@Destefano eu estava pensando aqui, não que o conservador vai ter que analisar de volta, mas será que eles não estão fazendo uma consulta complementar do que faltou antes de liberar o assento?
No caso, o processo não vai regredir precisando de validação de volta, mas talvez só o complemento da consulta antes da liberação do assento.
@geluk não creio nisso, mas ainda que seja apenas complementar, o processo volta pra bolinha 3 marrom. O problema é que dificilmente eles vão deixar de consultar os demais órgão que por ventura possam ter mudado alguma coisa. Na prática, vai atrasar um pouco mais.
Tudo é um aprendizado e essa mensagem nos mostra quantas fases importantes de fato existem após o processo chegar no sistema, 3 para atribuição de filhos e 4 para os demais, incluindo netos:
@eduardo_augusto isso eu sei, eu falo de outra coisa. Aí é restrito aos casos de AQUISIÇÃO, eu estou falando dos casos de ATRIBUIÇÃO, que é o caso do @jpvecchi. Eu não sabia que essa delegação também perpassava pelos casos de netos.
@Destefano@eduardo_augusto@geluk Se for o caso( não estou dizendo que seja ) deles necessitarem fazer uma última consulta complementar, ainda é dentro do tolerável, pois fazem a referida consulta faltante e liberam-me o assento. Perfeito.
O problema X da questão, que eu tanto tenho temor, é esse tempão parado( desde 21/08 do ano passado ), tiver que NOVAMENTE passar por reanálise do conservador, bater protocolo etc blá blá blá. O que queira DEUS que não. Até porque, não faria sentido.
Olha a trabalheira que o conservador teria ficar " reanalisando redundância " de pelo menos, centenas de casos ?
Então, para mim, das duas, uma:
A análise e referido despacho com a decisão final, já foi feita pelo conservador, faltando esta última consultar COMPLEMENTAR para liberação do assento no sistema informático.
OU
A sra Carla se perdeu nas tantas conversas que tem que redigir, e incluiu algo a mais desnecessariamente, e o meu caso, só falta o registro final.
RECUSO-ME a acreditar que o processo ficou parado tanto tempo para " voltar lá nos primeiros ritos "
Impressionante como são prolixos, escrevem, escrevem, escrevem e não explicam nada. Afinal em que fase está o processo questionado? Conseguem fazer os utentes ficarem mais confusos do que já estão.
@PedroCCZ Também mandei questionando e recebi o mesmo E-mail, da Sra Carla Ribeiro. Pode olhar um pouco acima no histórico
@PedroCCZ O que ficou subentendido é isto mesmo, pelo menos foi a MINHA interpretação= " Classificação(bolinha 02), Consultas(bolinha 03), análise e respectivo despacho do conservador(bolinha 04,05 e 06), Registo = (07 marrom, aguardando a emissão para verde), que deva acontecer " automaticamente pelo sistema " assim como os nossos colegas anteriores.
@ronaldorj Nem me fale. Dá até ódio disto. Fazemos um questionamento específico, e ao invés de responderem objetivamente, " emendam " informações soltas umas às outras, confundindo e dando ainda mais ansiedade aos utentes
Lendo o que entendo é que está parado na consulta a entidades externas (Bolinha 3). Minha suposição é que ainda não resolveram como a AIMA (que substitui o antigo SEF) se integra a eles ou ainda não regulamentaram como vão verificar os novos requisitos da alteração da lei feita em Março (não representar grave ameaça e bla bla bla)
já brinquei aqui dizendo que a Carla Ribeiro é um AI. Porque mais de uma vez, mandei email para o Porto e ela responde logo a seguir, inclusive um dia que aqui nos Estados Unidos já eram 9pm e lá seriam 3am. E mais com tanta gente enviando emails e você quase só vê Carla Ribeiro respondendo.
Seguinte, pessoal, perguntei em uma rede social vizinha e um rapaz que há anos participa desses grupos e parece saber muito me respondeu o seguinte:
"A inclusão de novas diligências pela alteração recente da Lei da Nacionalidade em 05/03/2024 retrocedeu o seu pedido de neto para a fase 3 sem prejuízo da fase em que esteja e está aguardando a resposta dos órgãos internos e externos para continuar de onde está parado e a depender das respostas obtidas. No seu caso está na fase 7 marrom aguardando registro."
