Atribuição - CRC de Tondela (Informações e Processos)

1444445447449450454

Comentários

  • Boa Tarde.

    Gostaria de tirar uma duvida.

    A minha prima mandou em março o processo de atribuição de nacionalidade dela e transcrição do casamento da mãe para Tondela.

    Como eles estão bem atrasados, eu queria saber se ela der entrada agora na transcrição do casamento da mãe no consulado do Rio de Janeiro pode dar algum problema em Tondela ?

    A mãe dela precisava dessa transcrição feita pra fazer o passaporte.


    Obrigada

  • renanlourencorenanlourenco Member
    editado October 2021

    Olá, @Leticialele espero que esteja bem.

    Essa informação “vai receber uma carta com o assento. Se não quiser aguardar, peça uma certidão pelo civil online, ao custo de 10 euros.” é nova para mim, porém muito importante.

    Infelizmente tenho extrema urgência para ter o Cartão Cidadão em mãos após a bolinha 7 ser concluída (a minha segue com ela em laranja, e as demais verde), visto que me mudarei para a Irlanda assim que estiver com ele em minha posse, no mais tardar abril/2022.

    Assim, minha dúvida é se ao invés de aguardar o documento “Assento de nascimento português” chegar ao Brasil via Correios (demorando 1 mês ou mais), eu poderia pedir essa certidão civil online, e com ela ir a Portugal tirar o meu cartão cidadão por lá? O que eu precisaria apresentar em Portugal, além do Assento, pra obter o cartão cidadão?

    Essas são grandes dúvidas que tenho, pois fiquei sabendo que o Agendamento em São Paulo está previsto somente em Agosto/2022.

    Agradeço seu tempo e ajuda!

  • editado October 2021

    @Fernanda Cavallari

    Quando a coisa começa torta, mexer muito pode fazer ficar pior. Se sua estratégia falhar, sua tia teria 2 casamentos, e desfazer é pior.

    Em princípio, se fizer no consulado, sai em 3 semanas, e quando fossem fazer em Tondela veriam que já tem feito, e apenas terminam o processo de transcrição. Mas Consulados e Conservatórias são um pouco diferentes na maneira de fazer, e algumas vezes um não fica sabendo do outro por algum tempo.

    Tondela está trabalhando processos de Dezembro/2020. Demora ainda pelo menos uns 3 meses para a transcrição de sua tia (supondo que a nacionalidade da prima dependa disso, senão pode ser mais).

    Vou dar algumas opções:

    1) fazer em 2 dias o CC e PEP (Passaporte) diretamente em PT. Não pedem transcrição de casamento, mas ficaria como solteira e com o nome de solteira. Pode viajar para PT só com o assento e o passaporte brasileiro (saindo com o mesmo passaporte que usou para entrar). https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/18020/viajar-a-portugal-somente-com-assento-de-nascimento/p1

    2) Se for fazer um segundo processo de transcrição, cancele o primeiro que está em andamento em Tondela para evitar um eventual duplo lançamento. Escreva para geral@irn.mj.pt e solicite instruções em como proceder.

    3) esperar os processos seguirem seu curso. Obter o CC e PEP no consulado é demorado, pelo menos uns 2-3 meses, tem que marcar. Sendo realista, a transcrição chegaria em no final de Janeiro/22, demora uns 2 meses pra marcar no consulado, e mais uns 2 meses pra receber o CC e PEP. Uns 7 meses no total. Seria Junho/2022.

  • editado October 2021

    @renanlourenco

    Certamente já viu o post acima. Não vai funcionar para você se tiver que fazer a transcrição. Uma vez iniciado o pedido do CC e PEP, não poderá parar no meio. Leva uns 2 meses ou mais entre a biometria, e a chegada do CC, e ainda tem que desbloquear antes de pedir o PEP.

    Pode ter que agendar no consulado 2X. Se já tentou o agendamento alguma vez, sabe como é impossível conseguir vaga. Não vai acontecer.

    Esse tópico pode lhe interessar. Dê uma olhada nos posts em todas as páginas. Algumas se referem a restrições na pandemia: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/18020/viajar-a-portugal-somente-com-assento-de-nascimento/p1

    Para tirar o CC e PEP em Portugal você precisa de um documento válido (o seu passaporte), e do assento. Se estiver em Lisboa, vá ao Campus da Justiça bem cedo para fazer a biometria (foto, digitais, assinatura), volte à tarde para receber seu CC e ativá-lo. Nessa hora pede o PEP que poderá ser enviado pelo correio, ou pode retirar a partir do dia seguinte na loja do aeroporto.

  • @Leticialele


    Tudo bem?


