o site estava com problemas sim. agora consegui consultar.
infelizmente para Tondela a previsão da planilha não vai funcionar no momento. como diz o e-mail, estão sem conservador; fica tudo parado enquanto isso.
Boa noite, pessoal. Alguém saberia também por acaso o que acontece nessa situação, já viram antes? Será que os processos vão acabar transferidos para outra conservatória ou então eles devem substituir o conservador perdido em breve? E também tendo familiares e conhecidos em portugal seria possível ir na conservatória, pedir para pegar o processo e levar para uma outra?
A solução do problema será institucional, talvez alocando um Conservador provisório. Ter parentes lá não ajudará.
Somente o requerente tem poderes sobre o processo. Mas o processo que entrou em Tondela só pode ser transferido (eletronicamente) a pedido do Conservador, tudo muito bem documentado e auditável.
Fiquei sabendo, aqui pelo Forum, que Tondela está sem conservadora. Então, apenas para trocar informações, relato o andamento do processo de minha sogra:
Enviei os documentos para a transcrição do casamento da minha sogra em novembro/20. Foram recebidos em dezembro/20. A última resposta que tive, via e-mail, foi em 02/09/21 dizendo que o processo ainda não havia sido concluído. Não caiu em exigência, pelo menos até hoje.
Certa vez pedi para estimarem o tempo de conclusão do processo, mas apenas me responderam que ainda não havia sido concluído.
Em 10/05/21 me informaram que ainda estavam transcrevendo processos recebidos em Julho de 2020!
Por dedução, 10 meses de atraso, imaginei que o processo de minha sogra começaria a tramitar em outubro de 2021. Agora, com esta notícia da falta de conservador, já não consigo prever absolutamente nada.
Inicie outro processo de transcrição, pelo consulado (Rio ou Santos), ou pela CRCivil do Porto, ou pela CRCivil de Lisboa.
O que fizer primeiro ganha. Depois você manda uma carta para a conservatória que não conseguiu, dizendo que por motivo de força maior, foi obrigada a iniciar um novo processo de transcrição do casamento, que já se encontra finalizado, e se for possível pede o ressarcimento do valor pago em duplicado. Por favor entre em contacto pelo e-mail, xxx@yyy, que desde já fica autorizado a ser utilizado para tratar do referido pedido.
De preferência use o mesmo e-mail que usou no requerimento. Vai criar um problemão pra eles, mas resolve o seu problema, caso você dê por perdido a taxa de €120 já paga. Se recuperar é lucro. Acredito que consiga recuperar de alguma maneira.
acabei de ver que estão sem conservadora e eu havia encaminhado meus documentos pra atribuiçao no início de novembro. Inclusive, receberam os documentos por lá.
Será que é possivel pegar presencialmente? Ou compensa refazer tudo e encaminhar para outra conservatoria? Nem tenho esperança de que será resolvido em breve….
Sim, Tondela e Almada estão ainda sem conservadora.
Há notícias de que estão tomando providências a respeito, mas depende de nomeação, e tem que cumprir a burocracia.
Para quem já mandou, não há o que fazer senão aguardar. Haverá uma solução institucional. Não há como resolver caso a caso. A alternativa que indiquei para a Rose24 só funciona para transcrição de casamento, e mesmo assim só pode ser aplicada em casos excepcionais.
Olá a todos, em outubro deste ano o meu processo de atribuição de cidadania foi aprovado ficando na Bola 7 na cor marrom com a frase abaixo: “Registro de cidadania deve ser criado...”.
Logo após recebi a notícia que em Tondela está sem Conservador no momento, então busquei por informações se o processo final precisa ser realizado apenas pelo conservador e fui informado pela Conservatória que não há necessidade. Entrei em contato por telefone com a Conservatória solicitando o suporte para a criação do registro, no entanto sempre há desculpas (ex. atualmente estamos sem profissional e os atuais profissionais estão muito ocupados em organizar processos, atender telefone e balcão, responder e-mails, um profissional está de férias e outro de licença etc.).
Amigos do grupo, existem caminhos alternativos para a criação do registro do cidadão sem precisar dos profissionais de Tondela? Caso sim, por favor, me ajudem com ideias e alternativas.
Antes da criação do registo, o processo passa por uma auditoria. O seu não deve ter passado ainda, ou já teriam criado o assento.