Me parece plausível com o que está na resposta do e-mail. Acredito que seja isso mesmo.
@PedroCCZ Ou seja... resumidamente apesar de nossos processos constarem uma coisa no site, os mesmos já foram " julgados ", mas conforme exigência das novas diligências, apenas isto faltante para a emissão final do respectivo assento?
Seria o " fim da picada ", ter que voltar desde a " estaca ZERO " por conta de uma alteração na lei que veio POSTERIOR a nossa entrega: Julho/21.
De qualquer forma, acho isto tudo muito louco. Retroceder à condição de milhares de processos, que já aguardam há muitos anos, para realizarem novas consultas manuais por que a lei mudou e nem sequer estão definidas pela AIMA como serão realizadas? É surreal! Como eu disse anteriormente, por que não seguem os processos no modelo anterior e, quando definirem como irão adotar as mudanças, aplicam as mesmas nos novos pedidos, quando estes chegarem ao estágio 3. Mais lógico e menos custoso. Isso é uma loucura - Ingerenciável!!!
Tudo bem que vão obedecer a ordem de entrada, mas o atraso é inegável. Como mencionei em outro tópico, tudo isso é para aplicar as novos requerimentos da nova lei referentes a antecedentes criminais, ou seja passar um pente fino e talvez eliminar alguns requerentes que porventura se encaixem nestas novas restrições.
Sobre a postagem do João Signoreli, penso que há acertos, conforme já coloquei hoje pela manhã aqui no fórum e alguns equívocos.
"A inclusão de novas diligências pela alteração recente da Lei da Nacionalidade em 05/03/2024 retrocedeu o seu pedido de neto para a fase 3 sem prejuízo da fase em que esteja e está aguardando a resposta dos órgãos internos e externos para continuar de onde está parado e a depender das respostas obtidas. No seu caso está na fase 7 marrom aguardando registro."
A inclusão de novas diligências resta claro para todos lendo o email do IRN. Na verdade, a Lei é 05/03/2024, mas a vigência dela é só a partir de 01/04/2024. Há claro prejuízo de fase, até porque, qualquer que seja a fase em que esteja, ao enviar novos ofícios, o processo necessariamente volta para fase 03, marrom. A fase 04 e 05 não são importantes. E depois vem a decisão do Conservador. Se já passou pela 06 marrom, ao voltar para fazer uma nova expedição de ofício, para mim resta claro juridicamente falando que o conservador necessariamente terá que decidir em uma data posterior a data do retorno do ofício com as referidas informações agora necessárias.
Dito isso, parece bem claro que há tanto prejuízo, como não está parado. Não faz sentido algum isso imaginar que não há prejuízo ou que não regresso de fase.
Porém, ainda não é certo que ao ser deferido o pedido seja novamente expedido ofício para as novas informações, mas uma vez expedido ofício, não tenho dúvidas que todo o caminho anterior será novamente percorrido.
@PedroCCZ sobre o seu print que foi postado anteriormente, qual seja:
Não dá para afirmar em qual fase está. Esse email está totalmente carregado? Digo isso porque geralmente os emails não são carregados por segurança e me parece que faltam informações nele. De toda forma, eu apostaria que essa mensagem padronizada e que possui todas as fases e que ela deveria apagar as fases em que não se encontra o seu processo. Assim, imaginando que eles estão analisando ainda processo recebidos em maio, penso eu que o seu processo ainda não está para registro. Ao menos essa é a minha interpretação do que consta na mensagem.
Agora que vi as mensagens e algumas coisas não ficaram muito claras para mim. Então os processos que já haviam passado pela fase de consulta e estavam aguardando análise do conservador agora voltarão para a fase de consulta? É isso?
De toda forma, eu apostaria que essa mensagem padronizada e que possui todas as fases e que ela deveria apagar as fases em que não se encontra o seu processo.
Ou estão usando inteligência artificial para responder emails.