    Sei que pode ser ansiedade minha, mas em quanto tempo chega esta carta?

    Já pretendo agendar o pagamento do Cartão Cidadao e Passaporte das crianças.

    Desde já agradeço sua ajuda e dedicação!

    Ligia

  • Fiz por Tondela. Enviado dia 25 de janeiro. Registro em 18 de março.

    Processo finalizado com sucesso hoje (25/10/2021)

  • @ligiamartinb , a carta leva uns 20 dias, quando chega!!! Nossos Correios são MUITO eficientes!

    Se tem pressa, peça o assento deles pelo civil online - custa 10 euros cada.

  • @gandalf boa tarde! Muito obrigado pela resposta, sempre de grande valia!

    No meu caso não haverá Transcrição, é um processo de atribuição (neto de português).

    1- Uma dúvida que tenho é se corro o risco de ter a viagem perdida sem o prévio agendamento em Portugal. Eu conseguiria, de fato, apenas chegando cedo no Campus da Justiça, em Lisboa, e solicitar o CC e PEP sem tantas burocracias? Seria ótimo! Pergunto isso porque li relatos de pessoas que precisaram agendar em Portugal e levaram algumas semanas, precisando também “fugir” de grandes centros (Porto, Lisboa), já que estão sempre sobrecarregados.

    2- Acredita que o Campus da Justiça em Lisboa seja a melhor opção, ou há outras opções que também considere boas e ágeis?

    3- A certidão emitida pelo civil online tem o mesmo efeito/valor que o Assento recebido por carta na residência? Exemplo: consigo entrar em Portugal e também solicitar o CC apenas com a certidão emitida pelo Civil Online, sem a original recebida por carta?


    Obrigado pelas dicas e ajuda de sempre!!

  • @renanlourenco

    1) O Campus da Justiça funciona, se chegar no local até 6:30 da manhã. Receberá o CC no final da tarde, e o PEP no dia seguinte como lhe disse.

    2) não sei sobre outras opções

    3) Sim. tem o mesmo valor. O que vale na verdade não é o papel, mas sim a informação contida nela para acessar os dados oficiais.

    Pode ser que para efeito do embarque, somente a TAP aceite o assento, mas atualmente todas aceitam de igual forma. É que as companhias aéreas não têm como verificar a informação, e são de certa forma responsáveis pela repatriação em caso de problemas.

  • Olá.

    Gostaria de tirar uma dúvida. Vi que na planilha, na parte de PGTO, tem as opções Cred, Deb entre outras. O que me chamou atenção foi o grátis,

    Como funciona para adquirir a nacionalidade, de pai para filho maior de idade de maneira grátis? Obrigado.

  • @wmariano , apenas os processos de menores de idade são gratuitos.

  • editado October 2021

    @Fernanda Cavallari

    Revendo sua pergunta, alguém tentou fazer uma segunda transcrição tendo uma transcrição anterior em andamento e deu o maior rolo. Como eu disse, quando a coisa começa torta, mexer muito pode fazer ficar pior.

    Se quiser o legalês a coisa, está aqui: https://irn.justica.gov.pt/Portals/33/Doutrina/Pareceres%20do%20Conselho%20Consultivo/Registo%20%20Civil-Balc%C3%A3o%20das%20Heran%C3%A7as%20e%20Div%C3%B3rcio%20com%20Partilha/2021/C.C.%2029-2019%20STJSR-CC.pdf?ver=0WbTZm2Dbn5RuzOhlEWg1w%3d%3d

  • Olá.

    Obrigada pela atenção.

    O jeito é ela esperar mesmo.

  • A título de informação, aparentemente Tondela está sem conservador e os processos estão parados. Não sei qual o nível de veracidade da informação, mas foi divulgada junto com o seguinte print em um grupo no facebook:


  • @Leticialele

    Muito obrigada por sua ajuda aqui. Meus documentos já foram enviados para o Porto. Economizei tempo e dinheiro com sua resposta ! Agora é aguardar

  • Ola

    boa tarde!!!

    Estou a mais de um mês aguardando a criação do meu registro português, processo aprovado, bolinha 7 em marrom!

    alguém sabe me dizer o porque da demora?

    desde já agradeco

  • @rmormille , Tondela está sem Conservadora.

    Terá que aguardar!

  • @HAA2019 acredito que o seu processo já esteja concluído, pois o último e-mail respondido por eles me informaram que estavam concluindo os processos de agosto/20. Isso foi no final de setembro/21.

    Me atualize, por favor, se foi concluído. Realmente Tondela está complicado...

