Atribuição de Nacionalidade para Netos - Lei 37/81 (atualizada 2020/22) - Processos e Acompanhamento

11617192122770

Comentários

  • @wsteles, apenas como informação para a próxima atualização da planilha: hoje fiz contato com Lisboa e a informação é de que meu processo está em análise inicial, e que em caso de falta de algum documento entrariam em contato...então imagino que seja bem no início mesmo.
  • Há algumas semanas liguei para Portugal para saber do processo do meu sogro (proc 468XX/17) e me informaram que estava em "analise inicial". Essa semana liguei e me disseram q pediram informacoes a diversas instituicoes portuguesas, tais como a policia judiciaria, servico de imigracao etc. Estao aguardando essas informações para dar seguimento ao processo.
  • Bom dia a todos! Enviei meu processo para CRC Lisboa, via DHL, atribuição de netos, recebido em Lisboa no dia 16 de abril de 2018. Ligação efetiva numero 5. Poderiam me adicionar a tabela?
  • AlexPAlexP Member
    editado May 2018
    Boa noite RodrigoFerreiras. A sua 'ligação efetiva" é a de número 5? A de participação regular ao longo dos últimos cinco anos....? No seu processo já estão pedindo informações as entidades portuguesas? Já estão então na fase 7...isso quer dizer que estão dando o devido prosseguimento.......
  • LuizMVLuizMV Member
    Consegui hoje o número de meu processo pela Linha de Registo. Existe algum site onde verificar os dados e a fase do processo, ou é tudo via LR mesmo?
  • Boa Noite, apesar de escrever pela primeira vez , acompanho o fórum a algum tempo.
    Gostaria de saber se alguém enviou como comprovante de ligação algum documento de outros antepassados.
    Meu pai além de neto de portugues por parte de pai é também bisneto por parte de mãe.

    Ambos antepassados vieram da Madeira para trabalhar nas fazendas da região serrana do Rio de Janeiro após 1988, após a assinatura da lei áurea.

    Fizeram parte de um movimento migratório organizado.

    Então tenho esses documentos e estou pensando em enviar para juntar ao processo na já está em análise em Lisboa.

    Como comprovação inicial enviamos viagens a Portugal, cópia de passaporte, e participação em associação portuguesa.

  • Pessoal, boa noite!
    Estou com a documentação quase toda pronta para dar entrada no processo de atribuição da minha mãe que é neta de portugueses. Duas dúvidas:
    - fui solicitar o certificado de conclusão do ensino médio da minha mãe porém o colégio não tem mais esse documento, eles irão fazer uma espécie de declaração. Há alguma recomendação que vocês julgam que eu deva pedir para o colégio?
    - no que tange à comprovação de ligação efetiva, irei pelo caminho das visitas regulares à Portugal. Fomos lá nos últimos 3 anos e estamos indo novamente no final desse ano. Minha mãe também localizou um primo em 2o grau lá. Vocês acham isso suficiente?

    Desde já agradeço pela atenção!

    Abraços!!
  • @wsteles, obrigado!

    Entendi. Pode ser então que eu deixe para dar entrada no processo lá, presencialmente. Aí teremos a quarta ia consecutiva à Portugal.

    Se bem que, se eu der entrada agora, com 3 idas e cair em exigência quanto à isso, vou puder cumprir essa exigência com mais uma visita... isso porque, como análise dos processos está demorando, já terei mais uma visita à Portugal caso isso ocorra... difícil decidir!! rs
  • @lcanellas e @marcelo2017 com a nova lei pode apresentar o diploma de nível superior que vale também. Caso não tenha o de segundo grau ok...
  • lcanellaslcanellas Member
    editado May 2018
    Obrigado @marcelo2017 e @Mi Bastos!!
  • Alexandre Varandas, no meu caso a ligação efetiva é a de número 5 (participação regular..). Liguei essa semana e disseram que já receberam as respostas das instituições, pendente apenas a resposta do judiciário.
  • @marcelo2017,

    você não está de todo errado.
    Embora exista uma abertura, alegando que o Histórico escolar ossa ser de nivel superior, a intenção é se provar o conhecimento da língua portuguesa. Sendo assim, é bastante interessante que se envie histórico onde se consta esta matéria por 2 anos.