Entendo perfeitamente a sua frustração, meu processo também já passou dos míticos "29 meses" e agora apareceu uma exigência sem pé nem cabeça, mas que eu já tenho tudo que foi pedido e será colocado no correio na segunda-feira...
Mas há de se levar em conta algumas coisas:
(1) Todos nós sabemos da situação atual do IRN, do Governo Português, etc. São coisas totalmente fora do nosso controle ou influência. Reclamar, espernear, ficar frustrado, fazer como uma outra pessoa fez (de uma outra comunidade que participo) e cobrar uma solução... nada disso vai resolver o problema. Todas as pessoas envolvidas estão cientes. Quem acha que Portugal está agindo assim "de caso pensado" para "prejudicar os futuros cidadãos" deve repensar se realmente deseja ser cidadão de um país que trata assim as pessoas... pra mim é mais simples: é um país pequeno, pobre, que tentou fazer algo na verdade muito benéfico para milhares (talvez milhões) de pessoas mas descobriu que não tinha capacidade de faze-lo...
(2) o canal primário para obter informações sobre os processos de nacionalidade não é o email. É a Linha Registos. Os emails que estamos recebendo são mensagens genéricas, que saem da caixa postal de uma funcionária do IRN (a Carla Ribeiro). Não temos sequer confirmação de que ela faça qualquer verificação. Minha hipótese é que seja uma mensagem automática. Se eu estivesse no lugar da Carla, ou da pessoa responsável por essa enxurrada de emails, o que eu teria feito: criado um robôzinho, que lê o email do requisitante, buscando o número do processo. O próprio robozinho copia o número do processo, busca em uma planilha a senha correspondente, abre o site das bolinhas, verifica o estado do processo, seleciona um email "correspondente" e retorna para o requisitante. Isso é extremamente fácil de se fazer. Qualquer pessoa com um mínimo de conhecimento de informática, ou com acesso ao ChatGPT, consegue criar um robozinho assim.
Esse exercício que estamos fazendo aqui de interpretação dos emails do IRN, é muito divertido, dá uma discussão legal, eu por exemplo gosto muito das intervenções do @Destefano , mas no fim... na ausência de uma posição oficial do IRN, só o que temos são nossas opiniões e achismos.
Comentários
Fato é: mudou para neto, para casamento e para todos os demais por aquisição.
Para neto:
Para casamento:
Para aquisição em geral:
Em tese, todos esses processos devem sofrer influência relativas ao que é informado no email resposta a seguir:
@geluk @Destefano Eu já estou mais " perdido que cego em tiroteio ".
E para piorar: Cada nova resposta aos questionamentos que eles enviam-me, mais perdido fico.
Então, não sei exatamente que fase está o dito processo.
Se estiver ainda na fase " 03 " consulta às entidades, é uma bela de uma SACANAGEM, pois está assim desde 21/08/2023 quando entrou na " 03 marrom ".
Eles literalmente jogaram num canto qualquer: " um dia eu olho ".
Mas é contraditório, pois a própria Carla Ribeiro destaca:
Portanto, o que DÁ a entender, é ela ter destacado por " quais fases meu caso específico " passou!
@Destefano eu estava pensando aqui, não que o conservador vai ter que analisar de volta, mas será que eles não estão fazendo uma consulta complementar do que faltou antes de liberar o assento?
No caso, o processo não vai regredir precisando de validação de volta, mas talvez só o complemento da consulta antes da liberação do assento.
Não tivemos mais emissões de assento até agora
@jpvecchi ela esqueceu de dizer de fato em que fase o seu processo estava e apagar o restante do email padrão deles.
@geluk não creio nisso, mas ainda que seja apenas complementar, o processo volta pra bolinha 3 marrom. O problema é que dificilmente eles vão deixar de consultar os demais órgão que por ventura possam ter mudado alguma coisa. Na prática, vai atrasar um pouco mais.
