Atribuição de Nacionalidade para Netos - Lei 37/81 (atualizada 2020/22) - Processos e Acompanhamento

1645646648650651661

Comentários

  • @HellenChermont eu notei que recentemente quando teve uma mudança no processo do meu pai foi quando eu mandei um e-mail perguntando se o assento já foi emitido. A famosa Carla Ribeiro respondeu só na 3ra vez, dizendo q não iria responder. Deveria ser pq eu assinei o e-mail, mesmo sendo o meu e-mail no formulário.

    talvez vale a pena tentar enviar um e-mail a eles??

  • Boa noite pessoal. Gostaria de saber qual o melhor e-mail que a CRC responde (se tiver mais de um) Muito Obrigado!

  • @HellenChermont

    Bom dia.

    Pfv, quem é o portugues no seu processo: avô ou avó?

    Obrigada.

  • @MarinaIsabel é o meu bisavô! estou tirando para minha avó viva de 86 anos.

  • Boa tarde, @marianaluz21 . Obrigado pela atualização, ainda aguardando meu processo de jan/22 sair da bolinha 1. Qual o telefone ou e-mail com que você falou com o Arquivo Central do Porto?


    Muito obrigado desde já.

  • Boa noite @Guilherme40. Eu havia enviado 2 e-mails diretamente para o Arquivo Central do Porto e não me responderam.

    Daí enviei um e-mail para geral@irn.mj.pt questionando sobre o estado do meu processo e eles me responderam que o processo era de competência da ACP e que os próximos e-mails eu devia enviar para eles, mas que iriam encaminhar meu e-mail para eles desta vez.

    Então, 2 dias depois, o Arquivo Central do Porto me respondeu.

  • @HellenChermont

    Obrigada.

    Estou tirando pelo meu avô portugues. Sei que era mt comum o registro tardio, em geral pq era necessario para o casamento. A minha avó, que casou com ele tb teve registro tardio via decisao judicial. Foi a que enviei, nas duas formas possiveis, e do cartório onde foi registrada.

    Como vc fez nesse caso? Explicou q foi tardia e pronto? O q eles esperam nessas situaçoes? Registro tardio era mt comum na época de 1920.

  • @geluk Sabemos que recentemente, com a formação do novo governo português, o secretário Pedro Tavares deixará o cargo.

    Mas só por desencargo de consciência: "

    " Alguma notícia a respeito do recebimento automático dos assentos em PDF nos E-mails dos requerentes ? "

    Continua a ser agora meados final de março e início de abril?

    Porque antes o sistema só " emitia " mas não " encaminhava automático " por correio eletrônico.

    Tínhamos que pedir o PDF para eles!

  • @MarinaIsabel você mandou a decisão judicial?

    minha avó teve o registro tardio via decisão judicial, mas só mandei a do cartório e uma carta explicando o motivo de ter sido registrada tardiamente (aos 17 anos para se casar) e mandei o testamento do pai dela que reconhecia ela como filha.

    ainda está aguardando verificação.

  • repetindo minha pergunta pra se caso alguem mais experiente puder me responder:


    como sabemos caso a exigência seja indeferida?

  • @HellenChermont

    Na certidao dá os dados da decisao judicial q manda registrar em carater de urgencia. Nem deve mais conseguir esse processo. Ela nao foi reconhecida filiacao tarde. Simplesmente nao registraram... Conheco outros casos. Uma mulher q deve ter 50 anos hj foi registrada aos 7 anos pq os pais simplesmente nao se entendiam sobre qual nome dariam. Explicou e ja tem a cidadania. Registraram apenas por causa da escola. Estamos falando de ZS, capital, RJ!

    Esperar e sentar.

    Obrigada.

  • @jpvecchi ultima notícia que eu tive a mais ou menos a uma semana e meia é a seguinte:

    1 - Pararam a emissão de assentos para corrigir o sistema devido as emissões de assentos errados etc;

    2 - Acredito que volte agora em Abril e as notificações também devem começar em Abril (quando não sei te dizer).

    3 - Precisamos ter mais paciência agora e esperar pelo mês de Abril.

    Quando eu obter novas informações aviso vocês.

  • Quando a gente envia a documentação física para Portugal, e vai para "Objeto Encaminhado para Fiscalização aduaneira de Exportação", quanto tempo em média demora para ser liberado ? alguém sabe me dizer ?

  • @geluk muito obrigado pelas suas informações. Elas tranquilizam bastante a ansiedade. Você saberia dizer se eles continuam avaliando os processos que ainda não foram aprovados nesse meio tempo ou se deram uma pausa também?

    Boa Páscoa !

  • @danazulayfarias avaliação acredito que continua normal, mas não sei em qual ritmo.

    Essa quinta e sexta-feira passada por exemplo eles estavam de folga. Sexta feriado e quinta concedido pelo governo.

  • @geluk obrigado. A última informação que tive do processo do meu pai foi que já estava com o conservador para ser avaliado. E com os relatos do site das bolinhas não atualizando dá uma grande ansiedade... Bom saber que ele provavelmente será avaliado logo.

  • Bom dia, alguém sabe informar o q houve com a estatística aqui do fórum?

  • Meu processo faz hoje três anos que foi recebido e numerado em Lisboa, feliz aniversário para ele! E até o momento, somente na bolinha 2. Dois e-mails enviados neste período solicitando status, somente um respondido e da forma que todos já viram por aqui, sem nenhuma informação útil. Desânimo e decepção total.