Sugiro que recorra aos canais oficiais, porque fica documentada a queixa, e reflete nas estatísticas. Mas a primeira coisa que farão será entrar em contato com a Conservatória para pedir esclarecimentos, e a resposta será "estamos sem conservador" https://igsj.justica.gov.pt/Servicos/Apresentar-queixa
Infelizmente não vejo alternativas, a não ser aguardar uma solução institucional.
No seu caso, tecnicamente seria possível eles fazerem a transferência para outra conservatória para auditoria e emissão do assento, mas até para isso precisa da aprovação do conservador.
Em Março deste ano, os processos dos meus filhos menores foram concluídos em Tondela e os registros criados. Normalmente chega ao endereço informado uma carta com uma cópia do Assento, mas não chegou de nenhum dos dois até hoje.
Agora eu estou precisando desses números de assento para dar entrada em outro processo. Eu só tenho o número dos processos deles. Mandei um email para a CR de Tondela informando o problema e ainda não recebi resposta. Há alguma outra coisa que eu possa fazer para conseguir esses números de Assentos? Será que mandar email para a rcentrais.retificacoes@irn.mj.pt ajudaria?
Bom dia .Alguem sabe me informar quando Tondela terá um novo conservador? Eu já mandei 3 e mails e não respondem . Inclusive pedi que me devolvessem os documentos para mandar pra outra conservatória e não respondem. O processo do meu filho menor de idade está la ha 4 meses e tenho pressa pq pretendo ir pra Portugal em Julho e vai ficar dificil a escola pra ele
acabei de entrar em contato com a conservatória de Tondela e recebi a informação pela funcionária Clara de que a conservatória não existe mais, todos os processos serão reencaminhados para outras conservatórias, eles estão fazendo uma listagem e só depois reencaminharão, ou seja, iremos ter um atraso absurdo nos processos.
Enviei semana passada meus documentos para tirar a nacionalidade do meu pai (filho de portuguesa nascida no Brasil que já possui assento de registo) para a CRC de Tondela e acabo de ser confirmada pela DHL Express que eles foram entregues e recebidos…Estou preocupada porque ouvi falar que os documentos devem ser válidos por 90 dias e um deles fará 90 dias ao fim deste mês. Tem chance do processo ser invalidado por conta deste atraso ou uma vez entregue a data que conta é do recebimento? Estou bem preocupada com os prazos já que já paguei tudo!
A Conservatória não acabou. Está sem conservadora. O que deve estar acontencendo é que deixou de ser balcão de nacionalidade e por isso irão transferir e possivelmente distribuir entre outras conservatórias.
O mesmo aconteceu com a 3ª CRC do Porto que os processos foam para Vila do Conde e há um tempo atrás quando ocorreu a descoberta daquela fraude na ACP os processos foram distribuídos para várias Conservatórias menores de diferenter regiões e o que ocasionou um atraso enorme. É só pesquisar aqui no fórum que tem todo esse histórico.
5 – São extintos os balcões situados nas Conservatórias do Registo Civil de Almada, Portalegre e Tondela, com efeitos a 1 de novembro de 2021 e os processos aí pendentes transitam para a Conservatória dos Registos Centrais.
@bene70 essa orientação não consta no despacho, vai ser por uma orientação interna, mas não sei como será aplicado. Creio eu que devam disponibilizar alguns funcionários para atuarem nesses processos para não causar prejuízos ainda maiores até que ajuste tudo.
Comentários
@pln3to
o site estava com problemas sim. agora consegui consultar.
infelizmente para Tondela a previsão da planilha não vai funcionar no momento. como diz o e-mail, estão sem conservador; fica tudo parado enquanto isso.
Boa noite, pessoal. Alguém saberia também por acaso o que acontece nessa situação, já viram antes? Será que os processos vão acabar transferidos para outra conservatória ou então eles devem substituir o conservador perdido em breve? E também tendo familiares e conhecidos em portugal seria possível ir na conservatória, pedir para pegar o processo e levar para uma outra?
Obrigado pela dica da ligação, @gandalf , vou fazer isso nessa semana.
@ebvillela
A solução do problema será institucional, talvez alocando um Conservador provisório. Ter parentes lá não ajudará.
Somente o requerente tem poderes sobre o processo. Mas o processo que entrou em Tondela só pode ser transferido (eletronicamente) a pedido do Conservador, tudo muito bem documentado e auditável.
Boa tarde,
qual outra conservatória dá preferencia para os processos atribuição de menor de idade?
Queria enviar para Tondela, mas pela falta de conservador, estou buscando outra opção.
@Patricia Freitas Arquivo Central do Porto
Bom dia, pessoal!