Tudo é um aprendizado e essa mensagem nos mostra quantas fases importantes de fato existem após o processo chegar no sistema, 3 para atribuição de filhos e 4 para os demais, incluindo netos:
@Destefano
Regulamento da Nacionalidade Portuguesa:
@eduardo_augusto isso eu sei, eu falo de outra coisa. Aí é restrito aos casos de AQUISIÇÃO, eu estou falando dos casos de ATRIBUIÇÃO, que é o caso do @jpvecchi. Eu não sabia que essa delegação também perpassava pelos casos de netos.
@Destefano
Para processos de atribuição, também desconheço.
Como no fim da mensagem original do @jpvecchi ele falava de processos de sefarditas, eu respondi com base nos processos de aquisição...
Estamos alinhados então...
@Destefano @eduardo_augusto @geluk Se for o caso( não estou dizendo que seja ) deles necessitarem fazer uma última consulta complementar, ainda é dentro do tolerável, pois fazem a referida consulta faltante e liberam-me o assento. Perfeito.
O problema X da questão, que eu tanto tenho temor, é esse tempão parado( desde 21/08 do ano passado ), tiver que NOVAMENTE passar por reanálise do conservador, bater protocolo etc blá blá blá. O que queira DEUS que não. Até porque, não faria sentido.
Olha a trabalheira que o conservador teria ficar " reanalisando redundância " de pelo menos, centenas de casos ?
Então, para mim, das duas, uma:
A análise e referido despacho com a decisão final, já foi feita pelo conservador, faltando esta última consultar COMPLEMENTAR para liberação do assento no sistema informático.
OU
A sra Carla se perdeu nas tantas conversas que tem que redigir, e incluiu algo a mais desnecessariamente, e o meu caso, só falta o registro final.
RECUSO-ME a acreditar que o processo ficou parado tanto tempo para " voltar lá nos primeiros ritos "
Boa tarde! Ontem enviei email para Porto questionando sobre a situação do processo, que está na BOLINHA 4. Julho de 2021.
Essa foi a resposta:
Me parece que já está para registro do assento. Seria isso? Que coisa estranha.
@PedroCCZ
Impressionante como são prolixos, escrevem, escrevem, escrevem e não explicam nada. Afinal em que fase está o processo questionado? Conseguem fazer os utentes ficarem mais confusos do que já estão.
@PedroCCZ Também mandei questionando e recebi o mesmo E-mail, da Sra Carla Ribeiro. Pode olhar um pouco acima no histórico
@PedroCCZ O que ficou subentendido é isto mesmo, pelo menos foi a MINHA interpretação= " Classificação(bolinha 02), Consultas(bolinha 03), análise e respectivo despacho do conservador(bolinha 04,05 e 06), Registo = (07 marrom, aguardando a emissão para verde), que deva acontecer " automaticamente pelo sistema " assim como os nossos colegas anteriores.
@ronaldorj Nem me fale. Dá até ódio disto. Fazemos um questionamento específico, e ao invés de responderem objetivamente, " emendam " informações soltas umas às outras, confundindo e dando ainda mais ansiedade aos utentes
@PedroCCZ
Lendo o que entendo é que está parado na consulta a entidades externas (Bolinha 3). Minha suposição é que ainda não resolveram como a AIMA (que substitui o antigo SEF) se integra a eles ou ainda não regulamentaram como vão verificar os novos requisitos da alteração da lei feita em Março (não representar grave ameaça e bla bla bla)
@PedroCCZ , @jpvecchi ,
já brinquei aqui dizendo que a Carla Ribeiro é um AI. Porque mais de uma vez, mandei email para o Porto e ela responde logo a seguir, inclusive um dia que aqui nos Estados Unidos já eram 9pm e lá seriam 3am. E mais com tanta gente enviando emails e você quase só vê Carla Ribeiro respondendo.
@jpvecchi @texaslady @ecoutinho @ronaldorj
Seguinte, pessoal, perguntei em uma rede social vizinha e um rapaz que há anos participa desses grupos e parece saber muito me respondeu o seguinte:
"A inclusão de novas diligências pela alteração recente da Lei da Nacionalidade em 05/03/2024 retrocedeu o seu pedido de neto para a fase 3 sem prejuízo da fase em que esteja e está aguardando a resposta dos órgãos internos e externos para continuar de onde está parado e a depender das respostas obtidas. No seu caso está na fase 7 marrom aguardando registro."
