Atribuição de Nacionalidade para Netos - Lei 37/81 (atualizada 2020/22) - Processos e Acompanhamento

12122242627761

Comentários

  • Gente, eu tenho que fazer como neta porque minha mãe morreu jovem sem pedir...
  • @Adriana Vieira,
    Ainda não vi ninguém conseguir a cidadania por comprovação de viagens. Mas está escrito na lei. As primeiras que sairão foram de participação em associações portuguesas.
    Mas são tão poucas que não dá para ninguém afirmar nada.
    Particularmente, acho que você colocando tudo o que falou, fotos, viagens, tempo de moradia e etc, tem chances.
    Boa Sorte!!!!!
  • @AdrianaVieira não custa tentar..vá em frente... mande tudo que tiver!!
  • Ola a todos, muitos como eu acabam se irritando com a demora em conseguir notícias pelo telefone de Lisboa, mas o que tenho a dizer é que não deve mudar tão cedo e devemos mesmo ter paciência; estou em Portugal e dia 27/07 fui pessoalmente à CRC de Lisboa para buscar alguma informação, cheguei pouco antes do meio-dia e já não havia mais nenhuma senha disponível (as senhas são por assunto) em nenhum assunto.
    Então eles estão mesmo cheios de trabalho e devemos entender que isso realmente atrapalha na hora de nos atualizar sobre nossos processos
    Ter paciência e não se irritar com o pessoal de lá é o melhor que podemos fazer para eles e para nós.
  • @LauraVillela, desculpe demorar em escrever; eu não alimento muitas esperanças de sucesso porque não tenho nenhuma das ligações efetivas listadas na Lei, usei apenas argumentos pessoais e familiares no meu pedido....sei que arrisquei demais e os colegas aqui do fórum me alertaram, mas resolvi ser teimoso...claro que torço muito para dar certo, mas não me iludo, apenas isso.
  • Fiquei hoje 1:17:22 aguardando ser atendida e quando achei que fosse ser atendida uma mensagem dizendo que devido problema no sistema essa chamada não poderia ser atendida...
  • editado August 2018
    @Vlad Lopes,

    obrigada pelo relato.
    Estive também lá pessoalmente, mas no final de julho. A CRCentrais funciona muito bem, mas está super atolada de processos. Lembro que muitos processos só são feitos por lá, e têm processos oriundos de diversos países.

    Eles me pediram (como sempre) para que todos evitem enviar emails e/ou telefonar, pois o quadro de funcionários é restrito (a mesma pessoa que atende ao telefone e responde aos emails, analisa processos).

    Também pediram para continuarmos concentrando dúvidas dos foristas, a fim de termos o menor contato possível com a Conservatória.

    Já os conhecia, mas de longe. Acabamos fazendo amigos. Fiquei ainda mais impressionada com eles.
  • @Marcia,
    Você conseguiu saber alguma informação sobre o andamento dos processos? Continuamos sem notícias nenhuma. Só ligo para a linha de registros e sempre obtenho a mesma resposta "em análise". São quase 11 meses e nada. Nem saber se os documentos estão corretos eu ainda não sei. Acho que isso é a nossa maior ansiedade.
  • Pelo que tenho acompanhado aqui e em outros fóruns, além das respostas que tive da conservatória, tenho como opinião pessoal que um processo de netos levará entre 12 e 18 meses para conclusão. Opinião pessoal, ok? A situação é nova, são muitos processos e eles não tiveram aumento de pessoal para lidar com a situação. Além do mais, todos os departamentos envolvidos nas instruções oficiosas também não tiveram aumento de pessoal, só aumento de serviço.É aguardar com paciência. Sugiro inclusive evitar críticas ou cobranças à conservatória e aos departamentos envolvidos.Sempre tem alguém que acaba lendo.....
  • @imack,
    Não foi uma critica, foi só um desabafo. Postei a alguns dias, não sei se você viu, que as conservatórias tem aumentado muito o número de processos concluídos. Isso demostra claramente que estão num aumento continuo de trabalho. Eu sei que estes novos processos tem ainda um grande caminho. Não deve ser nada fácil a situação que elas se encontram.
    Desejo a todas muita saúde e paz para conseguirem trabalhar.
    Eu estou apostando no prazo de 15 meses. Antes disso acho improvável.
  • @Mtrin,

    o quadro está reduzido devido às férias, então o que me disseram é que as análises estão bem devagar.
    Alguns ofícios já foram despachados (de documentação incompleta, ou requerimento errado.
    Pelo que fui informada, o prazo deve ser de cerca de 1 ano e meio. E, como sempre, me pediram para segurar a ansiedade dos foristas.
  • @Marcia,