Fiquei sabendo, aqui pelo Forum, que Tondela está sem conservadora. Então, apenas para trocar informações, relato o andamento do processo de minha sogra:
Enviei os documentos para a transcrição do casamento da minha sogra em novembro/20. Foram recebidos em dezembro/20. A última resposta que tive, via e-mail, foi em 02/09/21 dizendo que o processo ainda não havia sido concluído. Não caiu em exigência, pelo menos até hoje.
Certa vez pedi para estimarem o tempo de conclusão do processo, mas apenas me responderam que ainda não havia sido concluído.
Em 10/05/21 me informaram que ainda estavam transcrevendo processos recebidos em Julho de 2020!
Por dedução, 10 meses de atraso, imaginei que o processo de minha sogra começaria a tramitar em outubro de 2021. Agora, com esta notícia da falta de conservador, já não consigo prever absolutamente nada.
Desespero!
Pessoal,
recebi hoje uma resposta da CRC Tondela informando que realmente estão sem conservador e também 2 oficiais de registro.
@Rose24
Inicie outro processo de transcrição, pelo consulado (Rio ou Santos), ou pela CRCivil do Porto, ou pela CRCivil de Lisboa.
O que fizer primeiro ganha. Depois você manda uma carta para a conservatória que não conseguiu, dizendo que por motivo de força maior, foi obrigada a iniciar um novo processo de transcrição do casamento, que já se encontra finalizado, e se for possível pede o ressarcimento do valor pago em duplicado. Por favor entre em contacto pelo e-mail, xxx@yyy, que desde já fica autorizado a ser utilizado para tratar do referido pedido.
De preferência use o mesmo e-mail que usou no requerimento. Vai criar um problemão pra eles, mas resolve o seu problema, caso você dê por perdido a taxa de €120 já paga. Se recuperar é lucro. Acredito que consiga recuperar de alguma maneira.
Nossa, que loucura
acabei de ver que estão sem conservadora e eu havia encaminhado meus documentos pra atribuiçao no início de novembro. Inclusive, receberam os documentos por lá.
Será que é possivel pegar presencialmente? Ou compensa refazer tudo e encaminhar para outra conservatoria? Nem tenho esperança de que será resolvido em breve….
@beea28
Sim, Tondela e Almada estão ainda sem conservadora.
Há notícias de que estão tomando providências a respeito, mas depende de nomeação, e tem que cumprir a burocracia.
Para quem já mandou, não há o que fazer senão aguardar. Haverá uma solução institucional. Não há como resolver caso a caso. A alternativa que indiquei para a Rose24 só funciona para transcrição de casamento, e mesmo assim só pode ser aplicada em casos excepcionais.
Olá a todos, em outubro deste ano o meu processo de atribuição de cidadania foi aprovado ficando na Bola 7 na cor marrom com a frase abaixo: “Registro de cidadania deve ser criado...”.
Logo após recebi a notícia que em Tondela está sem Conservador no momento, então busquei por informações se o processo final precisa ser realizado apenas pelo conservador e fui informado pela Conservatória que não há necessidade. Entrei em contato por telefone com a Conservatória solicitando o suporte para a criação do registro, no entanto sempre há desculpas (ex. atualmente estamos sem profissional e os atuais profissionais estão muito ocupados em organizar processos, atender telefone e balcão, responder e-mails, um profissional está de férias e outro de licença etc.).
Amigos do grupo, existem caminhos alternativos para a criação do registro do cidadão sem precisar dos profissionais de Tondela? Caso sim, por favor, me ajudem com ideias e alternativas.
@AOliveira
Antes da criação do registo, o processo passa por uma auditoria. O seu não deve ter passado ainda, ou já teriam criado o assento.
Sugiro que recorra aos canais oficiais, porque fica documentada a queixa, e reflete nas estatísticas. Mas a primeira coisa que farão será entrar em contato com a Conservatória para pedir esclarecimentos, e a resposta será "estamos sem conservador" https://igsj.justica.gov.pt/Servicos/Apresentar-queixa
Infelizmente não vejo alternativas, a não ser aguardar uma solução institucional.
No seu caso, tecnicamente seria possível eles fazerem a transferência para outra conservatória para auditoria e emissão do assento, mas até para isso precisa da aprovação do conservador.
Boa tarde,
Em Março deste ano, os processos dos meus filhos menores foram concluídos em Tondela e os registros criados. Normalmente chega ao endereço informado uma carta com uma cópia do Assento, mas não chegou de nenhum dos dois até hoje.