Me parece plausível com o que está na resposta do e-mail. Acredito que seja isso mesmo.
@PedroCCZ
Perfeito Pedro, vamos aguardar os próximos capítulos.
Obg.
@PedroCCZ Ou seja... resumidamente apesar de nossos processos constarem uma coisa no site, os mesmos já foram " julgados ", mas conforme exigência das novas diligências, apenas isto faltante para a emissão final do respectivo assento?
Seria o " fim da picada ", ter que voltar desde a " estaca ZERO " por conta de uma alteração na lei que veio POSTERIOR a nossa entrega: Julho/21.
Algo " meramente adicional " assim digamos...
@jpvecchi @texaslady @ecoutinho @PedroCCZ
Prezados,
De qualquer forma, acho isto tudo muito louco. Retroceder à condição de milhares de processos, que já aguardam há muitos anos, para realizarem novas consultas manuais por que a lei mudou e nem sequer estão definidas pela AIMA como serão realizadas? É surreal! Como eu disse anteriormente, por que não seguem os processos no modelo anterior e, quando definirem como irão adotar as mudanças, aplicam as mesmas nos novos pedidos, quando estes chegarem ao estágio 3. Mais lógico e menos custoso. Isso é uma loucura - Ingerenciável!!!
@jpvecchi @texaslady @ecoutinho @PedroCCZ,
Tudo bem que vão obedecer a ordem de entrada, mas o atraso é inegável. Como mencionei em outro tópico, tudo isso é para aplicar as novos requerimentos da nova lei referentes a antecedentes criminais, ou seja passar um pente fino e talvez eliminar alguns requerentes que porventura se encaixem nestas novas restrições.
Da um desânimo, 32 meses de recepção do processo ainda nem foi classificado.
Acho que nem registado foi.
Recebi do ACP esse e-mail no dia 1 desse mês.
Também acompanhado de uma outra senha (código externo)
@Aline16
Para que serviria este código externo. Alguém saberia dizer?
@ronaldorj para acessar o sistema de bolinhas. A famosa senha.
@PedroCCZ @jpvecchi @texaslady @ecoutinho @ronaldorj
Sobre a postagem do João Signoreli, penso que há acertos, conforme já coloquei hoje pela manhã aqui no fórum e alguns equívocos.
"A inclusão de novas diligências pela alteração recente da Lei da Nacionalidade em 05/03/2024 retrocedeu o seu pedido de neto para a fase 3 sem prejuízo da fase em que esteja e está aguardando a resposta dos órgãos internos e externos para continuar de onde está parado e a depender das respostas obtidas. No seu caso está na fase 7 marrom aguardando registro."
A inclusão de novas diligências resta claro para todos lendo o email do IRN. Na verdade, a Lei é 05/03/2024, mas a vigência dela é só a partir de 01/04/2024. Há claro prejuízo de fase, até porque, qualquer que seja a fase em que esteja, ao enviar novos ofícios, o processo necessariamente volta para fase 03, marrom. A fase 04 e 05 não são importantes. E depois vem a decisão do Conservador. Se já passou pela 06 marrom, ao voltar para fazer uma nova expedição de ofício, para mim resta claro juridicamente falando que o conservador necessariamente terá que decidir em uma data posterior a data do retorno do ofício com as referidas informações agora necessárias.
Dito isso, parece bem claro que há tanto prejuízo, como não está parado. Não faz sentido algum isso imaginar que não há prejuízo ou que não regresso de fase.
Porém, ainda não é certo que ao ser deferido o pedido seja novamente expedido ofício para as novas informações, mas uma vez expedido ofício, não tenho dúvidas que todo o caminho anterior será novamente percorrido.
@PedroCCZ sobre o seu print que foi postado anteriormente, qual seja:
Não dá para afirmar em qual fase está. Esse email está totalmente carregado? Digo isso porque geralmente os emails não são carregados por segurança e me parece que faltam informações nele. De toda forma, eu apostaria que essa mensagem padronizada e que possui todas as fases e que ela deveria apagar as fases em que não se encontra o seu processo. Assim, imaginando que eles estão analisando ainda processo recebidos em maio, penso eu que o seu processo ainda não está para registro. Ao menos essa é a minha interpretação do que consta na mensagem.
