Atribuição de Nacionalidade para Netos - Lei 37/81 (atualizada 2020/22) - Processos e Acompanhamento

1330331333335336669

Comentários

  • @gandalf , poderia me ajudar com essa dúvida?

    Estou ajudando a minha prima no processo de neto e na certidão de nascimento do pai dela (filho do português) o declarante foi o tio, irmão do português.

    Qual a sua orientação para esse caso?

    Segue imagem da certidão com alguns dados e nomes apagados para preservar as informações particulares.

  • Bom dia, pessoal!!


    Fiz todo o meu processo de nacionalidade por avô e enviei toda a documentação em Agosto. Já se passaram 4 meses e ainda não recebi nenhuma numeração do processo por e-mail.

    Vocês sabem informar qual a média de tempo que essa numeração tem demorado?

    Estou ansiosa para poder acompanhar o processo.


    Obrigada!

  • @J_Feiteira , terá que transcrever o casamento do português. Isso estabelece, juridicamente, a paternidade portuguesa.

  • @J_Feiteira

    Se eles tivessem se casado no BR, teria que fazer a transcrição como dito acima. Por dois motivos: a) o declarante não foi o pai nem a mãe; b) ambos são portugueses.

    Só faz transcrição se o casamento é feito fora de PT. No trecho logo a seguir, diz que ambos os pais são portugueses, casados em PT.


    Se o casamento foi de fato em PT, não faz transcrição. Veja se o casamento está averbado no assento do pai, geralmente na margem da folha. Se estiver, não precisa mais nada.

  • Ola, meu primo ja tem a dupla cidadania pela nossa avó, minha vó ainda é viva, porem meu pai já faleceu, posso dar entrada da mesma maneira com a documentação 1D porem vou pular a dupla cidania de meu pai ja falecido. O processo é o mesmo ? ja estou com as nossas certidões e o modelo do formulário 1D preenchido.

    Como meu primo, minha tia(irmã de meu pai) e minha vó ja tem, acredito que não tenho empecilhos por ele já estar falecido, porem mesmo assim tenho medo.

  • Obrigado@Leticialele e g@gandalf .

    O casamento foi em pt e já consta averbado no assento de batismo do português. Uffa! Menos uma coisa... rsrs.

    Uma outra dúvida, até possuo o assento dos 2 portugueses (avô e avó ambos com averbamento do casamento), no entanto optei por enviar no meu processo somente o assento do avô para não mandar documentos em excesso.

    Ocorre que, no assento dele, o averbamento de casamento consta o nome de solteiro da cônjuge (avó). " Casou-se catolicamente com Thereza Vaz Calvão em 10/10/1909...(daí vem os dados dos registros). "

    No entanto, nas certidões dos filhos consta o nome de casada Thereza Calvão Feiteira.

    Está tudo de acordo?

    Na minha racionalidade leiga imaginei que no averbamento deveria vir o nome de casada para bater com as certidões de nascimento dos filhos.

  • @Julianegrube Se a sua avó é portuguesa, você pode entrar com o processo de atribuição para neta, sem problemas, ainda que seu pai tenha falecido. Aqui no fórum tem toda a documentação necessária.

  • @J_Feiteira , se o sobrenome "Feiteira" é o do avô, pode mandar sem problema, pois, no Brasil, a mulher era obrigada a usar o sobrenome do marido.

  • @gandalf

    Agradeço pela atenção.

    Devido aos detalhes, surgem as dúvidas. Mas aos poucos e com a paciência de vocês, vamos esclarecendo.

    Muito obrigado.

  • @Julianegrube

    Sim, você pode dar entrada como neta, principalmente por seu pai já tiver falecido. Se ele ainda estivesse vivo, idealmente ele entraria como filho do seu avô português, e em seguida você também entraria como filha de seu pai (agora português), tudo em 1 ano.