  • @rodrigoferreiras, a sua informação me deixa animada pois o meu processo e dos meus irmão estão a uma semana após o seu. Haja coração!!!!!
  • msdf92msdf92 Member
    boa noite !! gostaria de saber quem é o (a) responsável pelo processo de "Patricia GV (pai)", pq meu processo foi pela mesma ligação efetiva. gostaria de conversar a respeito!

    obrigado!
  • @msdf92,

    veja sua caixa de entrada. Te respondi, para que vc contacte a forista.
  • Boa noite! Vou dar entrada processo de atribuição de meu marido, neto de portugueses. Tem que ser feito através do consulado aqui no Rio ou direto com a CRC de Lisboa? Grata
  • @Gilce direto na CRC de Lisboa.
  • Boa tarde a todos. Acompanho um grupo sobre Cidadania Portuguesa em uma rede social e uma participante acaba de informar que a mãe dela, neta de portugueses, recebeu a resposta positiva ao pedido de atribuição de Cidadania! Através da ligação N 5 - Participação regular ao longo dos últimos cinco anos à data do pedido na vida cultural da comunidade portuguesa do país onde resida. Tendo sido enviada uma declaração da associação em questão, assinada pelo Presidente da mesma! Creio que teremos boas noticias para os mais antigos da planilha, com essa ligação em breve! Boa sorte a todos nós!

  • @CeliaCosta, que maravilha! Muito obrigada em compartilhar com a gente :-) Esse grupo é no Facebook? Seria que vc poderia nos passar o link ou o nome do grupo? Obrigada
  • Sim, também vi.

    Quem quiser verificar a imagem postada lá, subi neste link https://imgur.com/ry16Rbs
  • Pessoal, se não for permitido postar o link aqui, me avisem que apago.
  • @celiacosta e @walterwhite, muito obrigada. Estou cheia de esperança :-)
  • Todos estamos!

    Ela enviou o certificado/carta da associação de mais de 5 anos com a associação, e mais umas coisas como fotos/tickets/etc. Desconfio que somente o que está na lei é que ajuda.

    Vamos ver o desenrolar!
  • @Célia, eu apaguei seu post pq não é permitido postar grupos do facebook e whatsapp.
  • Ok Vlad, até fiquei na duvida se podia postar. Não tive intenção de infrigir nehuma regra. Me desculpe, foi a euforia da noticia. Estou no grupo e qualquer novidade vou atualizando a todos aqui.
  • @celiacosta,

    As notícias parecem ser muito boas. Vamos aguardar outras notificações, especialmente dos colegas aqui no fórum que postaram seus casos específicos para acompanhamento pela planilha que foi construída.

    Se outros casos forem decididos neste mesmo caminho, talvez seja possível começar a construir raciocínio, no sentido de que bastaria que o interessado cumprisse o item que trata da participação regular em eventos de casas portuguesas (reconhecidas oficialmente por Portugal) durante os 5 anos anteriores ao pedido de cidadania.

    Uma pergunta. Essa pessoa mencionou, em detalhes, o que de fato encaminhou? Quais foram os documentos efetivamente entregues e anexados ao processo de requisição de cidadania?

    Muito obrigado!

    Colegas, vamos aguardar outros casos!

    Abraço a todos!
  • imackimack Member
    editado June 2018
    Bom dia a todos. Por acaso foi feita alguma menção à datas ( data de entrada do processo e data de recebimento da correspondência?) Pergunto com relação à data de recebimento pois pode ocorrer um grande espaço entre a emissão, envio e recebimento. Achei interessante na publicação da carta o fato de que o registro de nascimento poderá ser feito através de consulado.Grato
  • @imack e @Rodrigo_Almeida, pelo que ela comentou, havia iniciado o processo de sua mãe há 2 anos, antes da mudança da lei. Com a mudança, parece que ela recebeu uma opção de continuar pelo meio antigo (aquisição) ou pelo novo meio (atribuição). A advogada dela (que devia estar responsável pelo processo) a orientou para que escolhesse a segunda opção, dado que sua mãe era sócia de um clube português há mais de 10 anos. A princípio, entendi que ela não mandou documentação que comprovasse tal fato. Parece que então, o processo dela caiu em exigência duas vezes, solicitando que comprovasse os vínculos. Na primeira vez, ela enviou somente uma carta do diretor da sociedade falando que sua mãe era sócia do clube. Na segunda vez, disse que enviou: "cartas de amigos portugueses que atestaram a ligação dela com a comunidade, fotos de eventos, tickets de eventos e carta de próprio punho dizendo que domina a língua, que foi criada em uma família de ascendência portuguesa que conhece costumes e tradições etc. Além da carta da associação".

    Portanto, foi um processo de 2 anos, que caiu em exigência duas vezes, e foi finalizado quatro meses após o envio da segunda leva de documentos.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.