@ronaldorj é como o @Destefano disse para acessar as bolinhas.
Agora tenho duas senhas mas não adiantou em nada o processo continua na bolinha 1 verde.
Por isso gostaria de saber esse lance de “classificação“ é feito em que fase das bolinhas??
Boa noite!
Agora que vi as mensagens e algumas coisas não ficaram muito claras para mim. Então os processos que já haviam passado pela fase de consulta e estavam aguardando análise do conservador agora voltarão para a fase de consulta? É isso?
@Destefano ,
De toda forma, eu apostaria que essa mensagem padronizada e que possui todas as fases e que ela deveria apagar as fases em que não se encontra o seu processo.
Ou estão usando inteligência artificial para responder emails.
https://dgpj.justica.gov.pt/Noticias-da-DGPJ/DGPJ-lanca-Guia-com-base-em-Inteligencia-Artificial
@texaslady @Destefano @PedroCCZ @Paty @ronaldorj @eduardo_augusto @geluk
De toda e QUALQUER FORMA, eles só estão a confundir-nos ainda mais nossas cabeças!!!
Tá complicado, pois você espera tanto tempo, e não tem respostas OBJETIVAS, uma vez que a única fonte " segura " que tínhamos foi " descontinuada " :
Justiça.gov.pt | Estado do processo de pedido de nacionalidade (justica.gov.pt)
Os E-mails já não esclareciam nada, e essa IA(que se for fato, ainda está "aprendendo" a passar informações) mais perdida que tudo.
Só sei que cada dia passa, piora. [removido]
Complicadíssimo!
@texaslady @Destefano @PedroCCZ @Paty @ronaldorj @eduardo_augusto @geluk
@jpvecchi
Entendo perfeitamente a sua frustração, meu processo também já passou dos míticos "29 meses" e agora apareceu uma exigência sem pé nem cabeça, mas que eu já tenho tudo que foi pedido e será colocado no correio na segunda-feira...
Mas há de se levar em conta algumas coisas:
(1) Todos nós sabemos da situação atual do IRN, do Governo Português, etc. São coisas totalmente fora do nosso controle ou influência. Reclamar, espernear, ficar frustrado, fazer como uma outra pessoa fez (de uma outra comunidade que participo) e cobrar uma solução... nada disso vai resolver o problema. Todas as pessoas envolvidas estão cientes. Quem acha que Portugal está agindo assim "de caso pensado" para "prejudicar os futuros cidadãos" deve repensar se realmente deseja ser cidadão de um país que trata assim as pessoas... pra mim é mais simples: é um país pequeno, pobre, que tentou fazer algo na verdade muito benéfico para milhares (talvez milhões) de pessoas mas descobriu que não tinha capacidade de faze-lo...
(2) o canal primário para obter informações sobre os processos de nacionalidade não é o email. É a Linha Registos. Os emails que estamos recebendo são mensagens genéricas, que saem da caixa postal de uma funcionária do IRN (a Carla Ribeiro). Não temos sequer confirmação de que ela faça qualquer verificação. Minha hipótese é que seja uma mensagem automática. Se eu estivesse no lugar da Carla, ou da pessoa responsável por essa enxurrada de emails, o que eu teria feito: criado um robôzinho, que lê o email do requisitante, buscando o número do processo. O próprio robozinho copia o número do processo, busca em uma planilha a senha correspondente, abre o site das bolinhas, verifica o estado do processo, seleciona um email "correspondente" e retorna para o requisitante. Isso é extremamente fácil de se fazer. Qualquer pessoa com um mínimo de conhecimento de informática, ou com acesso ao ChatGPT, consegue criar um robozinho assim.
Esse exercício que estamos fazendo aqui de interpretação dos emails do IRN, é muito divertido, dá uma discussão legal, eu por exemplo gosto muito das intervenções do @Destefano , mas no fim... na ausência de uma posição oficial do IRN, só o que temos são nossas opiniões e achismos.