Agora eu estou precisando desses números de assento para dar entrada em outro processo. Eu só tenho o número dos processos deles. Mandei um email para a CR de Tondela informando o problema e ainda não recebi resposta. Há alguma outra coisa que eu possa fazer para conseguir esses números de Assentos? Será que mandar email para a rcentrais.retificacoes@irn.mj.pt ajudaria?
@AntonioVJ , peça a certidão deles pelo civil online, ao custo de 10 euros cada.
É bom verificar se todos os dados estão corretos - https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1
Muito Obrigado @Leticialele!
Bom dia .Alguem sabe me informar quando Tondela terá um novo conservador? Eu já mandei 3 e mails e não respondem . Inclusive pedi que me devolvessem os documentos para mandar pra outra conservatória e não respondem. O processo do meu filho menor de idade está la ha 4 meses e tenho pressa pq pretendo ir pra Portugal em Julho e vai ficar dificil a escola pra ele
Boa tarde a todos,
acabei de entrar em contato com a conservatória de Tondela e recebi a informação pela funcionária Clara de que a conservatória não existe mais, todos os processos serão reencaminhados para outras conservatórias, eles estão fazendo uma listagem e só depois reencaminharão, ou seja, iremos ter um atraso absurdo nos processos.
Enviei semana passada meus documentos para tirar a nacionalidade do meu pai (filho de portuguesa nascida no Brasil que já possui assento de registo) para a CRC de Tondela e acabo de ser confirmada pela DHL Express que eles foram entregues e recebidos…Estou preocupada porque ouvi falar que os documentos devem ser válidos por 90 dias e um deles fará 90 dias ao fim deste mês. Tem chance do processo ser invalidado por conta deste atraso ou uma vez entregue a data que conta é do recebimento? Estou bem preocupada com os prazos já que já paguei tudo!
@barbaranadai , Tondela está sem Conservadora. Leia o post acima do seu, parece que irão distribuir os processos para outras Conservatórias!
As certidões são válidas por 12 meses entre a emissão e a entrada na Conservatória. Relaxe.
@Leticialele
A questão é negociar quem vai querer pegar um abacaxi desses pra descascar. Eu acho que podem enviar para o ACP.
É um lugar que tem capacidade para absorver isso. A CRCentrais está atolada com a sobrecarga de netos e sefarditas.
@gandalf , é bem possível. Imagine mandar para uma Conservatória pequena!
Acabei de ser informada que os processos serão enviados para Viseu! Está tudo mesmo uma confusão!
@gandalf eu espero que eles façam uma distribuição proporcional entre as conservatórias, para não tumultuar ainda mais...
Sobrecarregar ACP vai fazer com que os processos demorem ainda mais para serem analisados. Quero nem pensar nisso ou vou surtar...rsrsrs
A Conservatória não acabou. Está sem conservadora. O que deve estar acontencendo é que deixou de ser balcão de nacionalidade e por isso irão transferir e possivelmente distribuir entre outras conservatórias.
O mesmo aconteceu com a 3ª CRC do Porto que os processos foam para Vila do Conde e há um tempo atrás quando ocorreu a descoberta daquela fraude na ACP os processos foram distribuídos para várias Conservatórias menores de diferenter regiões e o que ocasionou um atraso enorme. É só pesquisar aqui no fórum que tem todo esse histórico.
@Fabiano
Notícias sobre Tondela:
5 – São extintos os balcões situados nas Conservatórias do Registo Civil de Almada, Portalegre e Tondela, com efeitos a 1 de novembro de 2021 e os processos aí pendentes transitam para a Conservatória dos Registos Centrais.
https://irn.justica.gov.pt/Portals/33/Doutrina/Despachos%20CD/DESP002PCD2022_Balcoes_nacionalidade_assinado.pdf?ver=GZ0kBO9h_ZxP34DfiWR5Ew%3d%3d
Saiu o despacho do IRN sobre a nova organização dos balcões de nacionalidade!
@Destefano e como fica o prazo? é contato o prazo de entrada em Tondela? ou quando transferidos será que entram no final da fila?
@bene70 essa orientação não consta no despacho, vai ser por uma orientação interna, mas não sei como será aplicado. Creio eu que devam disponibilizar alguns funcionários para atuarem nesses processos para não causar prejuízos ainda maiores até que ajuste tudo.
@Destefano
Obrigado por compartilhar a informação.
Realmente o Balcão de Nacionalidade encerrou e transferiram os processos. Confesso que só não imaginava que seriam enviados para Lisboa.
Creio que outros balcões futuramente serão encerrados.