    Justo porque ele faleceu, você tem o direito de pedir como neta. Demora 3 anos, mas é só ter paciência.

    Uma diferença com relação ao seu primo, é que se você é mulher e for casada, como muda de nome, precisa mandar sua certidão de casamento em inteiro teor certificada (não precisa apostilar). Apenas para comprovar o nome diferente no seu RG e na certidão.

    Tem uma lista de documentos aqui, que deve se aplicar ao seu caso, inclusive a ultima linha, como explicado acima: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/268671/#Comment_268671

  • Isso @Leticialele , o Feiteira é do avô.

    Mais uma vez muito obrigado!

  • Bom dia!!!

    Ontem meu cunhado recebeu a senha de acesso ao processo.

    Pago através de cartão de credito

    Recebido em 23/08/2021

    Senha recebida 13/12/2021

    Nome Carlos Eduardo

    Idade 71 anos

    Número do processo : 131xxx/21

    Será que alguma boa alma poderia colocar na planilha de netos para mim.

    Obrigada

    Mtrin

  • @gandalf

    Bom dia!

    Sou neto de portuguesa e estou terminando a juntada dos documentos para fazer a transcrição do casamento e do óbito da minha avó no consulado.

    Pelo que li nos comentários, seria mais rápido solicitar a cidadania para meu pai, ainda vivo e depois ele faz a atribuição para mim. Estando tudo correto, em 1 ano ambos estariam concluídos? E depois de receber a cidadania do meu pai eu posso fazer atribuição para meus filhos?

    At

  • Pessoal que cuida da Planilha de netos, em especial @gandalf . Tem alguma aba lá em baixo que eu possa ver e acompanhar a evolução, com um gráfico, sei lá, do tempo médio que tem levado pra passar da bolinha 4 marrom para a bolinha 6 verde?

    Obrigado.

  • @Alex_Pereira , sim, fazendo a do seu pai é infinitamente mais rápido do que fazer como neto.

    Os processos de filhos (art 1C) têm levado uns 6 meses no Arquivo Central do Porto.

    Depois, você faz o seu e, concluído, os dos seus filhos e, assim, pelas gerações futuras.

    Os processos de netos podem levar até 36 meses pela CRCentrais - Lisboa, a única Conservatória que os analisa.

  • Boa noite

    Outra dúvida no processo de neto .

    O portugues tem sobrenome VILLARINHO,

    a filha do portugues tem sobrenome VILLARINHO tambem com dois L.

    O neto que é o requerente, consta na sua certidaõ de nascimento:

    -o nome do avó está VILARINHO com 1 L

    -nome da avô brasileira escrita VILARINHO com 1 L e nome próprio MIQUELINA em vez de NIQUELINA

    -nome da mae está escrito VILARINHO com 1 L.

    Esta certidaõ do requerente terá de ser retificada?

    obrigada

  • Boa noite! O processo de convolação da minha mãe findou na semana passada, e então agendei o cartão cidadão para mim, que sou filha. No entanto, o consulado do Rio de Janeiro me passou a seguinte orientação

    Então DESMARQUE esse agendamento que fez.

    Como expliquei no email anterior, se eles não tem nacionalidade, não poderão fazer o cartão de cidadão ainda.

     

    Primeiro eles precisam obter a nacionalidade.         

    Pagamento de uma taxa de R$ 1422,12.

    Fiquei confusa. Alguém pode me ajudar?

  • gsilvestregsilvestre Member
    editado December 2021

    @primartinho qual a confusão?

    você precisa fazer seu processo de nacionalidade como filha!

    o cartão de cidadão é como se fosse nosso RG, não tem como vc ter sem antes fazer sua nacionalidade..

  • @PatriciaM A meu sentir são divergência facilmente justificáveis, sem necessidade de nenhum retificação. O conservador será capaz de verificar q se trata do mesmo ramo familiar.