    Obrigada, vou tentar ter menos ansiedade.
  • Oi pessoal.
    O processo (da minha mãe) ainda não foi numerado. Foi entregue em 27/04 e confirmado contabilisticamente em 02/05. Telefonei há uns 15 dias e o Sr. Luiz (quem me atendeu) disse que está demorando em média 4 meses e 1/2 para numerarem o processo.
    Então é aguardar mesmo!
    Boa sorte para todos!
  • @Mtrin Falei de um modo geral, nada dirigido a você., Ok? Concordando ou não, respeito a opinião de todos aqui no fórum. Abraços
  • editado August 2018
    Tem algo estranho no site apontado pelo link abaixo. No ano de 2017, conforme uma notícia veiculada (segundo link abaixo), não foram apenas 1637 pedidos contra apenas 4 aprovados? Não estou entendendo os números para o ano de 2017 no quarto quadro de estatísticas, o de "Nacionalidade - Número Aquisições". Alguém explicaria?

    https://partilha.justica.gov.pt/Transparencia/Dados-e-Estatisticas#&organismo=irn&tematica=Nacionalidade

    https://www.dn.pt/portugal/interior/1637-pediram-nacionalidade-mas-apenas-quatro-pessoas-a-viram-reconhecida-9082933.html
  • @Gustavo de Almeida,
    A reportagem da ministra relata os pedidos de nacionalidade oriundos apenas de Netos pela nova Lei.
    As estatísticas do site Justiça fala de todos os pedidos de nacionalidade independente do artigo, ou seja são todos os pedidos de atribuições e aquisições.
  • Eu enviei o processo do meu pai em fevereiro, liguei 2 vezes pra lá nos últimos 2 meses e ainda não foi numerado. na última vez que liguei a atendente me disse que está levando 16x para análise. Alguém sabe se isso está correto ?
  • Eu já dei entrada agosto/17 na minha cidadania do meu pai, que é neto de Português, já tenho o número do processo. Mas até agora não obtive resposta, li que não liberaram nenhum processo da nova lei. Isso procede?
  • E tem outra, tento ligar agora para a Linha de Registros e a secretária eletrônica diz que esta linha agora é só para cancelamento do cartão cidadão. Alguém sabe de outra forma para conseguir o número do processo?
  • @daniel5104 hoje é feriado em Portugal, ligue amanhã.
  • @daniel5104,
    Hoje é feriado em Portugal, tente de novo amanhã.
  • Obrigado amigos!!! então é isso :)
  • @Milena Rabello já houveram casos aprovados pela nova lei, mas poucos e liberados a conta gotas... tive ciência de quatro ou cinco...
  • Dos casos liberados, há alguma notícia sobre aprovação e sobre o que contou como prova de ligação efetiva para o sucesso da aprovação? Há algum caso resolvido aqui no Fórum?

  • @Adriana Vieira que me lembre, a totalidade por vínculo e participação comprovados a entidade cultural portuguesa. Quanto ao fórum, se não me engano, um caso foi postado aqui, mas você terá que buscar, não me lembro exatamente quando, só sei que foi este ano.
  • @ Adriana Vieira,
    Da nossa lista não houve até agora nenhum caso concluído. Sabemos de alguns comprovados. Até agora o caso que teve maior repercussão foi de comprovação através de associação a Club português.
  • VBLVBL Member
    Boa tarde! Finalmente consegui falar na linha de registos. Liguei por volta das 5h30 da manhã e fui atendida após 48 minutos de espera. Podem atualizar a tabela: Processo 413xx/18 em fase de análise inicial. Como sei que as coisas andam bem devagar, acho que vou esperar mais uns 3 meses para ligar novamente. O jeito é ocupar a cabeça e deixar o tempo passar!
  • editado August 2018
    @Adriana Vieira, procure se informar corretamente ao que vou expor, até porque não tenho certeza. Estou apenas repassando o que me foi dito. "Evite anexar documentos que possam expor que você é funcionária pública". A razão é que podem negar a cidadania a funcionários públicos. No entender dos conservadores, funcionários públicos trabalham para um governo e para isto eles precisam 'doar' o coração ao país onde estão trabalhando. E o coração só pode ser 'doado' uma única vez. Favor se informar e publicar aqui o resultado para que todos possamos nos manter informados.
  • @VBL deu entrada quando no seu processo?
  • VBLVBL Member
    @daniel5104 dei entrada em fevereiro de 2018.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.