  • @Nandalobao Tondela está sem conservador desde outubro/início de novembro... os processos estão parados desde então

  • editado November 2021

    @rmormille @Nandalobao

    Eu cheguei apostar alguma coisa aqui no tópico de Almada. Ambas estão sem Conservador, porque se aposentaram. Aqui e 2 posts abaixo. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/266492/#Comment_266492

    Eu creio que no caso de @rmormille , que já tem aprovação, devam concluir a emitir o assento em Tondela mesmo. Mas por e quanto tudo é só achômetro. Quem organiza e distribui as tarefas na Conservatória é o(a) Conservador(a). Portanto está tudo parado desde 27/10. Já vinha devagar antes disso. Sugiro que ponha seu processo na planilha, para ajudar a outros em situação semelhante, para ser ajudado por eles.

  • @gandalf caramba, eu espero que o processo do meu pai não fique parado no ACP por conta da transcrição do casamento dos meus avós.

    A sorte é que ele foi registrado pela portuguesa (minha avó) mas meu receio é que foi depois de ano de vida e o nome dela foi alterado com o casamento.

    Agora tô apavorada que isso demore mais tempo...meu Deus eu preciso ir embora em 2022!

    Quanto a planilha eu não sei mexer, já tentei. Mas fico com medo de fazer alguma coisa errada e estragar o trabalho de vcs.

    A transcrição do casamento chegou em Tondela em março/21. Não foi informado número do processo.

    As vezes em que me responderam o e-mail a informação era que estavam analisando processos de 2020.

    Senhor tenha misericórdia da gente...

  • @Nandalobao

    Não creio que criem problema pelo registo depois de 1 ano, nem com a alteração do nome com o casamento, se apenas incluiu o apelido do marido.

    As transcrições de casamento em Tondela estavam demorando 1 ano. Não creio que sairá antes. Se houver exigência, pode explicar que o processo de transcrição está em Tondela desde dia xx/xx/xxxx, e que não tem o número do processo ainda. Talvez lhe dêem opção de enviar os documentos que usou na transcrição, que comprovam o casamento. Ou pode explicar a situação, e eles permitirem que faça uma segunda transcrição em algum lugar mais rápido.

    Relaxe. Não se afobe pra imaginar porque nem sabe se vão perguntar.

  • @gandalf Deus te ouça!

    Espero que tudo termine bem e dentro do prazo.

    Obrigada por tudo, você sempre muito solícito e gentil.

  • @gandalf Na verdade a conservadora de Tondela foi transferida para outra conservatória. Informação passada por funcionário da própria conservatória. Seguem aguardando a chegada de um novo conservador.

  • Bom dia pessoal, e @bene70, eu tive meu processo recebido em Tondela em setembro (foi quando também me pediram, João Barros, por email duas vezes o comprovante do pagamento por crédito que não mandei junto, eu mandei nas duas, e não responderam..), e desde então não tenho nenhuma notícia. Vocês acham que é por essa questão da falta do conservador? Obrigado!

  • @ebvillela , certamente! Os processos devem estar parados à espera de um novo Conservador.

  • @Leticialele pois é.. e parece, pra mim pelo menos, que é meio comum não responderem sempre os emails né, deixa a gente preocupado

  • @ebvillela

    Ligue na Linha de Registos e peça que leiam no processo se a situação foi sanada (essa é a palavra), ou se permanece alguma pendência que dependa de você.

    Aproveite para perguntar o que deseja saber sobre o processo, sobre a conservadora, e o que mais desejar. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/265401/#Comment_265401

    E-mail pode parecer prático, mas nunca se tem certeza de que será respondido, e se teve a atenção devida em casos mais complicados. Demoram 90 minutos na linha de espera, mas é interativo, e terá uma resposta exata.

    • Via Embratel: 0021 351 211 950 500 em seguida disque 1 e 1 (informações, nacionalidade)
    • Via Skype pré-pago: +351 211 950 500 em seguida disque 1 e 1 (Recomendado. Ponha R$20 pelo cartão, auto-refill)
    • Lembrando que o atendimento da LR é das 9h as 17h, horário de Lisboa. Atualmente das 5h às 13h, horário de Brasília. Só falam com o requerente, no caso, seu irmão. A ligação fica em espera (música), e demoram até 90 minutos para atender.


  • @gandalf , @ebvillela , o horário de verão acabou em Portugal. Agora, no horário de Brasília, o funcionamento da LR é de 6 às 14h.

    Ligando às 6h, aguarda-se menos.

  • Bom dia pessoal. Não estou conseguindo consultar o processo de nacionalidade a dias, e de acordo com os registros da nossa planilha, a nacionalidade de meu pai e minha tia devem sair por agora. Mandei e-mail perguntando, a resposta foi a seguinte.


Entre ou Registre-se para fazer um comentário.