  • editado December 2021

    @primartinho Entendi que sua mãe, que já era portuguesa, finalmente se tornou portuguesa de origem, o que possibilita que vc, como filha se torne portuguesa, mediante solicitação e processo respectivo de filho.

    O Cartão Cidadão é a identidade do cidadão portugueses, pq exatamente vc marcou para retirar o seu Cartão de Cidadão se vc ainda não é cidadã portuguesa?

  • @primartinho , pode agendar o cartão cidadão e o passaporte no Consulado (se desejar) e fazer a atribuição da próxima geração. Eu segui o que estava sendo dito aqui kkk.

    Agradeço a todos! Graças a Deus e vocês estou conseguindo realizar esse sonho.

  • editado December 2021

    @primartinho Eu não sei bem qual o contexto dessa frase, mas me parece que ela deve se referir a agendar o CC da sua mãe (portuguesa) e fazer a atribuição da próxima geração (vc).

    E aproveitando, só pra te orientar em como usar as ferramentas do forum, quando vc coloca o @ e em seguida o nome, vc deve fazer com o nome de com quem vc quer falar, pq aí o sistema manda um alerta , uma notificação para essa pessoa, ou essas pessoas ( vc pode marcar com @ mais de uma), e facilita que ele te responda. Se vc marcar seu pp nome, ninguém vai saber que vc respondeu a um comentário anterior.

  • Minha mae ja tem o cartão cidadão e passaporte anterior ao processo de convolação. Será que ela terá q tirar tudo de novo diante dessa nova condição?

  • @PatriciaM , não há divergência a retificar!!

  • @primartinho Neste caso eu não sei. É possível. Não sei se alguém aqui sabe, mas se não souber, esse e-mail vc pode mandar para o Consulado e perguntar. Acredito que haja uma possibilidade de ter que tirar novamente, sim. Mas não tenho certeza.

  • @primartinho , para seu processo de nacionalidade, não precisa do cartão cidadão e passaporte de sua mãe. Mas, se ela desejar, pode agendar e fazer.

    Mande seus documentos para o Arquivo Central do Porto. Depois que seu processo for concluído, daqui a uns 6 meses, agende seu próprio CC e passaporte

  • @Leticialele vou seguir nessa linha então!

    Obrigado pelas informações!

  • @julianaabb acredito que é entre 3-6 meses. Não me lembro muito bem.

  • @Alex_Pereira

    Exatamente. Sempre que for possível fazer com o descendente do português ainda vivo, essa deve ser preferencial.

    Primeiro faz a de seu pai. Depois a sua (e de seus irmãos). Depois dos seus filhos. Uma geração de cada vez. Pelo ACP 6 meses cada uma. As 3 gerações levam 18 meses se fizer como filhos.

    Como netos, só se faz se o pai tiver falecido, ou se recusa a fazer. O ACP não faz de netos. Demoraria 3 anos a sua (só pela CRCentrais de Lisboa), e depois mais 6 meses a de seus filhos (pelo ACP no Porto).

  • @julianaabb

    Tem sido 110 dias para a senha. Portanto deve esperar 4 meses antes de se preocupar com a senha. Veja seu INBOX e o SPAM.

    Se o processo chegou lá antes do dia 15/agosto, já pode ligar na Linha de Registos, e lhe darão a senha por telefone. Leva até 90 minutos e só falam com o requerente. É o melhor caminho, porque é interativo, e você pode pedir para conferirem se o e-mail está correto. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/268184/#Comment_268184

    Veja também o post logo abaixo ali, sobre mudança de fuso horário. Se ligar às 8:00 em ponto leva 15 minutos. Se ligar depois das 6:15 já vai levar 90 minutos, e portanto não ligue depois de meio dia. Se der 17:00 lá, todas as ligações em espera terminam sem atender.

    Pode ser feito por e-mail, mas no seu caso não aconselho. Não há garantia de resposta, nem vão conferir se seu e-mail lá está correto.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.