  • @danazulayfarias Com toda fé e confiança que até FINAL de abril, estaremos com assentos em mãos. Não espero que chegue até maio, ou mesmo faça " aniversário de 3 anos ".

  • @DárioJr


    1) foram tantas as mudanças no processamento dos pedidos, que não há mais uma regularidade que permita construir previsoes;


    2) muitas pessoas nao atualizam seus processos na planilha de acompanhamento.

  • JAKSONJAKSON Member
    editado March 30

    Para fins de curiosidade meu processo completa hoje 978 dias/ entrada em, 26/07/2021... planilha atualizada! Isso equivale a 2 anos e 246 dias, passou do prazo "regular" no momento vejo que na maioria dos casos tá levando 3 anos na média, daí pra mais, só resta esperar mesmo na fé de Deus! Boa sorte a todos.

    Obs: transferido para o porto em 07/08/2023.

    E-mail padrão recebido 06/03 deste mesmo mês.


  • editado March 31

    @JAKSON Seu processo é o de N° 115.xxx/21 ? " Jakson Santos "? rs. Entramos todos juntos se for. @danazulayfarias e outra pessoa que esqueci.

    26/07/2021.


    Engraçado... a própria Conservadora " Luísa Valente " lhe respondeu. Não é comum tal situação. Geralmente são os " Oficiais de Registo " que editam os E-mails. Isto QUANDO querem. rsrs

    Creio que seja a própria que vai analisar nossos processos, então, pendentes de decisão!

    Vamos com fé que vai sair ainda agora em Abril

  • @mauroaal Em 14 dias, o processo da minha sogra também completa 3 anos.

    Nesse período, enviamos uns 4 emails pedindo atualização de status e o único respondido foi em 2022 com 7 meses entre o envio e a resposta. O últimos que enviamos, a resposta foi automática informando que estavam analisando processos entrados no fim de Março/21.

    Ao menos a mim, incomoda mais a falta de resposta, transparência, informação.. do que a demora em si. É um completo escuro.

    Meu pensamento é que se houvesse um reduzido número de pessoas trabalhando, especificamente, para responder aos emails e atender ao telefone, no longo prazo, eles teriam muito menos chamadas, emails, reclamações e etc.. Todos os solicitantes ficaram mais "tranquilos" e por mais que demore, as coisas seriam mais fáceis pra todos. Enfim, continuamos no aguardo.

  • @caiofaria


    Meu pensamento é que se houvesse um reduzido número de pessoas trabalhando, especificamente, para responder aos emails e atender ao telefone


    há! Chama-se Linha Registos.

    Obter informações sobre o andamento do processo - Linha Registos — Fórum Cidadania Portuguesa

  • @Destefano @texaslady @CarlosASP @AlanNogueira


    Atualização: a carta de exigência do meu processo foi postada em Portugal em 18/03/2024. Foi entregue no interior do RJ em 30/03/2024.

  • Pessoal Boa Noite

    Estou com meu processo em andamento na fase 1

    Porém um amigo sugeriu que eu fizesse uma procuração para ele me representar lá na 1a conservatória.

    Para mim tudo é novo e tenho medo de perder meu processo de aquisição de cidadania.

    Porém não se como agir.

    Gostaria de uma orientação e conselhos de vocês.

  • editado March 31

    @JaimeRodrigues

    Qual o motivo da preocupação?

    Não entendi pq vc precisaria de alguém te representando perante à conservatória. Recebeu alguma carta de exigência ou projeto de indeferimento? Se não, não há nada a fazer além de esperar.

    Não há motivos para se preocupar em "perder o processo". Os documentos estão lá, serão analisados e mesmo que o conservador identifique que há algo faltando ou alguma informação que não bate, vc será comunicado e terá a oportunidade e tempo para resolver antes de o processo ser indeferido.

    Processos de netos demoram mais de 3 anos para concluir e geralmente ficam parados na bolinha 1 por 2 anos até começarem a andar.

    Sobre fazer procuração para seu amigo representá-lo, só faria sentido se seu amigo for um advogado inscrito na ordem dos advogados de Portugal e o problema for algo que vc não possa resolver sozinho.

    A menos que tenha acontecido algo que vc ainda não compartilhou aqui, não há com que se preocupar. Relaxe e aguarde que logo o processo anda.

    Boa sorte.

  • Não aconteceu nada. Simplesmente ele vai a Portugal e sugeriu que se eu fizesse essa procuração ele poderia verificar porque está demorando tanto. Já que já se faz 2 anos e não se anda em nada. Eu soube que estão com poucos funcionários para resolver os processos lá.

  • @JaimeRodrigues


    resumindo o que vai acontecer: seu amigo vai chegar na conservatoria, vai apresentar uma procuracao e perguntar “o que está acontecendo com o processo do Jaime?”, ao que o funcionario responderá, do jeito caracteristico portugues, “ora pois, o processo está na fila e será analisado quando chegar sua vez.”


    É isso. Se realmente estiver ansioso e quiser falar com alguem, ligue na Linha Registos. Vai gastar menos com créditos do Skype do que com a autenticacao da procuracao. Alem de deixar que o amigo possa aproveitar melhor o Tempo em Portugal. ;-)


    boa sorte no seu processo!!

  • @JaimeRodrigues @eduardo_augusto


    Com um detalhe que não é incomum as pessoas passarem o dia inteiro na fila para serem atendidos.


    Leio direto relatos de quem chegou lá no começo da manhã, com senha e foi atendido 3 da tarde, porque eles passam na frente todos os advogados, solicitadores, prioridades etc...

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.