Finalizei o processo da minha avó e ela é cidadã portuguesa (finalizei em 2018 e não dei continuidade). Com a nova lei de 2020, eu preciso fazer a transcrição de casamento dela com meu avô (já falecido) para depois fazer dar entrada no processo do meu pai e então solicitar a minha?
Acompanhei de sexta-feira até hoje e realmente, não mudou nada, nenhuma novidade.
Tanto o meu processo, quanto o da minha irmã, que vou cadastrar lá na planilha, estão na mesma situação.
Do meu primo, que foi enviado próximo ao meu processo, a cidadania saiu em Outubro/2021, porém como ele tem 81 anos, talvez tenha entrado no atendimento prioritário, se é que tem isso.
Meu processo, de acordo com aquela lei, era o que mais tinha provas de ligação efetiva. Enviei passaporte com viagem em 3 anos a Portugal, passagens, comprovantes de estadia, filiação na Câmara Portuguesa - SP, emissão do NIF e conta corrente no banco em Lisboa.
Além de enviar diploma da faculdade e demais documentos solicitados.
Eu dei uma olhadela na planilha e vi que a minha situação é única, e mais a da minha irmã.
Enfim espero que seja um problema de acumulo de trabalho lá e que saia rápido. _/\_
Normalmente quando a mulher é a portuguesa tem que transcrever.
Se foi o avô que declarou o nascimento na certidão de seu pai (geralmente enquanto a mãe cuidava da criança era o pai que fazia isso), será obrigatória a transcrição.
Eu não quero ser de mau agouro, mas os processos que vi agarrarem assim, acabaram tendo exigência e voltaram para a bolinha 4-laranja. Eu suspeito que pode acontecer com o seu. Alguma coisa está causando esse atraso de 6 meses no seu processo (até aqui, pode ser mais). Já deveria estar aprovado desde Agosto, e quase recebendo o Assento.
Faça uma reclamação no IGSJ (pode pedir a seu advogado que faça, mas eu ia preferir ficar no controle), para que "acordem" o processo. A primeira coisa que acontece é uma consulta formal à conservatória, e já vi muitos deles simplesmente aprovarem poucos dias depois. Tem que fazer de cada processo separado. https://igsj.justica.gov.pt/Servicos/Apresentar-queixa
Se você puder me dar uma ajuda numa dúvida que postei no tópico QUANDO É NECESSÁRIO RETIFICAR OS DOCUMENTOS BRASILEIROS, eu agradeço muito. Eu mencionei você lá.
alguem saberia me dizer como obter informaçao de recebimento da documentaçao enviada para lisboa,receberam em 20.12.2021,mas nao me comunicaram. se puderem me ajudar agradeço
Eu mandei toda a documentação que chegou em Julho/21 na Conservatória...Só recebi a chave de acesso dia 4 de Nov 2021 (após muitas reclamações) e até hoje não foi registrado. Esse tempo não está normal, né? Alguma dica do que fazer, já que me disseram que o prazo para finalizar são de 2 anos e já estou há 9 meses sem sequer ter o processo registrado?
Vi aqui no grupo que pessoas que enviaram por DHL em setembro de 2021 já com o numero do processo, no meu casoenviei no final de SETEMBRO, liguei para a conservatória hoje e me passaram o numero do processo mas me informaram que ainda não possui o o numero de acesso, o numero de acesso para acompanhar no site possivelmente em ABRIL!! Gente isso é normal? e qual a diferença do numero de processo para o numero de acesso?
Boa tarde. Uma dúvida simples, pra quem está preenchendo o formulário 1D. No caso minhas irmãs e primas. Devem preencher com o nome de solteira ou casada?
@Josemauro , com o nome de casada. Para justificar a diferença, mande uma certidão de casamento inteiro teor, não precisa apostilar, apenas para justificar a diferença entre o nome na certidão de nascimento e o nome no RG, CNH ou passaporte que contenha a filiação.
Lembre que, em Portugal, NOME é o nome próprio; APELIDO são os sobrenomes
Não sei se estou comentando no tópico correto, mas se tiver alguém que possa me orientar eu agradeço.
Dei entrada no meu processo em julho/ 2021 e até agora está parado na 1a bolinha ( foi registrado) . Alguém saberia informar se está demora em avançar para as outras etapas é normal mesmo?
@Josemauro , com o nome de casada. Para justificar a diferença, mande uma certidão de casamento inteiro teor, não precisa apostilar, apenas para justificar a diferença entre o nome na certidão de nascimento e o nome no RG, CNH ou passaporte que contenha a filiação.
A CNH é aceita como documento de identidade do solicitante?
Comentários
Boa tarde!
Finalizei o processo da minha avó e ela é cidadã portuguesa (finalizei em 2018 e não dei continuidade). Com a nova lei de 2020, eu preciso fazer a transcrição de casamento dela com meu avô (já falecido) para depois fazer dar entrada no processo do meu pai e então solicitar a minha?
@gandalf
Acompanhei de sexta-feira até hoje e realmente, não mudou nada, nenhuma novidade.
Tanto o meu processo, quanto o da minha irmã, que vou cadastrar lá na planilha, estão na mesma situação.
Do meu primo, que foi enviado próximo ao meu processo, a cidadania saiu em Outubro/2021, porém como ele tem 81 anos, talvez tenha entrado no atendimento prioritário, se é que tem isso.
Meu processo, de acordo com aquela lei, era o que mais tinha provas de ligação efetiva. Enviei passaporte com viagem em 3 anos a Portugal, passagens, comprovantes de estadia, filiação na Câmara Portuguesa - SP, emissão do NIF e conta corrente no banco em Lisboa.
Além de enviar diploma da faculdade e demais documentos solicitados.
