuges.
Depois do caos que virou essa cidadania de neto eu duvido muito que passe a cidadania sem limite como na Itália , vi alguns rumores aqui pedindo votação
@Vlad Lopes
Recebi hoje o número do assento, mas do e-mail que enviei para o Arquivo Central do Porto (arquivocentral.porto@irn.mj.pt) e já dei entrada no pedido da Certidão através do civilonline. Veja o procedimento para pedir a Certidão no link (https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1), que está muito bem explicado.
Boa tarde, pessoal!
Finalmente, depois de 3 anos, o processo da minha mãe foi concluído. Preciso agora de ajuda para fazer o meu processo e não gostaria de pedir ajuda aos advogados. Fico com as seguintes dúvidas:
1- O processo da minha mãe foi concluído no dia 06/02/25. Quando que eu posso pedir no civil online o assento dela para dar entrada em meu processo?
2- Para o meu processo, tenho um problema. Meu pai é falecido. Minha mãe era casada com ele no papel. Eu não sei como montar esse processo. O que de diferente eu precisaria? Qual documentação tenho de reunir para o meu processo?
3- Quando posso dar início e para qual conservatória vocês sugerem enviar o processo de filho para agilizar?
@pimenta_victor quando deu entrada? Estava no Porto ou em Lisboa?
Estava no porto. Dei entrada em setembro de 21 em Lisboa, depois moveram o processo para o Porto
@pimenta_victor
Parabéns pela conquista!
Basta olhar na página inicial deste site que têm todas as informações (COMECE POR AQUI) necessárias para ingressar com o processo de reconhecimento de filhos.
Caros amigos, é com grande alegria que comunico a aprovação do meu processo de neta.
Foi submetido dia 23/04/2021 na CRC de Lisboa, em nenhum momento caiu em exigência e continuou sendo analisado em Lisboa.
Única coisa é que o assento não veio no e-mail, só veio o e-mail do sistema dizendo que houve movimentação no processo. Isso foi as 7:57h da manhã e agora são 12h e nada de outro e-mail confirmando.
@LILIA_ODT
Eu olhei lá e entendo os documentos usuais de envio. O que eu não sei como fazer é caso da minha mae com meu pai. Meu pai falecido e eles eram casados. Vou ter de transcrever o casamento mesmo assim? Vou ter de enviar certidão de óbito dele?
@MNQ obrigado pela atualização, já orientei meus irmãos sobre mandar um email pedindo o número, mas resolveram aguardar mais uma semana; apenas um deles, que mudou de e-mail, já vai escrever pedindo.
@samantacoutinho primeiro parabéns pela conquista; conforme pode ver nas mensagens que andei trocando com o @MNQ parece estar havendo uma demora para mandarem essa informação do número do assento, então a sugestão seria escrever para a CRC e solicitar o número, depois de alguns dias eles respondem com o número do assento.
@pimenta_victor
Vamos confirmar: somente sua mãe tem nacionalidade PT? seu pai é BR?
Se for, o que se passou com seu pai não interessa no seu processo de nacionalidade.
Para o seu processo, algumas dúvidas para ver se precisa transcrever o casamento de sua mãe:
você nasceu antes ou depois de 1978?
quem declarou o seu nascimento e isso foi feito antes ou depois de você ter um ano de idade? Declarante é a pessoa que vai no cartório registrar a criança, diz que é seu filho (ou não, se o declarante for um terceiro) e assina o livro de registro
como está o nome de sua mãe no seu registro de nascimento? ela mudou de nome ao casar?
@CarlosASP
Somente sua mãe tem nacionalidade PT? seu pai é BR? Sim, pai brasileiro e minha mãe portuguesa.
Se for, o que se passou com seu pai não interessa no seu processo de nacionalidade.
Para o seu processo, algumas dúvidas para ver se precisa transcrever o casamento de sua mãe:
você nasceu antes ou depois de 1978? Nasci em 1995
quem declarou o seu nascimento e isso foi feito antes ou depois de você ter um ano de idade? Meu pai foi o declarante do meu nascimento e antes de eu ter 1 ano de idade.
como está o nome de sua mãe no seu registro de nascimento? ela mudou de nome ao casar? Minha mãe acrescentou o nome do meu pai. Quando eu fiz o processo de nacionalidade portuguesa dela, eu tinha enviado a certidão de nascimento dela e a certidão de casamento dos meus pais
Bom dia, Por favor alguém pode me informar se enviou nos ultimos meses processo de Neto e ate o momento não recebeu a chave de acesso, enviei um em outubro e até agora nada, ja liguei la varias vezes e mandei email e a informação que estão atrasados, por favor alguém passando pelo mesmo problema?