Eu dei uma olhadela na planilha e vi que a minha situação é única, e mais a da minha irmã.
Enfim espero que seja um problema de acumulo de trabalho lá e que saia rápido. _/\_
Oi @gandalf
Como disse acima, sobre minha irmã Valéria, acabei de cadastrá-la na planilha.
Os dois tiveram a mesma data de entrega e também está na mesma fase que o meu.
@José Luiz 57 , caramba... Vocês ligaram ou mandaram um e-mail para lá?
Caso positivo, tiveram alguma resposta?
@José Luiz 57 , no meu caso passaram-se 885 dias entre a chegada dos documentos e a aprovação do processo.
Estou aguardando o registro desde outubro do ano passado.
@Claudinha
Imprima de um lado, clique na Validação, e faça um print-screen no verso da mesma folha.
@alicefernandes
Normalmente quando a mulher é a portuguesa tem que transcrever.
Se foi o avô que declarou o nascimento na certidão de seu pai (geralmente enquanto a mãe cuidava da criança era o pai que fazia isso), será obrigatória a transcrição.
@José Luiz 57
Eu não quero ser de mau agouro, mas os processos que vi agarrarem assim, acabaram tendo exigência e voltaram para a bolinha 4-laranja. Eu suspeito que pode acontecer com o seu. Alguma coisa está causando esse atraso de 6 meses no seu processo (até aqui, pode ser mais). Já deveria estar aprovado desde Agosto, e quase recebendo o Assento.
Faça uma reclamação no IGSJ (pode pedir a seu advogado que faça, mas eu ia preferir ficar no controle), para que "acordem" o processo. A primeira coisa que acontece é uma consulta formal à conservatória, e já vi muitos deles simplesmente aprovarem poucos dias depois. Tem que fazer de cada processo separado. https://igsj.justica.gov.pt/Servicos/Apresentar-queixa
@gandalf Obrigada, mais uma vez.
Se você puder me dar uma ajuda numa dúvida que postei no tópico QUANDO É NECESSÁRIO RETIFICAR OS DOCUMENTOS BRASILEIROS, eu agradeço muito. Eu mencionei você lá.
@Claudinha
Infelizmente eu não posso mais olhar nada extra, por isso não respondi lá. Só esse aqui que era rapidinho.
@gandalf Tá ok. Obrigada :)
@Claudinha , a validação aparece como uma janela "pop-up".
Volte a certidão à impressora, para que a validação seja impressa no verso.
Dê um Ctrl P e imprima.
@Virgilio , infelizmente, terá que ser assim.
Mas não é um custo tão alto para o legado que será dado aos descendentes!! Ser um cidadão europeu, atualmente, tem muito valor!!
@Leticialele Obrigada! :)
boa noite
alguem saberia me dizer como obter informaçao de recebimento da documentaçao enviada para lisboa,receberam em 20.12.2021,mas nao me comunicaram. se puderem me ajudar agradeço
@MAJO , Lisboa leva, no mínimo, 4 meses para numerar os processos e mandar a chave de acompanhamento para o email cadastrado!
@gandalf e os documentos apostilados com a data de 2018 vou precisar refazer né? Eles não aceitam mais?!
Oi pessoal,
Eu mandei toda a documentação que chegou em Julho/21 na Conservatória...Só recebi a chave de acesso dia 4 de Nov 2021 (após muitas reclamações) e até hoje não foi registrado. Esse tempo não está normal, né? Alguma dica do que fazer, já que me disseram que o prazo para finalizar são de 2 anos e já estou há 9 meses sem sequer ter o processo registrado?
Juntamente com a anaguimaraes
Vi aqui no grupo que pessoas que enviaram por DHL em setembro de 2021 já com o numero do processo, no meu caso enviei no final de SETEMBRO, liguei para a conservatória hoje e me passaram o numero do processo mas me informaram que ainda não possui o o numero de acesso, o numero de acesso para acompanhar no site possivelmente em ABRIL!! Gente isso é normal? e qual a diferença do numero de processo para o numero de acesso?
Desde já obrigada
@Leticialele
Boa tarde ! E mais uma vez gratidão pela atenção e orientação de sempre por parte de vocês. Bjsss
Boa tarde. Uma dúvida simples, pra quem está preenchendo o formulário 1D. No caso minhas irmãs e primas. Devem preencher com o nome de solteira ou casada?
Muito obrigado @Leticialele.
Tens razão, no meu caso a origem portuguesa está devidamente estabelecida, sem necessidade portanto da transcrição do casamento do meu avô.
Boa tarde!
Não sei se estou comentando no tópico correto, mas se tiver alguém que possa me orientar eu agradeço.
Dei entrada no meu processo em julho/ 2021 e até agora está parado na 1a bolinha ( foi registrado) . Alguém saberia informar se está demora em avançar para as outras etapas é normal mesmo?
Desde já agradeço!
@Chrisp
Sim, está normal.
Temos um pedido de nacionalidade para neto aqui na família, está desde 12/2020 (15 meses) na bolinha 1 verde.
Você já acessou a planilha pra acompanhar os processos?
Dá pra ter uma noção de como estão 'andando'.
A CNH é aceita como documento de identidade do solicitante?
Meu sonho é que todos os processos tivessem a celeridade que teve o do Roman Abramovich.
@Orlando Tristão , Lisboa não aceita a CNH, apenas o Arquivo Central do Porto.
@ericvinicius
Menos mal...rs. Já estava ficando preocupada com essa demora no meu processo.
Onde encontro essa planilha? Pode me passar o link?
Obrigada!
@Chrisp , a planilha de netos pode ser acessada aqui - https://docs.google.com/spreadsheets/d/1IYzPeWFrqiEF5MxruxslpFRjlkk-7ob9An3rdPLKzWE/edit#gid=0